Desespero com o meu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Zek86
Mensagens: 8
Registado: sábado jul 18, 2015 5:09 pm

sábado set 05, 2015 2:05 pm

Boa tarde,

Tenho um cão de 5 meses. Está-me sempre a morder os pés e ladra/rosna imenso para mim. Com a minha namorada e com a minha mãe ele não tem este comportamento.

Normalmente sou eu que lhe dou a comida, os passeios à rua e muito carinho.

Não sei se é atenção, mas é chato estar-me sempre a morder os pés, depois salta, ladra, morde-me as mãos, etc.

Agora anda com a mania de morder a minha roupa.

Já não sei o que fazer para ele parar.

O que me aconselham?

Quando me afasto dele ou saio de casa começa logo a ganir.

Agradecia ajuda.
Obrigado.
Cumprimentos.
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sábado set 05, 2015 2:28 pm

Zek86 Escreveu:Boa tarde,

Tenho um cão de 5 meses. Está-me sempre a morder os pés e ladra/rosna imenso para mim. Com a minha namorada e com a minha mãe ele não tem este comportamento.

Normalmente sou eu que lhe dou a comida, os passeios à rua e muito carinho.

Não sei se é atenção, mas é chato estar-me sempre a morder os pés, depois salta, ladra, morde-me as mãos, etc.

Agora anda com a mania de morder a minha roupa.

Já não sei o que fazer para ele parar.

O que me aconselham?

Quando me afasto dele ou saio de casa começa logo a ganir.

Agradecia ajuda.
Obrigado.
Cumprimentos.
Acho estranho você não perceber que o que ele quer é mais atenção da sua parte.... :? :? :?
Zek86
Mensagens: 8
Registado: sábado jul 18, 2015 5:09 pm

sábado set 05, 2015 2:37 pm

surprisedog Escreveu:
Zek86 Escreveu:Boa tarde,

Tenho um cão de 5 meses. Está-me sempre a morder os pés e ladra/rosna imenso para mim. Com a minha namorada e com a minha mãe ele não tem este comportamento.

Normalmente sou eu que lhe dou a comida, os passeios à rua e muito carinho.

Não sei se é atenção, mas é chato estar-me sempre a morder os pés, depois salta, ladra, morde-me as mãos, etc.

Agora anda com a mania de morder a minha roupa.

Já não sei o que fazer para ele parar.

O que me aconselham?

Quando me afasto dele ou saio de casa começa logo a ganir.

Agradecia ajuda.
Obrigado.
Cumprimentos.
Acho estranho você não perceber que o que ele quer é mais atenção da sua parte.... :? :? :?
Eu dou-lhe atenção. A minha vida não me permite dar atenção 24 horas por dia.

Nos momentos que não posso-lhe dar atenção devia acalmar.

Não sei com são as melhores estratégias para impor regras. Já tentei tudo.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado set 05, 2015 4:15 pm

Dê-lhe mais atenção.
brinque com ele, atire umas bolas.
treine o aqui, senta, fica, deita e junto.
Menos noitadas com amigos e namoradas e mais cão.
Zek86
Mensagens: 8
Registado: sábado jul 18, 2015 5:09 pm

domingo out 25, 2015 6:32 pm

botas96 Escreveu:Dê-lhe mais atenção.
brinque com ele, atire umas bolas.
treine o aqui, senta, fica, deita e junto.
Menos noitadas com amigos e namoradas e mais cão.
Obrigado pelas dicas :)

Estou a pensar contratar uma pessoa para ajudar-me a treinar o aqui, senta e o fica. Acho que vai ajudar.

Aconselhas mais alguma coisa para esta situação?

Andei a ver uns vídeos do Alexandre Rossi, ele diz que é errado dar o brinquedo directamente a um cão que está a ter este comportamento que referi no tópico, porque assim estamos a reforçar ainda mais o comportamento.

Então, sugeriu que o Dono brincasse com um brinquedo que o cão gostasse. O cão pára de morder e fica olhar, entretanto quer entrar na brincadeira.

Se estiver a mandar o brinquedo ao ar (por exemplo) e deixa-lo cair, se ele apanhar dar uma festa e dizer "Muito bem". Repetir isso várias vezes. Que o brinquedo é para brincar e não os pés, lol.

