Problema com vizinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

segunda mai 04, 2015 2:26 pm

Boa tarde,

Surgiu-me um problema e resolvi colocar aqui de forma a obter ajuda. Moro há 10 anos no mesmo sítio, tenho desde essa altura uma vizinha obcecada com limpezas, arrumações e barulhos, metendo o bedelho em tudo o que lhe diz e não diz respeito. O meu cão está connosco há 20 meses e desde que ele foi para lá que as queixas na vizinhança tem sido do melhor, ora por uma coisa ora por outra. No início era porque eu quando vinha trabalhar deixava o cão em casa mas com acesso ao quintal e ele quando vinha ao quintal e ouvia os outros cães(de uma horta que existe perto da nossa casa) respondia-lhes. Claro está que a mim diretamente nunca me disse nada mas as queixas na vizinhança e as ameaças começaram a ser tantas que nunca mais o deixámos com acesso ao quintal quando não estamos em casa, mesmo porque até temos medo que ela louca como é acabe por lhe atirar qualquer coisa com alguma porcaria :( .

Acontece que agora o bichito de 40 kgs, fica durante o dia em casa, e até fica muito sossegado, o problema é que quando saímos de casa de manhã ás 8:20 ele fica a ladrar e segundo o que me disseram só se cala lá pelas 9:00. Isto porque ouve barulhos na rua, carros a passer, vizinhos a falar e ladra. E a dita da vizinha sempre a continuar com as lamúrias, pois como agora está de baixa em casa dá conta de tudo. Acontece que este fim de semana, sendo prolongado, aproveitámos e saímos com as crianças a um concerto, saímos por volta das 8 e regressámos ás 0:00. Ao que parece o bem comportado do bicho fartou-se de ladrar enquanto estivemos fora. Hoje de manhã tive um telefonema duma pessoa conhecida que por acaso é cabeleireira desta minha vizinha, e o telefonema foi no sentido de me avisar porque a dita senhora está comigo e com o cão pelos cabelos e vai avançar com queixa, tendo já andado na vizinhança a perguntar quem quer participar na queixa :cry: .

A verdade é que eu sei que ela até tem razão, pois a minha liberdade acaba onde começa a dos outros.

Falei com a Vet. e ela disse-me para não estar preocupada pois o cão está mais do que legal e que ela não pode fazer nada. Mas o marido é reformado da GNR e são daquelas pessoas que pensam que conseguem tudo, e isto a mim deixa-me muito preocupada.
Decidi assim vir aqui ver se consigo obter ajuda, esclarecimento em relação á lei, ajuda em como proceder para que ele não ladre quando não estamos em casa. Estou bastante preocupada com isto pois tenho medo que de alguma forma, tendo o marido conhecimentos, ela arranje maneira de me tirarem o meu cão.

Ele nunca fica sozinho mais do que 4-5 horas (sempre que fica sozinho deixo-lhe o kong com snacks e brinquedos), fazemos bastante exercício com ele ( 5 kms de caminhada todos os dias, jogar ao busca no quintal, treino de obediência).

Peço desculpa pelo testamento, mas neste momento estou completamente passada.

Agradeço a v/ ajuda.
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda mai 04, 2015 5:43 pm

A vet está a dizer mal, se o cão faz barulho e se ela se queixar vai ter chatices. Como disse e bem a nossa liberdade termina onde começa a dos outros. Tente falar com a tal vizinha e pedir-lhe desculpa pelo ruido causado pelo cão, é que se o cão faz barulho talvez seja bom levar as coisas a bem.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

segunda mai 04, 2015 8:33 pm

Boas, que situação tão chata :(
Tenho uma cadela que passa o dia todo a ladrar por todo o santo barulho mas graças a deus que os meus vizinhos sabem todos que têm telhados de vidro (moro numa terra que não há casa que não tenha um desgraçado de um cão amarrado a uma corrente e que não passe noite e dia a ladrar).
Em relação ao seu miúdo é normal ele ladrar, e pelo que eu sei da lei desde que não seja antes de X da manha e depois de Y da noite não pode ninguém fazer nada.
O melhor era dirigir-se a esquadra você mesma e perguntar ao certo como é que estas coisas funcionam. Eles melhor que ninguém podem esclarecer o que é ou não problemático, para alem que assim se alguém fizer alguma coisa ao seu bichinho eles já estavam a par que havia quem lhe queria mal...
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
sarinhasc
Membro
Mensagens: 75
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

