Ataque de cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nortiz
Registado: terça abr 28, 2015 10:51 pm

terça abr 28, 2015 11:46 pm

Boa noite, não é pela melhor das razões que escrevo aqui no forúm. Tenho duas cadelas em casa, uma de raça indeterminada com um ano e uma pequenois com cerca de 7 meses. Tive um cão vadio sempre a rondar a minha casa a semana passada. Um cão de porte médio, macho, com alguma idade. Sempre que chegava a casa lá estava o cão a rondar o meu gradeamento. Mas como o cão não tinha coleira, placa de identificação, trela, e muito menos dono por perto enxotava o cão de perto do meu quintal. Sábado à noite, eram umas 22h ou 23h (dada a situação não me lembro da hora exata) entro no meu quinta e apenas a minha cadela "rafeira" veio ter connosco perto do carro. Estranhamos a pequena não vir logo a correr como faz sempre mas como estava a chover continuamos a chamá-la. Nisto sai o cão vadio do meu quintal. Mais uma vez enxoto-o para ir embora dali. Quando chego ao pé da minha cadela pequenois reparo que tem o olho quase arrancado, em sangue, ferido, e a cadela em choque, deitada à chuva. Como seria de esperar pegamos de imediato na cadelinha e fomos diretos ao VET. Tinha sido atacada pelo cão vadio. Foi submetida de urgência a uma operação para tentar salvar o olho, ficou internada até ontem, com antibióticos e outros medicamentos. Durante o episódio o cão vadio voltou a entrar para dentro da minha propriedade, e não sabendo como tratar da situação dirigi-me no domingo de manhã depois de mais uma vez enxotar o cão do quintal, à esquadra da GNR da minha zona para saber nestes casos quem chamar ou como proceder. O meu marido decidiu ir atrás do cão, e uns bons quilómetros depois encontra a casa dos donos do cão. Como eu nesse momento já estava junto à GNR a apresentar uma queixa fui com os agentes até ao local onde com o testemunho de várias pessoas da zona garantiram que sim que o cão pertencia aos donos da casa onde o vimos entrar. Como não estava ninguém em casa ficou uma notificação no correio para se apresentarem no dia seguinte (segunda-feira). Mais tarde foi possível falarmos com o dono do cão para tentar resolver o assunto da melhor forma sem nenhuma das partes ser lesada, e foi-nos garantido que o cão seria incapaz de morder, ladrar, etc outro animal ou seja o que fosse. Até nos foi dito pelo dono que cortou um bocado da grade do portão para o cão puder ir passear à vontade sozinho. Não querendo assumir qualquer responsabilidade deixei em aberto para pensarem no assunto e mais tarde me contactarem com uma decisão. Passei lá no dia seguinte. O cão que aparentemente não fazia mal nenhum, tinha sido levado pelo canil por se tratar de uma cão de caça. A estes factos juntam-se fotos e vídeos que mostram o cão dentro da minha propriedade. A minha cadela está entre ficar cm o olho mas cega ou ganhar uma infecção e ter de ser retirado o olho.

Gostava de saber quais os meus direitos e como devo me mexer porque neste momento estou a suportar as despesas todas e não sei em que estado é que a minha cadelinha vai ficar.
nortiz

terça abr 28, 2015 11:52 pm

https://www.facebook.com/events/316437998531375/

Neste link podem seguir um pouco de tudo o que a Hera tem passado.
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

quarta abr 29, 2015 6:53 am

Havendo N testemunhas não vejo qualquer é o problema.
Primeiro, o cão não pode passear na via publica sem trela.
Segundo, siga com a queixa na GNR. (o mais certo é não dar em nada).
Terceiro, consulte um advogado. Certamente que saíra mais barato do que a conta do veterinário.

Mas antes, desloque-se novamente à casa dos donos do outro cão, e tente os fazer perceber a situação. E retire as conclusões se estão interessados em resolver as coisas a bem (pagando a conta do VET), ou a mal....

Boa sorte.

