Caniche - Problema trela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RevengeFNF
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: segunda out 12, 2015 1:49 pm

terça nov 03, 2015 12:14 pm

Bom dia,

Tenho uma Caniche com 2 meses e meio, e experimentamos pela primeira vez colocar-lhe uma trela para ver a reacção, mas ela imediatamente atira-se para o chão a ganir.

É normal esta reacção e com o passar do tempo ela vai aceitar a trela, ou vou ter aqui um problema para resolver?

A trela que já tinhamos em casa é de pescoço, mas vamos-lhe comprar uma de peitoral.
CARM
Mensagens: 6
Registado: quarta abr 23, 2008 1:27 pm

terça nov 03, 2015 6:50 pm

O meu pastor alemão com 2 meses se tivesse a trela não caminhava sentava-se ou deitava-se podíamos puxa.lo que ele não andava tirava-lhe a trela e ele andava, sem dar por isso metia-lhe a trela quando ele já estava a andar e ele continuava, com o tempo passou-lhe deve ser uma fase.
olapt1818
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça out 13, 2015 8:52 pm

terça nov 03, 2015 10:36 pm

Normalíssimo! O ideal será deixa-lo em casa com a trela solta para se habituar e vá brincando com ele para o seu cão associar a trela a coisas boas e não a coisas negativas, nunca puxe nem force o seu cão a andar.
Tenho um raçado de Pastor Alemão e + - com essa idade rejeitou a trela com coleira, não pense que eles já nascem ensinados a passear =D
Peitoral tambem é uma boa opção, alias até prefiro.
Cumprimentos
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta nov 04, 2015 3:26 pm

Certifique-se que não está a magoar a cadela. É normal terem reações parvas.
Peitorais são bons para puxarem coisas: pessoas, trenós e afins. Não recomendo (salvo em situações muito especificas).
Trela numa mão, biscoito na outra, vai ver como ela começa a andar a olhar para si 
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
olapt1818
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça out 13, 2015 8:52 pm

quinta nov 05, 2015 12:27 am

LFGomes Escreveu:Peitorais são bons para puxarem coisas: pessoas, trenós e afins. Não recomendo (salvo em situações muito especificas).
Embora o Peitoral motiva o cão a puxar....tambem poderá ser treinado da mesma forma que referiu e não haverá problema,até é mais seguro e dará um conforto melhor ao cão.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta nov 05, 2015 11:36 am

olapt1818 Escreveu:
LFGomes Escreveu:Peitorais são bons para puxarem coisas: pessoas, trenós e afins. Não recomendo (salvo em situações muito especificas).
Embora o Peitoral motiva o cão a puxar....tambem poderá ser treinado da mesma forma que referiu e não haverá problema,até é mais seguro e dará um conforto melhor ao cão.
Pois pode.
Tenho uma cadela que lhe meto uma linha (para agulhas) como se fosse uma trela e ela vai ali direitinha. Pode-se fazer tudo, mas tem que se saber. Não recomendo porque a tendência é incentivarem o cão a puxar mais.
Mais seguro? Não vejo em quê.
Confortável? Idem.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta nov 05, 2015 1:21 pm

É normal, é uma coisa estranha.
Com a habituação vai lá.
Os peitorais são uma porcaria, devem ser utilizados em casos específicos e pontuais.
Chegam a ser perigosos, pois a quantidade de pessoas que os utilizam mal é surpreendente.
Mas os cães são uns coitadinhos, não podem tê-los justos ao corpo e depois soltam-se e acabam debaixo de um carro, ou desorientados.
olapt1818
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça out 13, 2015 8:52 pm

quinta nov 05, 2015 2:51 pm

estranguladora também seria uma boa opção principalmente para cães que puxam com 4 meses?
Queria a vossa opinião, obg.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta nov 05, 2015 3:26 pm

Não sei se a sua questão era irónica, mas se sim: tanto uma coleira pode ser estranguladora como um peitoral pode ser um castigo, ambos dependem da forma como são usados, sendo que com o peitoral há uma tendência à tração por motivos que penso serem óbvios.

Se não era irónica: tem outras opções. Explique a situação e nós tentamos ajudar.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta nov 05, 2015 3:56 pm

Se está a ser irónico, dou-lhe com essa ironia totiço abaixo.

Muito simples, há vários tipos de ferramenta, para diferentes idades é uma questão de escolher a nossa.
Para qualquer tipo de ferramenta escolhida é preciso habituação que foi um passo que não foi dado como deve ser.
Regra geral, quanto mais perto do focinho mais controlo se tem do cão.
O peitoral quando mal utilizado pode oferecer um perigo maior que uma coleira especialmente num cachorro de 4 meses com socialização e dessensibilização a certos estímulos ainda por se fazer, potencializando a falta total de controlo de uma situação.
Na coleira são dois dedos de folga, no peitoral também, justo mas o suficiente para deixar alguma ampliação para o arfar.