segunda mai 04, 2015 8:49 pm

Por aqui há uma vizinha muito chatinha e parva também. Reclama com tudo, até com uma criança de dois anos. Na última reunião reclamou comigo por causa da minha cadela e ameaçou apresentar queixa. A única coisa que eu disse foi para apresentar então queixa e que talvez a melhor solução fosse arranjar uma vivenda isolada. Cortei o mal pela raiz, não suporto, nem deixo que me intimidem com queixas e afins. Na minha situação, não é nada excessivo até porque a minha mãe está desempregada e a Lana nunca está sozinha durante um dia inteiro. Quando sabemos que vai ficar sozinha fazemos passeios maiores, tentamos nunca chegar muito tarde e isolamos a porta de entrada para ela não ir para lá ladrar sempre que entra alguém no prédio. Mas certamente haverá outras soluções, eu não vou proibir a minha cadela de ladrar durante o dia já que sou tolerante com os barulhos dos outros, e como referi é realmente pontual.
Quando trouxe a Lana informei-me, se houver queixa, a GNR ou PSP podem notifica-la para resolver o problema do barulho ou enviam um comunicado para a câmara e esta pode aplicar-lhe uma coima ou não. Tente perceber se o seu cão fica mesmo a ladrar, fale com outros vizinhos.
lesleyanne
Membro
Mensagens: 178
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

segunda mai 04, 2015 9:11 pm

Então mas os cães não são livres de ladrar entre as 8h até às 00h, ou similar?

Fora destas horas é que poderá ser mais complicado para si....

Esta é a ideia que tenho até agora.

Cumps, Lesly
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

segunda mai 04, 2015 9:18 pm

kitttten Escreveu:A vet está a dizer mal, se o cão faz barulho e se ela se queixar vai ter chatices. Como disse e bem a nossa liberdade termina onde começa a dos outros. Tente falar com a tal vizinha e pedir-lhe desculpa pelo ruido causado pelo cão, é que se o cão faz barulho talvez seja bom levar as coisas a bem.
Olá Kitttten, Boa noite,

Obrigada pelo seu comentário. Acredite que se eu achasse que valia a pena ia até casa dela, pedir-lhe desculpa. O problema é que com o feitio que a Sra. tem não vou adiantar nada e ainda temos sessão de peixeirada na rua, o que não funciona com o meu feitio... Sei que provavelmente vou ter chatices pois o ela está a transportar o facto de não me gramar a mim para o meu cão, aqui há uns anos atrás eram os meus filhos que aqui na rua só tinham fama de indios. Esta Sra. é tão boa que se no meio da brincadeira os meus filhos atirarem uma bola para o quintal dela ela não a devolve :x , prefere comentar com a vizinhança como eles são mal educados. O engraçado é que aqui na existem outros cães, inclusive os de uma horta que ladram noite e dia, outra que mora num quintal e passa o dia sozinha e ladra a tudo o que se mexe, o engraçado é que perante isto ela diz que não ouve mais nada só o meu :| .
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

segunda mai 04, 2015 9:25 pm

Anafcs Escreveu:Boas, que situação tão chata :(
Tenho uma cadela que passa o dia todo a ladrar por todo o santo barulho e perguntar ao certo como é que estas ... eles já estavam a par que havia quem lhe queria mal...
Olá Anafcs, Obrigada. Aqui é o mesmo existem outros cães aqui numa horta ao lado que ladram o dia todo, outra que até já mordeu numa vizinha que ladra para tudo e todos, mas a Sra. agora decidiu implicar com o meu... É claro que se de alguma forma o meu cão a incomoda ela tem toda a ração em se queixar, mas em vez de andar a juntar uma milícia entre os vizinhos mais valia bater-me á porta para falar comigo.

É realmente uma situação muito chata, aqui na rua onde moro nem todos gostam de cães, sou até bastante criticada porque embora tenha um quintal enorme o meu cão mora em casa connosco, vai ao quintal apenas para brincar tentar apanhar pardais :lol: . A maior parte são pessoas mesquinhas que só tem inveja a vida dos outros e passa o dia a falar mal dos outros . Vou aceitar a sua sugestão e amanhã vou ao posto colocar a questão.
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

segunda mai 04, 2015 9:32 pm

Infelizmente concordo que não serve de nada tentar lidar com este tipo de pessoa a bem...

Aqui á uns anos quando adotei a minha Bianca, ela ia viver com o meu namorado num apartamento e perguntámos a toda a gente do prédio se não havia problema (mesmo não havendo problema com as regras do condomínio fomos porta a porta perguntar se era na boa com toda a gente), toda a gente disse que não, passado uns tempos a cadelinha foi envenenada (sobreviveu sem problemas que não uma enorme conta de vet) quando passado uns tempos apanhamos em flagrante a vizinha do lado a tentar repetir a façanha, uma "pessoa" que nos andou a perguntar "super preocupada" se a cadelinha tava melhor... :evil:
Infelizmente apresentar queixas não não serve de muito melhor, tínhamos provas físicas, testemunhas e tudo o que era preciso, apresentamos queixa formal na GNR, recebemos um relatório a confirmar que a bolinha de carne (que apanhamos no chão quando ela foi envenenada e guardei congelada) tinha realmente veneno e tinha sido criada com más intenções, que o caso ia então seguir os processos devidos, até hoje, NADA... já se passaram 2 anos...

