Comportamento do meu Rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

zeyhe645
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda jul 02, 2012 9:40 pm

terça out 13, 2015 2:21 am

o meu rottweiler esta com 10 meses ( macho)
desde os 2 meses sempre foi um cao de poucas festas
lhe punha ao colo rosnava logo e nao gostava dessas coisas ( carinhos ) por estranho que pareça mas e verdade nao gostava , ainda hoje nao gosta muito disso

ao longo da minha vida ja tive varios caes um deles uma cadela Rottweiler que infelizmente faleceu com 12 anos é a media de vida desta raça impressionante ,enfim

sei treinar caes
o basico claro , senta deita fica rebola mortais cambalhotas por ai lool
mas sempre a tentar aprender mais sobre eles ,

resumindo
ao longo do tempo sempre foi um cao do tipo se faço 5 a 6 festas ele começa logo a rosnar e a morder mas nao e mordida de agresao e mordida controlada nao aleija .

agora vem a parte que me esta a deixar estressado

Á coisa de 2 semanas que ele de vez em quando me faz isto ...

sáiu de casa para passear com ele ate ai tudo bem
vamos caminhando normal
depois de uns 30 minutos começa a tentar me morder os tenis atraz , ou a trela

eu paro digo um NAO e lhe mando sentar

(ai começa a ladrar contra mim ,
mete o focinho no chao e salta a ladrar contra mim
quando puxo pela trela ele tenta fugir i a rosnar olhando para mim e com um olhar de medo e de agressividade ao mesmo tempo (é o que o olhar dele me pareçe )
parece um ataque agressivo que faz contra mim
mas isto tudo em segundos depois fica logo calmo

ja falei com 2 adestradores sobre a situaçao

um me disse que o meu ROTT precizava de mais exercicio o que penso que nao é
faço mais de 4 horas por dia repartidas correr saltar nadar sei la tanta coisa

o outro adestrador me disse que o meu ROTT é um cao muito dominate e entao me anda a exprementar na liderança , (o que penso que seja )

ele me disse isso porque viu o meu cao a brincar com os caes dele
porque ?
com os outros animais as bincadeiras dele e logo tentar dominar o outro cao sempre a brincar mas a rosnar e a pular para cima do outro cao bem e muito mais coisas mas nunca morde
nunca mordeu qualquer animal seja caes ou gatos

gostaria de saber o que acham desta situaçao
o que esta aqui a falhar da minha parte com o meu ROTT

o meu cao e sosiavel dasse com gente estranha com animais bem dasse bem com tudo que nos rodeia
tem pessoas que ficam ate estranhas de um cao destes ROTT grande e musculado dar se bem ate com gatos

e eu aqui stressado com esta situaçao

agradeço a quem poder responder a esta situaçao
desculpem a escrita se tiver erros

cumps
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça out 13, 2015 7:48 am

Se não fez isso na altura, tente fazer isto agora recorrendo à sua memória
http://www.dogtimes.com.br/volhard.htm

Embora isso do calcanhar seja típico de um cão de pastoreio (que já foi), penso que o resto seja típico da sua raça. Tentativa de dominar.

Agora com 10 meses, ele está ou a começar ou a já a fixar o seu temperamento. E poderá estar a experimentar novas águas para ver onde consegue chegar.

Mas há aqui três coisas que gostaria que desenvolve-se mais.
Quando diz que não gostava de colo, os cães não gostam de se sentir com os movimentos presos, mas há alguns que não gostam de sítios altos, é um dos testes que se faz a um cachorro, para ver a sua reacção e serve para ver se têm medo ou não.

Quando diz que olha para si, com agressão e medo, explique-se melhor. Quando o cão olha de soslaio ou baixa a cabeça, é sinal de submissão, isso que diz ou pode ser explicado por uma inexperiência da idade para desafiar p.ex. e desaparece aos poucos ou no acto de desafiar ou a aceitar a sua "liderança", ou uma insegurança mesmo dele. E cães inseguros são uma chatice.
Portanto há que tirar isso a limpo.

