Boas.
Adoptei um x PA á cerca de uns 2 meses, que têm agora 15 meses.
Adaptou-se bem a tudo e não tem surgido qualquer problema sendo que tenho corrigido com sucesso os seus "erros". O meu único problema é a enorme dificuldade que tenho enfrentado para tentar familiariza-lo com outros cães e pessoas, sendo que antes ladrava para qualquer pessoa (embora não fosse com agressividade, penso que seria medo), agora apenas para alguns homens idosos???( talvez algum trauma do passado??), mas aos poucos vai ultrapassando, sendo que após perceber que não existe perigo, permanece calmo. Mas o maior problema é quando vê algum cão numa casa, durante o passeio( que supostamente já devia estar habituado) e faz um esforço enorme para chegar perto do mesmo é como se tivesse uma necessidade enorme de chegar perto de qualquer cão e puxa bastante. Gostava de receber algumas dicas e informações sobre a melhor maneira de corrigir este comportamento. Será necessário um profissional? é recomendado a castração? até porque passará mais tempo dentro de casa agora que está a chegar o inverno e talvez evite as marcações de território indesejadas?
falha na socialização
Moderador: mcerqueira
O que relata parece ser mais curiosidade do que outra coisa.
A forma de ultrapassar isso é socializar. Quanto mais cães ele “conhecer” melhor.
Se tem algum receio, ou incerteza em relação à agressividade com os outros, habitue-o ao açaime.
Combine playdates com cães dos seus amigos ou familiares (que sejam equilibrados) para ele se habituar à companhia canina.
Parabéns pela adoção.
A forma de ultrapassar isso é socializar. Quanto mais cães ele “conhecer” melhor.
Se tem algum receio, ou incerteza em relação à agressividade com os outros, habitue-o ao açaime.
Combine playdates com cães dos seus amigos ou familiares (que sejam equilibrados) para ele se habituar à companhia canina.
Parabéns pela adoção.
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Registado: terça nov 10, 2015 12:42 pm
sim, talvez lhe habitue ao açaime, já teve com uma cadela de um familiar e foi bastante dominante e chato, talvez outro macho não ache piada.
Estou a considerar levar a umas aulas de socialização em breve.
Estou a considerar levar a umas aulas de socialização em breve.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm
Eu faço mesmo isso, nunca contrario. O que posso fazer, quando vejo o outro cão muito agitado, é perguntar ao respectivo dono se o seu cão é calmo..ruivt Escreveu:se ele se quer chegar a outros caes, deixe-o chegar-se... é assim que aprende a socializar.
senao vai estar sempre reprimido e ansioso quando ve algum cao.

Tonysopran0 Escreveu:Boas.
Adoptei um x PA á cerca de uns 2 meses, que têm agora 15 meses.
Adaptou-se bem a tudo e não tem surgido qualquer problema sendo que tenho corrigido com sucesso os seus "erros". O meu único problema é a enorme dificuldade que tenho enfrentado para tentar familiariza-lo com outros cães e pessoas, sendo que antes ladrava para qualquer pessoa (embora não fosse com agressividade, penso que seria medo), agora apenas para alguns homens idosos???( talvez algum trauma do passado??), mas aos poucos vai ultrapassando, sendo que após perceber que não existe perigo, permanece calmo. Mas o maior problema é quando vê algum cão numa casa, durante o passeio( que supostamente já devia estar habituado) e faz um esforço enorme para chegar perto do mesmo é como se tivesse uma necessidade enorme de chegar perto de qualquer cão e puxa bastante. Gostava de receber algumas dicas e informações sobre a melhor maneira de corrigir este comportamento. Será necessário um profissional? é recomendado a castração? até porque passará mais tempo dentro de casa agora que está a cheg
r o inverno e talvez evite as marcações de território indesejadas?[/
Olá, antes de mais parabéns pela adoção, o seu cão precisa de sociabilizar com outros cães mas primeiro tem de verificar se os outros cães são calmos e equilibrados, se forem deve deixa lo solto e mantendo a atenção se começar a ficar demasiado exitado é chamar lhe a atenção e reprimir esse comportamento para o habituar a ter uma abordagem calma perante outros cães. Se ele é macho, as fêmeas são mais fáceis de enicio para ele, o seu cão pode parecer chato com as fêmeas mas isso devesse a ele ser macho, por isso sempre que ele se mostrar irrequieto e exitado de mais afaste o por momentos e tente acalmar um pouco as coisas. Outra coisa fundamental é muitas vezes o nervosismo do próprio dono por medo que i cão imediatamente sente e que passa para ele, por isso mantenha se calmo sempre que apresentar o seu cão a outros. Boa sorte.
Você tem um cão há 2 meses, muito pouco tempo para se conhecer de trás para a frente o que se tem nas mãos.
Desenvolva mais o " faz um esforço enorme para chegar perto do mesmo é como se tivesse uma necessidade enorme de chegar perto de qualquer cão e puxa bastante"
Em que condições? O que vê no seu cão nessas alturas?
Se o seu cão, tem de facto, um temperamento similar aos de pastoreio independentemente do que se poderá parecer visualmente, isso de ladrar às outras pessoas e etc, acho normal.
Isso da marcação de território via urina não é desejado nem indesejado, é natural.
A minha única resposta afirmativa às suas questões é à busca de um treinador, não necessariamente só pelo cão, mas principalmente por si.
Parece-me um bocado disperso e inseguro em relação ao caminho a seguir e isso seria um bom auxílio para o pôr em sincronia no que tem nas suas mãos.