Cumps, Lesly
nortiz

quarta abr 29, 2015 11:05 am

a questão é que assim que me deparei com a situação fui com as duas cadelas de imediato ao VET e os ferimentos da minha cadela não podiam ter sido feitos pela minha grande devido ao tamanho das lesões (coisas que só os veterinários podem explicar melhor que eu). Aparentemente teria de ter sido um cão de porte mais pequeno que a minha rafeira. Devo referir também que a minha rafeira não apresentava qualquer sinal de ter estado envolvida neste ataque (sangue, falta de pêlo, choque, hematomas). Avaliação que também não me coube a mim fazer. O cão em causa já a mim me tinha tentado atacar por diversas vezes quando eu tentava ir para o meu quintal. TrTrata-se de um cão de caça e se conhece a raça pequinois sabe que por instinto pode muito bem ter sido confundida com algum animal a ser caçado. O cão já aparenta alguma idade. As minhas cadelas são criadas juntas desde bebés. A pequena não apresenta qualquer medo ou trauma em relação à minha cadela grande. Nem foi preciso tempo de adaptação depois da alta porque a própria ia sempre aninhar-se à grande. independente disto tudo o cão estava dentro da minha propriedade. Sem trela sem coleira sem açaime sem identificação visível Sem dono por perto. Logo ai os donos violam a lei. um cão para caça tem um instinto mais agressivo que uma refeira de casa.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta abr 29, 2015 11:36 am

Situação chata.

As melhoras da cadela.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta abr 29, 2015 12:06 pm

Pode nem ter sido um ataque.

Basta pesquisar no Google, para ver que os olhos desta raça estão bastante expostos.
como isto p.ex.
http://www.canilsolar.com.br/pequinesolhos.php

De qualquer das maneiras é uma situação chata.

Pelo cão que vi no vídeo, não deve caçar, pareceu-me velho e gordo demais para andar nas lides, se andasse teria outro corpinho.
Se deseja saber os seus direitos basta consultar o diário da república ou um advogado.
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta mai 01, 2015 9:35 am

Não havendo testemunhas que tenham presenciado o "ataque" do cão, duvido muito que consiga provar seja o que for.... :? :? :? :? :? :? :?
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta mai 01, 2015 11:24 am

surprisedog Escreveu:Não havendo testemunhas que tenham presenciado o "ataque" do cão, duvido muito que consiga provar seja o que for.... :? :? :? :? :? :? :?
Visualizei o video e não parece ter havido ataque daquele animal à cadela.Vê-se um cão já velho e assustado a passar e fugir da pessoa que estava a filmar e esta a persegui-lo na via publica e não no seu próprio espaço. Quer me parecer que a forista quer arranjar um bode expiatório,para lhe pagar as consultas. Quer me parecer tb, que pretende vingar-se dum animal que passeia sozinho e a incomoda.
Infelizmente, as testemunhas compram-se...
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Aletheia
Membro Veterano

sexta mai 01, 2015 3:38 pm

AST88 Escreveu:Falta de carácter!
Isto é para mim?
Aprendi a encontrar.

Aletheia
Membro Veterano

sexta mai 01, 2015 6:32 pm

AST88 Escreveu:Não Aletheia!

É para quem pede dinheiro!
Ok. :)
Aprendi a encontrar.

RR1990
Membro
Registado: quarta set 25, 2013 9:53 pm

sexta mai 01, 2015 10:29 pm

Nortiz explique-me só uma coisa que me intrigou. Por onde entrou o cão? E como as suas cadelas não fogem pelo mesmo sítio por onde ele entrou?
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

sexta mai 01, 2015 11:11 pm

Portanto, há vídeos e fotos mas ninguém tentou selecionar o problema para o cão não entrar? Não sei se é o caso, mas caso o cão tenha entrado mais que uma vez e caso você soubesse que haveria forma de algum animal entrar na sua propriedade, deveria ter prevenido. É um dever.
Mas informe-se com um advogado, em todo o caso:

"O dono ou detentor de animais de companhia que causem ferimentos, lesões ou danos materiais a terceiros ou à sua propriedade será responsável pelas despesas decorrentes, nomeadamente as resultantes de tratamentos médicos, sem prejuízo de outras eventuais responsabilidades cíveis ou criminais.

RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS CAUSADOS POR ANIMAIS

No que se refere à responsabilidade extracontratual do proprietário de animais, há que atender, antes de mais, ao disposto no n.º. 1 do artigo 483.º, do Código Civil.

RESPONSABILIDADE OBJECTIVA - Aquele que, com dolo ou mera culpa, violar ilicitamente o direito de outrem ou qualquer disposição legal destinada a proteger interesses alheios fica obrigado a indemnizar o lesado pelos danos resultantes da violação. É o caso da responsabilidade pelos danos causados por animais (cfr. artigo 483.º, n.º 1, do Código Civil).

RESPONSABILIDADE FUNDADA EM CULPA EFECTIVA - Só existe obrigação de indemnizar independentemente de culpa nos casos especificados na lei. (cfr. artigo 483.º, n.º 2, do Código Civil).

