Indignação!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda mai 18, 2015 2:11 pm

Nem sequer ponho em causa que a sociabilização é obrigatória e com qualquer cão, mas perceba que existem raças que mesmo sociabilizadas vão ser sempre agressivas e os exemplares que não o sejam, constituem a honrosa excepção.

A sociabilização intensiva, no caso destas raças, serve para os tornar adequados ao contacto com pessoas estranhas. Não os transforma em cães de companhia porque não o são.
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

segunda mai 18, 2015 2:33 pm

Uranak Escreveu:Aos "olhos" da lei todos os cães tem de andar à trela e bla bla bla..

Mas questiono que será assim tão normal haver tantos cães com problemas de socialização?

Será que o problema não está na maioria dos "donos" que nunca fez um esforço para os socializar na devida altura? Existem sempre excepções, pois, mesmo tratadores experientes podem ter muitas dificuldade em reeducar um cão adulto agressivo.

Cães potencialmente perigosos são todos os que são agressivos e que não podem estar com outros cães.. e estes cães mesmo à trela, num momento de distracção podem libertar-se e causar danos.
Respondendo à sua questão, eu acho normal sim, haver muita diferença de cão para cão.
Uns mais simpáticos e outros menos simpáticos.
Uns que levam mais tempo na reabilitação/trabalho e outros menos.

Dizem...que os Pit Bull não são muito sociáveis com outros cães. Dizem...

Pois bem, eu no entanto tenho um macho que sim, é agressivo com outros cães (e DEVO usar açaime, por esse mesmo propósito) e tenho uma cadela que é completamente o oposto (até com gatos brinca e nunca achei que ela devia usar açaime).

E tanto um como o outro nunca foram para uma escola.

Que o meu cão não pode estar com outros cães? É verdade. Se ele tivesse um terreno só para ele, até era bem melhor para ele.

Mas ele também precisa de ir à rua e ter um pouco de liberdade, tal como todos os outros. Respeitando o espaço de cada um é meio caminho andado para que toda a gente se dê bem.

Mas não é isso que acontece na maioria das vezes. E depois dá asneira.
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

terça mai 19, 2015 2:58 pm

Ontem passei por um pit ( ou tipo) sem açaime.... E SEM TRELA, num passeio, em zona urbana.

E esta? :o :o :o :o :o
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

terça mai 19, 2015 6:21 pm

Sem duvida que infelizmente ainda é normal haver tantos cães com problemas de socialização... E com ainda menos duvidas que a culpa é dos donos e de alguns pseudo-treinadores que acham que um cão tem de ficar fechado do mundo durante o primeiro ano (supostamente para o proteger de traumas e sim já me disseram isto na cara) e que mesmo depois um cão só deve socializar com outro á trela e bem agarrados para evitar problemas (não sei mas deve de ser para adicionar imensa tenção pela trela ao problema e o cão assim que for alguma vez tocado por outro se passar da cabeça sem saber o que fazer... :evil:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

terça mai 19, 2015 6:36 pm

Tenho imenso orgulho de fazer parte da Associação Cinófila do Oeste e conseguirmos deixa-los soltos e entenderem-se como eles bem intendem...

Sabem como fiz o maior avanço na socialização da minha Bianca (ele foi muito mal tratada e veio com muitos muitos traumas e sem saber lidar com outros cães o que a tornou mesmo muito agressiva... Estamos a falar de um caniche de menos de 4 kg) Pequei nela, levei-a para um amigo que cria setters irlandeses na altura entre as duas raças tinha cerca de 20 cães todos enormes, soltamos os cães todos e deixei a Bianca no meio deles. Foi remedio santo... São cães, eles comunicam melhor entre eles do que connosco, o remedio para um cão agressivo é arranjar uma matilha de cães não agressivos maiores que eles e deixa-los entenderem-se, o cão não é burrinho e não se vai por a atacar uma matilha formada de cães maiores, vai acabar por perceber que tem que ter outra atitude...
Mas é só a minha opinião, vale o que vale :wink:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta mai 20, 2015 12:21 pm

