Muitas duvidas-Primeiro pastor alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

robertofpm
Registado: segunda jun 29, 2015 12:56 pm

segunda jun 29, 2015 2:49 pm

O meu nome é Roberto Martins, e foi-me oferecido um pastor alemão há 3 dias. Estranhei a oferta, pois mesmo sendo de uma pessoa de familia, ainda é ligeiramente distante. Sem me comprometer, fui à casa ver os cachorros e os pais. O pai pareceu-me puro, tinha postura forte, a cor, as orelhas em pé, apesar de não querer dizer nada. A mãe também tinha a cor e a postura, mas as orelhas estavam em baixo e estava magra. Foi-me dito que antes de ter os pequenos ela seria atlética. Tenho as minhas dúvidas, mas no momento de ver os pequenos, apaixonei-me por um macho muito metido comigo e trouxe-o comigo, chamei-lhe Scott, e dada a minha inexperiencia, sendo este o meu primeiro cão de raça(ou arraçado), fui direito ao primeiro hipermercado e comprei pedigree junior. Sendo a mais cara, pensei eu ser a melhor. Não me massacrem por isso pois tenho perdido muito tempo a pesquisar sobre esta raça para não voltar a cometer estes erros. Quero comprar outra ração mas se fiquei com a sensação que Orijen está acima de todas(pareceu-me dadas as opiniões), também me pareceu que faz problemas de fezes moles, etc. Por isso depois de pesquisar, gostava de pedir a opinião de quem já criou pastor alemão sobre qual das seguintes será então a mais indicada para o Scott:

Eukanuba Puppy&Junior Raças Grandes
Satisfaction Puppy Maxi
Purina PRO PLAN Puppy Large Robust
Royal Canin Pastor Alemão Junior
Orijen Puppy Large
Acana Puppy Large Breed

Esta não será com certeza a minha unica questão, mas cada coisa a seu tempo, primeiro a alimentação, quanto à vacinação e chip já me inteirei sobre o assunto. Cumps
Anafcs
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 3:47 pm
Gatos: Wally e Ninja
Aquário 200L com peixes tropicai

segunda jun 29, 2015 6:09 pm

Boas,
já há imensos posts sobre rações e dão sempre "sangue" por isso vou-lhe só dar a minha opinião/experiencia.
Rações que gosto e uso ou usei, tanto com a minha PA como com os outros cães:
- Gosbi,
- Nutra gold,
- Eukanuba,
- Proplan.

A única coisa que tem que ter atenção é que a proplan melhor para o seu não é a robust mas sim a puppy atletic ou até a puppy sensitive ;) a minha menina agora está a experimentar a sensitive e está com um pelo espetacular! :wink:

Em relação ao sucedido, o seu cão é um cão rafeiro ou cruzado de pastor alemão, os pais até podiam ser fotocopia do estalão da raça mas sem documentos continuariam a ser cruzados para todos os efeitos. no entanto um não têm menos valor como animal de estimação. Espero que o estime e ame muito mesmo quando ele se mostrar menos pastor! :D :wink:

Boa sorte e cuidado com os terroristas emocionais que atacam os tópicos sobre rações :twisted:
<strong><u>Ana Filipa</u></strong>
robertofpm

segunda jun 29, 2015 10:13 pm

Pois, eu já reparei. Isso ainda me ajudou a ficar com mais dúvidas. Pelo que percebi, Orijen destaca-se das outras, e eu pelo menos até perto de 1 ano de idade gostava de lhe dar o melhor. Mas a verdade é que a diferença de preço da Orijen para a Proplan é quase o dobro. Acha que não é uma diferença assim tão significativa para estar aqui na corda bamba entre estas 2 marcas? É que se não for, a diferença de dinheiro já ajuda bastante para a vacinação e outras despesas de saúde e eu optaria então pela Proplan. Outro ponto tem a ver com o levantar das orelhas. Percebi que uma boa alimentação ajuda a que levantem, então eu gostaria de dar-lhe essa oportunidade. Se não levantarem, paciência, o meu Scott já me conquistou. Mas não seria justo não lhe dar o melhor só porque não é considerado puro. Não pretendo reproduzir, por isso aos meus olhos ele será de qualquer forma o meu fiel pastor alemão.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda jun 29, 2015 11:17 pm

A Orijen é bastante melhor que a Pro Plan sim...
Tem mais carne, não usa cereais nem tuberculos, optaram por legumes, fruta e leguminosas... Se poder dar é uma ótima opção mesmo. Não podendo tem outras :)
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

terça jun 30, 2015 8:29 am

A origen é muito superior á proplan, voce foi escolher o cachorro da ninhada que mais se metia consigo?!
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jun 30, 2015 9:28 am