RESPONSABILIDADE CIVIL PELO RISCO – Responsabilidade não subjectiva, ou seja, não fundada na culpa ou independentemente de culpa efectiva. É um tipo de responsabilidade civil baseada no risco próprio de certas actividades e cujos pressupostos de aplicação funcionam independentemente de culpa do sujeito ou da prática de um acto ilícito. É exemplo deste tipo de responsabilidade a derivada de danos causados por animais. (cfr. artigo 499.º e 502.º, ambos do Código Civil).

Quem tiver em seu poder coisa móvel ou imóvel, com o dever de a vigiar e bem assim quem tiver assumido o encargo da vigilância de quaisquer animais, responde pelos danos que a coisa ou os animais causarem, salvo se provar que nenhuma culpa houve da sua parte ou que os danos se teriam igualmente produzido ainda que não houvesse culpa sua. (cfr. art.º 493.º, n.º 1, do Código Civil).

Quem causar danos a outrem no exercício de uma actividade, perigosa por sua própria natureza ou pela natureza dos meios utilizados, é obrigado a repará-los excepto se mostrar que empregou todas as providências exigidas pelas circunstâncias com o fim de os prevenir.· (cfr. art.º 493.º, n.º 2, do Código Civil).

O artigo 493.º, nº. 1, do Código Civil, tem em vista a responsabilidade, fundada na aí estabelecida presunção de culpa, do efectivo detentor, como é o caso do guardador, dos animais, isto é, de quem, - seu proprietário ou não -, enquanto e porquanto na sua efectiva detenção, assume o encargo da vigilância de seres, por sua natureza, irracionais.

Danos causados por animais - É a obrigação que impende sobre aquele que utilizar animais no seu próprio interesse de responder pelos danos que eles causarem, desde que esses danos resultem do perigo especial associado à sua utilização (cfr. artigo 502.º, do Código Civil).

O artigo 502.º do Código Civil não se refere somente ao perigo especial de determinada espécie de animais, mas de igual modo ao perigo especial que qualquer ser irracional, dado, precisamente, que destituído de razão, necessariamente envolve. É, mesmo, esse perigo que, descontado facto de terceiro, eventual caso fortuito ou de força maior pode, em vez de afastar, inclusivamente, acentuar, agravar ou desenvolver. É a espécie e o modo como são utilizados os animais que pode colocar o utilizador na circunstância de responder por danos causados por estes com comportamentos anormais provocados por factos que possam ser previsíveis, tendo em conta as características do animal em causa.

Quem no seu próprio interesse utilizar quaisquer animais responde pelos danos que eles causarem, desde que os danos resultem do perigo especial que envolve a sua utilização. (cfr. art.º 502.º, do Código Civil)."
RR1990
Membro
Registado: quarta set 25, 2013 9:53 pm

sábado mai 02, 2015 3:05 pm

Após expor a minha duvida na página do apelo no facebook desta senhora fui bloqueada e não consigo fazer mais nada. Penso ter-lhe descoberto a careca.
nortiz

domingo mai 03, 2015 4:40 pm

RR1990 Escreveu:Nortiz explique-me só uma coisa que me intrigou. Por onde entrou o cão? E como as suas cadelas não fogem pelo mesmo sítio por onde ele entrou?
Pelo simples facto de uma ser grande demais e a outra pequena demais. E tenho vedação que como dona responsavel pelos meus animais nao permite a saída dos meus animais para Fora da minha propriedade.
nortiz

domingo mai 03, 2015 4:46 pm

botas96 Escreveu:Pode nem ter sido um ataque.

Basta pesquisar no Google, para ver que os olhos desta raça estão bastante expostos.
como isto p.ex.
http://www.canilsolar.com.br/pequinesolhos.php

De qualquer das maneiras é uma situação chata.

Pelo cão que vi no vídeo, não deve caçar, pareceu-me velho e gordo demais para andar nas lides, se andasse teria outro corpinho.
Se deseja saber os seus direitos basta consultar o diário da república ou um advogado.
Foi o próprio dono do cão que nos disse que o cão era usado e ensinado para a caça e que deve ter confundido a minha cadela com um coelho. Sim eu estou ciente dos problemas de olhos desta raça pelo que ando sempre atenta a qualquer sinal que me mostre que alguma coisa não está bem. Tenho o cuidado de fazer limpeza de 2 em 2 dias bem com hidratar a vista com as gotas prescritas pelo oftalmologista. Mas o olho não saltou simplesmente, dito pelo vet tinha sinal De mordida
Responder

Voltar para “Cães”