Tenho um dúvida.
A minha cadela mais jovem responde lindamente á chamada. Até agora, com muito sucesso, mesmo na rua e mesmo com distracções. Mas não responde á chamada de pessoas próximas, ou seja, que não vivem comigo, mas amigos. Talvez seja suposto ser assim, mas não tenho a certeza.
Tem 3 meses e meio. Talvez também seja uma boa altura para começar a introduzir o "aqui" ao invés da macacada melosa que tem resultado. Ou não?
A 2ª pergunta é se uma pessoa próxima me pode "estragar" uma boa reacção ao comportamento de chamada. Falo da minha mãe, com quem somos capazes de coabitar talvez 3 dias por mês.
Obrigada.
Comportamento/treino: Chamada
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Rock my World,
www.cavalierportugal.com
www.cavalierportugal.com
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Boa noite,
Sou sincero, não percebi muito bem a sua duvida mas aqui vai:
Se é normal ou se deve ser assim um cão apenas responder á chamada do dono?
- Acho que assim é que deverá ser. A minha cadela apenas responde á chamada de um grupo muito restrito de pessoas que convivem diariamente (ou quase) com ela, estranhos e conhecidos simplesmente olha e segue viagem.
O "aqui", tal como outros comandos básicos podem e devem ser ensinados desde muito cedo. Neste fase, não espere resultados fantásticos mas será uma boa alavanca quando o cão tiver mais um pouco de maturidade. Tenha cuidado é para não banalizar a palavra.
Por exemplo a minha cadela responde de maneira completamente diferente a um "vamos" ou "anda" relativamente a um "aqui!". Enquanto que nos primeiros ainda vai cheirando umas flores por caminho e vem como se me estivesse a fazer um frete, no "aqui" vem ter comigo da forma mais rápida e curta possível.
Estragar a palavra:
- Tal como já referi acima, sim pode tanto a sua mãe como você. Este tipo de comandos (de ordem) devem ser usados esporadicamente em casos específicos, não 20 vezes durante um passeio sempre que o cão parar para cheirar ou sempre que chamar o cão para o que quer que seja. Depressa a palavra passa de uma ordem para um "pedido"... Se acha que a sua mãe não vai resistir a essa palavra e que inconscientemente a irá usar constantemente, pode sempre usar outra palavra (como "hier") como ordem mais imediata..!
Pedro
Sou sincero, não percebi muito bem a sua duvida mas aqui vai:
Se é normal ou se deve ser assim um cão apenas responder á chamada do dono?
- Acho que assim é que deverá ser. A minha cadela apenas responde á chamada de um grupo muito restrito de pessoas que convivem diariamente (ou quase) com ela, estranhos e conhecidos simplesmente olha e segue viagem.
O "aqui", tal como outros comandos básicos podem e devem ser ensinados desde muito cedo. Neste fase, não espere resultados fantásticos mas será uma boa alavanca quando o cão tiver mais um pouco de maturidade. Tenha cuidado é para não banalizar a palavra.
Por exemplo a minha cadela responde de maneira completamente diferente a um "vamos" ou "anda" relativamente a um "aqui!". Enquanto que nos primeiros ainda vai cheirando umas flores por caminho e vem como se me estivesse a fazer um frete, no "aqui" vem ter comigo da forma mais rápida e curta possível.
Estragar a palavra:
- Tal como já referi acima, sim pode tanto a sua mãe como você. Este tipo de comandos (de ordem) devem ser usados esporadicamente em casos específicos, não 20 vezes durante um passeio sempre que o cão parar para cheirar ou sempre que chamar o cão para o que quer que seja. Depressa a palavra passa de uma ordem para um "pedido"... Se acha que a sua mãe não vai resistir a essa palavra e que inconscientemente a irá usar constantemente, pode sempre usar outra palavra (como "hier") como ordem mais imediata..!
Pedro
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Obrigada pelas sugestões.
Sim, tenho receio de perder esta parte de bom treinamento que obtive até agora.
Mas o nível de curiosidade e estímulos está a aumentar...
Já comecei a treinar a dessensibilização de pessoas (que ela adora e para quem quer imediatamente correr) mas ontem descobri, que apesar de não ter medo do ruído de carros, teve medo do poderoso barulho do motor do autotanque dos bombeiros e disparou a correr (nem tinha sirenes nem nada, mas tinha o pirilampo). O que vale é que foram poucos metros!
Imediatamente incluí "frequentar terminais de autocarros" no plano de treinos. Não é bem a mesma coisa, mas a confusão é maior.
Sim, tenho receio de perder esta parte de bom treinamento que obtive até agora.
Mas o nível de curiosidade e estímulos está a aumentar...
Já comecei a treinar a dessensibilização de pessoas (que ela adora e para quem quer imediatamente correr) mas ontem descobri, que apesar de não ter medo do ruído de carros, teve medo do poderoso barulho do motor do autotanque dos bombeiros e disparou a correr (nem tinha sirenes nem nada, mas tinha o pirilampo). O que vale é que foram poucos metros!

Imediatamente incluí "frequentar terminais de autocarros" no plano de treinos. Não é bem a mesma coisa, mas a confusão é maior.
Rock my World,
www.cavalierportugal.com
www.cavalierportugal.com
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Dei por mim a dar conta, que não uso esses termos, mas uso outros que são um "vamos" mais permissivo, com cheiradelas. Inclusivamente o próprio tom de voz. Vai dar ao mesmo. Estou mais concentrada neste assunto e vou melhorar a utilização do "aqui", também só usando quando tenho uma melhor probabilidade de resposta.ElMariachi Escreveu:Por exemplo a minha cadela responde de maneira completamente diferente a um "vamos" ou "anda" relativamente a um "aqui!". Enquanto que nos primeiros ainda vai cheirando umas flores por caminho e vem como se me estivesse a fazer um frete, no "aqui" vem ter comigo da forma mais rápida e curta possível.

Obrigada.
Rock my World,
www.cavalierportugal.com
www.cavalierportugal.com
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Por acaso a coisa está a correr bem!
Continua a responder bem á chamada e não foge para longe de mim.
Fiz ontem um artigo sobre "jogar á apanhada" e em como isso pode ser prejudicial ao treina e a estimular o cão a fugir de nós.
Também andam as 2 lindamente á trela (tinha abandonado a flexi recentemente e foi necessário adaptar a mais velha) e ando a treinar o xixi-coco na hora! A pequenina faz logo, mas a mais velha tem manhas. Ando a corrigir isso, neste momento.
Ando sempre com os bolsos cheios de biscoitos e já não ficam lá até ficarem rijos como pedras. O consumo está bastante rápido!
Continua a responder bem á chamada e não foge para longe de mim.
Fiz ontem um artigo sobre "jogar á apanhada" e em como isso pode ser prejudicial ao treina e a estimular o cão a fugir de nós.
Também andam as 2 lindamente á trela (tinha abandonado a flexi recentemente e foi necessário adaptar a mais velha) e ando a treinar o xixi-coco na hora! A pequenina faz logo, mas a mais velha tem manhas. Ando a corrigir isso, neste momento.
Ando sempre com os bolsos cheios de biscoitos e já não ficam lá até ficarem rijos como pedras. O consumo está bastante rápido!

Rock my World,
www.cavalierportugal.com
www.cavalierportugal.com