Protocolos recolha em CRO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça jun 16, 2015 12:36 pm

A semana passada a minha irmã apaixonou-se por um cão num CRO (centro de recolha oficial, vulgo canil municipal), eu fui ver o bicho e fiquei também apaixonada, apesar do funcionário se ter mostrado muito disponível, fique com a pulga atras da orelha quando perguntei se o cão tinha chip, e a respostas foi um simples «isso não interessa, ao fim de 8 dias fazemos com os cães o que quisermos, se quiser o cão não se preocupe, o veterinário trata da papelada».

O que é um facto é que o cão têm chip, e é um facto também que isso era do desconhecimento do veterinário municipal. O Chip está penas registado no SICAFE, não no SIRA. Tentei saber junto do SICAFE o contacto do dono (o que me foi negado, alegando que isso é apenas da competência do veterinário municipal solicitar, apenas me disseram a idade e o nome do cão, depois começaram a fazer perguntas acerca de como eu tinha conseguido a leitura do chip, mostrando-se mais interessados no facto de eu o ter conseguido, do que no facto de o veterinário municipal não o ter feito :o ). O veterinário não se mostra interessado em avisar o anterior detentor do cão da sua presença no canil ( alias nem se deu ao trabalho de passar o leitor no cão, mesmo quando confrontado com o facto do animal já estar identificado electronicamente), até pode bem ter sido o próprio dono a deixa-lo lá, mas por outro lado assombra-me a ideia de este animal poder ter algures alguém a procura dele.

Por outro lado, e para ajudar, o cão é um jovem adulto, a quem nos dias anteriores a ter dado entrada no canil, foram mutiladas as orelhas e amputada a cauda ( ainda têm crostas), não deveria haver aqui uma preocupação por parte das entidades responsáveis por apurar quem fez isto ao animal?

Fiquei ainda mais chocada, ao considerar a hipótese de por qualquer motivo um dos meus cães dar entrada num CRO, e existir uma elevada probabilidade de serem ou entregues a outros donos, ou inclusivamente abatidos, sem que eu tenha sequer tido conhecimento da sua recolha.

Isto é mais um desabafo, em que gostava saber outras opiniões acerca deste assunto...
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

terça jun 16, 2015 7:53 pm

:o :cry: só consigo pensar também no que aconteceria se os meus cães dessem entrada lá por algum motivo :cry: que tristeza... boa sorte com o cãozinho
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

terça jun 16, 2015 11:47 pm

Ora bem se não existiu esforço da parte do VM para identificar e restituir o animal ao seu dono, estando o animal registado na base de dados do SICAFE eu cá apresentava uma reclamação formal junto do CM.

Tudo o resto que se possa discutir sobre o tema são puras suposições.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta jun 19, 2015 10:42 am

ReginaVieira Escreveu:Que horror :(
Horror nisso. :o :o :o

Impressiona mesmo. Só estou a imaginar eu perder o meu cão e haver um criminoso qualquer a mutilá-lo e abandoná-lo num canil.
Infelizmente os responsáveis pelos canis parecem FARTOS DE ANIMAIS.

Isto é demasiado macabro para ser verdade :?
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

sexta jun 19, 2015 12:02 pm

Horror sim...e acredito.
Para estas pessoas é um emprego, e devem ter dias...para tudo!

Quantos animais são identificados electronicamente (porque até é obrigatório por lei), o dono paga o seu chip e registo, e afinal o animal nunca chega a ser registado?
Quantos animais com chip "sem dono" temos por aí?
O chip na minha opinião é uma formalidade obrigatória para render mais uns trocos.Há muito profissional despreocupado, que mancha a reputação de outros tantos.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta jun 19, 2015 1:48 pm

A dada altura lembrei-me de ver se estava tudo ok com os chips dos meus...descobri que com uma das cadelas tinham o meu nº de tlf mal inserido.
Com outra cadela, tinham a informação que era um macho…
Aconselho a verificarem uma vez por outra se está tudo ok.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
lidialima
Membro Veterano
Mensagens: 379
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

sexta jun 19, 2015 3:48 pm

Na questão do chip aconteceu um facto "curioso" com 2 dos meus patudos. Quando chipei o meu cão, chipei a cadela (por acaso numa campanha de vacinação anti-rábica que houve perto da minha casa. Estava em casa e resolvi aproveitar, até porque ficou muito mais barato!).
Após a colocação do chip fiz o registo dos 2 na junta de freguesia (que renovo todos os anos). Entretanto, passados alguns anos o meu cão morreu e, por lei temos de dar baixa na junta... Quando o fui fazer verifiquei que ao dar baixa do cão quem "morria" era a cadela! O veterinário municipal trocou as etiquetas dos chips e consequentemente preencheu os papeis trocados. Para "matar" o cão na junta tive de fazer uma exposição à veterinária do canil e ir lá para que ela verificasse o chip da cadela e corrigisse o registo que o veterinário anterior tinha feito.
Portanto, aconselho a que alguns dias após a colocação do chip, façam a verificação dos dados para ver se não há erro, até porque as juntas demoram a inserir os animais na base de dados...
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

