Caniche - Problema trela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta nov 06, 2015 10:44 am

WaterMonitor Escreveu:Para quem sabe, qualquer tipo de coleira e trela servem.

Para mim só existem duas excepções: o peitoral, e a trela extensível, duas grandes porcarias que, misteriosamente, atraem as pessoas que não percebem um corno de cães.
Grande verdade.

( trela extensível é boa quando eles vão fazer as necessidades, há cães que gostam da sua privacidade :P )
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta nov 06, 2015 7:37 pm

Nem me gozes! O pessoal das trelas extensíveis está sempre à nora com aquela porcaria, em vez de prenderem, soltam, depois aquilo avaria, gritam para o cão, que se borrifa, e lá puxam o fio como se estivessem a pescar.

É todo um filme.


:lol: :lol: :lol: :lol:
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

sábado nov 07, 2015 1:23 pm

Susana, olha que eu incluo o peitoral e a trela extensivel na mesma categoria. Quando mal usados só dão ***, tal como outra qualquer trela,. coleira, etc!

a trela extensivel é uma boa ferramenta para treinar chamada, para ensinar o "traz", e para ser usada por quem sabe o que tem na mão.

peitorais, não sou fã... mas já vi cães bem educados, a passear de peitoral sem problemas! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado nov 07, 2015 5:38 pm

O mais parecido com um peitoral que alguma vez tive foi uma mochila para os meus cães levarem as suas próprias "posses". :lol: :lol: :lol:

E dava para prender a trela naquilo e mandar um deles puxar-me nas subidas. Essa parte era boa.
olapt1818
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça out 13, 2015 8:52 pm

segunda nov 09, 2015 9:51 pm

Botas96,

Nestes ultimos 2 dias tenho feito o que me aconselhaste, normalmente antes de o levar para a quinta do covelo começo-o por cansar,a partir daí notei uma diferença incrível, já não puxa a trela com peitoral, pareceu-me mais relaxado e durante o caminho vou lhe dando carinho sempre que ele caminha a meu lado.Assim que chego à quinta do covelo deixo-o solto e ponho-me a mandar bolas para ele ir buscar, não é um cão que foge de mim, dentro do meu raio de 10-15m ele volta sem eu o chamar, sinto uma liberdade enorme, tambem é uma forma de ele se socializar, pois tem medo de cães, mas acredita está muito melhor!
Penso que vou continuar a usar peitoral, sinto que o Doug gosta de caminhar com ele.
Obrigado.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça nov 10, 2015 7:43 am

Guia de trabalho nos parques e trela na rua, sempre.

O seu cão, se tem 4 meses ainda está no começo, para ele tudo é muito estranho, e basta qualquer coisa para o intimidar.
Tenha a certeza absoluta que só lhe providencia boas experiências com outros cães e com o meio circundante.
Depois de bem inserido com outros cães e com o resto ele vai-se tornar muito curioso.
Portanto essa sensação de liberdade é falsa e precoce e pode potencializar a falta de controlo de uma situação se ele se desorientar.
Nesta fase terá que se tornar um censor e filtrar tudo o que ele experimenta.
Isso terá uma influência no próprio temperamento do cão (inexistente por agora) irá ter um impacto capital no resultado final quando a formação do individuo adulto.
Um cão com 30, 30 e tal kilos com um peitoral, depois vai corrigir.
Quando você conhecer muito bem as limitações do seu cão e previsível, quando conseguir um cão desenrascado nas mais diversas situações que sabe como reagir aos mais diversos estímulos, mesmo aos mais negativos, se tiver um temperamento "easy going" e sólido aí poderá gozar dessa liberdade.
olapt1818
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça out 13, 2015 8:52 pm

terça nov 10, 2015 1:17 pm

Mas devo continuar a dar esta liberdade ao deixar andar solto?
Hoje o Doug apanhou um susto,apareceu um Kangal de 10 meses em direção amim a alta velocidade, só queria cheirar mas o porte em si serviu para assustar o meu cão e fugir, bem o chamava mas não voltava pois estava em panico.No entanto houve um momento que após estar uns 30 metros longe de mim decidiu enfrentar o Kangal e veio até mim,achei curioso por parte do meu cão e alguma coragem.
Mas resumindo ele tem-se dado muito bem, hoje esteve com 5 cães soltos no inicio com algum receio e só contacto visual, após 10min já lhes cheirava o rabo.Pelo que me apercebo ele não entra em pânico quando ve cães,no entanto só usa o contacto visual e acho isso mal,mas pode ser que com o tempo ele "saia da casca".

Obrigado!
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça nov 10, 2015 3:14 pm

WaterMonitor Escreveu:
E dava para prender a trela naquilo e mandar um deles puxar-me nas subidas. Essa parte era boa.
Mau, isso é considerado abuso :P :P
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

terça nov 10, 2015 8:17 pm

Opá era tão fixe. Eles estavam ensinados com as palavras "à frente" e assim que ouviam isto passavam para a minha frente e puxavam. Nas subidas dificeis aproveitava sempre.

