Indignação!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sarinhasc
Membro
Mensagens: 75
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

segunda jun 01, 2015 7:48 pm

Eu moro numa praceta com um grande jardim e a maioria dos cães andam sem trela, incluindo 1 pitbull e 1 rottweiler. Já reparei que os cães que respondem mais rapidamente as ordens dos donos são o pitbull, o rottweiler e uns quantos bull terrier. Para além disso são cães que não se atiram as pessoas, são meigos, e quando há demasiada confusão afastam-se. Em contrapartida há um pastor belga e um rafeirito que atiram-se a tudo o que mexe. A minha não anda sem trela, mas não me importo que os outros andem soltos, desde que não se atirem a mim. A minha mãe já foi derrubada pelo tal pastor belga e o dono ainda se riu.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda jun 01, 2015 8:22 pm

Specops completamente de acordo. Com tudo.

Infelizmente cada vez mais as pessoas sentem dentro de si um Cesar Millan ou tratam os cães como se fossem crianças. E todos sabemos o resultado magnifico de tratar os miúdos como se fossem obras de arte.

Dizer que os cães se portam de uma determinada maneira por culpa exclusiva dos donos é hoje a resposta para qualquer comportamento indesejável. Mais, é opinião de todos os Cesares Melões que o cão porta-se mal porque foi mal sociabilizado.

Já os adeptos da educação positiva, acham que o cãozinho tem que andar solto porque todos os cães são bons, livres e têm asinhas de anjo, mesmo que isso implique que o cãozinho seja fatiado pelo cão do vizinho que não tem o mesmo espírito New Age, nunca ouviu falar de cristais e prefere cilindrar o outro a comer a salsicha positiva. :lol: :lol: :lol: :lol:
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

terça jun 02, 2015 9:50 am

Specops, não sei se isso te interessa para alguma coisa, mas já agora:

No equílibrio é que está a virtude. Há dois tipos de donos que passeiam os cães com os quais discordo :o Respeito, claro, mas entendo menos. :o

Há donos que soltam cães completamente descontrolados que se metem com outros cães, que desobedecem, etc etc. Depois há donos que parecem bichos do mato, que não deixam os seus animais sequer cheirar os cães por quem passam ou então fazem-no sempre com receito de tudo e de todos, sempre presos com firmeza à trela.

É isso. :?

Os que eu gosto menos são aquelas senhoras muito circunspectas com ares de nenhumas amizades, com cães muito presos, que a seguir fazem as maiores porcarias. :) Os irresponsáveis também não me agradam muito, como é óbvio, embora a intenção possa ser boa.

Posso dizer que a maior parte das pessoas com quem me cruzo é, para mim, muito civilizada. Estava a falar de excepções.
8)
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

terça jun 02, 2015 11:30 am

Há donos que soltam cães completamente descontrolados que se metem com outros cães, que desobedecem, etc etc. Depois há donos que parecem bichos do mato, que não deixam os seus animais sequer cheirar os cães por quem passam ou então fazem-no sempre com receito de tudo e de todos, sempre presos com firmeza à trela.

É isso.
Bom dia.

Mas se essas pessoas, que não gostam que os outros cães se cheguem, das duas uma:
Ou o cão não tolera outros em volta (que é o meu caso) e eu próprio chamo atenção e por poucas vezes, lá entendem a situação, agarram no cão e vão para outra zona soltá-lo;
Ou simplesmente não querem;

E tanto uma como a outra, ninguém é obrigado a gostar, mas sim simplesmente respeitar.
Posso dizer que a maior parte das pessoas com quem me cruzo é, para mim, muito civilizada. Estava a falar de excepções.
Na zona onde eu moro, nem por isso.
Além de andarem como querem (os cães soltos de qualquer maneira e sem CONTROLO), não apanham as fezes dos seus amiguinhos.

