Cocker Spaniel Bipolar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

argyle
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: sexta jul 04, 2014 8:49 am

quinta set 10, 2015 10:55 am

Se o problema fosse apenas a agressividade com os gatos, seria uma situação relativamente normal. Muitos cães apenas vêem gatos como presas, mesmo que tenham sido habituados a eles desde pequenos. Ao atingirem a maturidade, os instintos vêm ao de cima. O mesmo a respeito da agressividade para com outros cães.

Estas situações podem ser geridas se houver vontade e meios para tal. Até a agressividade com humanos (estranhos à casa) pode sê-lo, desde que a pessoa tenha conhecimentos e, lá está, meios para o fazer.

Mas agressividade imprevisível dentro de casa, com membros da família... Isso é demasiado. Acho que ninguém a/o julgaria se pensasse em eutanásia e fosse para a frente com isso. Lamento imenso, deve ser extremamente difícil viver assim :(
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quinta set 10, 2015 11:27 am

Já se percebeu que o cão não é fácil.... Que muito provavelmente sofrerá de algum problema com origem genetica.

Mas também não posso deixar de reparar que o ambiente ( ou a educação), se calhar, são tudo menos favoráveis para um cão que já por si tem "esta tendência mais agressiva"...

Não sei se dá para perceber... :? :? :? :?
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quinta set 10, 2015 12:16 pm

Tudo o que o/a riov90 descreve corresponde ao que vivi. Mais, ao longo dos anos vim a conhecer muitas pessoas exactamente com o mesmo problema e com a mesma raça.

Quem nunca viveu uma situação destas não entende. Estes cães não dão sinal, atacam quando lhes dá na cabeça e nessas alturas são de uma agressividade extrema. Podem treiná-los, podem dar-lhes medicação, podem tentar (tentar!) dominá-los, nada resulta porque aquilo é um problema provavelmente genético.

Procure aí no norte um veterinário mais actualizado e peça opinião. Há um hospital veterinário sobre o qual tenho ouvido dizer muito bem, Não me recordo do nome, mas se quiser posso tentar saber.
AnimalsLov3r
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: domingo set 23, 2012 7:08 pm

quinta set 10, 2015 12:49 pm

Poderia partilhar um desses vídeos, é que sei que isto pode ser um pouco "mórbido/preverso" mas tenho curiosidade em ver o comportamento do patudo..
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quinta set 10, 2015 3:24 pm

surprisedog se o problema fossem APENAS os gatos, concordo consigo... seria muito melhor encontrar-lhe um outro lar, claro que nunca iria colocar a hipótese de eutanasiar um animal saudável. Mas o problema é que não é apenas a segurança dos gatos que está em risco, mas sim também de quem vive com ele, não sou só eu. assim como disse o argyle .

esta doença, a distimia é caracterizada pelo animal ter um comportamento agressivo e violento para com os que vivem com ele, e não necessariamente noutro contexto. pelo que li, onde se sente mais seguro relaxa, e isso dá aso a que os "ataques" aconteçam. enquanto está noutro ambiente, está mais stressado ou entusiasmado não permite que haja irregularidades demasiado óbvios no funcionamento do cérebro.

surprisedog porque diz que o ambiente não é o melhor? ele nunca está sozinho, passeia cerca de quase 2 horas por dia, sai 3 ou 4 vezes à rua, é estimulado a brincar....

WaterMonitor no caso deste cão já está mais que visto que treino não funciona nada, a medicação foi tentada, dois tipos de medicação, e pelos vistos está a voltar a falhar, dominá-lo?? ele fica completamente descontrolado, nem aconselho de todos! daí o meu desespero pois não sei o que possa fazer mais para o ajudar pelo menos a ser mais fácil de gerir, além de ser emocionalmente esgotante. Agradecia que me soubesse dizer o nome dos hospital, visto que nenhum dos meus vets me dá uma solução além de "temos que gerir a situação".... eu já a geri um ano e pouco e estou o farrapo que estou... investi nele emoções, esperanças, amor, carinho, consultas, treinos, medicações... e custa tanto quando ele se passa, rosna e me morde....

:(
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quinta set 10, 2015 3:45 pm

riov90 Escreveu: visto que nenhum dos meus vets me dá uma solução além de "temos que gerir a situação"....
Cães não são pessoas, ao contrário do que os maluquinhos dos animais possam achar, pelo que a situação não tem que ser gerida, tem que ser resolvida. Não faz sentido estar a "gerir a situação" dum cão desequilibrado que só traz problemas a todos os que o rodeiam, quando há tantos animais saudáveis e sem problemas de comportamento que são eutanasiados todos os dias nos canis.
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quinta set 10, 2015 3:52 pm

vou ter que concordar consigo St0pAF ...

