Cães sem trela...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

terça nov 03, 2015 2:26 am

No seguimento de alguns tópicos que fui lendo hoje, decidi partilhar convosco uma situação com a qual me deparo diariamente e uma reação que tive que não me orgulho muito, mas enfim...

Vivo na parte mais antiga da cidade de Aveiro (Beira-Mar) e já me vou habituando a que os vizinhos abram a porta aos seu caes de manhã e os recolham à noite, passando estes os dias à solta sem qualquer tipo de controlo. No entanto, sou confrontado diariamente com malta que gosta de andar com os cães sem trela (provavelmente porque Aveiro é uma cidade relativamente calma). Epa isto tira-me completamente do sério... Porque é que eu não posso andar tranquilo com o meu cão sem ter que gramar sempre com algum imbecil que anda com o cão solto e que vem completamente descontrolado para cima do meu (que anda sempre de trela)? É que ainda há quem controle os seus cães bastante bem sem trela, mas a grande maioria anda com o bicho à solta e ele faz o que bem lhe apetece...

No outro dia andava eu tranquilamente a passear o meu cão, quando um cão que já uma vez tentou morder no meu (que nem reagiu) veio completamente doido, de gengiva à mostra direito ao meu...depois de ter feito uma investida e ter falhado porque praticamente cabia por debaixo do meu e não deve ter calculado bem a distância, deu uns passos atrás e tentou morder outra vez...azar do caraças, eu não estava nos meus dias e enfiei um pontapé no cão que ele deve ter voado alguns 5 metros...
Estavam algumas pessoas na rua, algumas conhecidas, que não abriram a boca, mas fizeram aquele ar reprovador...o que é certo é que sempre que passo por esse cão quando estou a passear o meu, ele muda de passeio. Problema resolvido.

Epa, não é obrigatório os cães andarem à trela???
O que é que vocês faziam?
Enervo-me mais de dia para dia com este tipo de pessoas, que depois ainda mandam bocas tipo: "deixe-os estar"; "eles querem é brincar"; "não puxe o seu cão", "deixe-o brincar"....
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça nov 03, 2015 3:45 am

Está a ver como não foi difícil.
É assim mesmo.

Mas alguma coisa falhou aí, nunca devia de ter permitido ele falhar a carga.
Se falhou (sorte sua) é porque passou por si.
Devia de ter agido mais cedo para ele nem ter efectuado a carga, ou fazer com que ele tirasse o cavalinho da chuva antes de os alcançar.
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

terça nov 03, 2015 9:45 am

Bom Dia...

Começo por dizer que não sou muito defensor dessa solução, até porque segundo percebi, aplica-se só a cãezitos...

É verdade que a lei obriga a trela e em alguns casos, açaime... logo...

Já pensou dialogar e explicar aos donos dos cães soltos visto que os conhece?

Em caso de luta de cães, largue o seu... deixe-o defender-se...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta nov 04, 2015 4:58 am

fontedasbicas Escreveu:Bom Dia...

Começo por dizer que não sou muito defensor dessa solução, até porque segundo percebi, aplica-se só a cãezitos...

É verdade que a lei obriga a trela e em alguns casos, açaime... logo...

Já pensou dialogar e explicar aos donos dos cães soltos visto que os conhece?

Em caso de luta de cães, largue o seu... deixe-o defender-se...
Conheci pessoas que aplicaram essa técnica e se arrependeram. O animal que foi solto para se defender passou ele a atacar ou a tentar atacar os outros animais, coisa que não faziam.
Por outro lado passou esse animal, tb a estar ilegal na via pública.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta nov 04, 2015 10:36 am

Bom Dia...

Concordo em parte, Aletheia ... O que fazer então...?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta nov 04, 2015 12:01 pm

fontedasbicas Escreveu:Bom Dia...

Concordo em parte, Aletheia ... O que fazer então...?
Não sei. Não sei mesmo. :-(
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta nov 04, 2015 2:54 pm

Já me gozaram por aqui, mas não quero saber: geralmente ando com um pau (tipo cajado).
As minhas regras nesses casos são:
O meu cão\cadela sabe defender-se e o tamanho é idêntico? se sim, solto o meu cão;
Se a resposta é negativa: intervenho com o meu pau e uns pssshhhtttt.
Por norma, não tenho que dar com o pau, eles fogem.
Enquanto não vivermos numa sociedade equilibrada, pouco mais há a fazer.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta nov 05, 2015 4:59 pm

Em caso de conflito iminente.
Agir, interceptar e neutralizar a ameaça.

Regra geral, o cão fixa no nosso, há que conseguir quebrar essa fixação e fazê-lo fixar em nós e isso normalmente é o suficiente para parar a escalada de violência.
O cão para, hesita, pode insistir mas sem grande convicção.
Há que estar preparado para tudo, pois se não conseguirmos quebrar essa fixação (mais fácil falar que escrever).

Em caso de insucesso quando o alvo está a 2 ou 3 metros de nós, há que atacar imediatamente e interceptar.

Pela minha experiência quanto maior o cão mais fácil é chamá-lo a atenção, cães mais pequenos é que é uma chatice.

Soltar o nosso cão tem muitos contras, para mim.
1- Nem sempre estamos num sítio confortável quando isso acontece (junto a uma estrada, etc).
2- Se estudarmos mal o cão, ele pode correr mais que o nosso, etc.
3- Se o outro cão apanhar o nosso e nós estamos longe demais?
Não, para mim não dá.

