ACANA...mais um relato

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sexta nov 13, 2015 11:51 am

Porque não só as leguminosas não são alimentos para cão como a composição é uma porcaria, destituida de qualquer lógica. Está bem assim?
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta nov 13, 2015 12:57 pm

Alergia foi mais no sentido de rejeição :) Poderá se rou não, digo eu. Obrigado.

Eu não percebo nada de rações. Mas quando uma determinada ração causa diarreias em muitos cães, será que o problema está apenas nos cães? Não estará também na ração?
Será que têm algum ingrediente de má qualidade que causa irritações ao nível dos intestinos? Será que é a quantidade excessiva? Será o processo de fabrico? Ou a mistura em si?
:? :o :?

É realmente estranho. Vejo os profissionais da saúde animal a conviverem de forma demasiado pacífica com isto tudo das rações. Não noto qualquer preocupação por parte dos veterinários em exigir que os produtos alimentares dos animais sejam de qualidade. Os animais de estimação continuam a ser tratados como animais para matadouro...
:o :?

Por isso é que eu, podendo, faço comida em casa. Espero estar a dar os ingredientes todos necessários. Mas prefiro! :?
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta nov 13, 2015 12:58 pm

Alergia foi mais no sentido de rejeição :) Poderá se rou não, digo eu. Obrigado.

Eu não percebo nada de rações. Mas quando uma determinada ração causa diarreias em muitos cães, será que o problema está apenas nos cães? Não estará também na ração?
Será que têm algum ingrediente de má qualidade que causa irritações ao nível dos intestinos? Será que é a quantidade excessiva? Será o processo de fabrico? Ou a mistura em si?
:? :o :?

É realmente estranho. Vejo os profissionais da saúde animal a conviverem de forma demasiado pacífica com isto tudo das rações. Não noto qualquer preocupação por parte dos veterinários em exigir que os produtos alimentares dos animais sejam de qualidade. Os animais de estimação continuam a ser tratados como animais para matadouro...
:o :?

Por isso é que eu, podendo, faço comida em casa. Espero estar a dar os ingredientes todos necessários. Mas prefiro! :?
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

sexta nov 13, 2015 1:20 pm

St0pAF Escreveu:Porque não só as leguminosas não são alimentos para cão como a composição é uma porcaria, destituida de qualquer lógica. Está bem assim?
não está bem assim porque dizer que é uma porcaria não vale de nada se não explicar o porquê.
Quem e contra trigo e milho explica porquê (altos indices glicemicos, etc etc).
Tenham ou não razão, é a versão deles das coisas baseado em algum conhecimento e estudos (que podem estar errados).
Agora dizer que é uma porcaria desprovida de logica, fico na mesma.

As leguminosas estão em percentagens quase marginais, e acho que são tão válidas como dar trigo ou milho (e provavelmente mais saudaveis).
Os animais só por si têm tendencia a comer ervas, relvas, frutas, etc. No estado natural para alem disto, ainda comem o que ha no estomago de coelhos e afins, que contem leguminosas. Por isso não acho que seja disparatado. Se acha que é, gostava de entender o porquê.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta nov 13, 2015 4:43 pm

surprisedog Escreveu:
LFGomes Escreveu:
surprisedog Escreveu:
Eu nunca comprei rações pela net. Mas se comprasse compraria logo orijen.... :?
Bem, essa resultou em valentes diarreias lá em casa. A transição foi lenta...não sei o que se passou mas nao volto a essas rações sem cereais. .
Uma companhia produz 2 rações próprias para cães normais...

Se os cães não se dão bem com a de topo, é melhor pensar várias vezes antes de comprar a de gama inferior :? :? :? Apesar das formulações serem diferentes...
:?
Troquei para a orijen porque supostamente era melhor (na altura dava RC ou AG, já não me recordo) e não porque era de qualidade inferior...
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sexta nov 13, 2015 4:49 pm

ruivt Escreveu:Quem e contra trigo e milho explica porquê (altos indices glicemicos, etc etc).
A treta do índice glicémico é uma moda muito recente, até há pouco tempo o único argumento contra os cereais era que "os cães nunca tinham sido vistos a entrar numa seara". A apanhar leguminosas também não (digo eu ...). Já agora, alguma vez viu algum coelho a comer feijoada?