Desenvolva mais o " faz um esforço enorme para chegar perto do mesmo é como se tivesse uma necessidade enorme de chegar perto de qualquer cão e puxa bastante"
Em que condições? O que vê no seu cão nessas alturas?
Se o seu cão, tem de facto, um temperamento similar aos de pastoreio independentemente do que se poderá parecer visualmente, isso de ladrar às outras pessoas e etc, acho normal.
Isso da marcação de território via urina não é desejado nem indesejado, é natural.
A minha única resposta afirmativa às suas questões é à busca de um treinador, não necessariamente só pelo cão, mas principalmente por si.
Parece-me um bocado disperso e inseguro em relação ao caminho a seguir e isso seria um bom auxílio para o pôr em sincronia no que tem nas suas mãos.
-
- Registado: terça nov 10, 2015 12:42 pm
Sim em breve, vou procurar um treinador. Para explicar melhor, quando vou a passear e aparece um cão num portão ele faz de tudo para tentar chegar ao cão, e não sei porque todos os cães que me encontro, parecem bastante hostis, tento sempre não o deixar alcançar os portões com cães. Ele faz uma força brutal para tentar chegar ao pe dos cães, de resto em sitios tranquilos não puxa sequer pela trela. E sendo que tenho esta rotina de diariamente há 2 meses de passar por vários sítios com cães não seria normal ter-se habituado?
Quando diz:
"todos os cães que me encontro, parecem bastante hostis", são todos os cães que estão atrás dos portões ou mesmo um cão que venha pela trela com um dono?
Os cães que estão em propriedades têm tendência a ser mais "hosteis" com cães que passam (falo por experiência, a conclusão será que o cão sente o território ameaçado).
Essa questão é só para avaliar a postura do seu cão, se todos os cães, mesmo os que não estão em propriedades são agressivos, então o que faz mesmo falta é socialização.
Em todo o caso, se não gosta de comportamento é tentar corrigir. Não deixe puxar. Se ele puxa, pare e quando voltar para perto de si / parar de puxar recompense. A recompensa é o que quiser, use o clicker, use palavras, um biscoito também ajuda.
"todos os cães que me encontro, parecem bastante hostis", são todos os cães que estão atrás dos portões ou mesmo um cão que venha pela trela com um dono?
Os cães que estão em propriedades têm tendência a ser mais "hosteis" com cães que passam (falo por experiência, a conclusão será que o cão sente o território ameaçado).
Essa questão é só para avaliar a postura do seu cão, se todos os cães, mesmo os que não estão em propriedades são agressivos, então o que faz mesmo falta é socialização.
Em todo o caso, se não gosta de comportamento é tentar corrigir. Não deixe puxar. Se ele puxa, pare e quando voltar para perto de si / parar de puxar recompense. A recompensa é o que quiser, use o clicker, use palavras, um biscoito também ajuda.
Está a fazer da forma errada, se ele quer ir ter com os outros cães deve o deixar ir. Como quer que ele se habite se não o deixa chegar perto?Tonysopran0 Escreveu:Sim em breve, vou procurar um treinador. Para explicar melhor, quando vou a passear e aparece um cão num portão ele faz de tudo para tentar chegar ao cão, e não sei porque todos os cães que me encontro, parecem bastante hostis, tento sempre não o deixar alcançar os portões com cães. Ele faz uma força brutal para tentar chegar ao pe dos cães, de resto em sitios tranquilos não puxa sequer pela trela. E sendo que tenho esta rotina de diariamente há 2 meses de passar por vários sítios com cães não seria normal ter-se habituado?
Eu ao meu beagle de 5 meses, deixo chegar a todos, e menos que algum o repreenda, agradeço, só lhe faz bem entender todos os tipos de comportamentos, para que no futuro quando for grande, e os "maus" já não lhe dêem a margem de tolerância que dão neste momento, ele saiba quando um cão não quer brincadeiras e o deva ignorar.
Claro que cães atrás de um portão stressados não serão o melhor estímulo, mas sim nos parques equilibrados, mas sempre é melhor deixa-lo aproximar que lhe reprimir o instinto de ir ver o amigo que está no portão. Se sempre reprimir estes irão rapidamente passar a ser os inimigos.
Se tem receio, o melhor seria começar com uma trela extensivel. Sempre biscoitos no bolso, qd quiser depois afastar e distrair o seu cão do outro.
Quanto mais o deixar ir nesta fase, mais desinteresse ir passar a ter com o passar do tempo e amadurecimento da idade, como nunca o deixa ir a ansiedade dele maior é, um pouco como o melhor brinquedo ou coisa que não lhe queria dar, mas que após ter dado ou cedido, com o tempo perdeu interesse. Com isto, o meu beagle já nem quer saber dos stressados dos portões qd passa e ladrão, qd nos primeiros dias tinha exactamente a mesma reação que o seu, engraçado que se o cão do portão for amistoso e não mostrar stress, o meu quer e deixo ir, dar um beijinho ou cheirinho de portão.
Se continuar a fazer como faz, no futuro irá ter problemas, quando um dos portões se soltar e o seu não habituado a ler as reações, irá entender uma reação menos amistosa com receio e irá atacar e vice versa na reação do outro.
Quanto a socializar com pessoas, é o mais rapidamente visto já ter 15 meses, tentar combinar com conhecidos seus mas que o cão não conhece, ou pedir a pessoal com cães no parque, que lhe dêem biscoitos do melhor que ele gostar, e sempre que puderem festas, insistir nisto e vai ver que ele ai adorar todo o tipo de pessoas. Se o problema está a ser idosos terá de insistir nos idosos para lhe dar guloseimas e festas. Tem de lhe interiozar na cabeça Pessoas estranhas = Só coisas boas e nada mais.