Cão de apartamento para moradia com muito terreno

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ruivt
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

domingo mai 10, 2015 11:10 am

Boa tarde,

esta é a minha primeira mensagem e gostaria de contar com a vossa ajuda e experiência para esclarecer uma dúvida.

Sempre vivi em apartamento com dois labradores com os meus pais (eram os cães deles). Neste momento estou prestes a sair de casa no final do ano para uma moradia com bastante terreno à volta, em que os cães não irão entrar em casa (ainda não tenho os cães, mas penso adoptar um pastor alemão e um labrador).

A minha questão é: gostava de adoptar os cães neste momento ainda em apartamento para depois os levar para a moradia já mais adultos até para evitar intrusos. Mas têm-me dito que podem existir problemas em levar um cão criado em apartamento (neste caso seriam uns 6 meses em apartamento), para uma casa onde têm que ficar numa casota na rua.

Será mesmo assim? Será melhor esperar e adoptar mesmo só quando me mudar para a moradia, e habitua-lo logo de pequeno a ficar na rua?
Será que se adoptar já o animal, ele não se vai habituar mais tarde a viver em casota e fora de casa?

obrigado :)
rui
LPipas
Membro
Registado: quarta ago 20, 2014 9:56 pm

domingo mai 10, 2015 5:22 pm

Na minha opinião os cães não são para deixar na rua numa casota. Quanto ao resto não sei porque nunca tive essa experiência.
Porque não quer que os cães estejam dentro de casa consigo?
ruivt
Membro Veterano

domingo mai 10, 2015 5:52 pm

LPipas Escreveu:Na minha opinião os cães não são para deixar na rua numa casota. Quanto ao resto não sei porque nunca tive essa experiência.
Porque não quer que os cães estejam dentro de casa consigo?
eu não quis cães no meu apartamento (na altura em que vivi sozinho) precisamente por achar que devem estar na rua e ter espaço... se andam na rua o dia todo, enchem-se de sujidade, patas, pelo, etc... Sempre vivi com cães e tenho-lhes o maior respeito, mas dentro de casa não os quero (nem habituar a isso sequer). Contudo posso adiantar que terão todas as comodidades para bem viver no exterior.

Os animais na natureza vivem ao ar livre, e não enclausurados.

De qualquer forma a minha questão é outra... é precisamente sobre se habituarem a viver em apartamento, e ao fim de 1 ano irem viver num espaço ao ar livre. Será que se habituam ou é preferivel adoptar um animal apenas quando estiver a morar na moradia?
LPipas
Membro
Registado: quarta ago 20, 2014 9:56 pm

domingo mai 10, 2015 5:58 pm

Tudo bem, a casa é sua e os animais também, já lhe dei a minha opinião agora você decide.
Acho melhor adoptar/comprar os cachorros quando estiver já na moradia, pois assim assegura-se de que tem tudo ''à prova de cachorro'' e todas as condições asseguradas também.
arinatac
Membro Júnior
Registado: domingo nov 05, 2006 7:28 pm

domingo mai 10, 2015 6:11 pm

Então o senhor quer "adoptar" um labrador, e logo um labrador, para passar o dia na rua...

Acho que me vou ficar por aqui.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

domingo mai 10, 2015 8:19 pm

Os cães não são "animais da natureza", não são animais selvagens e foram criados/seleccionados para nos servir.

Dito isto, existem raças menos dependentes dos donos e que se adequam mais á vida exterior, desde que lhe sejam dadas condições dignas desse nome.

Ainda assim, a sociabilização diária e constante é um ponto crucial para todo e qualquer cão, de exterior ou interior, se não quiser ter nas mãos um animal ao qual não irá ter controlo, e que acabará por ficar mais tempo fechado e sozinho do que provavelmente estaria a planear inicialmente.

No entanto, custa-me a perceber o verdadeiro interesse e a boa experiência de uma pessoa que se habituou a estar com cães dentro de casa, e que, agora que possui morada própria, não desejar o mesmo para a sua vida.

Respondendo apenas á sua pergunta, acho injusto e até um pouco cruel criar um cachorro dentro de portas, que irá criar laços fortes com toda a familia e que depois, de um momento para outro e sem motivo aparente, vai ficar confinado ao exterior e longe do calor da sua "matilha".

Pedro
ruivt
Membro Veterano

domingo mai 10, 2015 9:32 pm

arinatac Escreveu:Então o senhor quer "adoptar" um labrador, e logo um labrador, para passar o dia na rua...