ruivt Escreveu:As leguminosas estão em percentagens quase marginais,
Fazendo as contas, as leguminosas devem estar algures entre 10 a 20% da ração. Se isso é marginal para si ... Já agora, porque é que os cereais não são saudáveis?

ruivt Escreveu:Tenham ou não razão, é a versão deles das coisas baseado em algum conhecimento e estudos (que podem estar errados).
A versão deles é baseada em ZERO conhecimentos e ZERO estudos. É apenas baseado em filosofias, daquilo que eles gostam de ver (ou não) nas rações, sem qualquer base sólida por detrás. E sem conhecimentos nenhuns. É que quando eles dizem que um cão deve ter uma alimentação à base de carne parecem desconhecer que carne não é só proteína. E que a função nobre da proteína é a de entrar na composição dos músculos, tecidos, etc, não é para "queimar" para dar energia. Por isso rações com altos teores proteicos (ou, melhor, aquelas em que simplesmente se substitui os hidratos de carbono por proteína, servindo para o mesmíssimo efeito, ou seja, para "queimar") são estúpidas, destituidas de fundamento, caras e nocivas. Espero ter esclarecido.
Raca17
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta nov 11, 2015 6:00 pm

domingo nov 15, 2015 2:47 pm

Manuescrito Escreveu:Boas,

Vou tocar num tema mais que debatido, mas que nunca vai ser consensual...rações!

Tenho um pastor suíço com quase dois anos que nunca ligou muito a comida. Inicialmente e quando era cachorro, comia RC maxi junior, mas nunca com grande entusiasmo, às vezes nem tocava na comida e chegava mesmo a jejuar durante um dia para depois apenas almoçar ou jantar. Por volta dos 17 meses troquei para RC maxi adulto, mas como era de esperar continuou sem ligar à comida. Dois meses volvidos e farto de o animal não se alimentar em condições, resolvi mudar de marca, desta vez para a Cotecnica Maxima. Foi engraçado, mas o entusiasmo só durou dois dias...rapidamente começou a fazer o mesmo que fazia com a RC.
Depois de mil e uma pesquisas e depois de tudo o que já tinha lido sobre outras marcas, decidi arriscar e mudar para uma ração supostamente melhor e que analisando a composição da mesma restavam poucas duvidas...Resolvi então comprar um saco de 13kg de Acana (chiken and burbank potato), tendo tido o cuidado de escolher a gama com o teor proteico mais aproximado ao da RC. Fiz uma transição bastante cuidadosa ao longo de 8 dias, mas à medida que a quantidade de Acana aumentava, diminuía a consistência das fezes...tendo passado de normais, para moles, mousse e agora praticamente liquidas (apesar da frequência de 3 vezes por dia não ter aumentado). Acho que está visto que esta ração não se adequa ao meu miúdo, provavelmente tem o intestino sensível...
Tomei a decisão de voltar às origens desta vez com uma pequena alteração. Vou po-lo a franguinho e arroz durante uns dias, ate as fezes normalizarem e depois vou optar entre RC e Proplan.
Gostava que me dessem a vossa opinião sobre estas duas e só estas duas rações. A nível de composição são muito idênticas, mas a Proplan não tem condroprotetores. O miúdo nunca teve problemas de articulações, mas prefiro prevenir...A Proplan tem mais variedade de sabores.
O que me chateia nisto tudo é que ele estava a comer a Acana como nunca comeu outra, cheio de vontade e agora muito provavelmente, vai começar a comer menos outra vez.

O cão é grande, tem praticamente 70cm de cernelha e está com 35 Kilos, quando vai à agua parece um espeto! Está abaixo do peso embora não esteja esquelético...

Desde já obrigado pelas vossas opinioes.
Olá, experimente a Royal canin ou a hills, para mim são as melhores
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

domingo nov 15, 2015 11:34 pm

acana com novas receitas para 2016, completamente sem cereais.

eis os ingredientes para a puppy large breed:

