manchas na zona dos cotovelos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

quarta set 23, 2015 11:20 am

Bom dia,

Espero que alguem me possa ajudar :) O meu cão desenvolveu umas manchas escuras na zona dos cotovelos (não são feridas nem escaras, nem tem falta de pelo). Parece que o pelo está sujo nesta zona, no entanto com o banho estas manchas não sairam. Como ele tem o pelo claro nota-se bastante e gostava mesmo que estas manchas aclarassem... Lembrei-me de colocar aqui no forum e assim saber se alguem passou pelo mesmo e tem alguma dica :)

Obrigada
ACRR
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sexta fev 07, 2014 9:04 am

quarta set 23, 2015 12:55 pm

Provavelmente são "calos"
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta set 23, 2015 1:22 pm

Meta aí umas fotos ..
O patudo costuma estar deitado em superfícies tipo cimento?
Se for o que penso, e ja disseram: calos. Tenho ideia que há uns cremes à base de cera de abelha que ajudam a atenuar isso
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

quarta set 23, 2015 3:10 pm

Nao sei colocar fotos :oops: :oops: . Não me parece que sejam calos pois não é na pele mas sim no proprio pelo. Mais parecem manchas de sujo que por algum motive não saem com a lavagem :roll: . Não, não costuma estar no cimento, ele mora dentro de casa connosco. É claro que agora com o calor prefere estar deitado diretamente no piso que é tijoleira.
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

quarta set 23, 2015 5:19 pm

dreamdog Escreveu:Meta aí umas fotos ..
O patudo costuma estar deitado em superfícies tipo cimento?
Se for o que penso, e ja disseram: calos. Tenho ideia que há uns cremes à base de cera de abelha que ajudam a atenuar isso
Ola,

Adicionei fotos no petsite. Peço desculpa mas nao sei colocar aqui.
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta set 23, 2015 9:47 pm

Ja la fui ver :p

Não tenho a certeza do que vou dizer, mas... Tenho ideia que esse tipo de manchas é 'normal' nos beijes, mas costuma virar para um tom mais castanho escuro (tipo o 'risco' que tem na parte debaixo da mancha).

Se não sai com o banho deixe estar, não há-de ser nada de preocupante, digo eu. Mas pode ser que haja por ai alguém com mais experiência que tenha outra perspectiva da coisa ;)

Edit: ele tb por esta altura deve estar para mudar o pelo .. pode ser que desapareçam
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta set 24, 2015 11:47 am

Uma das minhas cadelas já teve isso, o veterinário disse que era normal e não se faz nada (sinceramente isto foi há uns 2 anos e já não me lembro da explicação). Demorou uma porrada de meses a desaparecer.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

sexta set 25, 2015 11:19 am

Obrigada pelos v/ comentários.

Sim, acredito que não é nada preocupante, é mais a nível estético, parece que afincou os cotovelos em cima de lama :roll: . Vou esperar para ver se desaparece, entretanto tenho que ir á Vet buscar desparasitante e logo lhe pergunto a que se deve :wink:
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta set 25, 2015 5:02 pm

A mim parece-me o pelo "queimado" ou seja marcado por ser uma zona onde ele se apoia com frequência.
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

segunda set 28, 2015 9:14 am

WaterMonitor Escreveu:A mim parece-me o pelo "queimado" ou seja marcado por ser uma zona onde ele se apoia com frequência.
Normalmente só se deita nos almofadões dele. No entanto reparei que quando está muito calor em casa vai e deita-se no chão que é tijoleira pois assim fica mais fresquinho. Não estou preocupada com isto pois a questão é apenas estética, provavelmente vai acabar por desaparecer. Apenas coloquei a questão pois podia ser que alguem já tivesse passado pelo mesmo e tivesse conhecimento de algum produto que fizesse as manchas desaparecer.
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

quarta set 30, 2015 7:40 pm

Boa noite,

Falei hoje com a veterinária em relação ás manchas. Na opinião dela são derivadas de se apoiar no chão, e que é normal em animais de grande porte desenvolverem este tipo de manchas, o pelo vai cair e vai formar um calo. Perguntei-lhe o que posso fazer para evitar que isso aconteça e disse-me que há pouco a fazer, apenas aplicar creme gordo para evitar que a pele endureça. Alguem já passou por isto? É suficiente o creme gordo? Obrigada.
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta out 01, 2015 9:35 pm

Eu já passei com todos (ou quase todos) os cães que tive mas nunca me preocupei :lol:

Duvido que o creme gordo vá adiantar. A não se que coloque todos os dias e varias vezes ao dia :o ..

A solução seria mesmo que o cão só se deitasse em locais 'macios' (solução utópica eu sei).
Cães de médio/grande porte que sejam "mais caseiros" o aparecimento desses calos é mais tardio ou nem chega a acontecer. Talvez pelos comodismos dos sofás, camas e afins
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

quinta out 01, 2015 10:32 pm

Ola Dreamdog,

Sp que possa vou aplicar o creme gordo, preferencialmente antes dos passeios. So agora com 2 anos isto surgiu antes nunca tinha tido. O meu Spark é cão de casa, adira espanfar-se no sofa dele e nos almofadoes. Este verão foi muito quente e ele tem preferido ficar no chso pois fica mais fresco, muitas vezes começa por se deitar na cama nas depoid levanra -se e vai para o chão :| .Provavelmente por isso as manchas tenham surgido so agora.
Responder

Voltar para “Cães”