Acho que me vou ficar por aqui.
não é um labrador.
quero um pastor alemão.
labradores tive eu a vida toda no apartamento dos meus pais.

Mas qual era o problema de labradores terem o espaço deles na rua? Casotas, zonas próprias, alpendres, etc?
ruivt
Membro Veterano

domingo mai 10, 2015 9:43 pm

ElMariachi Escreveu:Os cães não são "animais da natureza", não são animais selvagens e foram criados/seleccionados para nos servir.

Dito isto, existem raças menos dependentes dos donos e que se adequam mais á vida exterior, desde que lhe sejam dadas condições dignas desse nome.

Ainda assim, a sociabilização diária e constante é um ponto crucial para todo e qualquer cão, de exterior ou interior, se não quiser ter nas mãos um animal ao qual não irá ter controlo, e que acabará por ficar mais tempo fechado e sozinho do que provavelmente estaria a planear inicialmente.

No entanto, custa-me a perceber o verdadeiro interesse e a boa experiência de uma pessoa que se habituou a estar com cães dentro de casa, e que, agora que possui morada própria, não desejar o mesmo para a sua vida.

Respondendo apenas á sua pergunta, acho injusto e até um pouco cruel criar um cachorro dentro de portas, que irá criar laços fortes com toda a familia e que depois, de um momento para outro e sem motivo aparente, vai ficar confinado ao exterior e longe do calor da sua "matilha".

Pedro
Mas a socialização diária existirá sempre! Não estou a falar em cães presos. Estou a falar em cães com 1500 m2 de espaço para correr e brincar, comigo e com quem mora comigo. Tenho alpendres, zonas abertas ao lado do local onde cozinho diariamente, na sala, etc... onde podem estar praticamente ao nosso lado sem estar dentro de casa.

A minha ideia de não querer animais dentro de casa é precisamente por saber o que sei hoje. Pêlos, riscos, etc... Não tenho nada contra, mas se se habituarem a ficar lá fora, prefiro. E não quero dar aso a que se habituem a estar dentro de casa e a entrar com as patas cheias de lama.

Posso parecer frio a falar, mas está aqui uma pessoa que dorme muitas vezes com um ou dois labradores dentro da cama com a cabeça na minha almofada e dentro dos lençois.

Mas quando a intenção é outra e há excelentes condições no exterior para os animais, não vejo qual a necessidade de andarem dentro de casa (trazendo terra, lamas, sujidade, etc, que há no exterior), daí querer habitua-los ao exterior apenas desde cedo.

Concordo com o seu alerta em como se vão habituar a um ambiente mais quente, e mais tarde poderão estranhar, e era esse mesmo o meu receio.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

segunda mai 11, 2015 12:10 am

O problema é que o maior recurso que os cães podem ter é a companhia do dono, que deverá ser q.b.p. a estabilidade mental do cão. Um cão pode ter o mundo todo para brincar mas vai preferir brincar ao pé de si.

O Pastor Alemão é um cão muito apegado ao dono, aconselharia mais um Serra da Estrela, Husky.

Peço desculpa, mas é que pelo que disse parece que não criou laços com os animais com quem dorme, porque quem os cria está-se pouco a marimbar para os pelos e travessuras que eles fazem em casa. São opiniões, valem o que valem.
ruivt
Membro Veterano

segunda mai 11, 2015 8:20 am

ZezinhoManel Escreveu:O problema é que o maior recurso que os cães podem ter é a companhia do dono, que deverá ser q.b.p. a estabilidade mental do cão. Um cão pode ter o mundo todo para brincar mas vai preferir brincar ao pé de si.

O Pastor Alemão é um cão muito apegado ao dono, aconselharia mais um Serra da Estrela, Husky.

Peço desculpa, mas é que pelo que disse parece que não criou laços com os animais com quem dorme, porque quem os cria está-se pouco a marimbar para os pelos e travessuras que eles fazem em casa. São opiniões, valem o que valem.
Bom... eu estou a colocar uma questão, e acabo por ter resposta a outras questões. Se alguem que me conhece e que conhece a minha relação com os animais ler isto, vai-se rir, porque estão a descrever situações longe da realidade. Eu bem sei que o que os animais mais querem e precisam é da companhia dos donos. Digo mais: a minha casa foi projectada a pensar na relação com eles, no convivio que é possivel com eles em várias zonas da casa, mesmo sem que lá entrem. Vou proibir a entrada dos animais? Não!
Mas não quero ir trabalhar das 09 as 18 e deixa-los dentro de casa fechados, quando têm cá fora uma imensidão de espaço para brincar e explorar na minha ausência. A ideia será ter dois cães, para companhia e para guarda. Durante estas horas que estarei fora de casa vão obviamente andar cá fora, e por isso têm mesmo que se habituar a estar fora de casa. É melhor deixa-los dentro de casa sozinhos, como acontece num apartamento? Onde acabam por roer isto e aquilo por não terem onde gastar a energia?
Como digo, sempre vivi com animais e sei bem do que precisam. Não vou ser um dono de um cão porque é moda e porque é giro ter um cão, como acontece com quase todos os donos urbanos. Até podia desenvolver este tema, mas não é essa a minha questão.

