Faz hoje um ano que minha menina passou a ponte do arcoiris

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lidialima
Membro Veterano
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

quinta jul 16, 2015 9:38 am

A minha menina tem cerca de 12 anos (não sei precisar porque foi recolhida da rua e o veterinário na altura deu-lhe uma idade aproximada) e agora foi-lhe diagnosticada insuficiência renal.
Já esteve internada 2 vezes, da 1.ª vez 5 dias e da 2.ª 7 dias a fazer soro e medicação. Os níveis de fósforo, creatinina e ureia baixaram um pouco e agora está em casa a fazer fluidoterapia diária (200 ml diários) e esta semana foi à consulta de reavaliação e as análise não estão famosas mas a veterinária é de opinião que os internamentos sistemáticos não resolvem a questão porque os valores durante o internamento nunca chegam a ficar normais. Fez biópsia e estamos a aguardar o resultado.
O problema é que é muito dificil conseguir que ela coma. Comprei RC renal e nem provou,comprei latas da hills e também nem prova. Comprei várias marcas de comida enlatada para ver se ela pega em alguma (mesmo não sendo renal) e ela não come nenhuma. Num só dia abri 4 latas para ver se comia e nada. Como ela tem de comer, optei por comprar frango assado do PD sem qualquer molho e ela quentinho foi comendo mas agora já não come. Fiz-lhe hamburguer grelhado e ela foi comendo, também já não come. Agora tenho-lhe dado bife grelhado (mas tem de ser temperado porque se não tiver aroma vira o focinho) e ela foi comendo só que hoje também já não quis comer! O que é certo é que ela tem fome mas não tem vontade de comer. A veterinária diz que com os valores anormais, ela sente um grande enjoo. Receitou um estimulante do apetite e toma-o ao final do dia e passado para aí uma hora depois da toma lá vai comendo mas, se deixar de comer também o bife já não sei o que lhe dar pois já experimentei outras carnes e nada...
Em desespero de causa, aceito sugestões :cry: (não estou nada preparada para a minha menina ir embora tão cedo...)
Alguém que já tenha tido um menino/menina com esta doença, conseguiu pelo menos controlá-la? Já sei que não há cura mas pelo menos que consiga viver com qualidade de vida.
Última edição por lidialima em quarta jul 27, 2016 4:09 pm, editado 2 vezes no total.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jul 16, 2015 12:30 pm

Olhe, comece a preparar-se.
Eu não sou vet, mas posso partilhar consigo o fim do botas ( o meu cão). Vou-lhe tentar explicar as coisas como elas são sem ser muito bruto. Leia isto e depois não perca o tempo que eu perdi.