O cão tem que ficar isolado do mundo no primeiro ano de vida? :o

Tem que sociabilizar preso à trela? :o

Bem se tivesse feito isso com o meu cão tinha obtido garantidamente o Godzilla canibal. :lol: :lol: :lol:
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

sábado mai 23, 2015 10:07 am

WaterMonitor Escreveu:O cão tem que ficar isolado do mundo no primeiro ano de vida? :o

Tem que sociabilizar preso à trela? :o

Bem se tivesse feito isso com o meu cão tinha obtido garantidamente o Godzilla canibal. :lol: :lol: :lol:
Completamente :evil:

Por isso é que digo, há pessoas e "pessoas" e treinadores e "treinadores" :roll:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado mai 23, 2015 5:13 pm

Anafcs, não fica sem resposta, relativamente à raça do meu cão, a maioria dos criadores, donos e "treinadores" eslavos defende procedimentos espectaculares como mantê-los sempre presos à corrente ou numa jaula, e atiçá-los o mais possível com recurso aos mais diversos métodos.

Já perdi a conta aos conselhos excelentes que me dão, do género de não o deixar nunca conviver com visitas e prendê-lo (talvez na casa de banho :lol: ) quando recebo alguém.

O objectivo disto é transformar um cão que nasceu para guardar e que não tem qualquer problema em atacar directo (por norma num salto frontal para a cara do adversário) numa fera incontrolável que depois podemos dizer aos amigos, com ar inchado, que é muito mau.

Mas as hipóteses de isto correr mal são mais que muitas e não me parece bem dizer aos amigos que ficaram sem cara porque o meu cão é muito mau. Eram capazes não de não compreender.

Vai daí ignoro estas teorias e fico lixada quando "vendem" a raça no YouTube como sendo o demónio em figura de cão.

O meu salta para a cara sim senhora, por mais que eu tente controlar este instinto, mas não fecha a boca. Vai-se contentando em beliscar o rabo das pessoas (tem uma fixação nisto) mas de forma brincalhona.
Nunotex
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: terça abr 22, 2014 7:55 am

sexta mai 29, 2015 10:13 am

Bons dias,

Não era muito melhor ter sociabilizado o seu cão para em vez de ter um "cão que não tolera outros cães", ter um companheiro que não tenha problemas em dar os seus passeios e dar-se com todo o tipo de animais? Não sei a raça, mas mesmo assim, mesmo nos piores casos com paciência tudo se consegue.
Tenho um labrador de 4 meses que passeio com trela (solto na relva em frente ao meu prédio para ele correr à vontade e brincar com os cães dos vizinhos - já tem um grande grupo de amigos). Conhece montes de cães, adora todos incluindo os donos. Gosta de ir cumprimentar tudo o que mexe.
Acho muito mais desagradavel um cão que não é sociável do que um que gosta de cumprimentar e ser cumprimentado. Na minha zona só existe um cão não sociável, mas a culpa é dos donos que não souberam sociabiliza-lo.
Se calhar sou só eu que penso assim, mas enfim... boa sorte
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta mai 29, 2015 12:09 pm

Nunotex Escreveu:Bons dias,

Não era muito melhor ter sociabilizado o seu cão para em vez de ter um "cão que não tolera outros cães", ter um companheiro que não tenha problemas em dar os seus passeios e dar-se com todo o tipo de animais? Não sei a raça, mas mesmo assim, mesmo nos piores casos com paciência tudo se consegue.
Tenho um labrador de 4 meses que passeio com trela (solto na relva em frente ao meu prédio para ele correr à vontade e brincar com os cães dos vizinhos - já tem um grande grupo de amigos). Conhece montes de cães, adora todos incluindo os donos. Gosta de ir cumprimentar tudo o que mexe.
Acho muito mais desagradavel um cão que não é sociável do que um que gosta de cumprimentar e ser cumprimentado. Na minha zona só existe um cão não sociável, mas a culpa é dos donos que não souberam sociabiliza-lo.
Se calhar sou só eu que penso assim, mas enfim... boa sorte
A maior parte das pessoas que conheço, graças a Deus, pensa como você... e eu.

