ACANA...mais um relato

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

terça out 13, 2015 10:56 am

Boas,

Vou tocar num tema mais que debatido, mas que nunca vai ser consensual...rações!

Tenho um pastor suíço com quase dois anos que nunca ligou muito a comida. Inicialmente e quando era cachorro, comia RC maxi junior, mas nunca com grande entusiasmo, às vezes nem tocava na comida e chegava mesmo a jejuar durante um dia para depois apenas almoçar ou jantar. Por volta dos 17 meses troquei para RC maxi adulto, mas como era de esperar continuou sem ligar à comida. Dois meses volvidos e farto de o animal não se alimentar em condições, resolvi mudar de marca, desta vez para a Cotecnica Maxima. Foi engraçado, mas o entusiasmo só durou dois dias...rapidamente começou a fazer o mesmo que fazia com a RC.
Depois de mil e uma pesquisas e depois de tudo o que já tinha lido sobre outras marcas, decidi arriscar e mudar para uma ração supostamente melhor e que analisando a composição da mesma restavam poucas duvidas...Resolvi então comprar um saco de 13kg de Acana (chiken and burbank potato), tendo tido o cuidado de escolher a gama com o teor proteico mais aproximado ao da RC. Fiz uma transição bastante cuidadosa ao longo de 8 dias, mas à medida que a quantidade de Acana aumentava, diminuía a consistência das fezes...tendo passado de normais, para moles, mousse e agora praticamente liquidas (apesar da frequência de 3 vezes por dia não ter aumentado). Acho que está visto que esta ração não se adequa ao meu miúdo, provavelmente tem o intestino sensível...
Tomei a decisão de voltar às origens desta vez com uma pequena alteração. Vou po-lo a franguinho e arroz durante uns dias, ate as fezes normalizarem e depois vou optar entre RC e Proplan.
Gostava que me dessem a vossa opinião sobre estas duas e só estas duas rações. A nível de composição são muito idênticas, mas a Proplan não tem condroprotetores. O miúdo nunca teve problemas de articulações, mas prefiro prevenir...A Proplan tem mais variedade de sabores.
O que me chateia nisto tudo é que ele estava a comer a Acana como nunca comeu outra, cheio de vontade e agora muito provavelmente, vai começar a comer menos outra vez.

O cão é grande, tem praticamente 70cm de cernelha e está com 35 Kilos, quando vai à agua parece um espeto! Está abaixo do peso embora não esteja esquelético...

Desde já obrigado pelas vossas opinioes.
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

terça out 13, 2015 12:00 pm

é uma pena ter-se dado mal com acana... eu gostava de começar a dar acana ao meu, mas ando a dar ProPlan.
Apesar de tudo parece-me melhor do que a RC, mas fico um pouco reticente por nao ter condroprotectores. A RC tem como primeiros ingredientes cereais, o que me tambem nao me parece bom.

Acana parece ter o melhor dos dois mundos, mas de facto ha imensos relatos de diarreias.
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

terça out 13, 2015 12:54 pm

Pois, o meu único senão em relação à Proplan são mesmo os condroprotetores, se bem que com um comprimido de 6 em 6 meses se resolve o problema!
Vai ser provavelmente a minha opção, uma vez que nunca experimentei e pelo meno é diferente!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

terça out 13, 2015 1:31 pm

Manuescrito Escreveu:Pois, o meu único senão em relação à Proplan são mesmo os condroprotetores, se bem que com um comprimido de 6 em 6 meses se resolve o problema!
Vai ser provavelmente a minha opção, uma vez que nunca experimentei e pelo meno é diferente!
um comprimido de 6 em 6 meses?? como assim?
Geralmente os condroprotectores tem que se dar diariamente ou semanalmente durante x tempo.
E são muito caros.
Está-me a custar um bocado dar proplan sem condroprotectores à minha pastor alemão, mas ela gosta e tem-se dado bem com a ração.

Acana tou com muito receio.
Lendo bem todos os topicos sobre acana, é de pessoas a queixar-se de diarreias. Se a minha ja se deu mal com a criadores, com uma Acana tenho receio que seja o fim da picada.

Não havera nada intermedio?

Proplan até nao é má mas nao tem condroprotectores.
RC acho muito fraquinha mas tem condroprotectores.
Acana tenho receio de proteina a mais...
TOTW tambem nao tem condroprotectores (e é uma marca que nao me inspira confiança).

Tenho que procurar mais alternativas.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça out 13, 2015 1:43 pm

Ambas são boas.
Agora não tenho presente as composições das duas mas digo-lhe que sempre preferi a proplan ligeiramente.
A One e proplan foram a backbone nutricional da minha pequena de 15/16 kilos até aos +- 9/10 meses, mas sempre com uma dificuldade a passar-lhe pelo estreito. dobrei os 12 meses, e um pouco mais além com rc labrador e fiquei satisfeito com os resultados (aliado ao exercício que sempre fez).
Fiz outras excursões pela Orijen, Acana, naturea, sempre com resultados desastrosos, chegava a ser de pistola.
Apesar da rc ter muitas gamas, se vir com atenção, não passa de marketing.
p.ex. rc labrador e rc cocker pouca coisa muda de uma para a outra.
Experimente a proplan, pode ser que ele pegue mais facilmente do que a rc.
Compre sacas pequenas para experimentar (1.5 ou 3 kg, ou mesmo de 800g)
Se for preciso aditivos, fale primeiro com o vet para ver se é mesmo necessário.