Passou 12 anos comigo, com o problema adicional de sopro no coração e diabetes, com o tempo, o sopro no coração veio a evoluir para um edema pulmonar ( um refluxo de sangue para os pulmões em x batimentos acabou por criar líquido) e isso veio a dificultar de sobremaneira o que veio a seguir.
Insuficiência renal, a fluídoterapia era incompatível com a questão pulmonar.
e só puderam agir com essa última questão resolvida.
Na altura não havia hemodiálise em Lisboa, só no Porto. Mas isso mudou. (felizmente)
Tal como a evolução do quadro clínico do sopro do coração, a insuficiência renal (aguda) evoluiu para uma situação crónica (muito mais grave) e quando isso acontece é do ***
O último internamento do botas foi 3 dias depois dele deixar de comer (bebia muito pouco). E por incrível que pareça fomos apanhados de surpresa tanto com o prognóstico como o diagnóstico (muito mas muito reservado, basicamente o sangue transformou-se em veneno, e havia a possibilidade de os valores estarem mais altos do que o máximo da máquina dava).
Com mais complicações a nível de confiança em relação ao vet ( sem detrimento à sua competência profissional, mas era uma coisa grave de mais para ser tratado por um perfeito desconhecido cujo historial do meu cão era uma novidade) e ao próprio hospital. (despacharam a minha vet de anos e disseram-me que ela estava de férias, só dias mais tarde é que me disseram a verdade, entre várias outras pequenas coisas, filhos da ***).
Ao 2º dia de internamento sem qualquer alteração do quadro clínico e farto de trazer desculpas para casa e com a noção de estar numa corrida contra o tempo e com um coro de vozes "amigas" e de "familiares" à minha volta a dizerem-me para o matar , fechei-me no consultório com o vet, encostei-o fisicamente contra a parede e mostrei-lhe o quanto estava empenhado na recuperação do meu cão, não, não lhe bati, mas fui muito "eloquente" na minha exposição do que esperava dele.
Ao 3º dia mostraram-me um rx, os pulmões estavam completamente secos e iriam proceder de imediato à fluídoterapia.
O botas morreu ao 5º dia, uma conta de 1000 euros (cremação individual incluída). (apertei com eles e depois eles apertaram comigo). Se o vet tivesse sido mais decidido e eu mais elucidado talvez tivesse chegado a tempo à clínica do Porto onde tinha já tudo tratado. (se tivesse sido com a minha vet, esta história tinha tido um final bem diferente).
Ou seja.
1º Não se esqueça desta palavra ,hemodiálise. (actualmente está bem presente em Lisboa). Pode não lhe curar o canídeo mas vai-lhe dar o tempo que precisa.
2º Espírito aberto e crítico ao que o vet lhe diz, se não tiver confiança nele, segunda opinião para ontem. Mas sobretudo você e o vet tem que estar sincronizados, a lutar pelo mesmo
3º Seja objectiva e acertiva, não perca tempo como eu perdi, nem deixe que a façam perder tempo desnecessariamente.
4º Não lhe vou disser se o deve "fazer" ou deixar de o "fazer", vou só disser isto. Uma matilha consoante as suas possibilidades toma conta dos seus (facto científico e comprovado).
Não se deixe esperançar demais nem ouça as vozinhas da *** do eutasyl, decida por você, só tem uma oportunidade, não se arrependa.
Poderei mais tarde indicar sítios decentes e condignos para o depois.
lidialima
Membro Veterano

quinta jul 16, 2015 1:03 pm

Obrigado botas96, pelo seu testemunho mas, no meu caso específico, tenho absoluta confiança no hospital veterinário onde ela está a ser tratada e sei que a Dr.ª Joana tudo fará para que a minha menina não sofra. Para além disso a minha filha é enfermeira veterinária nesse hospital e sei com o que posso contar assim como ela sabe o que penso, quero a minha menina viva mas com alguma qualidade de vida, uma sombra dela só porque sim, nem pensar.

Fomos literalmente apanhados de surpresa, notei que ela perdeu um quilo e num cão de 5,5kg passar para 4,5 foi um alerta. Embora tivesse de ir fazer as vacinas em Agosto alertei a minha filha e ela aconselhou que ela fosse vista mais cedo e nas análises verificou-se que o caso era sério e, por isso, foi internada.

Todos os restantes orgãos aparentemente estão bons só os rins é que não funcionam. Já temos o resultado da biópsia e não vai poder fazer córticos pelo que hoje a Dr.ª Joana vai indicar o passo a seguir mas começo de facto a mentalizar-me que ela mais dia menos dia vai embora... se tiver de ser ajudada a partir, por muito que me custe será, sendo certo que irei estar com ela até ao fim...
botas96
Membro Veterano

quinta jul 16, 2015 1:21 pm

É como lhe disse, aproveite o tempo e explore a hipótese de hemodialise.
Pode-lhe dar mais tempo com qualidade.
Não me foi oferecida essa hipótese, tive que a achar sozinho, além de ter que "motivar" o vet que desconhecia proactividade ou estava-se nas tintas e uma série de outras coisas que atrasaram e influenciaram em muito o resultado final. (desonestidade, cobardia, falta de empenho e ganância por parte do hospital).
E muita boa sorte para si, mais que a que eu tive.
E além de sorte, que tenha tempo.
lidialima
Membro Veterano

quinta jul 16, 2015 4:02 pm

A Dr.ª Joana também me falou na diálise peritoneal. Neste momento estamos a avaliar todas as possibilidades. Hoje ainda não comeu nada :cry: Trago-a comigo para o escritório e mantém-se a dormir o tempo todo à minha beira.
à hora de almoço levei-a à rua e até anda espertinha mas, não come...
surprisedog
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quinta jul 16, 2015 8:20 pm