é que a vet que o segue, foi uma protagonista de uma história em que uma gata que tomava valium, que se atirava aos pés, e que se atirou ao pescoço da filha da dona, segundo a mesma não tinha solução. Então a dona decidiu, depois desse episódio, que não tinha condições para ficar mais com a gata e queria eutanasiar... nem lhe passa como a médica ficou.... julgou, amuou, criticou, e no fim disse "a decisão é sua, a sra é que sabe" e lá fez o que lhe foi pedido... é incrível... uma pessoa que faz isso não o faz (ou não deve fazer) com o coração de pedra... custa, dói, magoa...

os vets deviam ser mais sensíveis nestes casos...

eu sempre tive cães... e quando pude viver independentemente arranjei este... sempre foi uma raça que gosto muito... maldita a hora... tanto cão que merecia tudo o que este tem e ia estar grato para o resto da vida.... mas lá está... ele não tem culpa... mas eu também não... :(
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta set 10, 2015 4:11 pm

Já lhe disse anteriormente procure outro veterinário que seja mais receptivo à resolução do problema. Como lhe disse a StOpAF (que ao contrário do que alguns afirmam sabe muitissimo bem do que está a falar) há animais a que não há volta a dar.
Essa situação não é justa nem para si e para a sua familia, nem para o animal, faça aquilo que a sua consciência lhe ditar e "borrife-se" para a opinião de alguns maluquinhos que apregoam que todos os animais são recuperáveis.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quinta set 10, 2015 4:16 pm

também é da mesma opinião que deveria eutanasiar este cão? porque nenhum vet me diz isso? eles não são responsáveis pela saúde pública? não conseguem eles ver que este cão é um sério risco?

as dentadas que ele me deu nunca necessitaram de tratamento médico, mas e se da próxima precisar? como vai ser?

nunca me pode dizer "eu disse lhe que o melhor era fazer isto ou aquilo" porque ninguém me disse nada, só a gestão da situação. valerá a pena martirizar me por ter este pensamento? preocupar me com o julgamento do treinador, vets e até própria família?
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta set 10, 2015 4:23 pm

Eu sou dessa opinião, aliás já lha manifestei mais acima.

Por isso lhe digo, vá pedir outra opinião a outro veterinário, ou coloque a situação da eutanásia ao veterinário assistente do seu cão.

Se fosse um cão duma raça potencialmente perigosa de certeza que o seu veterinário seria o 1º. a propor a eutanásia, mas como é duma raça "fofinha" ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quinta set 10, 2015 4:35 pm

pois, se calhar é mesmo isso.

como ele ainda por cima é um "fofinho" com ela, ela fica ali a levar beijos dele e a falar comigo a diminuir o que se passa...

se calhar se ele lhe mordesse ela já poria essa hipótese....

acredito que um cão potencialmente perigoso, saudável a todos os níveis, bem educado e socializado, seria um cão em quem se pode confiar mais do que neste "fofinho"... porque realmente quem olha para ele não acredito... dizem logo "o quê? este fofinho fez isso? não pode ser" se fosse um pit bull, um rottweiler ou algo do género já era "pois não me admiro nada..."

enfim.... mania de nós humanos categorizarmos tudo... se nos categorizamos a nós, como não aos animais que nos são mais próximos?

se tenho pena que não vejam mais longe, mais à frente... e verifiquem que efectivamente este cão é um perigo... se calhar quando fizer um estrago significativo já é apto para eutanásia....
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta set 10, 2015 4:40 pm

Repare, não sei se já leu a lei, mas é considerado perigoso qualquer cão que mate ou provoque danos fisicos, o seu nem já é potencialmente perigoso, é perigoso mesmo.

Seja frontal com a veterinária e exponha-lhe a situação com clareza e não a deixe adiar para as calendas gregas um problema que provavelmente não tem outra solução.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quinta set 10, 2015 4:48 pm

eu acho que é precisamente isso que estão a fazer... a adiar porque é um cão novo, porque ainda pode mudar... eu não acredito mesmo que ele mude...

já lhe expliquei várias vezes o que ele fez, como fez, o medo que provoca, o imprevisível que é... e ela fica a dar lhe mimos e a acenar com a cabeça...

já lhe disse que não aguenta mais emocionalmente, que me desgastou, blá blá blá...

ela parece que não me leva a sério... se calhar discutindo a sério a opção da eutanásia as coisas mudem de figura... eu preciso é urgentemente de uma resposta de quem é certificado para isso... ele antes de ontem tentou abocanhar um dos gatos... ontem e hoje tem estado mais calmo, rosna na mesma, quando olhamos para ele ou lhe tocamos, mas mais calmo... o que não é garantia de nada... às tantas esta noite faz algo de que eu me arrependa de não ter sido mais precavida....
riov90
Membro Júnior
Mensagens: 39
Registado: terça set 08, 2015 6:21 pm

quinta set 10, 2015 5:57 pm

Meu deus que história!

Tenho realmente medo que isso possa acontecer...

É até lhe dar outro ataque ou até magoar algum gato.... tenho mesmo que falar com a vet... já li dezenas de histórias similares... é tão triste....

Pensarmos sempre que podemos fazer algo diferente, que a culpa é nossa... mas não é... é disso que me estou a mentalizar agora...
Responder

Voltar para “Cães”