Ideologias ao extremo ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta dez 11, 2015 7:11 pm

Percebo perfeitamente a tristeza de quem tem bons exemplares de orelhas ou cauda cortadas.

Tenho bons amigos que estão mesmo aborrecidos com tudo isto e sem vontade alguma de continuarem.

Mas vou ser honesta: preocupava-me (ainda) mais que passassem leis cretinas que além de lixarem quem cria como deve ser, são uma tentativa ridícula de humanizarem os animais.

Os beneficiados dessa lei tão inteligente seriam precisamente os canicheiros que, por sinal, são também quem mais vende em lojas.

Acrescento ainda que suspeito que as minhas peúgas sejam 90% sencientes, porque têm essa percentagem de algodão. Cruelmente enfio-as na máquina a 40% :twisted:
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

sexta dez 11, 2015 7:13 pm

Nada mau, conseguiu encontrar o Iralph e a Fenix no meio de todos os outros campeões, e mesmo assim teve de ir a 2014 :wink: Dois cães que já se "reformaram" destas andanças. E sim, dois bons cães. Já vi melhores mas não se pode tirar mérito a esses.

Ora, fazendo agora um exercício rápido onde lhe asseguro que a larga maioria (90%?) dos dobermanns portugueses em competição neste momento são amputados e que os restantes não ganharam nada este ano (tirando um espanhol se não me engano), é fácil de perceber o que vai acontecer em 2016 certo? Os que não ganharam nada vão-se tornar os "reis da bicharada" e até lhe digo que o campeonato português vai ser assaltado por espanhois..

E depois, consegue perceber o dano, e isto sem falar no monetário, de criadores que investiram todo o seu tempo e dedicação a "fazer" cães e que, de um momento para o outro, foi deitado tudo a perder e impossibilitados de entrar em ringue, numa competição que como disse e bem apura o melhor individuo representativo de um estalão, sendo que esse mesmo estalão prevê e aceita ainda o corte?

Por isso sim, neste campo tenho uma bola de cristal :wink:

Mas com disse, não vou discutir esse assunto aqui, tenho meios bem mais apropriados para o mesmo. Respeito a sua opinião, apenas isso.

Pedro
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta dez 11, 2015 7:35 pm

Entendo a vossa raiva e o a quente.

Mas não estão a ver a média e longa duração.

Os canicheiros e os "reis da bicharada" e espanhóis até poderão experimentar uma facilidade momentânea, mas depois o que vai importar? Quem realmente tem a coisinha melhor.
Vai ser um impacto, isso vai, mas penso que não seja crítico. É manter e esperar por novas gerações para fazer novos cães.

"Tenho bons amigos que estão mesmo aborrecidos com tudo isto e sem vontade alguma de continuarem"

Óptimo, são pessoas dessas que falei no post anterior.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sexta dez 11, 2015 8:01 pm

Pois é, as fotos dos cães inteiros e campeões são de 2014 (o ano passado é assim tão remoto???). Prova de que os criadores já deveriam ter acordado há muito tempo e, em vez de andarem 90% de orelhas cortadas em exposição deveria ser 90% de orelhas inteiras. Concordo e percebo que é muito chato não haver um período de transição, mas não é nada que tenha saido "out of the blue", afinal de contas, a lei que proibe o corte de orelhas já data de 2001 (isto sem contar com a data de assinatura da Convenção). Já agora, e se não sabe, a partir de Agosto o estalão vai definitivamente proibir as orelhas cortadas por isso, e mais uma vez, era tudo apenas questão de tempo.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta dez 11, 2015 9:46 pm

Botas96 continua a existir uma ideia generalizada que as pessoas criam cães porque dá dinheiro.

Não dá. É um passatempo extremamente dispendioso. E muito amado pelos seus praticantes. Fazem-no porque realmente gostam e gastam pipas de massa a concorrer para ganharem uma taça, uma roseta, um papel. Gastam em cruzas, gastam em veterinário, gastam em material diverso e, obviamente, em rações. Gastam em cães que vão gerar a tal super descendência (raramente acontece mas o pessoal acredita)

Os únicos que fazem dinheiro com a criação são as "industrias de bebés" que criam tudo e ainda mais uns pássaros e umas ratazanas e é nisso que este tipo de lei quer transformar os criadores.

