Acana Puppy Large - Diarreia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Biqu3
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 09, 2015 5:14 pm

sexta set 18, 2015 1:16 am

Boa noite pessoal,

Tenho um Boxer de 4 meses e meio e desde que o adoptei ele sempre comeu Specific Puppy (imagem em baixo), o próprio veterinário disse para ter sempre comida no prato e sempre que ele quisesse ia lá e comia, sempre se deu bem, as fezes sempre com bom aspeto, etc... e assim foi até as sacas de 14 KG + 7.5 KG acabarem.

Imagem

Antes de ontem encomendei uma saca de ração Acana Puppy Large 13 KG, pela sua composição, pelos comentários positivos que fui ouvindo e lendo sobre a marca Acana em geral, pareceu-me uma decisão acertada. Mas desde que lhe estou a dar (comecei hoje), as fezes são diarreia completa, quando o levo à rua faz de 3 em 3 minutos diarreias pequenas, agora cheguei à varanda e tinha a varanda cheia de diarreia, estou preocupado...

Mudo de ração ou deixo passar mais uns dias? Se tiver de mudar, fico aqui já o anúncio, vendo a saca de 12 KG (tendo em conta que já tirei 1 KG ou menos) por 40€ (custou-me 55€).

Toda a ajuda é bem vinda! Obrigado :)
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sexta set 18, 2015 5:23 am

Como e durante quanto tempo fez a transição??

A Acana apesar de uma composição muito 'apelativa' em termos de composição, não costuma ser nada harmoniosa para o estômago de alguns patudos.
E por isto a transição deve ser mais prolongada que o normal, especialmente vindo de uma ração à base de cereais para uma à base de carne e muito mais proteica (isto é a minha opinião).

Agua, muita água para a patuda. Se começou assim com a acana, quase de certeza que mais vale voltar ao que andava a comer.
Biqu3
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 09, 2015 5:14 pm

sexta set 18, 2015 10:40 am

Pois, o problema é que eu não fiz transição. A ração acabou e ele passou logo para a Acana.

Qual a ração que aconselham? Eu comprei a Acana porque li várias vezes que era uma ração muito boa, e só não comprei Orijen porque era mais cara. Queria dar-lhe uma ração de muito boa qualidade.

Obrigo a quem me ajudar :)
unhasidentes
Mensagens: 10
Registado: sexta ago 14, 2015 11:36 pm

sexta set 18, 2015 11:59 am

Não sou de todo "expert" no assunto, mas pelo que li por aí é quase sempre necessário fazer uma transição gradual, misturando a cada refeição uma porção da ração nova na antiga num rácio cada vez maior. Ao fim de cerca de uma semana já lhe deve pode dar uma refeição completa constituída completamente pela nova ração. E depois deve tomar atenção a que efeitos essa ração tem nele ao longo das 2-3 semanas seguintes, em termos de alterações no pêlo, tamanho e solidez das fezes, etc etc... Quanto mais diferente e mais ingredientes tiver a ração nova em comparação com a antiga, mais cuidado se deve ter na mudança... Até porque se for dando porções cada vez maiores consegue detectar mais facilmente se a ração nova lhe provoca algum efeito negativo, como alergias, diarreias etc, sem que esses efeitos sejam demasiado graves, visto que só lhe está a dar uma pequena quantidade.
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta set 18, 2015 1:05 pm

Há muitos animais que não se dão bem com a Acana, o meu incluído, mesmo com a transição bem feita.
Pela net existem muitas opiniões, que não passam disso. Nada têm de científico. Há opiniões de pessoas ligadas ao comércio de rações ou até só dessa marca específica.
Porquê mudar se o seu animal se dava bem com a que estava a comer?
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Biqu3
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 09, 2015 5:14 pm

sexta set 18, 2015 2:16 pm

Fui pelas avaliações e comentários positivos. Hoje de manhã as fezes já estavam mais moles, já não foi diarreia. Vou continuar a dar-lhe durante uma semana e logo se vê.

Mais uma pergunta, devo deixar sempre a taça com ração e ele vai lá e come quando quiser ou controlo consoante o peso/idade? O veterinário disse-me para deixar sempre comida na taça e fazia sempre isso com a Specific (de salmão) e ele não comia mais quando estava satisfeito, só que tenho receio que ele com esta da Acana (frango ovos etc) coma demais até porque sempre que lhe tenho dado ele limpou a taça.
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

sábado set 19, 2015 12:45 am

Eu não sou fã de dar ração à descrição...Não tendo feito a transição era óbvio que ia dar m**** literalmente! Mas como o mal já está feito e se o cocó está a normalizar, continue a dar-lhe. Eu dava três vezes por dia (manha, almoço e jantar) aos meus até aos 5 meses e depois passei a dar duas vezes (almoço e jantar ou se preferir, de manhã e à noite).
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado set 19, 2015 12:56 pm

Duas coisas, não dê essa porcaria da especific junior.
Eu cheguei a comprar uma, sem ler os constituintes, nem chegou a casa, foi para ajudar uma instituição
Açucares e manteiga em pó, não obrigado.

Outra coisa.
Qualquer ração sem transição gradual, o resultando é esse.