sábado jun 20, 2015 9:24 am

O vet quando insere o chip é suposto registar também, coisa que muitas vezes não aconteçe. Eu sempre que chipei algum dos meus cães num dos dias depois fui ver no SIRA se já estavam registados ou não, nunca tive nenhum no SICAFE então não sei como funciona nesses casos.

Os meus dois velhotes (cães dos meus pais mas é como se fossem meus também, são os meus bebés) fui leva-los ao chip a um vet que não custumo muito ir, mas como o que custumo ir tava cheio e era uma coisa simples e rapido fui a outro lado. chip inserido, formularios preenchidos, paguei, e tudo ok, quando fui ver á base de dados os cães não estavam registados. Voltei ao vet com os documentos perguntar como era? ele queria-me cobrar outros 20 euros para registar :o :evil: (escusado será dizer que fiz uma enorme barracada e que ele registou os na base á minha frente :x )

edit: Há Veterinários e "veterinários" :evil:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
anioska
Membro Veterano
Mensagens: 1380
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

terça jun 23, 2015 1:55 pm

Cruzes! :o
Como se vê, existem várias maneiras de NÃO termos os animais registados...

Mas como poderemos confirmar os dados do registo se no site do SIRA só conseguimos confirmar se o animal está ou não registado?

Actualmente, com o comprovativo do registo, podemos verificar todos os dados, mas com os antigos triplicomplicados papelinhos não conseguimos confirmar, certo?
lesleyanne
Membro
Mensagens: 178
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

terça jun 23, 2015 3:06 pm

anioska Escreveu:Cruzes! :o
Como se vê, existem várias maneiras de NÃO termos os animais registados...

Mas como poderemos confirmar os dados do registo se no site do SIRA só conseguimos confirmar se o animal está ou não registado?

Actualmente, com o comprovativo do registo, podemos verificar todos os dados, mas com os antigos triplicomplicados papelinhos não conseguimos confirmar, certo?
Agora já não é assim.
Agora é tudo informatizado.
Para confirmar, pode ligar para o SIRA e com o Número do Chip, consegue conferir os dados associados àquele Chip.

Cumps, Lesly
Anafcs
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Localização: Cães: Mic, Isa, Becky, Nino, Preta e Bianca.
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

terça jun 23, 2015 5:56 pm

ou vá com os cães a outro vet e peça para confirmar os dados do chip :wink:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça jun 23, 2015 9:04 pm

Pode verificar online, eu já verifiquei ... http://www.sira.com.pt/?p=13643
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Makayla
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: terça fev 17, 2015 1:13 pm

quarta jun 24, 2015 11:46 am

O que acontecia á uns bons anos atrás, é que os veterinários colocavam o chip nos animais e depois tinham de enviar o documento para a entidade reguladora.
E o que acontecia era ou o documento se estraviava, ou ficava perdido sabe-se lá onde...
Atualmente e tudo informatizado, logo no momento que coloca o chip dão automaticamente o comprovativo que esta já registado, isto no caso do SIRA (pode-se confirmar online) se não estou em erro, em relação ao SICAFE não sei como funciona.

Mas o pior nisto tudo é que o SICAFE e o SIRA não cruzam informações... o que eu acho mal.
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

quarta jun 24, 2015 3:16 pm

Boa tarde,

Depois de ler este tópico fui confirmar os dados do chip do meu Spark. Como no site do SIRA colocando o nº do chip apenas surge a informação de que o animal se encontra registado, enviei-lhes um e-mail com os meus dados para que confirmassem se eram estes os associados ao chip.

Em relação ao SICAFE como não sabia como se processava enviei um e-mail a colocar a questão e responderam-me que o registo na base de dados do SICAFE é feito na junta de freguesia da area de residência do detentor, simultaneamente com o primeiro licenciamento do cão. Enviram-me também este link com a informação: http://www.dgv.min-agricultura.pt/porta ... oui=513954

Em relação ao tópico, em Portugal já nada me surpreende, infelizmente, faça queixa desse veterinário pois é obrigação dele verificar o chip do animal e fazer tudo ao seu alcance para descobrir o dono, se não consegue chegar ao dono calculo que consiga chegar ao veterinário onde o chip foi aplicado. Pelos vistos todos os veterinários municipais são iguais...
Responder

Voltar para “Cães”