O que me leva ao próximo ponto, basicamente você diz que só acontece consigo, com mais ninguém, isso pode ser por você ser o dono ou pode ser pelo desenvolvimento/treino que lhe deu.

Apesar de estarmos a falar de uma raça que tem uma forte incidência na dominância, territorialidade, não nos podemos esquecer das particularidades do individuo, que é bem mais importante.
O melhor seria entrar para uma boa escola, onde poderá com mais acompanhamento ver os traços do seu animal, corrigir erros que poderá ter cometido, de uma forma mais apoiada e presencial.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça out 13, 2015 12:16 pm

O cão anda a “cozinhar” essa patologia desde muito cedo (2 meses). Ele rosnava e vocês largavam =só reforçaram o comportamento.
Bom, assim sem mais detalhes, não vou avançar com definições, mas uma coisa é certa: esta é a idade em que ou você mete ordem nisso, ou tem aí um problema.
Outra coisa, jamais em momento algum, mostre medo.
Isso que descreve, ele mete o nariz no chão, mas tem o rabo empinado? Mais parece desafiar a brincar, de forma deseducada.
Imperativo:
Não deixe que ele lhe faça nada que você não quer;
Dê-lhe carinho proporcionalmente ao que ele “trabalha”.
Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
zeyhe645
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda jul 02, 2012 9:40 pm

terça out 13, 2015 3:38 pm

muito obrigado por responderem a esta situaçao

respondendo ao botas96
ele quando começa a ladrar e a saltar contra mim
eu digo NAO depois lhe puxo a trela para junto de mim mas ele tenta fugir com
o olhar
olhando para mim de lado mas baixando a cabeça
mas vejo que no olhar dele vai medo e ao mesmo tempo agresividade
e nessa altura que depois fica calmo



mas mesmo quando faço passeios sem trela ele tambem faz de vez enquando outra riaçao que é a seguinte

anda solto pulando brincando , ai tem momentos que corre a minha frente depois me espera , de repente vem a correr direito a mim e passa por mim com um rosnar

sim so faz isso comigo

respondendo ao LFGomes

eu nao mostro medo
fico e um pouco stressado de ele me fazer aquilo
sim ele mete o focinho no chao e o rabo empinado
e isso mesmo parece mesmo uma brincadeira descontrolada que ele faz comigo deseducada
imperatividade dele e media
ele fica mais imperativo quando entra na agua ( ribeiros )
ai as vezes sai da agua e tenta vir contra mim mas sempre passa por mim com um rosnar

nessa altura que ele faz isso digo logo NAO
tem alturas que começa logo a fazer a tal situaçao

há e outra coisa que nao falei aqui
quando passeio sem trela e ele vem direito a mim e passa com um rosnar
eu digo NAO ou tento virar as costas ignorar
entao ele logo começa a morder as ervas ou garrafas tudo o que encontra mesmo logo nos segundos ao passar por mim
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça out 13, 2015 4:43 pm

Ele entrou na idade da parvoeira e está a tentar dominá-lo a si. Está a ver até onde pode ir. Esta é a altura de ser firme e enfrentar a fera sem medos.

Isso de não gostar de festas e colo em pequeno não é estranho numa série de raças. O meu cão, um Pastor do Cáucaso, às 10 semanas odiava colo, festas, carinhos. Não rosnava, mas tentava sempre evitar. E nós insistimos sempre e fizemos ainda pior: deixávamos toda e qualquer pessoa na rua pegar-lhe ao colo e/ou acariciá-lo.

Ainda hoje, com 1 ano, faz essas brincadeiras brutas de morder os calcanhares, correr na nossa direcção e tentar deitar-nos ao chão, mas sempre sem rosnar. Leva por norma um encosto na focinheira (escusam de ficar histéricos porque ele é um Cáucaso e dá-lhe igual). Se rosnasse, levava para contar.