A Orijen é muito boa, mas para cachorros é péssima porque é muito pesada para eles, é o que me diz a minha experiência e pelos vistos a sua.
Sendo assim, esqueça a Orijen, pelo menos por agora. Pois em vez de uma mais valia torna-se uma menos valia, o mesmo digo da Acana, que além de diarreias, a minha pequena enjoou depressa.
Eu também tive problemas com a proplan, não pelas diarreias mas porque a minha não lhe pegava (tem um trago amargo e talvez seja por isso), o mesmo digo da Purina One.
Da lista que pôs, a RC maxi junior e a proplan são claramente superiores que as restantes neste contexto. (nunca dei as duas primeiras).
Compre sacas pequenas e vá experimentando, (faça a transição como deve ser).
Depois terá muito tempo para escolher o tipo de dieta, ração, Barf, ração à base de cereais ou à base de proteína, etc, etc.
robertofpm

terça jun 30, 2015 9:33 am

Acabei por optar pela Acana Puppy Large Breed. É escolhida por muitos, não sendo tão cara como Orijen. Espero não ter cometido mais um erro. Icecosta, como já referi acerca da minha falta de experiência, posso dizer que sim, foi um pouco por aí. Pareceu-me mais saudável. Talvez tenha sido mais um erro, mas foi tudo muito rápido. Nem tive tempo para pensar. Agora já é tarde, mas que deveria ter feito?
botas96
Membro Veterano

terça jun 30, 2015 9:39 am

Se quando diz que escolheu o cão que mais se meteu consigo, quer disser o cão que o seguiu mais, que veio quando o chamou, então está bem.
Mas aqui está um link onde poderá ( à posterior) analisar a escolha.

http://www.caes-e-cia.com.br/materias/l ... ao-volhard
robertofpm

terça jun 30, 2015 10:36 am

Bom, a ração está escolhida. O principio foi esse, tanta carne não pode ser tão boa num cachorro. Espero que ele se dê bem com ela. Se não, terei de encomendar outra. Tenho uma outra questão relacionada com uma doença que me pareceu, aparece muito nestes cães, displasia coxofemoral. Acham que com 2 meses devia já submetê-lo a exames ou é melhor esperar? Ainda relacionado com esta doença, pelo que percebi o piso pode afetar muito. Inicialmente ele terá 9m2 para caminhar, com piso em cimento. Estou a tratar de tudo para que em breve sejam adicionados mais cerca de 20m2. Será suficiente? Não gostaria de o deixar solto pois aqui nada tem vedação e há muito perigo dele ir para onde não deve e alguém o tratar mal ou mesmo roubarem. Ele andaria em casa e para onde eu for a partir das 3h da tarde até há noite pois é esse espaço de tempo que eu estou em casa.
botas96
Membro Veterano

terça jun 30, 2015 11:28 am

Bem, depreendo que não haja L.O.P. nem testes de despiste de displasia aos progenitores.

Como lhe pareceu os progenitores e o resto da ninhada? Andavam bem? Problemas com a marcha natural, corrida ou o "trote"?

Sim, há teste de despiste para a displasia e há um bastante simples e não intrusivo sem necessidade a rx e sem necessidade de anestesia. Por algum motivo se surgir uma suspeita o seu vet poderá fazer, se ele não passar o teste ou o resultado não for claro, então o rx é o mais indicado. (não sobrará duvidas)
A displasia pode ser congénita ou induzida, portanto não faça (nesta fase) coisas muito esticadas (deixe o cão impor o ritmo do exercício e a intensidade e pare quando ele se revelar cansado).
Não o deixe saltar nem se pôr em duas patas (até +- 16 meses), pisos com atrito são mais indicados, se não os tiver não faça nada assim de mais "floreado" com o cão.
Poderá haver momentos em que ficará de pé atrás, mas em princípio é normal, dores de crescimento, num dia a locomoção do animal poderá não ser tão fluída, isso poderá estar ligado ao próprio desenvolvimento natural que não é homogéneo, pode recorrer a esse exame simples para conforto seu.
Se o seu cão desenvolver uma displasia, quanto mais cedo aparecer mais alto será o grau da mesma.
Mas espere pelo menos mais uns 3,4, ou 5 meses para o fazer.
Esse teste mais simples terá que ser feito por um profissional, não será você nem um curioso.
robertofpm

terça jun 30, 2015 1:33 pm

Os pais pareceram-me sem problema algum nesse aspeto, o mesmo posso dizer dos pequenos. Irá, se tudo correr como planeado, ao veterinário esta semana para começar a vacinação. Entretanto não quer outra coisa que não seja dormir 8) .
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quarta jul 01, 2015 11:02 am

Dê Royal Canin ou proplan :? :?
robertofpm

quarta jul 01, 2015 2:19 pm

Boa tarde surprisedog. No meio de tantas opiniões, boa ou má, eu tinha de decidir. Então comprei Acana Puppy Large Breed. A ração chegou hoje de manha. Comecei a introduzi-la na alimentação do Scott, cerca de 20%, que passará para 40,60 e sucessivamente. Ele aceitou bastante bem a ração. Devora primeiro os bagos da acana e depois só muito a custo é que come a restante alimentação.
RicMat
Membro Júnior
Registado: segunda ago 04, 2014 10:31 am

quarta jul 01, 2015 3:04 pm

Boas...
deixo aqui a minha opinião sobre as racções...

para mim as 3 melhores são:

acana/orijen
taste of the wild
natura

e o porque destas 3...e nao as outras tao bem conhecidas...estas 3 são ate meu conhecimento as unicas rações livres de grãos.

mas como disse é apenas a minha apoioão....aminha cadela eu dou-lhe a Taste of the wild de salmão devido a % de omega3 para o pelo
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quarta jul 01, 2015 5:02 pm

Não existe uma ração perfeita na prática tem de experimentar e ver como o seu cão reage.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
Responder

Voltar para “Cães”