E depois, para variar, por causa de uns pagam todos.
:|
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

terça jun 02, 2015 12:00 pm

Specops Escreveu:
Há donos que soltam cães completamente descontrolados que se metem com outros cães, que desobedecem, etc etc. Depois há donos que parecem bichos do mato, que não deixam os seus animais sequer cheirar os cães por quem passam ou então fazem-no sempre com receito de tudo e de todos, sempre presos com firmeza à trela.

É isso.
Bom dia.

Mas se essas pessoas, que não gostam que os outros cães se cheguem, das duas uma:
Ou o cão não tolera outros em volta (que é o meu caso) e eu próprio chamo atenção e por poucas vezes, lá entendem a situação, agarram no cão e vão para outra zona soltá-lo;
Ou simplesmente não querem;

E tanto uma como a outra, ninguém é obrigado a gostar, mas sim simplesmente respeitar.
Posso dizer que a maior parte das pessoas com quem me cruzo é, para mim, muito civilizada. Estava a falar de excepções.
Na zona onde eu moro, nem por isso.
Além de andarem como querem (os cães soltos de qualquer maneira e sem CONTROLO), não apanham as fezes dos seus amiguinhos.

E depois, para variar, por causa de uns pagam todos.
:|
Specops não me conheces, mas estou apenas a comentar. Na prática, quero lá saber como é que as pessoas passeiam ou deixam de passear os seus cães...

Eu consigo distinguir bem os donos que tentam socializar os seus cães e o receio que possam ter, seja porque os são cães dif´cieis, porque foram vítimas de maus tratos etc... Isso faz sentido.

Mas tb há aqueles donos que simplesmente não querem proximidades com outros animais, porque não querem. E estão no seu direito, concordo contigo... Agora que às vezes me passa pela cabeça: coitados desses cães porque os donos nem sequer tentam, pelo contrário transforma-os em cães receosos e desequilibrados... Sempre a exercer sobre eles uma pressão constante e a desviá-los de tudo quanto mexe... Olha que há alguns donos assim, pelo menos parece. Bem, outros deixam os cães em casa e lá ficam, dia após dia.... E estão no seu direito, mas para mim é pena, mais por causa dos animais.

Bom resto de dia.
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

terça jun 02, 2015 12:31 pm

Specops não me conheces, mas estou apenas a comentar. Na prática, quero lá saber como é que as pessoas passeiam ou deixam de passear os seus cães...

Eu consigo distinguir bem os donos que tentam socializar os seus cães e o receio que possam ter, seja porque os são cães dif´cieis, porque foram vítimas de maus tratos etc... Isso faz sentido.

Mas tb há aqueles donos que simplesmente não querem proximidades com outros animais, porque não querem. E estão no seu direito, concordo contigo... Agora que às vezes me passa pela cabeça: coitados desses cães porque os donos nem sequer tentam, pelo contrário transforma-os em cães receosos e desequilibrados... Sempre a exercer sobre eles uma pressão constante e a desviá-los de tudo quanto mexe... Olha que há alguns donos assim, pelo menos parece. Bem, outros deixam os cães em casa e lá ficam, dia após dia.... E estão no seu direito, mas para mim é pena, mais por causa dos animais.

Bom resto de dia.
Eu também não lhe conheço a si nem a ninguém aqui do forum e estou apenas comentar, daquilo que sei.

Lá está. Você também está no seu direito de apreciar as coisas ao longe e comentar. Pois cada um de nós opinia à sua maneira


:wink:
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jun 02, 2015 2:30 pm

Ó surprised dog.

"E estão no seu direito, concordo contigo... Agora que às vezes me passa pela cabeça: coitados desses cães porque os donos nem sequer tentam, pelo contrário transforma-os em cães receosos e desequilibrados... Sempre a exercer sobre eles uma pressão constante e a desviá-los de tudo quanto mexe"

Estes são cães a evitar, cães receosos e desequilibrados são perigosos. Aqui, a "cabeça" não é nada por ali além para começar e aliada a uma falta de capacidades sociais está a ver onde eu quero chegar?. Animais assim tem que serem reabilitados primeiro antes de poderem ser socializados.

