Cocker Spaniel Bipolar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta set 09, 2015 12:39 pm

Partindo do princípio que não conhece o cão, a dona e o resto.
Nem isso lhe pergunto.
Porque já sei que não se responsabiliza pelo que escreve.
Porque se o fizesse, pensava duas vezes antes de teclar.
Não seja tão rápida nos seus juízos que ainda se engana.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta set 09, 2015 1:00 pm

Não sou veterinária, muito menos especialista em comportamento animal. Mas fui a dona de uma fêmea Cocker Spaniel, dourada, com um comportamento exactamente igual ao que descreve.

O que um professor de comportamento animal me explicou (ela viveu 17 anos, mas esta pessoa nunca a chegou a conhecer) é que ela teria provavelmente Rage Syndrome.

Isto foi há muitos anos e nós não tinhamos a experiência com cães que temos hoje. Foi a nossa primeira cadela enquanto casal e suportámos estoicamente anos de problemas.

Se hoje me acontecesse a mesma coisa, a eutanásia seria a minha opção. Sem dúvidas ou problemas de consciência porque sei muito bem o que vivi.
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quarta set 09, 2015 3:25 pm

St0pAF aqui no porto os treinadores com mais credibilidade foram os que consultei... em relação a comportamentalistas idem aspas... os vets a que já fui dizem "pois, coitadinho nasceu assim, não tem culpa, tem que lidar com a situação"...

ele está a tomar 40 mg de prozac (que é um dose assustadora para o peso dele) e mesmo assim está a voltar tudo ao que era... ainda ontem tentou morder um dos gatos....

surpresedog , infelizmente vivo num apartamento e não tenho como o manter afastado dos gatos a não ser que o tranque numa divisão, o que já chegou a acontecer em tempos...

anioska a seguinte situação é complexa porque ele chegou a morder a dona (eu) várias vezes... eu já tenho medo dele e não confio nele em nada! e já existiam cá em casa dois gatos que são perseguidos, provocados, ameaçados e mordidos pelo cão. Pediram as análises, foram feitas e tudo está normal.

WaterMonitor como conseguiu viver 17 anos nesse sofrimento? eu já pus a minha vida profissional e social em risco por causa dele... para não falar da minha relação que ficou por um fio por causa disto... que problemas lhe causou a cadela? se eu com um ano disto já estou à beira de um esgotamento emocional não imagino 17 anos....
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 09, 2015 3:44 pm

Eu acho que deve ser muito, muito complicado. Aliás como a Watermonitor explicou.

O dono de um cão assim terá que ter já conhecimentos avançados de treino para conseguir lidar com a situação e detectar os factores de stress e agir no momento certo. Convenhamos que não existirão muitas pessoas assim, capazes e disponíveis para o receber...

A dona pode ter problemas em tomar uma decisão, suponhamos que na melhor das hipóteses dá o cão. A 2ª pessoa não está de modas e livra-se dele e será sempre assim, porque até é bonitinho, de dono em dono... até um dia.

Por vezes temos que ser pragmáticos e analisar as situações fria e objectivamente. Até porque é conhecido este problema do cocker dourado...

De momento, defendo mais alguma pesquisa e mais algumas consultas, para se apurar com certezas o diagnóstico. Opinião de leiga.
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quarta set 09, 2015 3:56 pm

srYuki realmente uma das opções que falei com a comportamentalista foi a possibilidade de o realojar, mas ele desaconselhou vivamente pois nunca se sabe que tipo de comportamento ele teria, e se o novo dono ao vê-lo rosnar não lhe dava um enxerto de pancada...

concordo que andaria de dono em dono... se não acabasse abandonado ou mesmo morto desumanamente...

ninguém me diz o que fazer em termos de vets... "ah tem que aprender a conviver com isso"... viver com medo na minha própria casa? que ataque mais alguém ou mesmo um dos gatos seriamente? nunca me ia perdoar...

em termos de pesquisa já consultei milhares de artigos, blogs, testemunhos... se realmente for a distimia, ou o rage syndrome, não tem cura e o diagnóstico não é nada fácil... implica um veterinário muito experiente nestas patologias (psiquiátricas), que são muito polémicas, e vários exames que são caríssimos... tais como electroencefalograma, TAC, análises aos neurotransmissores... o meu treinador esteve a pesquisar e essa panóplia de exames ficaria à volta dos 1000 euros e poderiam muito bem ser inconclusivos devido à falta de informação e de preparação dos nossos veterinários....

estou realmente sem saber o que posso mais fazer.... :(
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta set 09, 2015 4:43 pm

riov90, como expliquei era a nossa primeira cadela (ambos tivemos cães mas em casa dos pais), não tinhamos grande experiência e durante anos achámos que o erro só podia ser nosso.

Nem sequer aceitámos a opinião do vet que aos 2 anos de idade dela nos disse que a deviamos eutanasiar e que ela não tinha solução.

Se tivessemos tido filhos, ela teria certamente sido eutanasiada. Odiava crianças e atacava-as sempre. Ataques vindos do nada, como julgo que seja a sua experiência.

Foram quase 18 anos (ela morreu faltava uma semana para fazer os 18) sempre em cima dela. Com visitas tinhamos que a fechar, na rua andava de trela curta como se fosse um cão gigante, ia ao vet já com o açaime posto, passámos vexames e situações absurdas sem fim. Levámos dentadas e mais dentadas. A minha sogra teve que levar 5 pontos numa mão.

Tem um em casa, imagine o dia em que deixa a chave dentro da porta e tem que chamar os bombeiros. Era o bombeiro a tentar abrir-nos a porta (entrou pela janela da cozinha) e ela a ferrar-lhe.