Por incrível que pareça funciona. Aprendi muita neste vídeo do Alexandre Rossi. O desafio do vídeo era um Pitbull que fazia o mesmo q o meu cão. Mas já estão a imaginar a força de um pit a morder, lol.
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda out 26, 2015 1:16 pm

botas96 Escreveu:Dê-lhe mais atenção.
brinque com ele, atire umas bolas.
treine o aqui, senta, fica, deita e junto.
Menos noitadas com amigos e namoradas e mais cão.
Não concordo nada. Não deixe o cão gerir a sua vida. O forista tem direito a ter vida própria e não permitir que o cão se torne num tirano. Aguenta essa situação algum tempo, mas depois precisa respirar.
Dedique-lhe tempo e atenção, mas é você que diz quando é quanto.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
olapt1818
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça out 13, 2015 8:52 pm

segunda out 26, 2015 2:27 pm

Aletheia Escreveu:
botas96 Escreveu:Dê-lhe mais atenção.
brinque com ele, atire umas bolas.
treine o aqui, senta, fica, deita e junto.
Menos noitadas com amigos e namoradas e mais cão.
Não concordo nada. Não deixe o cão gerir a sua vida. O forista tem direito a ter vida própria e não permitir que o cão se torne num tirano. Aguenta essa situação algum tempo, mas depois precisa respirar.
Dedique-lhe tempo e atenção, mas é você que diz quando é quanto.
WHAT??
O cão só têm 5 meses por favor! lol
Claro que deve brincar com ele o máximo possível, ensinar e educar, alias já devia ter levado uns bons ensinamentos a partir dos 3 meses, para evitar estas situações.
Logo nesta fase que ainda é bebe deve ter toda a atenção por parte do dono,não adianta passear para depois em casa não ter a devida atenção.

Isso de morder tudo é perfeitamente normal, por duas razões, por brincadeira ou pelo crescimento dos dentes da qual a gengiva fica inchada e sentem a obrigação de morder algo para atenuar a dor.
Nesta fase precisa de uma boa dose de paciência.
Tente é evitar as mordidas...

Cumprimentos.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda out 26, 2015 7:24 pm

Vá com ele para uma escola de treino.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta nov 04, 2015 3:32 pm

Se você não quer brincadeira naquele momento, ignore. Saia da divisão se for preciso.
Se ele ganir e se perceber que nada ganha com isso, logo perde esse hábito.
Se lhe ralhar, der uma palmada etc., acaba por lhe dar o que ele está a pedir: atenção.
Se ele lhe morder nas mãos e tal, guinche.
Concordo que não deve deixar o cão manipular nem monopolizar a sua vida (partindo do pressuposto que o cão tem os estímulos físicos e mentais adequados).
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta nov 05, 2015 5:42 pm

Se achar que precisa de ajuda paro o treinar, então obtenha-a.

Mas basta ter mais paciência que o cão.
Em casa.
sessões de treino de 5 minutos, várias ao dia, um comando por conjunto de sessões.
Intercale as sessões de treino com muita brincadeira.
Primeiro com o biscoito à vista nas primeiras sessões, depois com o biscoito longe da vista (isso evitará viciar o cão, ou seja, só lhe obedecerá com o biscoito à vista).
Quando ele obedecer a um comando recompense-o de imediato.
Quando vir que o comando está bem interiorizado, passe ao próximo.
Depois começará e terminará cada sessão de treino com um comando que tenha a certeza que ele vai obedecer (é uma das coisas que vai promover autoconfiança e uma oportunidade de lubrificar antigos comandos).
No exterior.
Repita o mesmo método, a partir do zero mas com guia de trabalho.
Primeiro sem outros estímulos, depois com cada vez mais estímulos.
Depois faça isso tudo outra vez mas a uma distância cada vez maior.
Até chegar a altura para o soltar.
Raca17
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta nov 11, 2015 6:00 pm

quinta nov 12, 2015 10:30 am

Olá, o seu cao esta a ficar o que eu chamo de (mal educado) não leve esta afirmação a mal, mas é verdade. O seu cão precisa de carinho e atenção, muito bem mas também precisa ser ensinado e a ter regras como todos os cães precisam. Acho que o que se passa consigo é que não está a conseguir manter o equilíbrio comportamento do seu cão. Trate o como um cão e não como uma pessoa, com 5 meses o seu cão já devia estar ensinado a manter-se calmo e a não ter essas reações de morder tudo o que encontra. Sei que o treino canídeo é difícil para muitas pessoas por isso o que eu sugiro é que fale com um treinador de cães para ele lhe dar dicas. Na ,minha opinião é experiência, devia ser sempre o próprio dono a treinar o seu cão, mas por vezes faltam lhe conhecimentos, tempo e mts vezes coragem. Treinei cães em tempos que já lá vão, por isso sei do que falo. Boa sorte com o seu cão, e não deixe que essa situação se arraste por muito tempo, quanto mais depressa mostrar autoridade e regras melhor seu cão vai ficar.
Responder

Voltar para “Cães”