Temos a noção de que mais uns meses (os Cáucasos são tardios) e ele pode começar a pôr as manguinhas de fora. Se isso acontecer e dada a dimensão e a intensidade da criatura, fica sem tintins. Mas tenho alguma esperança porque continuo sem nunca o ter visto agressivo connosco. Parece-me que o criador o escolheu bem e ele é efectivamente equilibrado.

O segredo com machos na idade da idiotice é não ter medo e mostrar-lhes isso claramente.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça out 13, 2015 6:49 pm

Meus ricos caçadores, não vou muito à bola com este tipo de raças, eu não tolero este tipo de comportamentos, dominâncias e territorialidades.

Bem, dito isto vamos para bingo. Falando no geral.

"...mas ele tenta fugir com o olhar..." "...olhando para mim de lado mas baixando a cabeça..."

Isso é para evitar o confronto e diminui a tensão do momento/ ou tenta evitar represálias mostrando submissão.

"...vejo que no olhar dele vai medo e ao mesmo tempo agressividade... "

Mau, não gosto disto, ou está numa de vencido mas não convencido, ou está com medo/insegurança e isso poderá ser sinónimo de agressividade.
Duas coisas adicionais.
1º Há cães mais "duros" do que outros, a questão será se escolheu um cão "duro" demais para si?
2º Como foi durante o desenvolvimento do cão? Foi consistente e claro no que esperava dele? proporcionou desafios mentais? Deixou-o deslindar o meu circundante, promoveu comportamentos desejáveis perante os diversos estímulos? Estímulos que o intimidassem sem razão, teve lá e "trabalhou" o cão para que essa reacção normalizasse? Tudo isso ajuda a desenvolveu um cão desenrascado e mais seguro de si.
Notou alguma vez se intimidava/assustava o seu cão com alguma frequência?

"...ai tem momentos que corre a minha frente depois me espera..."

Isso é o esperado e o desejado que um cão faça, nunca esperei menos do que isso dos meus cães e acrescento e seguir coladinhos aos nossos pés, isso é ligação bem estabelecida e bom seguimento.
A minha petiz já me sacou para fora de mato cerrado onde eu tinha perdido o "norte" algumas vezes à pala disso.

O rosnar, há que ver o contexto, a minha rosna que se farta quando tem energia acumulada, geralmente quando persegue alguma coisa ou quando fixa alguma coisa para perseguir, ou quando está a disputar o churro ou um pau comigo, dentro deste contextos definidos nem ligo, incito até. (mas eu conheço-a muito bem, mas muito bem). Noutros contextos não admito.
O seu cão rosna porquê? está fixado na brincadeira, em qualquer coisa? Ou rosna quando se aproxima de si?

"...focinho no chao e o rabo empinado..." e o ribeiro.

Isso é normal, a minha também faz, brincadeira pura e destrambelhada ainda com a energia ao alto, umas horas depois é um bichinho de contas, enrolada e a dormir. Mas a minha é uma rafeira de 16kg

"...entao ele logo começa a morder as ervas ou garrafas tudo o que encontra mesmo logo nos segundos ao passar por mim..."

Só vou disser mais isto, a minha faz o mesmo às ervas depois de correr umas tantas vezes atrás da bola, morde as ervas, traça-as espalhando por todo o lado, ela faz isso porque instintivamente está a "desmontar" a "presa" que apanhou. Isto num ponto de vista de caça.
Talvez o seu esteja a redirecionar outra coisa para as ervas e garrafas, mas não tenho a certeza do quê.