Ó homem, isso é fácil de resolver, compre uma saca pequena de Acana.
Se se der mal volta à proplan com o "cavalo" fora da "chuva" e perde o sentido disso de uma vez por todas. Se se der bem também fica resolvido esse impulso de a comprar.
Não vos quero induzir em erro, mas tenho a impressão que a proplan tem condroitina ou glocosamina pelo menos.
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

terça out 13, 2015 4:03 pm

Ruivt Há ciclos de condroprotetores semestrais e anuais que se fazem tomando dois ou um comprimido por ano respetivamente, mas não são baratos.

Botas96, estive a ler a composição da grande maioria das gamas da Proplan e nenhuma refere condroprotetores, glocosamina, condroitina, hidrolisado de cartilagem ou crustáceos...
Seja como for acho a Proplan ligeiramente melhor que a RC, pelo menos a nível de composição!
Ontem ao almoço e como ainda não comprei ração nova, misturei arroz na ACANA e hoje as fezes estavam muito perto do normal! Durante esta semana vou retirar o arroz gradualmente a ver se endireita!
Se até segunda não estiver em condições, mudo...
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

terça out 13, 2015 8:48 pm

para pastor branco suíço ... não olhando para composição mas olhando pelo que convivi com dois (macho e fêmea).... o dono passou exactamente pelo mesmo que descreve:
RC= falta de apetite/enjoo da ração
Acana=diarreias
Voltou para RC= fezes moles

Husse= excelentes resultados

Edit: ahahah e sim é adoravel ve-los a banhos e a perder o porte xD quer de pelo curto quer de pelo comprido

Quanto a condroprotectores ... ha rações que não os referem directamente nas composições. Mas eles estão lá implícitos nos ingredientes usados
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

quarta out 14, 2015 6:33 pm

Boas!

Enquanto não comprava outra ração, comecei a juntar arroz que agora estou a retirar gradualmente! Para surpresa minha (ou não) estes últimos 2 dias as fezes estão melhores que nunca! Logo vai ser a ultima refeição com arroz e amanhã começa só com a ração...vamos ver no que da, mas provavelmente tirando o arrozinho a consistência das fezes não vai ser como as ontem e hoje...
Dreamdog, entretanto estive a ver a Husse e parece-me bastante boa (tirando o sal), acho que vou aumentar o leque de 2 para 3 possíveis substitutas!
Obrigado pela dica!
Vou atualizando!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

quinta out 15, 2015 7:43 am

manuescrito, estamos a debater noutro topico precisamente a questão dos condroprotectores na ProPlan.
Falei com a Purina e dizem-me que tem, mas que não colocam na composição porque não é adicionada (Faz parte dos ingredientes que contem condritina e glucosamina).
No caso da Acana, tambem faz parte dos ingredientes, e eles colocam a quantidade de condroprotectores. A purina bem podia fazer o mesmo para ficarmos descansados. Mas que tem, tem. Só não sei ainda as quantidades, mas hoje já devo saber.
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta out 15, 2015 5:04 pm

ruivt Escreveu:manuescrito, estamos a debater noutro topico precisamente a questão dos condroprotectores na ProPlan.
Falei com a Purina e dizem-me que tem, mas que não colocam na composição porque não é adicionada (Faz parte dos ingredientes que contem condritina e glucosamina).
No caso da Acana, tambem faz parte dos ingredientes, e eles colocam a quantidade de condroprotectores. A purina bem podia fazer o mesmo para ficarmos descansados. Mas que tem, tem. Só não sei ainda as quantidades, mas hoje já devo saber.
Ha ingredientes que naturalmente já os contêm. A Pro Plan não tem nenhum. E quando não especificam na analise ou nos ingredientes se tiverem é uma quantidade insuficiente.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quinta out 15, 2015 5:18 pm

ReginaVieira Escreveu: Ha ingredientes que naturalmente já os contêm. A Pro Plan não tem nenhum.
Não mesmo? :o
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta out 15, 2015 6:00 pm

St0pAF Escreveu:
ReginaVieira Escreveu: Ha ingredientes que naturalmente já os contêm. A Pro Plan não tem nenhum.
Não mesmo? :o
Bem posso considerar a cartilagem da proteina animal.
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

sexta out 16, 2015 7:59 am

no entanto nao esta pelos vistos provado que condroprotectores de facto tem algum efeito preventivo ou não.
de qualquer forma gostava de facto que tivesse alguma percentagem de condroprotectores. Acredito que se tiver, como me dizem na Purina, seja uma quantidade muito baixa.
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

sábado out 17, 2015 11:58 pm

Boas!

Faz hoje 4 dias que o meu miúdo só está a comer ração! E não é que demorou mas foi?! Fezes impecáveis! Afinal sempre vai aguentar este saco de ACANA!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

sábado out 17, 2015 11:58 pm

Boas!

Faz hoje 4 dias que o meu miúdo só está a comer ração! E não é que demorou mas foi?! Fezes impecáveis! Afinal sempre vai aguentar este saco de ACANA!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”