A Acana poderá ser muito pesada para alguns "piquenos" mesmo com a transição feita correctamente.

Por muito boa que seja uma ração, o baptismo de fogo dada pelo nosso canídeo é o mais importante.
Compre sacas pequenas para experimentar, faça a transição gradual bem feita, e se mesmo assim o resultado for diarreia, então quer disser que a dita não presta.
Biqu3
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 09, 2015 5:14 pm

terça set 22, 2015 8:52 pm

Boas pessoal,

Obrigado por toda ajuda/dicas que deram até agora.

Vai fazer esta quinta-feira uma semana que ele está com a Acana e até hoje (terça-feira) continua a fazer diarreia. Não queria deixar passar mais de 1 semana e ele continuar assim, o que aconselham a fazer? Que ração devo comprar?

Cumprimentos a todos
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta set 23, 2015 1:16 pm

Volte à ração anterior (se puder comprar um saco pequeno, melhor). Abandone a ideia da Acana (pelo menos na gama que esta a usar), e faça transição gradual para uma nova ração.
Biqu3
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 09, 2015 5:14 pm

quarta set 23, 2015 6:25 pm

Então mas o utilizador botas96 disse para não voltar a dar a Specific... para além de que as sacas mais pequenas são mais caras e não compensam...

E qual a ração que aconselham agora para ele?

Mais uma coisa: ele já não come com tantas ganas a ração como comia das primeiras vezes...
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta set 23, 2015 10:07 pm

Biqu3 Escreveu:Então mas o utilizador botas96 disse para não voltar a dar a Specific... para além de que as sacas mais pequenas são mais caras e não compensam...

E qual a ração que aconselham agora para ele?

Mais uma coisa: ele já não come com tantas ganas a ração como comia das primeiras vezes...
E não dê .. é uma péssima ração a nível de composição.

Se tiver reparado o(a) botas96 também disse que: "qualquer ração sem transição gradual, o resultando é esse"

A maneira mais fácil de resolver isso (e enquanto resolve e não resolve é o patudo que se está a 'lixar, ainda por cima um cachorro em fase de crescimento) é voltar à ração antiga uns dias e depois fazer uma transição gradual para uma nova ração.
O que não compensa mesmo é comprar uma ração xpto que não é propriamente barata e o patudo andar a desidratar com diarreias. Num cachorro pior.

É normal que não coma com tanta gana .. eu quando como camarão até rapo o taxo .. mas comer camarão todos os dias não tem piada :lol: :lol:
Por isso é que, pessoalmente, acho a historia das amostras de ração para ver se o patudo gosta ou não ... uma bela treta.

Quanto a marcas eu ja me deixei de aconselhar marcas ... Pode ser que apareça aí alguém que o ajude de melhor maneira
Biqu3
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: terça jun 09, 2015 5:14 pm

quinta set 24, 2015 3:02 am

Mas para voltar à ração antiga e fazer a transição para uma outra, terei de comprar a Specific, e só há sacos de 7.5 KG e não são assim tão baratos (no veterinário). Obrigado pela ajuda, vou esperar mais respostas de alguém, principalmente o aconselhamento da ração que lhe hei-de dar...
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta set 24, 2015 5:51 am

Compre sacas pequenas, pelo menos na fase de testes, e neste contexto não é dispendioso pois defende-se melhor contra o canídeo enjoar da ração, diarreias ou simplesmente não pegar.

Toda a ração tem açúcar, caso contrário os cães não pegavam nela, depende muito é do tipo de sacarídeo utilizado.
A sacarose, cana do açúcar, eles não conseguem processar e é uma questão de tempo até o pâncreas ir abaixo.
Portanto quando uma marca põe no rótulo um termo tão geral como açucares eu corto logo.
Um cão com 5 meses já foi desmamado há muito, não tem que ingerir lacticínios, como manteiga p.ex.

Há outras marcas como Acana ou Orijen que podem ser pesadas demais para eles, é o seu caso e foi o meu.

O importante agora é parar essa desidratação, uma semana é muito tempo. Pare de imediato com a Acana para si é uma porcaria, pelo menos é o que o seu cão lhe está a disser.
Mesmo sem transição em uma semana já o cão deveria ter voltado ao normal com a nova ração.
Pegue na ração e doe a uma instituição.
Escolha uma ração premium ou super premium, tem a rc, proplan, one, como muitas outras.
Uma ração só é boa consoante os resultados que o nosso cão demostra.
Poderá um dia mais tarde experimentar de novo a Acana quando o seu canídeo for um adulto.
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta set 24, 2015 11:37 am

lool

Eu só agora reparei nessa da manteiga em pó :lol: :lol: :lol:

Quanto muito será: leite em pó ou leitelho em pó (que acaba por ser igual ao leite mas são restos de produção da manteiga e iogurtes p.ex ou seja leite completamente desnatado e ,por isso, é leite em pó) ou soro em pó (que vem da produção do queijo).. Manteiga em pó deve ser uma tradução fraca do inglês, isso não existe.

De resto siga o que o Botas96 disse. Pare ontem com essa ração porque não é nada bom o patudo estar com diarreia à tanto tempo :?
Responder

Voltar para “Cães”