Ouça, vá a uma escola, estará muito melhor apoiado, com um tempo identificam-lhe e trabalham consigo o cão para ficar no ponto e você pode sair de lá com os bolsos mais vazios mas também sai com muita mais experiência.
zeyhe645
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda jul 02, 2012 9:40 pm

terça out 13, 2015 11:36 pm

boas pessoal
obrigado mais uma vez pelas vossas respostas sobre esta situaçao

bem como ja tinha levado o meu cao ao adestrador e lhe expliquei o meu sucedido , i só podemos ver ele a brincar la com os caes do adestrador
conbinamos em ir hoje ao sitio que faço os passeios com ele sem trela e tambem com trela (ribeiros) etc,
para o adestrador ver realmente o que se esta a passar

bem o resultado foi assustador para o adestrador
começamos o passeio de trela
passado os tal 30 minutos que ate ja contei e é mesmo quaze 30 minutos uma coisa que tambem notei muito estranha ser sempre os mesmo minutos depois que ele começa a fazer a tal situaçao

mas ainda bem , estava o adestrador perto e viu tudo o que ele fez como lhe tinha explicado da situaçao

resumindo
até o adestrador deu uns passos para traz com receio ou sei la o que nem perguntei
so o ladrar dele ate estremeçe o nosso corpo muito forte o ladrar

mas eu nunca dou passo atraz sempre de peito feito para ele sem medo algum

depois de tudo entao o adestrador me falou
voçe tem aqui o cao mais territorial o mais forte o mais dominate
bem deu a entender que é o mais de tudo ( nivel maximo )

como ja alguem o referiu e tinha razao

ele esta a chegar numa fase adulta e entao esta na faze de tentar me exprementar ou como entenderem esta a tentar me dominar ou ate ver onde pode chegar (palavras do adestrador )
o adestrador ate me deu os parabens
por ter um cao com isto tudo e so fazer este tipo de situaçao
se este cao fosse parar ás maos de um senhor que nunca teve esta raça ou algum conhecimento sobre caes este ja estaria sem tintis ou ate nas piores razoes em algum canil (palavras do adestrador)


eu tenho mais 2 pastores alemães i um rafeiro de porte medio sempre lhes dei o mesmo tratamento (treino) e carinho i nunca tal situaçao aconteceu como deste ROTT
por isso achei estranho de o mal ser meu , mas o mal e mesmo o instinto do cao nesta fase de passagem para adulto o que ainda vou a tempo de o meter no ponto ai ja vai depender de mim ,com algumas informaçoes do adestrador , podia ser ele a fazer por mim mas nunca fui a favor disso
quero ser mesmo eu a metelo no ponto

informaçoes do (adestrador)
o proximo passo vai ser quando tal situaçao acontecer de (trela)

quando ele começar a morder os tenis a traz ja sei que ele vai começar a fazer as suas parvoices ,
entao ai vou dar uns passos para traz juntar ele a minha perna encortar a trela e segurar firme ele junto a mim para nao saltar nem fazer as suas birras , para lhe mostrar que se acabou a parvoice
como ele nesta situaçao nao obedeçe o senta , ficar firme como referi ate ele se sentar para se sentir inferior a mim
porque o cao esta numa fase de me querer dominar entao é isto que meu adestrador me recomendou , ate entender q nao vale a pena nada contra mim

agora sem trela

situaçao
`ele passa por mim a correr depois espera por mim e de volta vem a correr direito a mim e passa a meu lado rosnado `

(palavras do adestrador)


pois o cao esta tentando me mostrar a sua força fisica e testando o meu medo para ver qual as minhas fraquesas e me tentando dominar


nao o posso passear sem trela nesta fase
nesta parte tenho que ter uma trela de 10 metros

assim que ele for passar por mim
tenho logo de encortar a trela e nao o deixar passar por mim

vai levar algum tempo mas tem que ser feito

bem pessoal desculpem a escrita
quiz escrever assim pois pode tambem alguem ter uma situaçao semelhante e sempre pode fazer e ver os resultados
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta out 14, 2015 12:01 am