Por lei só não pode ladrar antes daquela hora nem depois da outra, certo?
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

segunda mai 04, 2015 9:32 pm

sarinhasc Escreveu:Por aqui há uma vizinha muito chatinha e parva também.
Quando trouxe a Lana informei-me, se houver queixa, a GNR ou PSP podem notifica-la para resolver o problema do barulho ou enviam um comunicado para a câmara e esta pode aplicar-lhe uma coima ou não. Tente perceber se o seu cão fica mesmo a ladrar, fale com outros vizinhos.
Olá sarinhasc, Obrigada por partilhar a experiência. Pois.. gente parva há por todo o lado. Esta é o mesmo, chegou a implicar por causa dos meus filhos, que segundo ela eram hiperativos, por causa das parvoíces e queixa deixei mesmo de lhe falar já há uns 5 anos. Agora já não implica tanto com os miúdos, excepto quando o meu filho de 7 anos lhe atira uma bola para o quintal, mas mesmo aí não é comigo que fala... faz queixa na vizinhança... Calculo que a GNR tenha melhores coisas para fazer mas confesso que estou preocupada com as chatices que me possa vir a arranjar. Raramente saímos á noite, foi uma situação pontual porque o meu filhote queria ver Anselmo Ralph.. vamos ver quanto vai custar a brincadeira.
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

segunda mai 04, 2015 9:40 pm

lesleyanne Escreveu:Então mas os cães não são livres de ladrar entre as 8h até às 00h, ou similar?

Fora destas horas é que poderá ser mais complicado para si....

Esta é a ideia que tenho até agora.

Cumps, Lesly
Olá Lesleyanne, desde que aqui moro sempre ouvi os outros cães que moram aqui numa horta ao lado, ladrar e uivar durante a noite e dia. Tive duas crianças pequenas em casa, que dormiam durante a noite e sestas, nunca me passou pela cabeça ir fazer queixa dos cães ou dos donos dos cães.

Realmente chegámos um pouco depois da meia noite, mas foi uma situação puntual, por norma como as crianças são pequenas não saímos até tarde. Mas a Sra. fez logo questão de andar a dizer na vizinhança que está comigo e com o cão pelos cabelos :roll: Não era preciso este exagero por causa de uma noite..
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

segunda mai 04, 2015 9:47 pm

Anafcs Escreveu:Infelizmente concordo que não serve de nada tentar lidar com este tipo de pessoa a bem...

Aqui á uns anos quando adotei a minha Bianca, ela ia viver com o meu namorado num apartamento e perguntámos a toda a gente do prédio se não havia problema (mesmo não havendo problema com as regras do condomínio fomos porta a porta perguntar se era na boa com toda a gente), toda a gente disse que não, passado uns tempos a cadelinha foi envenenada (sobreviveu sem problemas que não uma enorme conta de vet) quando passado uns tempos apanhamos em flagrante a vizinha do lado a tentar repetir a façanha, uma "pessoa" que nos andou a perguntar "super preocupada" se a cadelinha tava melhor... :evil:
Infelizmente apresentar queixas não não serve de muito melhor, tínhamos provas físicas, testemunhas e tudo o que era preciso, apresentamos queixa formal na GNR, recebemos um relatório a confirmar que a bolinha de carne (que apanhamos no chão quando ela foi envenenada e guardei congelada) tinha realmente veneno e tinha sido criada com más intenções, que o caso ia então seguir os processos devidos, até hoje, NADA... já se passaram 2 anos...

Por lei só não pode ladrar antes daquela hora nem depois da outra, certo?
É incrível, aquilo que as pessoas são capazes de fazer. O ser humano realmente nunca me deixa de surpreender. Tenho imenso receio que esta Sra. se lembre de fazer o mesmo. Os quintais são divididos por um muro de 2 m, ela facilmente consegue atirar para aqui qualquer porcaria para ele apanhar, e sei que ela tem coragem para o fazer pois e completamente desequilibrada. Chegamos ao ponto que nem canito se pode gozar do quintal pois só lá vai quando está lá alguém, não vá o diabo tecê-las.

Tenho andado para aqui a bisbilhotar no fórum e encontrei num outro tópico que é entre as 23:00 e as 8:00 que não pode haver barulho. Não sei se isto ainda se mantém.
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda mai 04, 2015 10:10 pm

lesleyanne Escreveu:Então mas os cães não são livres de ladrar entre as 8h até às 00h, ou similar?

Fora destas horas é que poderá ser mais complicado para si....

Esta é a ideia que tenho até agora.