Fazia aqui um testamento das cenas horríveis que tivemos. E depois veio o pior de tudo, que foi o fim por doença. Tratar um animal destes é indescritível. Só quem passou por isso...

Hoje, muitos cães passados, sei o que devia ter feito.
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quarta set 09, 2015 4:52 pm

pois realmente sei o que é viver assim...

é que este consegue ser a coisa mais fofa do mundo e de repente passa-se...

houve um dia, em que ainda não estava convencida com esta situação dele, que ele veio ter comigo, todo meloso e deitou-se junto ao meu peito e pescoço... a querer mimos... eu comecei a fazer-lhe festinhas e ele estava na boa... de repente, começou a ficar rijo rijo, com o nariz junto do meu pescoço e a rosnar num tom assustador.... devagarinho lá consegui colocar a minha mão entre a boca dele e o meu pescoço e mesmo assim ainda me mordeu na mão!

pensei que era o meu fim.... foi horrível e assustador!

a partir daí nunca mais confiei nele... não o deixo aproximar-se de zonas críticas....
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta set 09, 2015 8:33 pm

A minha cadela a mim, não sei porquê, não fazia isso. Mas qualquer outra pessoa que com ela convivesse, estava sujeita.

Pedia colo, sentava-se muito tranquila e, de repente, virava-se na direcção da cara das pessoas e atacava. Não ladrava, era apenas um rosnar e lá ia ela.

Ela adorava a minha sogra e foi precisamente a pessoa que mordeu com maior gravidade.

O meu marido tem cicatrizes nos dedos dos pés das dentadas que levava quando se ia deitar. Ela metia-se debaixo da cama e quando ele se descalçava, mordia-lhe.

Nunca se trataram de dentadas por excitação, ou seja lá pelo que for. Ela atacava mesmo e com o intuito de cortar. Depois acalmava e era como se nada se tivesse passado.

Uma das coisas que me leva a acreditar no Rage Syndrome é que praticamente todas as pessoas atacadas por ela referiam que "os olhos mudavam de cor". Não era nada disso, eram sim as pupilas que dilatavam.

Aprendi tanto ou tão pouco com esta cadela que passei a ter cães gigantes. Depois daquilo, fiquei preparada para tudo. :lol: :lol: :lol:
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta set 09, 2015 8:36 pm

riov90, qual é a opinião do veterinário que acompanha o seu cão?

Eu tive cockers, vários, nunca tive problemas de agressividade com nenhum deles, mas sei qual o dano que uma dentada dum cocker pode provocar.

Se já esgotou todas as hipóteses, seja descartar problemas físicos, seja pedir o auxilio a treinador, estou com a watermonitor e a St0pAF, a solução pode passar só pela eutanásia.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quarta set 09, 2015 9:08 pm

No meu caso é a mim que ele mais morde... talvez por ser quem está mais próximo dele.

Também noto que as pupilas dilatam! Estou a viver yma situação horrível. .. ele também não ladra. Aliás pouco ladra, rosna e depois quando se dá por ele já está com a boca em alguém.

A vet dele é old school, ou seja, a opinião dela não é nenhuma... ninguém me diz realmente o que me aconselhariam a fazer... Eu preciso de uma resposta de quem supostamente mais sabe sobre isto. O treinador dele está a tentar encontrar todas as causas encontrar mais algumas e não acredita nesse rage síndrome. Ou seja, volto sempre à estaca zero...

A vet não se prenuncia e eu ando nesta roda viva.... dizem me que tenho de arranjar uma forma de conviver com isto. Quando ouso falar na solução mais drástica parece que me crucificam!
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta set 09, 2015 9:19 pm

Se a sua vet é old scholl, talvez seja bom pedir uma 2ª. opinião, aliás é sempre bom.
Já lhe falaram na Drª. Ilda Rosa, porque não tenta falar com ela?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quarta set 09, 2015 9:23 pm

Sim já falaram... O problema é que eu sou do porto e ela está em Lisboa. ..

Já pedi segunda opinião num outro consultório aqui perto de casa e a opinião é a mesma... tente aguentar, tente ver se melhora, pois compreendo deve ser complicado...

Ninguém compreende até passar por uma situação destas... não desejo a ninguém. ... ele efetivamente não tem culpa mas não sei como lidar com isto... é vigiar sempre, estar sempre com atenção a ele connosco e com os gatos.... é muito complicado gerir tudo isto... já para não falar emocionalmente...
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta set 09, 2015 9:38 pm

Olhe, eu compreendo perfeitamente a situação e ninguém a poderá recriminar se eventualmente tomar a resolução de eutanasiar, eu que tenho netos não correria o risco de ter em casa um animal que do nada pudesse morder.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quarta set 09, 2015 9:56 pm

Felizmente neste caso não há crianças em casa ou que a visitem frequentemente... de qualquer maneira na rua poderá sempre ser um perigo... já me sugeriram colocar açaime. .. mas no caso deste cão teria que estar 24 horas com o açaime. .. que qualidade de vida teria ele?

Mas sim sinto me completamente julgada quando puxo delicadamente o assunto da eutanásia. .. ele no vet é um cão impecável. .. sem qualquer recriminação. .. O que vale são os vídeos que tenho dele a ter aqueles devaneios se não ninguém acreditava em mim... pensavam que me queria livrar do cão porque me dava jeito....
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quinta set 10, 2015 9:18 am

Uma casa com gatos é stressante para MUITOS cães... Em determinadas situações a convivência é impossível. Isso não é motivo para matar um dos animais.
Já se questionou porque motivo se comporta bem no vet, mas não consigo?
:? :? :?
Responder

Voltar para “Cães”