Meta-o você no lugar mas com o treinador ao lado para o orientar, é muito mau ter um cão com um nível superior ao do dono no que seja o que for.
E não se esqueça que o cão ainda vai abrir muito mais, fisicamente e temperamento mais fincado.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta out 14, 2015 8:27 am

E que conselhos que deu para quando o cão estiver dentro de casa?
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
zeyhe645
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda jul 02, 2012 9:40 pm

quarta out 14, 2015 8:36 pm

LFGomes Escreveu:E que conselhos que deu para quando o cão estiver dentro de casa?
falamos nisso
mas o meu Rott e super educado so tem esta parvoeira quando lhe passeio em lugares abertos onde ele pode brincar a vontade

se for em lugares publicos ele anda sempre ao meu lado e nao faz nada de parvoices anda sempre destraido penso eu
mas e super tranquilo em lugares com muinto movimento ,


ele em casa e um cao normal segue todas as minhas regras
so com os olhos eu lhe mando sair onde quer que ele esteja num caso , se ele estiver no sofa i eu lhe olhar e abrir os olhos ele ja sabe que e para sair

o adestrator ate pensou se eu na altura de sair de casa se era o cao que sai primeiro ou se era eu
mas claro que sou eu tanto a entrar como a sair
ele ja sabe tao bem que fica sentado á espera que eu entro em casa ou mesmo a sair

mas prontos so tenho 3 dias de acompanhamento com o adestrator
ainda temos muita coisa para trabalhar
ate pode ainda a ser necessario ter que trabalhar algum mau abito que ele tenha em casa comigo e eu nao me esteja a perceber mas penso que nao
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta out 14, 2015 10:58 pm

Não sei, não é duvidar de si, nem do treinador, mas tenho a impressão que há aqui qualquer coisa que não bate bem.

Basicamente está a disser que em público, o cão é tranquilo, em casa até agora também é tranquilo e na rua é que destrambelha.

Do lado do adestrador, diz que é muito dominante e que é daqueles cães só para donos experimentados.
Para cães desse género, um certo grau de dominância nas brincadeiras com outros cães não foge do esperado, afinal sociabilidade não será o forte deles.
Um cão dominante não é oferecido, ponto final. Para o seu o ser com outras pessoas aí está a fugir ao esperado.

Ou não tem o mesmo pulso na rua que teve em casa, ou em breve vai ter problemas na rua e em casa, (pois, um cão quando testa o dono fá-lo em toda a linha).
Digo-lhe já, se pusermos de lado o pormenor da raça e do porte, era passar mais tempo com o cão, fazer actividades e exercício. Parece que ele quer brincar, mete-se consigo mas depois fica inseguro da sua reacção e encolhe-se. Sei que 30 ou 40 ou mais kilos não é tão fácil.
A coisa descarrila sempre depois de um alívio fisiológico imediato (+- 30 minutos depois da volta iniciar) e quando ele quer brincar e espairecer, começam os problemas, ele quer extravasar e você dá-lhe para trás. Há cães e raças que devido a muita coisa convém ir pondo travões à brincadeira para a coisa não sair fora de controlo, não se pode estoirá-los de uma vez porque antes disso já eles fizeram asneira.
Repito, se pusermos de lado o pormenor da raça e das suas características, onde eu iria primeiro era desgastar a energia em excesso e consolidar a ligação dono/cão através de actividades. Uma óptima maneira era entrar numa escola, practicar alguma coisa com esse cão, RCI, Mondioring, busca e salvamento, Agility etc. Primeiro levava uma trepa em obediência e outra em desgaste, para além de lhe ficar muito mais dependente de si.
3 dias ainda não é nada e aconselho a dar mais acesso ao treinador, quanto mais cedo, melhor e certificar-se da qualidade do treinador, qualquer que ele seja.
Antes da questão da dominância, eu via isso do medo primeiro com o treinador.
Isso não devia acontecer, como explica que o seu cão é dado com estranhos e consigo rosna?
Ou duas uma
Um cão não deve mostrar medo do próprio dono, quando isso acontece alguma coisa se perdeu na "traducção". Não foi nem é consistente e claro com o cão e ele não sabe bem o que esperar de você.
Ou no acto instintivo de desafiar, ele não sabe como agir depois da sua reacção, e isso será dele.
A única coisa que ele lhe devia mostrar era submissão, quando você o pusesse no lugar dele.
A agressividade tem duas origens dominância e medo. Um cão inseguro ou medroso pode ser pior que um cão dominante.
De qualquer das maneiras, o que resolver fazer e como abordar o problema, faça-o com orientação de um profissional qualificado.
zeyhe645
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda jul 02, 2012 9:40 pm