E mesmo um cão bem socializado se for atacado, é uma questão de tempo até se tornar receoso e desequilibrado, pode ser à 1ª como pode ser à 2ª ou 4ª, tudo depende da "cabecinha". Nem todos os cães socializados correspondem à expectativa nem dos donos nem do que era suposto fazer, porque simplesmente não conhecem o cão ou não sabem como o cão se "mexe" ou o que é preciso para fazer para ele "mexer" à maneira dele.

Muitos dos donos não querem saber, pois o cão é uma coisa de status ou para dar festinhas ou então humanizam o animal e assim não dá, esses cães estão mais expostos a um incidente com impacto negativo, os que são sociáveis, são por mérito próprio e da sua "cabecinha", não o são pelo desenvolvimento incrementado pelo dono, e são sociáveis até deixarem de o ser, e assim se estragam cães. (desnecessariamente)
Yohanan
Membro
Mensagens: 172
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

terça jun 02, 2015 4:23 pm

Bom dia, venho aqui falar de um assunto que provavelmente não sou a única a queixar-me e o assunto é...... cães soltos pela rua.
O meu cão não tolera outros cães e obviamente que anda SEMPRE de trela mas existem umas quantas pessoas, que ainda são muitas que andam por ai com os seus cães soltos. Acho para já uma irresponsabilidade extrema para com os próprios cães que podem ser atropelados, depois uma falta de respeito para com as outras pessoas com cães, como já referi o meu cão não tolera outros cães e lá vêm os canitos soltos cheirar-lhe o rabinho. Não me venham cá com "ele não faz mal", oh senhora/o o meu faz e agora? Se o meu atacar outro cão que esteja solto como é? Quem tem a culpa? Eu né? Mas não existe uma lei que obriga os cães a andar com trela? Para piorar a situação dos cães que não fazem mal existe para aqui um maluco de solta os seus 3 cães de caça, que passam fome, andam a virar os caixotes do lixo, estão cheios de doenças e ainda são agressivos... Eu fico maluca com esta gente.


Boa Tarde,
Existe uma lei que obriga a que todos os detentores de cães tenham de andar com trela ou peitoral. As pessoas deviam ser mais responsáveis porque de um modo geral, os cães não têm treino de socialização e depois ficam surpreendidas e surpresas como as coisas acontecem, tais como, perseguição, entre outros comportamentos e ainda afirmam: ele nunca me fez isso, nunca me fez aquilo, etc.; A Legislação que pretende é o Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro (N.º 1 do artigo 7 e o N.º 2 do artigo 7º).

Espero ter ajudado!

Abraço
<p>Abra&ccedil;o</p>
<p>Jo&atilde;o Oliveira</p>
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

terça jun 02, 2015 5:46 pm

Yohanan Escreveu: Existe uma lei que obriga a que todos os detentores de cães tenham de andar com trela ou peitoral.
Não, não existe,

O que a Lei diz é que, à excepção dos PP, os restantes cães devem andar na via publica de trela OU açaimo.
<strong>Paulo Santos</strong>
Yohanan
Membro
Mensagens: 172
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

quarta jun 03, 2015 12:16 am

Boa Noite,
PauloSantos1
MensagemColocada: Ter Jun 02, 2015 5:46 pm Assunto:
Yohanan escreveu:

Existe uma lei que obriga a que todos os detentores de cães tenham de andar com trela ou peitoral.


Não, não existe,

O que a Lei diz é que, à excepção dos PP, os restantes cães devem andar na via publica de trela OU açaimo.
Ai não existe, Sr PauloSantos1? Então interprete-me este o ponto 1), que diz, 1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos
que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou
peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer
forma, o nome e morada ou telefone do detentor.... A obrigatoriedade deve ser sinónimo de "devem"....
<p>Abra&ccedil;o</p>
<p>Jo&atilde;o Oliveira</p>
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta jun 03, 2015 7:00 am

Yohanan Escreveu:Boa Noite,
PauloSantos1
MensagemColocada: Ter Jun 02, 2015 5:46 pm Assunto:
Yohanan escreveu:

Existe uma lei que obriga a que todos os detentores de cães tenham de andar com trela ou peitoral.