Fresh chicken meat (16%), chicken meal (15%), turkey meal (14%), red lentils, whole green peas, fresh chicken giblets (liver, heart, kidney) (6%), herring meal (4%), fresh whole eggs (4%), fresh whole flounder (4%), herring oil (3%), sun-cured alfalfa (2%), field beans (2%), green lentils, whole yellow peas, pea fiber, chicken fat (2%), fresh chicken cartilage (2%), dried brown kelp, fresh whole pumpkin, fresh whole butternut squash, fresh whole parsnips, fresh kale, fresh spinach, fresh mustard greens, fresh turnip greens, fresh whole carrots, fresh red delicious apples, fresh Bartlett pears, freeze-dried chicken liver, freeze-dried turkey liver, fresh whole cranberries, fresh whole blueberries, chicory root, turmeric, milk thistle, burdock root, lavender, marshmallow root, rose hips.


que vos parece?
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

segunda nov 16, 2015 7:41 am

cada vez mais idiota. 6% de fibra é bom para porcos
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

segunda nov 16, 2015 9:28 am

St0pAF Escreveu:cada vez mais idiota. 6% de fibra é bom para porcos
sempre li que a fibra é bom, desde que não em demasia... neste caso para cães o que tenho visto é que não convem ser inferior a 4%, nem superior a 9 ou 10%.

6% parece um valor equilibrado.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

segunda nov 16, 2015 10:39 am

ruivt Escreveu: sempre li que a fibra é bom, desde que não em demasia... neste caso para cães o que tenho visto é que não convem ser inferior a 4%, nem superior a 9 ou 10%.

6% parece um valor equilibrado.
LOL, onde é que viu que a fibra numa ração de cão deve estar compreendida entre 4 e 9-10%? Cá me quer parecer que tanto lê, mas sem pescar grande coisa, que já começa a baralhar tudo. É que 4 a 9/10 deve é ser o rácio ómega 6/ómega 3 :roll:

6% de fibra é bom para os porcos. E já estou com o surprisedog, é muito estranho que com tanta carne e afins ainda tenha 30% de hidratos de carbono, ainda para mais vindo das lentilhas, ervilhas e afins. Enfim, como dizia o Barnum, "there's a sucker born every minute"
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

segunda nov 16, 2015 10:41 am

St0pAF Escreveu:
ruivt Escreveu: sempre li que a fibra é bom, desde que não em demasia... neste caso para cães o que tenho visto é que não convem ser inferior a 4%, nem superior a 9 ou 10%.

6% parece um valor equilibrado.
LOL, onde é que viu que a fibra numa ração de cão deve estar compreendida entre 4 e 9-10%? Cá me quer parecer que tanto lê, mas sem pescar grande coisa, que já começa a baralhar tudo. É que 4 a 9/10 deve é ser o rácio ómega 6/ómega 3 :roll:

6% de fibra é bom para os porcos. E já estou com o surprisedog, é muito estranho que com tanta carne e afins ainda tenha 30% de hidratos de carbono, ainda para mais vindo das lentilhas, ervilhas e afins. Enfim, como dizia o Barnum, "there's a sucker born every minute"
Referia-me mesmo à % de fibra... que 4% seria o minimo, tendo em conta que ha muitos beneficios na fibra. Mas que 8 a 10% seriam o maximo.

Mas gostava de perceber porque motivo acha 6% demasiado alto.
e no fim de contas, gostava de perceber o que é que uma ProPlan ou RC tem melhor que Acana (eu neste momento dou ainda ProPlan a minha, embora ja tenha uma saca de acana prestes a estrear).
SilverPigeon
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: terça fev 25, 2014 5:36 pm

segunda nov 16, 2015 11:05 am

Eu mudei para acana com bons resultados. Foi uma transição de 3 dias apenas e as fezes melhoraram, o pelo e a condição física. A única queixa foi mesmo ele não demonstrar muito apetite pela ração. Usava antes Triple Crown, portanto uma ração de um nível inferior.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

segunda nov 16, 2015 4:14 pm

ruivt Escreveu: Referia-me mesmo à % de fibra... que 4% seria o minimo, tendo em conta que ha muitos beneficios na fibra. Mas que 8 a 10% seriam o maximo.
Então diga lá quem é que diz esses disparates.
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

segunda nov 16, 2015 4:32 pm

St0pAF Escreveu:
ruivt Escreveu: Referia-me mesmo à % de fibra... que 4% seria o minimo, tendo em conta que ha muitos beneficios na fibra. Mas que 8 a 10% seriam o maximo.
Então diga lá quem é que diz esses disparates.
qualquer pesquisa na net da esta indicação.
quem e que diz que faz mal?
Responder

Voltar para “Cães”