quinta out 15, 2015 1:24 am

boas amigo

nao tem q duvidar
pode ter algumas coisas escritas que eu quero dar a entender i nao me saber explicar bem

vamos deixar a dominacia a agressividade o medo de fora etc

é assim o cao tem 3 pontos que eu nao quero que ele faça
pode ser mau no futuro
ou mesmo muito desconfortavel para mim
mesmo que nao passe do nivel destes pontos

1 ponto
quando vamos passear para (campo aberto de trela ), ele faz tal reaçao morde os tenis eu digo nao entao ai começa o que voçe ja sabe uns segundos que me parece que esta tentando me atacar ladra contra mim baixa o focinho salta contra mim ladrando e rosnado
como expliquei nos post a cima.

2 ponto
(passear em campo aberto sem trela)

sem trela ele anda brincado como faz qualquer cao
tem vezes que passa por mim a correr
depois me espera
quando estou chegando perto dele
ele vem correndo na minha direçao e quando passa mesmo ao meu lado faz um rosnar
tem vezes que ja veio mesmo contra mim e tenta saltar me em cima
com o tal rosnar
de seguida começa mordendo as ervas ou o que tiver ali logo ao lado

3 ponto
este ponto e desde os 2 meses
nunca gostou de festas carinhos etc
se fizermos (muitas) festas ele começa logo a rosnar
este ponto 3 ele faz com toda a gente mas como e normal ninguem faz mais que uma festa portanto so eu sei que ele faz isto
se é que me entende


em casa
sim e um cao super normal nunca disso o contrario
em publico igual sempre de trela ao meu lado de vez em quando pode ver caes e tenta sempre ir la ter com eles se eu quizer vou ate la com ele para ele cheirar i fazer as coisas tipicas dos caes
se eu nao quizer digo (nao) e ele ja fica menos excitado e continua andando ao meu lado

mas atençao estes pontos
1 e 2 começou a coisa de duas semanas

a questao do medo eu penso que nao seja medo pois o medo pode futuramente gerar muita coisa
se é medo nao sei de onde veio este medo ou insegurança dele
nao sei se ja referi aqui mas eu tenho mais 2 pastores alemaes i um rafeiro i tive uma cadela Rottweiler que durou 12 anos ja faleceu infelismente
a quem diga para quando faz mal lhe dar umas chapadas no focinho ou com um jornal
eu nunca fiz isso os meus caes sempre foram tratados com comandos
e com muito tempo e dedicaçao
pequenos puxoes de trela tambem ajuda muito

claro se alguem passa pelo portao parece que querem comer quem seja
mas fora dele sao caes doceis


o mesmo tratamento que dei a estes meus caes e o mesmo que dou ao meu rotweiler
por isso eu ficar stressado de ele me fazer isto
e de pensar onde falhei atraz ou onde ando falhando
portanto teve mesmo que ser em ser acompanhado por um treinador

agora é trabalhar com o treinador e ir vendo os resultados ainda e cedo mas estou confiante que tudo ira correr bem
andamos primeiro a trabalhar o ponto 1
mesmo hoje primeiro dia ja tive resultados positivos
penso que vai correr tudo bem estou confiante
picolata
Membro
Mensagens: 109
Registado: domingo jun 28, 2015 10:59 pm

quinta out 15, 2015 9:46 am

E qual e a posicao do seu rott perante os outros caes que tem em casa?
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quinta out 15, 2015 10:03 am

