Problema com Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Makayla
Membro Júnior
Registado: terça fev 17, 2015 1:13 pm

terça mai 26, 2015 2:45 pm

Eu tenho uma Pastora Alemã com 9 anos e neste momento estou a passar alguns problemas comportamentais com ela.

A desde muito nova que ela tem tido otites, sendo que no ano passado foi diagnosticada com otite crônica, o que originou um longo período de recuperação, pois esta teve de ser submetida a uma cirugia, tudo isto se passou á cerca de 5/6 meses.

Durante esta recuperação que durou cerca de 2 meses ela passou mais tempo dentro de casa devido a limpeza dos ouvidos e também devido ao desconforto de andar com o "cone" já que dentro de casa tinha a nossa super visão.

Com isto tudo ela passou a dormir dentro de casa, foi algo que aconteceu gradualmente enquanto ela teve em recuperação e que não vimos mal algum em manter tal hábito, aos poucos fomos então habituando que apenas á noite esta teria acesso á casa tando o resto do dia no jardim, isto durante estes 5/6 meses.

O que acontece é que recentemente ela começou a ter um comportamento por nós não desejado, o jardim possui uma divisória para que esta não tenha acesso completo, o que acontece é que ela com a vontade de passar já dobrou o gradeamento (este feito totalmente em ferro) o que fez com que ela se magoa-se, arranjamos então forma que ela não consegui-se colocar o focinho entre o gradeamento para não se aleijar.

O que esta então a acontecer e que nós vamos fazendo os ajustes no gradeamento á medida que ela destrói de forma a evitarmo que ela me magoe.

No dia de hoje voltou a estar em modo destruição.... arrancando a rede que temos no gradeamento que dá para o exterior que tem como função não colocar a cabeça de fora.

Nós temos vindo a arranjar o que ela destrói mas realmente o que gostaria era de acabar com esta destruição massiva que ela anda a provocar durante estes 9 anos ela não demonstrou este comportamento, de momento ela tem de estar presa até arranjarmos o que ela destruiu se não é certo que ela se vai magoar e que lá vamos nós ter de ir para o veterinário novamente.

Alguem já passou por algo similiar? algumas dicas?
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

terça mai 26, 2015 5:47 pm

Mas porque é que não quer que ela fique dentro de casa? ainda por cima se tem problemas de saúde o melhor era mesmo ficar com acesso ao interior. ou há alguma razão para isso não acontecer? :(
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
Makayla
Membro Júnior

terça mai 26, 2015 6:42 pm

O problema de saúde dela esta completamente controlado, logo de momento não é uma preocupação.

Ela fica lá fora em primeiro lugar porque tenho outra cadela esta srd com 13 anos que não gosto de a ver sozinha lá fora, e a mesma não se dá bem dentro de casa, por isso é que a pastora só vem para dentro durante a noite, e também porque os restantes membros daqui de casa não acham muita graça a ela estar o tempo todo dentro de casa. :S
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

terça mai 26, 2015 6:44 pm

O desespero de tentar entrar dentro de casa é tão grande que até se magoa a tentar saltar a cerca... :o :o :o

Não tá nada fácil ser cão! :? :?
Anafcs
Membro Veterano

terça mai 26, 2015 8:43 pm

Makayla Escreveu:O problema de saúde dela esta completamente controlado, logo de momento não é uma preocupação.

Ela fica lá fora em primeiro lugar porque tenho outra cadela esta srd com 13 anos que não gosto de a ver sozinha lá fora, e a mesma não se dá bem dentro de casa, por isso é que a pastora só vem para dentro durante a noite, e também porque os restantes membros daqui de casa não acham muita graça a ela estar o tempo todo dentro de casa. :S
Hum o ideal era fazer uma "des-sensibilização" do problema :? Talvez começar por deixa-la só pequenos momentos do outro lado da vedação ainda a ver-vos, voltar para o pe dela quando ela se está a portar bem, e ir aumentando e tempo e distancia da rede aos poucos como se faz com os cachorrinhos :? não sei...

Desculpe se fui brusca na minha resposta anterior mas estou tão cansada e ver a mentalidade de que "os cães são para viver na rua" (ATENÇÃO QUE JÁ PERCEBI QUE NÃO É O CASO) e que os pobres animais são deixados fechados em canis ou sozinhos num parque/terraço/varanda a vida toda... Que já vejo estas coisas em todo o lado :oops: peço sinceramente desculpas :oops: :wink:
Makayla
Membro Júnior

terça mai 26, 2015 10:17 pm

surprisedog Escreveu:O desespero de tentar entrar dentro de casa é tão grande que até se magoa a tentar saltar a cerca... :o :o :o

Não tá nada fácil ser cão! :? :?
Sim esta difícil mas as tudo se irá resolver
Anafcs Escreveu:
Makayla Escreveu:O problema de saúde dela esta completamente controlado, logo de momento não é uma preocupação.

Hum o ideal era fazer uma "des-sensibilização" do problema :? Talvez começar por deixa-la só pequenos momentos do outro lado da vedação ainda a ver-vos, voltar para o pe dela quando ela se está a portar bem, e ir aumentando e tempo e distancia da rede aos poucos como se faz com os cachorrinhos :? não sei...

