sexta set 18, 2015 1:29 pm
Parabéns à cadelinha! Veterinários dessa zona não conheço, mas vou tentar dar algumas dicas. Se alguém discordar, que me corrija, que sou humana.
Também tive dificuldade na escolha de um veterinário para o meu cachorro. Aquele a que costumava levar um gato que tive era muito caro, e isso não é sempre prova de qualidade... Tinham veterinários muito qualificados, isso é certo: com doutoramentos, internatos e muitos anos de experiência, mas a gestão do sítio andava muito à volta do dinheiro, e creio que os próprios enfermeiros ao balcão eram obrigados a recomendar coisas caras e de baixa qualidade. Por ser aquilo que nos davam para as mãos, sempre alimentei o meu gato com RC e piores, de que ele nem gostava, sem me aperceber que só lá vendiam essas marcas porque eram financiados por elas...
O mesmo gato que menciono acabou por ver a sua vida acabar lá, mas não ponho a culpa na clínica, de todo. Como disse tinham pessoal qualificado, pelo que estou certa de que tentaram de tudo para o salvar.
Mas mesmo que escolha uma clínica com veterinários de excelência e devotos ao bem-estar do seu animal, que não estejam nisto pelo dinheiro, reclamações creio que vai ver sempre, porque às vezes o pior acontece e as pessoas procuram alguém em quem pôr a culpa; alguém que não sejam elas mesmas.
Outra coisa que deve ter em atenção - para além das qualificações dos vets, da fidelidade das recomendações deles e da relação preço-qualidade - é a higiéne do sítio, principalmente das mesas onde os bichos são observados e dos instrumentos usados. Se vir um animal ser levado para uma mesa cheia de pêlo e sujeira do paciente anterior, isso não é muito bom sinal... E se deixam animais andar soltos por todo o lado, também não é muito bom. Pense só que é para lá que toda a gente da zona leva os seus animais doentes, talvez até cães e gatos não vacinados que tenham encontrado abandonados na rua. Não é um bom sítio para levar o seu cachorro.
Para além de tudo isto há algo que é mais facultativo mas tem vantagens óbvias... é encontrar uma clínica em que haja pelo menos um veterinário que trate há já vários anos essa raça. Um veterinário que tenha acompanhado Bull Terriers ao longo das suas vidas saberá com mais facilidade do que ninguém procurar e identificar sinais de doenças e problemas específicos da raça, detetar distúrbios comportamentais (porque o que nalgumas raças é característico, noutras é razão para tomar precauções), dizer-lhe se o crescimento e o peso está dentro do padrão, etc etc etc, para além de que lhe poderá colocar todo o tipo de dúvidas sobre a raça mesmo que não estejam estritamente ligadas à saúde.
Se não obtiver aqui no forum recomendações de vets na sua zona, bem, pode tentar informar-se junto doutros donos de cães da zona que encontre a passear os seus animais sobre o veterinário onde vão e fazer uma visita antes de decidir. O que eu fiz foi pedir à criadora do meu cachorro que me recomendasse um veterinário, e ela indicou um que tratava dos seus cães há vários anos. É um pouco longe de onde eu vivo pelo que se houver uma emergência o veterinário mais perto vai ter de servir, mas na minha opinião é melhor viajar meia horinha sabendo que quando lá chegar vou ter um serviço de qualidade. Espero ter ajudado um pouco!