No outro dia estava eu andar pela serra, quando um cão de gado transmontano solto começou a "guardar" um sítio público, a cerca de uns 20 metros de nós, a minha primeira reacção foi prender a minha pequena e po-la atrás de mim.
O ataque não chegou a escalar porque o dono o agarrou, mas a mais de 5 kms do meu carro.
Eu estava preparado para tombar ou ser tombado, pois sabia que uma ambulância veria de certeza e mais rápido se as coisas corressem mal do que se me acobardasse, aí teria perdido a cadela de certeza pois nunca chegaria a tempo ao carro para a levar ao hospital.
E para o cúmulo não haviam silvas naquele sítio em concreto.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quinta nov 05, 2015 7:00 pm

Estou de acordo com a LFGomes.

A verdade verdadinha é que a maioria dos velhotes aqui das terras, que andam com o seu cãozito atrás quando vão para as hortas, levam um pau e é com ele que afastam os cães maiores que saem das propriedades a ladrar todos malucos.

Não posso fazer isso porque tenho que usar as duas mãos para segurar o exército vermelho em fúria quando vê outro cão ou animal. Mas a verdade é que (e só agora pensei nisto) nenhum cão, mesmo um grande, se aproximam da besta eslava. O gajo deve ter escrito na testa "russo ensandecido".
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta nov 06, 2015 12:27 am

Boas...

Continuo a dizer que a melhor atitude, é largar o nosso cão!
Ele solto, consegue defender-se... Preso, se for mais que um, por exemplo, ou mesmo só um, não vai conseguir defender-se... Está preso, não há defesa... e para além disso, o agressor pode atacar quem segura a trela...

Falo com experiência, infelizmente!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta nov 06, 2015 10:21 am

E se o seu cão for um miniatura e o agressor um robusto de porte grande? Também o largava? :)
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta nov 06, 2015 1:22 pm

LFGomes Escreveu:E se o seu cão for um miniatura e o agressor um robusto de porte grande? Também o largava? :)
Boas...

Eu no primeiro post referi que cada caso era um caso... No entanto, sendo o meu pequeno, mais razão... se ele conseguir fugir já ganhou a batalha!

Mais que o soltar do seu cão, o errado é continuar com ele preso... LFGomes nunca vire um pau à minha cadela Monic... Iria dar-se muito mal...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta nov 06, 2015 2:26 pm

Podemos imaginar inúmeros cenários: se o cão fugir e se for perto de uma estrada estamos com problemas; se o outro tiver instinto de caça provavelmente corre atras…
Se eu ameaço a sua cadela com o pau, ela irá reagir ao pau (pela logica) aí eu não me importo que ela lhe desse umas dentadas ou que ficasse com ele. :)
Bom, obviamente já percebemos que não há soluções perfeitas, mas esta foi a forma que arranjei de tentar minimizar as lutas. Até agora não me dei mal e acredite que tenho situações praticamente diárias e com cães em matilha soltos, vadios, que sabe como funcionam….
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta nov 06, 2015 4:42 pm

LFGomes Escreveu:Podemos imaginar inúmeros cenários: se o cão fugir e se for perto de uma estrada estamos com problemas; se o outro tiver instinto de caça provavelmente corre atras…
Se eu ameaço a sua cadela com o pau, ela irá reagir ao pau (pela logica) aí eu não me importo que ela lhe desse umas dentadas ou que ficasse com ele. :)
Bom, obviamente já percebemos que não há soluções perfeitas, mas esta foi a forma que arranjei de tentar minimizar as lutas. Até agora não me dei mal e acredite que tenho situações praticamente diárias e com cães em matilha soltos, vadios, que sabe como funcionam….
Boas...

Sempre disse que cada caso era um caso...

Concordo que com um pau, pelo menos nós estamos mais protegidos, mas eu só falei pelo animal... E não, o pau é o rastilho e, provavelmente o seu braço seria o resto...

Mas resumindo, se calhar o seu método é mais eficaz para a situação... eu só me baseei, numa situação real, em plena via pública com um animal meu(cão de Pastor Alemão) e dois outros SRD's que ali apareceram vindos de um prédio junto a um café onde tomava a minha biquinha... o meu cão estava a ser conduzido pela minha acompanhante e ela nunca o largou, fazendo com que ele, não se pudesse defender...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

sexta nov 06, 2015 6:22 pm

Ja tive um rott macho, a correr direito a mim e ao meu labroxer (ja foi ha uns anos) de beiças arreganhadas e atitude pouco amigável. Eu vinha com o meu cão de um lado e trazia a bicicleta pela mão. Quando vi aquela besta a correr na nossa direcção a minha primeira reacção foi largar a bicicleta, dar dois passos em frente e arreganhar as minhas beiças e rosnar para o bicho. O gajo ainda hesitou a uns metros, mas depois investiu de novo. Dei uns passos atrás, peguei de novo na bicicleta, pus o meu cão atrás de mim e a bicicleta entre nós e a besta preta!! Acho que no meio daquilo tudo consegui levantar a bicicleta e deixá la cair em cima do gajo!! Entretanto chegou um dono histérico, a reclamar comigo porque eu tinha o cão solto!! Fiquei tão :o que nem tive reacção!!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Responder

Voltar para “Cães”