Falo do que sei porque sou amiga de casa de muitos criadores e sei como as coisas funcionam. Falo à vontadinha porque nunca tive uma ninhada de cães. E ainda falo mais descansada porque o cão de raça que tenho, paguei-o, ninguém mo deu.

Para mim, pessoalmente, a lei não me iria afectar em nada. Vão continuar a existir países que se borrifam nestas tretas e se lixassem a criação de cães cá e me desse na tola, comprava fora. Mas custa perceber que isto são umas teorias de meia duzia de iluminados de cidade que não percebem patavina de animais ou da natureza. No papel aquilo parece muito giro, na realidade é um disparate pegado.
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sexta dez 11, 2015 11:19 pm

WaterMonitor
Quando falava em confirmar as fontes era mesmo ver o que esta no caderno de encargos dos partidos. Sei que no do PS incluíram la uns pontos acerca dos animais de estimação (nada tão extremista quanto o texto que aqui coloquei), no resto não cheguei a confirmar. Era mesmo só para ver se o texto inicial que aqui coloquei fazia sentido ou era mais um texto 'populista'.
Até porque alguns pontos eram positivos, utópicos, mas positivos. Outros nem tanto..

Mas vá já li aí algures que foi chumbada.

Quanto ao corte das orelhas, não sabia que já tinha chegado as regras do CPC. Pessoalmente sou contra (sempre fui, basta ler os meus comentários) este tipo de legislação/regras.
E mantenho a minha ideia: Se soubesse tinha cortado as orelhas ao meu labrador, só lhe dava saúde.
Até porque se a ideia era acabar com sofrimento dos cães, cães de luta e etc etc. Não é por aí que se resolve o problema, aliás não vejo mesmo o que é que isto resolve neste pais à beira mar plantado sem fiscalização ou consciência colectiva onde o que é barato é bom e o que é caro é um roubo.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado dez 12, 2015 12:05 am

Water, como mero observador.

Não é a primeira raça nem será a última a estar numa situação idêntica ou pior.
Lembrou-me de uma história muito parecida há uns bons anos atrás, com outras raças mas com consequências mais severas, resumindo, a tentativa de uma união fracassou pelos mais diversos motivos e a coisa passou.
Na altura houve muitos que queriam desistir e houve quem o fizesse.
E não houve uma voz entre os "amigos" dos animais que se levantasse (estariam de folga?)
E poderíamos estar aqui indefinidamente a discutir tudo e mais alguma coisa.
Historicamente as raças enfrentaram períodos bastante complicados que puseram em causa a sua própria continuidade. E algumas bem jovens
É como eu já disse, é por o desalento atrás das costas e prosseguir.
A super descendência vai continuar a nascer, não são espontâneos, a qualidade das linhas até agora conseguida vai continuar (o suficiente para cobrir o interregno), limitações às orelhas já existiam há anos, os suficientes para já haver cães no circuito para não causar o transtorno às bolsas nem a interrupção de provas.
Não souberam, não puseram ou não quiseram bater com o pé na altura certa, deixaram passar, teimaram a empurrar com a barriga. E agora que vai chegar novos regulamentos já pensam em desistir?
Mas que raios de apaixonados.
Certas provas saiem tão caras ou mais até que a inscrição para o Paris-Dakkar, talvez até seja uma poupança. Canicheiros? Reis da bicharada? Não tenham medo deles. Lagartixa não nasce para ser crocodilo. Especialmente charutos que ganhem por falta de comparência do adversário.
E também não acredito que um criador não tenha uma visão de um prazo alargado para a sua linha de sangue, nem que a linha de sangue de um criador não seja um trabalho de anos.
Mais fé nos vossos cães, continuam os mesmos, mas pelos vistos, de agora para a frente, com orelhas inteiras.
De uma maneira geral concordo plenamente com o último parágrafo.
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sábado dez 12, 2015 8:19 pm

Isto de legislar sobre os direitos dos animais é MUITO LENTO... É preciso morrem muitos, cometerem-se abusos crueis sobre milhares para que as consciências possam mudar :? E depois lá se vai mudando, pare evitar os erros que vão surgindo. A ideia, quando se trata de animais, é EXPERIMENTAR. Se der, excelente, se for demasiado doloroso para os animais, tenta-se mudar... Infelizmente é assim!