Tem é que saber respeitar os outros. Porque, na verdade, há quem não goste desse tipo de proximidades. :o E estão no seu direito. :? :? :? Seja porque não gostam de si, ou não gostam do seu cão - sabe-se-lá
:o
argyle
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2014 8:49 am

sábado mai 30, 2015 9:02 am

Nunotex Escreveu:Bons dias,

Não era muito melhor ter sociabilizado o seu cão para em vez de ter um "cão que não tolera outros cães", ter um companheiro que não tenha problemas em dar os seus passeios e dar-se com todo o tipo de animais? Não sei a raça, mas mesmo assim, mesmo nos piores casos com paciência tudo se consegue.
Tenho um labrador de 4 meses que passeio com trela (solto na relva em frente ao meu prédio para ele correr à vontade e brincar com os cães dos vizinhos - já tem um grande grupo de amigos). Conhece montes de cães, adora todos incluindo os donos. Gosta de ir cumprimentar tudo o que mexe.
Acho muito mais desagradavel um cão que não é sociável do que um que gosta de cumprimentar e ser cumprimentado. Na minha zona só existe um cão não sociável, mas a culpa é dos donos que não souberam sociabiliza-lo.
Se calhar sou só eu que penso assim, mas enfim... boa sorte
Isto é injusto. Nem toda a gente teve a oportunidade (ou quis!) ter um cão desde cachorro. Alguns, como eu, adoptaram um cão já adulto que calhou ter esse problema, e agora o máximo que podem fazer é treinar, treinar, treinar. Às vezes resulta bem, outras vezes é mais difícil.

Até cães bem socializados nos períodos correctos podem acabar por desenvolver reactividade ou agressividade para com outros cães quando atingem a maturidade.

Os cães devem andar todos à trela ou sob o controlo absoluto do humano que os acompanha. Assim todos os cães, agressivos ou amigáveis, podem apreciar os seus passeios em paz.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado mai 30, 2015 10:33 am

Nunotex não cante de galo ainda, e eu digo-lhe o porquê.

Por mais social que um cão seja, quantos mais animais o cão socializar a bem, mais aumenta as hipóteses de aparecer algum que ele não goste ou algum que não goste dele.

O seu cão é novo demais, ainda é uma tábua em branco, à medida que vai crescendo, vai fixando o temperamento, vai notar uma alteração de temperamento e comportamento o que poderá ser incompatível em diferentes graus com um ou outro cão.

Isso quer disser que o seu lab vai ser anti social ou reactivo? Não.
E também não estou a disser para não socializar, só estou a disser que o seu cão não vai gostar de todos e vice versa.

E não é só por isso que não deve tomar como exemplo um cão bébé , muitos outros factores entram em jogo e influenciam em diferentes níveis
Um é o ambiente controlado, favorável ao desenvolvimento através de estímulos positivos na sua grande maioria. Mas há animais que vem de um ambiente caótico, onde a estrutura não está lá, seja numa associação, numa casa cheia de amor e patés.
Agressividade ou é por dominância ou por medo, um quer a bola do outro e o outro não deixa, está aí um conflito que pode ser resolvido na hora ou é o suficiente para envenenar a relação entre esses dois cães. No medo, é uma forma de defesa, quando o animal não faz a mínima ideia como há de reagir ou não se sente confortável com o estímulo à sua frente.
Há casos mais complicados que outros que vão desde vidas de abusos enormes à simples negligência por desconhecimento ou falta de uma estrutura ausente no próprio dono. Que requerem um sério condicionamento para normalizar, geralmente com evolução mais lenta e menos consolidada nos casos mais graves.
Temperamento, apesar da influência humana ser um enorme impacto quando bem aplicada, não esquecer que está lá.
Isto são alguns e por agora chega.
Grande parte dos problemas aqui relatados são promovidos por pessoas sem qualquer estrutura, olham para os direitos, reais ou imaginários mas nem sequer sabem dos deveres, levam o espelho a passear para toda a gente ver.
Mas a culpa não é só delas, porque se a sociedade (conjunto de pessoas) fosse mais exigente, mais consciente, este tipo de coisas não existia.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado mai 30, 2015 12:56 pm

Concordo.