Desculpe se fui brusca na minha resposta anterior mas estou tão cansada e ver a mentalidade de que "os cães são para viver na rua" (ATENÇÃO QUE JÁ PERCEBI QUE NÃO É O CASO) e que os pobres animais são deixados fechados em canis ou sozinhos num parque/terraço/varanda a vida toda... Que já vejo estas coisas em todo o lado :oops: peço sinceramente desculpas :oops: :wink:
Sim eu vou fazer isso, juntamente com tentar fazer mais passeios ou pelo menos mais longos, para tentar perceber se é energia acumulada, apesar que a rotina a nível do passeios mateve-se igual.

É que fiquei meio a nora com este comportamento já que não é tipico dela.

Não faz mal realmente não quero ser mal interpretada, as minhas cadelas tem acesso ao interior da casa mas a minha srd prefere passear e estar a receber as festinhas no jardim no seu espaço pois é mais independente, já a PA prefere esta junto a mim.
Mas como não é saudável para a outra ficar sozinha lá fora á que arranjar um meio termo :)
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta mai 27, 2015 9:19 am

Anafcs Escreveu:
Hum o ideal era fazer uma "des-sensibilização" do problema :? Talvez começar por deixa-la só pequenos momentos do outro lado da vedação ainda a ver-vos, voltar para o pe dela quando ela se está a portar bem, e ir aumentando e tempo e distancia da rede aos poucos como se faz com os cachorrinhos :? não sei...:
"dessensibilização" do problema? :roll:

Se a cadela até se feriu para saltar a vedação, acha que a ver os donos vai ficar tranquilamente de forma a que possam regressar e aumentar progressivamente o tempo?

Bom, é normal a cadela reagir dessa forma. É a mesma coisa que andar a vida inteira a comer cenouras e de repente dão-lhe febras e depois volta novamente às cenouras.
Certifique-se que o gradeamento é seguro. Se bem entendi tem a cadela com corrente, deve evitar essa situação ao máximo pois só vai contribuir para que fique mais ansiosa.
Tem que a passear para gastar energias.
Mantenha as rotinas. Nada de cumprimentos antes de sair e quando chega.
Meta a cadela lá depois de um passeio e associe a uma coisa positiva, tipo dar um osso, ou um brinquedo recheado para ela ficar entretida.
Boa sorte
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Makayla
Membro Júnior

quarta mai 27, 2015 4:12 pm

LFGomes ela teve na corrente ontem durante uma horas que foi o tempo de o meu padrasto chegar do trabalho para puder arranjar o que ela destruiu.

Optei por não á por dentro de casa porque achei que seria um modo de intensificar/ recompensar o comportamento errado que ela teve.

Hoje antes de a colocar lá fora fizemos um passeio, de seguida coloquei-a lá fora, ela tentou umas 8 ou 3 vezes voltar a destruir o gradeamento reprendi dessas vezes e tem estado calma até agora, acho que o dia de hoje esta a ser bastante positivo, comparadamente com os dias anteriores
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quarta mai 27, 2015 5:21 pm

Eu não consigo perceber porque insiste em deixar a cadela num sítio onde ela claramente não quer ficar. :? :?
Makayla
Membro Júnior

quarta mai 27, 2015 8:15 pm

surprisedog

Sinceramente na minha opinião não se trata de ela não gostar de estar lá fora já que ela sempre teve lá fora e sempre também andou dentro de casa, acho que se trata mais de medir forças comigo e testar a minha paciência a ver se faço o que ela quer.
Como falei a cima tenho uma segunda cadela, esta que não se dá dentro de casa como também não gosta de estar na rua sem a outra logo eu ter arranjado este meio termo.
E como não sou a unica moradora em casa não me cabe apenas a mim decidir se o cães ficam exclusivamente dentro ou fora de casa.
Por isso ter arranjado um meio termo
LFGomes
Membro Veterano

quinta mai 28, 2015 7:52 am

surprisedog Escreveu:Eu não consigo perceber porque insiste em deixar a cadela num sítio onde ela claramente não quer ficar. :? :?
Se calhar porque não são os cães que mandam.

Era o que faltava.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano

quinta mai 28, 2015 7:53 am

Makayla,

fez bem em não a por lá dentro, senão a cadela fica confusa.
boa sorte
Makayla
Membro Júnior

sábado mai 30, 2015 10:56 am

Bem ontem teve uma pequena recaída, conseguindo voltar a destruir, pois não chegamos a tempo para a corrigir, agora estamos a estudar uma forma de colocar o que ela destruí de forma mais resistente.

Apesar de ainda ter a tentação de vir para dentro de casa já não esta tão compulsivo, acho que aos poucos a situação normaliza e fica calma como era antes
Anafcs
Membro Veterano

sábado mai 30, 2015 2:17 pm

LFGomes Escreveu: "dessensibilização" do problema? :roll:

Se a cadela até se feriu para saltar a vedação, acha que a ver os donos vai ficar tranquilamente de forma a que possam regressar e aumentar progressivamente o tempo?
Sim acho :roll:
Não de um dia para o outro, mas com calma e paciencia garanto-lhe que é possível... :roll:
Não é fácil, não é agradável e é preciso ter uma paciencia de santo mas é possível.
Responder

Voltar para “Cães”