A este, se eu o deixar passar para a frente, só paro espetada numa árvore.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta nov 11, 2015 12:05 am

Repito, nesta fase, "liberdade" só com guia de trabalho, ou trela.
Socialização só com cães equilibrados, calmos e controlados, não é qualquer um (cão e dono) que serve, ou com outros cachorros e supervisionados.
O que lhe aconteceu hoje, é tudo o que não devia acontecer.
O que o seu cão aprendeu com isso?
Nada de jeito.
Onde estava você?
Provavelmente longe demais.
Um cão, muitas vezes, quando não sabe o que fazer, "procura" para ver como o dono reage, perdeu uma oportunidade para o tutorear caso ele buscasse o seu auxílio.
Para mim, esse cão não preencheu os requisitos mínimos, veio excitado demais, sem ninguém que o controlasse, e presumo eu que era um desconhecido. Não filtrou.
Lembre-se que o seu cão poderá ter um temperamento dominante quando em adulto, se juntar-mos medos e inseguranças, não será um cão sólido em adulto. Uma mistura explosiva de agressividade.
Esta fase, é a mais trabalhosa, inserir e consolidar as bases de socialização e implementar e fomentar ferramentas para apurar capacidades.
Depois virá as liberdades.
De resto, está bom.
olapt1818
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: terça out 13, 2015 8:52 pm

quarta nov 11, 2015 9:30 pm

botas96 Escreveu: O que lhe aconteceu hoje, é tudo o que não devia acontecer.
O que o seu cão aprendeu com isso?
Nada de jeito.
Onde estava você?
Provavelmente longe demais.
Um cão, muitas vezes, quando não sabe o que fazer, "procura" para ver como o dono reage, perdeu uma oportunidade para o tutorear caso ele buscasse o seu auxílio.
Bem, hoje voltou acontecer o mesmo! mas foi desta vez com um Galgo de 2 anos, o Doug voltou a fugir e deixei, queria que fosse ele a desenrascar-se sozinho e conseguiu...após passar meio minuto a andar dum lado para o outro feito maluco apercebeu-se que o Galgo queria apenas brincar e não morder, desde então, começou a participar tambem na brincadeira e sinto que está cada vez mais social mas ainda com algumas limitações.
Respondendo à sua pergunta se acho que ele aprendeu alguma coisa? eu diria que sim,não sou um expert como ja deve ter calculado..mas conheco o meu cão melhor que ninguem e está cada vez menos amedrontado.O Doug simplesmente haje com medo quando um cão quer brincar e se põe aos saltos e a ladrar, com cães mais pacíficos o Doug porta-se normalmente querendo conhecer de mediato o outro cão seja ele qual for.
Mas claro...pode haver os seus contras,eu por exemplo não sei como reagir se um cão atacar o meu...e tambem sei que o Doug de apenas 4 meses tambem não saberá, mas isso será com o tempo e espero que nem aconteça, tenho feito o que me pediu, no entanto acho que ele solto está bem.
No que toca ao andar na rua, ele já nem puxa, ás vezes ele trava-me pois quer cheirar algo como deve calcular,mas não lhe dou esse liberdade,mantenho a postura firme e ignoro o travão dele e sinto que ele se apercebe disso e volta a caminhar a meu lado.Na rua não lhe dou a "liberdade" pois quero que ele entenda isso,já que no parque eu deixo-lhe fazer tudo e explorar o que tem para explorar,quero que ele perceba a hora de saber explorar e a hora de saber andar a meu lado ignorando ruídos e odores.

Obrigado.
Raca17
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta nov 11, 2015 6:00 pm

quinta nov 12, 2015 6:19 pm

RevengeFNF Escreveu:Bom dia,

Tenho uma Caniche com 2 meses e meio, e experimentamos pela primeira vez colocar-lhe uma trela para ver a reacção, mas ela imediatamente atira-se para o chão a ganir.

É normal esta reacção e com o passar do tempo ela vai aceitar a trela, ou vou ter aqui um problema para resolver?

A trela que já tinhamos em casa é de pescoço, mas vamos-lhe comprar uma de peitoral.
g
Ola boa tarde, é muito normal isso acontecer, o que deve fazer e por lhe a coleira e a trela em casa quando ela estiver relaxada e depois experimente fazer caminhos no chão com ração e tentar que ela vá comendo, depois segure na coleira ( sempre ) sem puxar e deixe o seu cão ir comendo .....se a primeira vez ele recusar de lhe o grão de ração há mão e vá andando para ele perceber o que quer que faça....dois ou três dias assim 10 minutos por dia e o cão vai andar lindamente com a trela....se mais tarde tiver problemas com escadas faça o mesmo com bocadinhos de ração.....ATencao nunca puxe a trela pois seu cão vai aninhar e voltar a regredir. Bom treino 8)
Responder

Voltar para “Cães”