A questão é que tenho todas as condições para que os animais vivam lá fora, não num canil, mas de forma a poderem livremente socializar conosco. Há pátios em todas as zonas da casa: quartos, cozinha, sala... Posso estar a cozinhar e ter o patas ali ao lado a fazer-me companhia, sem entrar em casa. Posso acordar de manhã e ter o bicho a olhar para mim pela varanda do quarto. Há alpendres, zonas abrigadas, etc.

Terão todas as condições.

Agora, vou trabalhar das 9 as 18h, e os animais vão ficar na rua. Quando chego, não vão entrar com as patas cheias de lama e sujos. Quero deixar claro onde é o espaço deles, e onde é o nosso espaço, e por isso têm que se habituar a viver lá fora. E é lá fora que espero passar muito tempo com eles.

Garanto-vos que nenhum animal fica mal desta maneira. Fica alias bem melhor do que a morar num apartamento fechado onde metade do dia o dono não está em casa.

Carinho e amor nunca faltou e nunca ha-de faltar (aliás, dou-lhes mais a eles do que a maior parte das pessoas).

A minha questão e o que é novidade para mim é precisamente a ideia de criar um cachorro em apartamento, e daqui a 6 meses ter que se habituar a estar fora de casa, ou se seria preferivel habituar desde cachorro a estar na rua (alguns foristas já deram a sua opiniao sobre esta questão). Concordo que possa ser uma transição dificil, e daí questionar se alguem aqui teria esta experiencia para partilhar.

Se a minha ideia fosse desrepeitar os animais ou não lhes dar a atenção que merecem, nem me preocupava com esta questão: ia para a rua quando mudasse de casa, e pronto! Mas quero evitar transtornos se esta for uma situação dificil para eles.
j70j82
Membro Júnior
Registado: quarta mai 13, 2015 6:58 pm

quinta mai 14, 2015 11:00 pm

ruivt Escreveu:Boa tarde,

esta é a minha primeira mensagem e gostaria de contar com a vossa ajuda e experiência para esclarecer uma dúvida.

Sempre vivi em apartamento com dois labradores com os meus pais (eram os cães deles). Neste momento estou prestes a sair de casa no final do ano para uma moradia com bastante terreno à volta, em que os cães não irão entrar em casa (ainda não tenho os cães, mas penso adoptar um pastor alemão e um labrador).

A minha questão é: gostava de adoptar os cães neste momento ainda em apartamento para depois os levar para a moradia já mais adultos até para evitar intrusos. Mas têm-me dito que podem existir problemas em levar um cão criado em apartamento (neste caso seriam uns 6 meses em apartamento), para uma casa onde têm que ficar numa casota na rua.

Será mesmo assim? Será melhor esperar e adoptar mesmo só quando me mudar para a moradia, e habitua-lo logo de pequeno a ficar na rua?
Será que se adoptar já o animal, ele não se vai habituar mais tarde a viver em casota e fora de casa?

obrigado :)
rui
Olá,

Essa não é a situação mais ideal. Ao criar o cachorro durante 6 meses dentro do apartamento, você os acostuma a ficarem dentro de casa. Logo em seguida, terá que educá-los a ficar na rua, o que pode parecer contraditório para eles.

Não é impossível, mas durante alguns dias (ou semanas) você terá que conviver com choros, latidos, etc.

Veja como adestrá-los rapidamente a se habituarem com o novo lar. Nada é impossível, e, à princípio, se você vai dar a eles uma casa boa, onde não passem frio ou fome, e tenham um bom pátio para brincar, não vejo problemas. Mas você terá que conviver com algum barulho durante a adaptação.

Boa Sorte!

http://www.adestramento-para-caes.com
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta mai 15, 2015 7:53 am

Espere até estar na nova casa.
Depois lá espere até aos 4 meses para por o cão no exterior.
boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”