Mas quem não tem experiência pensa que o cachorro vai ser apreciado por todos os outros cães mesmo em adulto. Não vai. Quando chegar aos 10/11 meses o dono aprende, infelizmente para o cão, nem sempre da melhor maneira.

Até o cão mais simpático e amigável está no seu direito de não gostar de outro, por um motivo qualquer que só ele sabe.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado mai 30, 2015 1:49 pm

Há uma coisa que é o direito natural (pesquisem).
Mas a chatice é que o meu direito natural entra em conflito com o de cada um de vocês e vice versa.
Ora, se é assim, como podemos viver em sociedade?
Muito simples, os indivíduos para ser capazes ter de uma vida num colectivo, fizeram um pacto social em que cada um prescindiu da liberdade ilimitada.
E nascemos, crescemos, e morremos assim.
E há muita gente que nem faz a mínima ideia de onde está nem do que está aqui a fazer.
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

segunda jun 01, 2015 1:50 pm

Bons dias,

Não era muito melhor ter sociabilizado o seu cão para em vez de ter um "cão que não tolera outros cães", ter um companheiro que não tenha problemas em dar os seus passeios e dar-se com todo o tipo de animais? Não sei a raça, mas mesmo assim, mesmo nos piores casos com paciência tudo se consegue.
Tenho um labrador de 4 meses que passeio com trela (solto na relva em frente ao meu prédio para ele correr à vontade e brincar com os cães dos vizinhos - já tem um grande grupo de amigos). Conhece montes de cães, adora todos incluindo os donos. Gosta de ir cumprimentar tudo o que mexe.
Acho muito mais desagradavel um cão que não é sociável do que um que gosta de cumprimentar e ser cumprimentado. Na minha zona só existe um cão não sociável, mas a culpa é dos donos que não souberam sociabiliza-lo.
Se calhar sou só eu que penso assim, mas enfim... boa sorte
Boas tardes.

Este tipo de casos, muitas das vezes não é tão simples, como se julga.
Você tem apenas um cachorro e está na altura da 'macacada' com os outros. E no entanto é compreensível mas, não largue os foguetes antes da festa, porque como o botas diz e bem ele tanto pode ser muito bom hoje e amanha ficar mais agressivo, por se tornar (por exemplo...) mais territorial ou macho alfa. Seja a raça que for...

O meu, por exemplo, também era todo danado para a brincadeira.
E tenho a certeza que ele não comeu nenhum "feijão mágico" para que se tornasse o mau da fita.

E na minha honesta opinião (pois também é um dos pontos aqui mais falados) acho muito mais desagradável, donos que soltam os cães só "porque sim",e nem sequer querem saber da reação de outros cães.

Depois veem chorar aqui para o forum, que o cão foi mordido por outro e tal...
Porquê? Sabe-se-lá :|
"O seu cão estava solto? Estava...mas o outro tinha um ar tão sereno..."
A maior parte das pessoas que conheço, graças a Deus, pensa como você... e eu.

Tem é que saber respeitar os outros. Porque, na verdade, há quem não goste desse tipo de proximidades. Surprised E estão no seu direito. Confused Confused Confused Seja porque não gostam de si, ou não gostam do seu cão - sabe-se-lá
O que sempre se valorizou foi o respeito pelos outros. Mas que infelizmente não há em todo o lado. E depois dá asneira.

A ideia que dá é que há aqui muita gente neste fórum que se deve parecer com algumas pessoas com quem volta e meia me cruzo na rua. Surprised
Às vezes pergunto-me se os cães deles terão alguma doença contagiosa. Tal é a forma como tentam evitar tudo o que é animal com 4 ou 2 patas.
Anteriormente falou em "respeitar os outros".
E agora está completamente fora do contexto. Também não compreendo...
Responder

Voltar para “Cães”