quinta jul 16, 2015 12:30 pm
Olhe, comece a preparar-se.
Eu não sou vet, mas posso partilhar consigo o fim do botas ( o meu cão). Vou-lhe tentar explicar as coisas como elas são sem ser muito bruto. Leia isto e depois não perca o tempo que eu perdi.
Passou 12 anos comigo, com o problema adicional de sopro no coração e diabetes, com o tempo, o sopro no coração veio a evoluir para um edema pulmonar ( um refluxo de sangue para os pulmões em x batimentos acabou por criar líquido) e isso veio a dificultar de sobremaneira o que veio a seguir.
Insuficiência renal, a fluídoterapia era incompatível com a questão pulmonar.
e só puderam agir com essa última questão resolvida.
Na altura não havia hemodiálise em Lisboa, só no Porto. Mas isso mudou. (felizmente)
Tal como a evolução do quadro clínico do sopro do coração, a insuficiência renal (aguda) evoluiu para uma situação crónica (muito mais grave) e quando isso acontece é do ***
O último internamento do botas foi 3 dias depois dele deixar de comer (bebia muito pouco). E por incrível que pareça fomos apanhados de surpresa tanto com o prognóstico como o diagnóstico (muito mas muito reservado, basicamente o sangue transformou-se em veneno, e havia a possibilidade de os valores estarem mais altos do que o máximo da máquina dava).
Com mais complicações a nível de confiança em relação ao vet ( sem detrimento à sua competência profissional, mas era uma coisa grave de mais para ser tratado por um perfeito desconhecido cujo historial do meu cão era uma novidade) e ao próprio hospital. (despacharam a minha vet de anos e disseram-me que ela estava de férias, só dias mais tarde é que me disseram a verdade, entre várias outras pequenas coisas, filhos da ***).
Ao 2º dia de internamento sem qualquer alteração do quadro clínico e farto de trazer desculpas para casa e com a noção de estar numa corrida contra o tempo e com um coro de vozes "amigas" e de "familiares" à minha volta a dizerem-me para o matar , fechei-me no consultório com o vet, encostei-o fisicamente contra a parede e mostrei-lhe o quanto estava empenhado na recuperação do meu cão, não, não lhe bati, mas fui muito "eloquente" na minha exposição do que esperava dele.
Ao 3º dia mostraram-me um rx, os pulmões estavam completamente secos e iriam proceder de imediato à fluídoterapia.
O botas morreu ao 5º dia, uma conta de 1000 euros (cremação individual incluída). (apertei com eles e depois eles apertaram comigo). Se o vet tivesse sido mais decidido e eu mais elucidado talvez tivesse chegado a tempo à clínica do Porto onde tinha já tudo tratado. (se tivesse sido com a minha vet, esta história tinha tido um final bem diferente).
Ou seja.
1º Não se esqueça desta palavra ,hemodiálise. (actualmente está bem presente em Lisboa). Pode não lhe curar o canídeo mas vai-lhe dar o tempo que precisa.
2º Espírito aberto e crítico ao que o vet lhe diz, se não tiver confiança nele, segunda opinião para ontem. Mas sobretudo você e o vet tem que estar sincronizados, a lutar pelo mesmo
3º Seja objectiva e acertiva, não perca tempo como eu perdi, nem deixe que a façam perder tempo desnecessariamente.
4º Não lhe vou disser se o deve "fazer" ou deixar de o "fazer", vou só disser isto. Uma matilha consoante as suas possibilidades toma conta dos seus (facto científico e comprovado).
Não se deixe esperançar demais nem ouça as vozinhas da *** do eutasyl, decida por você, só tem uma oportunidade, não se arrependa.
Poderei mais tarde indicar sítios decentes e condignos para o depois.