Cumps, Lesly
Não, não são. Nem os cães são livres de ladrar de forma a incomodar os vizinhos, nem nós podemos fazer barulho de forma a incomodarmos seja quem for.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

segunda mai 04, 2015 10:14 pm

Quero apenas esclarecer que compreendo a situação da Sra. Ela não é obrigada a gostar de cães ou crianças nem a ter que os aturar :? . Apenas pretendo saber se ela tem enquadramento legal para me arranjar sérias chatices, e se alguém tem alguma dica de como devo fazer para que ele não ladre na nossa ausência, especialmente quando saímos de casa á noite.

Já conseguimos melhorar alguns aspetos, dantes ele começava ladrar assim que se apercebia que íamos sair, por exemplo quando os miúdos pegavam nas mochilas ou eu apanhava a chave do carro. Fizemos dessensibilização a estas situações, realizando-as quando não íamos sair, por vezes pegava nas chaves do carro e ía lavar a loiça. Agora ladra apenas quando fecho a porta ao sair. O meu marido vem a casa ao meio dia almoçar e diz que o apanha sempre a dormir. Dai achar estranho que digam que ele ladra tanto. O mesmo quando regressámos a casa no outro dia á noite, não se ouvia barulho nenhum quando chegámos, estava ferradinho a dormir mas a vizinha diz que o ouviu ladrar, e eu acredito que ladre, só não sei é se é tanto como me querem fazer crer. Tenho que arranjar uma camara para quando não estou em casa.
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

segunda mai 04, 2015 11:38 pm

Anafcs Escreveu:Infelizmente concordo que não serve de nada tentar lidar com este tipo de pessoa a bem...

Aqui á uns anos quando adotei a minha Bianca, ela ia viver com o meu namorado num apartamento e perguntámos a toda a gente do prédio se não havia problema (mesmo não havendo problema com as regras do condomínio fomos porta a porta perguntar se era na boa com toda a gente), toda a gente disse que não, passado uns tempos a cadelinha foi envenenada (sobreviveu sem problemas que não uma enorme conta de vet) quando passado uns tempos apanhamos em flagrante a vizinha do lado a tentar repetir a façanha, uma "pessoa" que nos andou a perguntar "super preocupada" se a cadelinha tava melhor... :evil:
Infelizmente apresentar queixas não não serve de muito melhor, tínhamos provas físicas, testemunhas e tudo o que era preciso, apresentamos queixa formal na GNR, recebemos um relatório a confirmar que a bolinha de carne (que apanhamos no chão quando ela foi envenenada e guardei congelada) tinha realmente veneno e tinha sido criada com más intenções, que o caso ia então seguir os processos devidos, até hoje, NADA... já se passaram 2 anos...

Por lei só não pode ladrar antes daquela hora nem depois da outra, certo?
Esse tipo de pessoas mexe-me com o sistema nervoso, tentar envenar um animal ?! E de seguida andar a fazer-se de preocupada, eu cá tratava-lhe da saude de maneira diferente.

É um acto covarde que inflinge sofrimento enorme a uma criatura que não se pode defender.

Quanto ao tema do tópico, gostaria de salientar que todos nós que temos ou tivemos caes na nossa vida, em algum momento já fomos confrontados com situações em que terceiros, pelos mais variados motivos decidem interferir na nossa relação com o nosso amigo de 4 patas e nem sempre interferem com a melhor das intenções muitos utilizam mesmo, o amor que temos pelos nossos animais para nos tentarem atingir.

Ora eu cá não tenho paciencia para esse género de pessoa e confesso que tento controlar-me ao máximo para a coisa não descambar, contudo tenho de ser honesto e devo dizer que já tive situações em que disse "alto" o que é demais tb enjoa e atirei-me com tudo para cima, se calhar atirei-me com tanta vontade que do outro lado nem resposta houve, ás vezes temos mesmo de dizer basta.

No entanto, tambem gosto imenso que o meu cão não incomode nimguem e faço sempre tudo ao meu alcance para que nimguem se sinta afectado por algo que o meu cão possa fazer e é mesmo isso que penso que deva fazer em primeiro lugar, certificar-se que o seu cão não incomoda nimguem e se mesmo assim as provocações continuarem, confronte a pessoa mas confronte com frontalidade e dureza e faça-a ganhar vergonha na cara.

Com algumas pessoas é impossivel mas muitos quando percebem que estão a lidar com alguem que não se intimida e que já está pelo limite recuam e tendem a disfarçar o comportamento mesquinho...
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

terça mai 05, 2015 7:08 am

lesleyanne Escreveu:Então mas os cães não são livres de ladrar entre as 8h até às 00h, ou similar?

Fora destas horas é que poderá ser mais complicado para si....

Esta é a ideia que tenho até agora.

Cumps, Lesly
Não! Veja a lei geral do ruído.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Responder

Voltar para “Cães”