Fale com a veterinária sobre o frango assado e os hamburgers... :o :o Pergunte-lhe sobre a alimentação indicada!
Eu acho que problemas renais e alimentação baseada em carne não combinam nada bem... Atenção tb que os frangos assados têm temperos e montes de sal... são péssimos para qq cão, muito mais para quem tem problemas renais... Digo eu :? :? :? :?
lidialima
Membro Veterano

sexta jul 17, 2015 11:13 am

A comida específica para doentes renais para já nem toca. Já experimentamos a seca amolecida com caldo de frango, vaca, água de atum, etc. e não come por nada. A humida também para doentes renais, parece cimento e ela também não come. Qual é a alternativa? deixá-la morrer de fome?

Nós sabemos que o frango assado tem sal, o hamburger tem sal (fiz-lhe um sem sal e literalmente mandou-me comer a mim). A veterinária também diz que não é o ideal mas nesta fase o que temos é de tentar que ela coma algo e se tiver de ser a carne...

Entretanto hoje, já lhe enfiei umas colherzinhas de Hill´s A/D e depois de estar na boca ela engole, ela tem é de comer enquanto se decide se se avança para a hemodiálise ou não, até porque eu a conheço e sei que ela tem fome, só que com os valores de fósforo altos como estão ela sente enjoo quando vê a comida e, por isso, não come!

Agora é um dia de cada vez...
botas96
Membro Veterano

sexta jul 17, 2015 1:09 pm

Os rins estão a falhar, ou a deixar de trabalhar.
E torna-se difícil para o organismo suportar, as carnes e caldo, pois isso vai para a circulação pois os rins não estão a funcionar correctamente.
Até esses valores baixarem, a falta de apetite vai permanecer. Pois o sangue está comprometido.
A forma como digere, assimila e elimina não está a funcionar.
Dar-lhe carne por falta de melhor, para mim, não é uma opcção viável. (o que está a fazer é um fois gra, empanturrar o sangue com ureias e outras coisas).
Isto é só uma ideia. repito, não sou vet.
Fale com o vet na possibilidade de lhe dar ração hipoalergénica ou analérgica (para casos de alergia alimentar em que por um processo xpto quebram aos bocadinhos as cadeias proteicas em algo muito pequeno, assim pelo menos a ureia resultante pode ser menor).
O ideal mesmo era filtrar-lhe o sangue (hemodiálise) o quanto mais cedo melhor. Enquanto o cão tem vivacidade.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jul 17, 2015 1:20 pm

Não quero ser bruta ou cruel, mas a insuficiência renal é a luta que não ganhamos.

Tenho, infelizmente, larga experiência com a doença. A maioria dos meus velhinhos partiu precisamente com esse problema.

A minha primeira cadela teve insuficiência renal aos 17 anos e mantive-a viva 8 meses. Soro, alimentação forçada, internamentos, tudo. Os anos ensinaram-me a não torturar o animal e no último caso que tive deixei-o comer o que bem quis. A verdade é que não vamos conseguir fazer nada e só estamos a prolongar o inevitável com torturas macacas.

Fale com a sua vet sobre o assunto. Vai chegar uma altura em que a magreza será extrema e o mais provável é ter que tomar a decisão. Lembre-se que a qualidade de vida dela é o mais importante e que a maior prova de amor que lhe pode dar é deixá-la partir com dignidade e sem sofrimento.