Se fosse no meu caso pessoal, dizia que o cão me estava a desafiar para a brincadeira... :? :?
Os cães que eu conheço rosnam-me quando não gostam, saltam, mordem, e por vezes obedecem contrariados :?
Mas não são raças pp... No caso dessa raça convinha mesmo ter a certeza que os sinais não são de agressividade...
É que se o cão não obedece, não se consegue controlar, ainda por cima é agressivo e ainda por cima é dessa raça... poderá dar para o torto :o :o
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta out 15, 2015 12:52 pm

ponto 1

Se for tipo isto.
https://www.google.pt/search?q=c%C3%A3o ... 39GPXnM%3A

é brincadeira, quando o cão está com a energia nos pícaros é normal que o treino não tenha o mesmo efeito, que quando a energia esteja já mais normalizada. Mas comportamentos indesejados e desejados já deveriam estar implementados e rotinados, com um cão de porte grande é tudo mais difícil de controlar, as brincadeiras mais brutas e os acidentes mais propícios de acontecer.
Mas há que interagir com o cão, dentro de limites bem rígidos.
Talvez tenha dado relevo à disciplina ou pura e simplesmente não saberá como interagir com o seu cão sem querer sair da sua postura de "Líder".
Informe-se como deve fazer isso em segurança com o seu treinador. Isso não é da noite para o dia e penso que se fosse participativo desde muito cedo, talvez o problema não fosse tão grande.
Ainda não referiu, como agiu,o que fez durante o desenvolvimento do dito.
Como treina os cães? Que ligação estabelece com os cães?
Treino e carinho é muito vago.
O.k. fornece disciplina, e estrutura? Consistência?
Um cão desses não vai lá só com disciplina, tem que haver gosto pelo dono, vontade de o agradar acima de tudo, ligação.

Ponto 2

Não, não deve andar a brincar se o fizer sozinho.
O dono deve ser o primeiro e mais importante estímulo que um cão deve interagir, quase a exclusividade das brincadeiras deve ser com a participação do dono, brincadeiras com outros cães serve para apurar capacidades sociais e manter as mesmas oleadas. Agora, o que importa é que o cão o veja como o fim do mundo em cuecas, se torne cada vez mais dependente de si, a ligação mais forte e o seguimento também. Ao ponto do cão olhar para si quando estiver perante qualquer coisa e "perguntar" o que queres que eu faça?
Eu tenho uma rafeirola para caça, portanto, muito longe do que você tem, mas mesmo quando ela não está a correr atrás de coisas que eu atiro, é raro as vezes em que a deixo "bater" o terreno sem as minhas directivas, muita vez só saímos de lá quando ela acha alguma coisa que eu tenha perdido.
Eu só costumo "soltá-la" para o fim da manhã ou da tarde, depois de horas no mato, em que o cansaço já está instalado e aí muitas vezes ela apenas me segue coladinha aos meus pés. No outro dia estava muito excitada para o meu gosto, pú-la a escalar uma colina ingreme (trilho de btt) 15 m depois já estava sem excesso. deixei-a recuperar e continuamos para bingo.

ponto 3
Cada um é como é, poderia ter escolhido de maneira mais personalizada. Eu nunca escolheria um cão conscientemente (posso errar), mesmo de caça que me reagisse assim. Mas cada um é como é.

Dito isto, não é agora da noite para o dia, com um cão desses, mas tente melhorar essa ligação com o auxílio do treinador.
O seu cão deveria ser o inverso, oferecido para si e atirar-se e rosnar a desconhecidos.
Responder

Voltar para “Cães”