Não, não existe,

O que a Lei diz é que, à excepção dos PP, os restantes cães devem andar na via publica de trela OU açaimo.
Ai não existe, Sr PauloSantos1? Então interprete-me este o ponto 1), que diz, 1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos
que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou
peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer
forma, o nome e morada ou telefone do detentor.... A obrigatoriedade deve ser sinónimo de "devem"....
Como transcreveu, e bem, o ponto 1 da lei diz que os cães devem ter coleira ou peitoral (e não trela ou peitoral como erroneamente disse anteriormente) com os dados do detentor (dantes tinha que ter a chapinha da licença também), coisa que, a bem dizer ninguém cumpre, simplesmente para indicar que o cão tem dono. O PauloSantos1 referia-se obviamente ao ponto 2 da lei, com o qual fez uma grande misturada
2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios
O excepto funciona aqui como "OU".

Espero ter ajudado :wink:
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

quarta jun 03, 2015 8:20 am

Yohanan Escreveu:Boa Noite,
PauloSantos1
MensagemColocada: Ter Jun 02, 2015 5:46 pm Assunto:
Yohanan escreveu:

Existe uma lei que obriga a que todos os detentores de cães tenham de andar com trela ou peitoral.


Não, não existe,

O que a Lei diz é que, à excepção dos PP, os restantes cães devem andar na via publica de trela OU açaimo.
Ai não existe, Sr PauloSantos1? Então interprete-me este o ponto 1), que diz, 1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos
que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou
peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer
forma, o nome e morada ou telefone do detentor.... A obrigatoriedade deve ser sinónimo de "devem"....

Caro


Julgo que o post anterior foi esclarecedor, mas se ainda assim subsistir alguma dúvida:

O que o Yohanan deixou implicito no seu post, é que os cães teriam de andar na via publica sempre atrelados.

No entanto, ao interpretar o que está escrito no DL, fez uma enorme misturada com trelas, coleiras e peitorais.

Coleiras e peitorais não são acessórios de retenção e a sua obrigatoriedade, tinha como objectivo, o uso da "chapinha", tal como rererido pela St0pAF.

Assim sendo e tal como referi anteriormente, à excepção das raças consideradas PP (e dos que por algum motivo foram classificados como Perigosos), os cães podem circular na via publica soltos desde que usem açaimo, caso contrário, terão de usar trela.
<strong>Paulo Santos</strong>
PedroBGK
Membro
Mensagens: 104
Registado: terça out 08, 2013 8:22 pm

quarta jun 03, 2015 2:27 pm

Aqui na minha zona também tenho dessas situações, há cães a solta ( e não são pequenos ) e gatos e + gatos e + gatos, o que me dá bastante raiva, visto que as pessoas são "donas" dos gatos e deixam-nos a solta pelas ruas.

No outro dia por pouco que não atropelei um, meteu-se na frente do carro vindo de uma casa, eu ainda travei e por milésimos de centímetros que não o atropelei ... Até parece que me roubaram a alma quando pensei que podia ter passado por cima do animal ...

O problema é que os "donos" não querem saber, dão aos animais restos de comidas e eles que se desenrasquem a caçar pássaros dos vizinhos... é inadmissível..

E o pior, é que nem têm os gatos esterilizados, sendo que andam todos a solta e todos a fazer + ninhadas de gatos, e isso irá dar o resultado de mais gatos abandonados... Enfim...
zitapets

quarta jun 03, 2015 5:12 pm

[Tópico editado pela moderação por conter mensagens provocatórias e insultos pessoais]
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

domingo jun 07, 2015 11:59 am

Também concordo que os gatos soltos são uma praga. E, infelizmente, os donos não querem saber se os gatos invadem a propriedade do vizinho. :? :? :?
Responder

Voltar para “Cães”