Quanto à estranguladora, nem sequer vou-me dar ao trabalho.
olapt1818
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça out 13, 2015 8:52 pm

quinta nov 05, 2015 4:54 pm

Não foi irónico de todo....

Falta-lhe cerca de 1 semanita para completar os 4 meses, mas parece um boi a puxar uma carroça.No inicio passeava com coleira no entanto ao puxar, os olhos dele ficavam raiados e esganava-se todo.
Ponderei usar o peitoral e assim foi,senti alguma melhora pois notei que se sentia mais confortável, no entanto continua a puxar e queria evitar isso.
Em casa ´super obediente e ensinei-lhe alguns truques básicos como senta,levanta,comer assim que der a ordem,etc... só que na rua ele ignora-me,digo-lhe para se sentar e passa-lhe ao lado,fica eufórico quando sai à rua penso ser esse o principal motivo de me ignorar.
Àh tambem gosta de se empoleirar/saltar em mim como se tivesse a pedir colo.

Já agora não percam tempo ao achar que a frase do enforcador foi uma ironia, tal como disse "queria a vossa opinão obg", parece que tem gosto em achar ironia.

Botas..."quanto mais perto for do focinho maior é o controlo"...deves estar a falar da Canny Coleira certo? se sim achas boa para o meu caso? obg
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta nov 05, 2015 5:20 pm

Um cão em casa não é a mesma coisa que um cão na rua.
Há que nivelar esses dois cenários, em casa e na rua.
Ele tem que obedecer igual na rua e em casa.
Repetir os mesmos treinos básicos no exterior de forma faseada e consistente
1º sem muito estímulos e com guia de trabalho.
2º depois, cada vez com mais estímulos com guia.
3º Vá aumentando a distância desses comandos.
4º Daqui a uns 6/7 meses comece a soltá-lo.
Isso puxar todos puxam, tem a energia em alta. Quando chegar a um parque, serra, etc.
Troque a trela pela guia e brinque com ele, com o que quiser, recompense com biscoitos quando ele lhe vir entregar a bola. (não atire a bola para além do alcance da guia).
Pode também esconder coisas em arbustos, etc para ele achar, numa primeira fase com ele a ver onde esconde e depois já não lhe mostra onde esconde e vá orientando a coisa, depois vá aumentando as distâncias, Dê-lhe a cheirar, vá esconder e depois ele terá que ir buscar.
Em voltas mais curtas e rápidas, uns minutos breves com uma intensidade mais elevada mas própria para a idade, ponha-o a correr às voltas com guia. Deve ser o suficiente para ele deixar de puxar no resto do passeio.
Churro, já ouviu falar? Aconselho, mas quando conhecer muito bem o cão, pois é daquelas coisas que não se pode ir só pela teoria.
olapt1818
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça out 13, 2015 8:52 pm

quinta nov 05, 2015 5:38 pm

Então basicamente tenho que mostrar que eu sou o centro das atenções e não o que está à nossa volta, isso fará com que ele mantenha o olhar e atenção em mim ignorando todo o resto, estou certo? para tal devo brincar com ele na rua,dar as tais ordens básicas e uns biscoitos em andamento mas sempre junto a mim, estou certo?
Enquanto à coleira,peitoral,etc... qual será o melhor? mantenho o peitoral?
Churro refere-se a um brinquedo almofadado? eu normalmente uso o cabo de guerra, mas com as suas limitações para não provocar a sua agressividade.

Obrigado.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta nov 05, 2015 5:56 pm

É mais ou menos isso.
A questão do o pôr a desmoer a energia é para ele deixar de ter tanta energia disponível e assim para deixar de puxar.
Errado.
Não tem que mostrar que é o centro das atenções, você tem que ser o fim do mundo em cuecas para ele, você próprio deve-se tornar num super estímulo, quanto mais estímulos você eclipsar mais ele gravita para si, logo mais obediente se torna.
Nesse processo vai-se consolidar a ligação entre vocês os dois.

O.k., sabe o que é um churro, mas só o utilize quando conhecer muito bem o cão, cabos de guerra mal feitos podem conduzir ao desinteresse do cão.
Há cães que nunca podem ganhar, há outros que devem ganhar, pelo menos mais vezes a muito mais vezes, até conseguir saber em quais dessas categorias o seu cão se encontra, adie isso.
Por enquanto pode manter o peitoral por mais uns meses, mas depois é vital que mude para uma coleira, no seu caso em particular.
Se depois terá que pôr uma estranguladora, tudo dependerá dos resultados do seu trabalho até lá e do próprio temperamento do seu cão.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quinta nov 05, 2015 6:52 pm

Para quem sabe, qualquer tipo de coleira e trela servem.

Para mim só existem duas excepções: o peitoral, e a trela extensível, duas grandes porcarias que, misteriosamente, atraem as pessoas que não percebem um corno de cães.
Responder

Voltar para “Cães”