Perdoe a franqueza mas esta é a realidade sobre a insuficiência renal.
botas96
Membro Veterano

sexta jul 17, 2015 1:55 pm

Hemodiálise não é uma tortura, é uma coisa chata, desconfortável no máximo dos máximos, as pessoas tem que lá ir à cadeira com regularidade mas continuam a viver a suas vidas. isto do ponto de vista humano.
Na veterinária é comum utilizarem porcos.
Não sei pormenores e particularidades deste caso em particular mas um cão de 5 kg (caso esteja em condições de o fazer) deve ser fácil para um porco.
Pode não o salvar mas pode dar mais tempo ao cão e ao dono.
Além de devolver um alívio da sua condição.
E quando estiverem prontos, o dono pode ter o conforto que fez tudo pelo companheiro e que lhe providenciou-lhe uma morte condigna e em conforto e em companhia, em vez de uma fuga apressada e mal conjurada a um episódio angustiante.

Um dono nunca está preparado, pensa que está.

O momento certo da "coisa" não é ditado pelo sofrimento do cão, pela vontade do dono, ou pela doença. Mas a partir do momento em que o cão desiste de lutar. (não confundir com a prostracção causada pela doença).
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jul 17, 2015 6:05 pm

Botas96, respeito as ideias de cada um sobre este tema. É muito pessoal.

Na época da minha Cocker não existia hemodiálise para animais e se existisse eu teria feito. Mas teria sido torturá-la porque ela odiava ser manipulada e odiava vets, aliás era um animal muito complicado.

Nos outros casos que fui tendo, sempre com idosos, fui aprendendo que a luta de os fazer comer, as idas ao soro (isto com animais extremamente simpáticos), toda a cena envolvente, não valia a pena. Apenas os estava a chatear e amei-os todos demasiado para isso.

Esta postura vem com muitos anos e muitos animais.
surprisedog
Membro Veterano

sexta jul 17, 2015 8:35 pm

Não sei se ajuda, mas coloque um pouco de gordura quando fizer a comida... Os cães que eu conheço gostam de comida com gordura... :? :? :? Pode ser que ajude.
botas96
Membro Veterano

sábado jul 18, 2015 1:01 am

Sim, tem razão estes assuntos são muito pessoais. E sem querer desrespeitar a parte pessoal das opiniões de cada um...
Cada um retira conclusões diferentes de uma mesma lição.

O problema surge quando se forma uma mentalidade dominante a disser o que fazer, mas depois desaparece quando o indivíduo tem que lidar com o que fez , como fez e quando fez. Aí o que é a práctica corrente perde todo o sentido.

O melhor que fiz foi isolar-me de todo aquele barulho de todos aqueles que tinham ou achavam que tinham uma opinião ou solução. Não ir pelo que os outros fazem ou dizem, procurar fazer justiça ao meu cão, tentando reconhecer o momento e "rezar" para não falhar depois do tempo e das opcções terminarem.
Há muita coisa contra, uma pessoa não está no seu normal, mas uma vida de convivência, o conhecimento do nosso cão conta para alguma coisa.

"Mas teria sido torturá-la porque ela odiava ser manipulada e odiava vets"

Às vezes tem que ser e falo por experiência própria, dores insuportáveis mesmo com o tramadol, manipulado à bruta por pessoal em quantidade insuficiente. stressado, cansado e dessensibilizado e para aumentar à confusão durante uma mudança de serviços (fecho de S. Lázaro). Ao 2º dia fui-me abaixo.
surprisedog
Membro Veterano

sábado jul 18, 2015 11:25 am

E um transplante renal? Já pensou no assunto? :o :o :o
botas96
Membro Veterano

sábado jul 18, 2015 12:38 pm

Duvido que funcione, e normalmente os vets não gostam e desaconselham operações dessa magnitude em cães seniores e com problemas graves.
Ainda com a agravante que a anestesia é eliminada através dos rins e fígado, ora se os rins estão a falhar...
E com os riscos de incompatibilidade envolvidos, é muita coisa para um organismo debilitado aguentar.
E onde se vai arranjar um doador compatível?
Muito provavelmente a cadela desta senhora "ficava-se" na mesa antes mesmo da intervenção começar.
Responder

Voltar para “Cães”