Surgiu-me um problema e resolvi colocar aqui de forma a obter ajuda. Moro há 10 anos no mesmo sítio, tenho desde essa altura uma vizinha obcecada com limpezas, arrumações e barulhos, metendo o bedelho em tudo o que lhe diz e não diz respeito. O meu cão está connosco há 20 meses e desde que ele foi para lá que as queixas na vizinhança tem sido do melhor, ora por uma coisa ora por outra. No início era porque eu quando vinha trabalhar deixava o cão em casa mas com acesso ao quintal e ele quando vinha ao quintal e ouvia os outros cães(de uma horta que existe perto da nossa casa) respondia-lhes. Claro está que a mim diretamente nunca me disse nada mas as queixas na vizinhança e as ameaças começaram a ser tantas que nunca mais o deixámos com acesso ao quintal quando não estamos em casa, mesmo porque até temos medo que ela louca como é acabe por lhe atirar qualquer coisa com alguma porcaria

Acontece que agora o bichito de 40 kgs, fica durante o dia em casa, e até fica muito sossegado, o problema é que quando saímos de casa de manhã ás 8:20 ele fica a ladrar e segundo o que me disseram só se cala lá pelas 9:00. Isto porque ouve barulhos na rua, carros a passer, vizinhos a falar e ladra. E a dita da vizinha sempre a continuar com as lamúrias, pois como agora está de baixa em casa dá conta de tudo. Acontece que este fim de semana, sendo prolongado, aproveitámos e saímos com as crianças a um concerto, saímos por volta das 8 e regressámos ás 0:00. Ao que parece o bem comportado do bicho fartou-se de ladrar enquanto estivemos fora. Hoje de manhã tive um telefonema duma pessoa conhecida que por acaso é cabeleireira desta minha vizinha, e o telefonema foi no sentido de me avisar porque a dita senhora está comigo e com o cão pelos cabelos e vai avançar com queixa, tendo já andado na vizinhança a perguntar quem quer participar na queixa

A verdade é que eu sei que ela até tem razão, pois a minha liberdade acaba onde começa a dos outros.
Falei com a Vet. e ela disse-me para não estar preocupada pois o cão está mais do que legal e que ela não pode fazer nada. Mas o marido é reformado da GNR e são daquelas pessoas que pensam que conseguem tudo, e isto a mim deixa-me muito preocupada.
Decidi assim vir aqui ver se consigo obter ajuda, esclarecimento em relação á lei, ajuda em como proceder para que ele não ladre quando não estamos em casa. Estou bastante preocupada com isto pois tenho medo que de alguma forma, tendo o marido conhecimentos, ela arranje maneira de me tirarem o meu cão.
Ele nunca fica sozinho mais do que 4-5 horas (sempre que fica sozinho deixo-lhe o kong com snacks e brinquedos), fazemos bastante exercício com ele ( 5 kms de caminhada todos os dias, jogar ao busca no quintal, treino de obediência).
Peço desculpa pelo testamento, mas neste momento estou completamente passada.
Agradeço a v/ ajuda.