O que se percebe aqui é que muita gente tem um receio enorme de que
as raças padronizadas, o apuramento, as exposições, os concursos, a venda de animais, a utilização de cães ao belo prazer do ser humano possa ser posta em causa, possa ser alvo maiores exigências.

Quando conseguirem obter um super cão, que se consiga reproduzir naturalmente, sem ter de fazer dezenas de testes, para evitar que os descendentes tenham problemas, avisem.

Entretanto continuem a cortar as orelhas e as caudas aos animais, que fica muito bonito.

O que vale é que depois de tanto massacre aos animais lá se vai mudando qualquer coisa - pelos vistos agora resolveram alterar as exigências quanto às amputações de caudas e orelhas.... Esperemos que não demorem muito tempo a alterar as exigências quanto aos estalões (pureza) das raças. (Prefiro não imaginar o que muito criador poderá fazer aos animais para obter o resultado desejado....) :? :?

É uma pena que a venda de cães em lojas continue a ser permitida. É uma tristeza ver os animais, mais uma vez, expostos em caixas, neste caso à espera de serem adoptados, muitas vezes por donos que... ENFIM!

Boa sorte para as raças e as exposições e as vendas de cães. Pelos vistos ainda falta algum tempo para as consciências mudarem. :? Entretanto tentem não massacrar muitos animais.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado dez 12, 2015 10:13 pm

Como se valesse alguma coisa...

Isso falar de boca cheia é muito bonito, mas vale bola, quando uns são sobrinhos e outros enteados. A visão de muitos para os dois lados da "barricada" é que quando o sol nasce não é para todos.
Grandes amigos dos animais.
Entre todos esses, venha o diabo e escolha.

Qual é o mal das raças padronizadas, apuramento de características, provas, etc? Faça o favor de substanciar essa sua posição.

Não falo por ninguém, mas até podem vender o que não lhes interessa para subsidiarem o apuramento.

"a utilização de cães ao belo prazer do ser humano possa ser posta em causa"

Há pessoas que pura e simplesmente não percebem que a "utilização de cães ao belo prazer humano" também vai ao encontro do prazer do animal propriamente dito.

Vamos lá taxar o seu hobby (provavelmente tricôt), o meu e o de todos. Quer ver?

Pessoalmente sou contra o corte das orelhas e caudas, mas também compreendo o seu lado funcional que é para evitar caudas partidas na caça e quanto eu sei (posso estar errado) na guarda é para evitar que o cão seja manejado pelo malandro. Há raças que o tinham e havia outras que não o tinham nos estalões.
Caudas partidas é tão bom. tão bonito.

Pois é uma tristeza, e quem faz esse negócio ser continuado?
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sábado dez 12, 2015 11:10 pm

"(...)Entretanto continuem a cortar as orelhas e as caudas aos animais, que fica muito bonito.
O que vale é que depois de tanto massacre aos animais lá se vai mudando qualquer coisa(...)"

Eu acho engraçado que, por norma, quem diz isto...Depois são os primeiros a pegar na faca a favor da castração, são aqueles que metem furadeiras na canalha, são aquele que são a favor de circuncisão etc etc 8)

Quanto a orelhas deixo este texto:

"Os Filas são dos poucos cães cujo corte de orelha é feito por uma questão de saúde do próprio cão, pois S. Miguel é uma ilha luxuriosa devido ao seu grande nivel de humidade e com imensas lagoas.

Por sua vez, os cães de trabalho que andam a correr com o gado, que é o caso dos Filas, devido à sua entrega física, estão constantemente metidos nas lagoas.

Para evitar constantes infecções nos ouvidos (otites), os açorianos começaram a fazer o corte das orelhas, ( se visitar S. Miguel, vai verficiar que todos os cães que trabalham gado, independentemente da raça, pois muitos são rafeiros, têm também eles as orelhas cortadas) e também para melhorar a sua audição, pois se verificar uma grande parte, senao todos os cães condutores de gado têm a orelha erecta ou amputada.

Inicialmente o corte nao era tão arredondado, mas a utilização do corte redondo foi somente por ser um corte facil para qualquer agricultor poder fazer, pois bastava dobrar a orelha e cortar."

É óbvio que se o destino dos cães é trabalho .. Sim, por muito que os queiram como pessoas ou animais de estimação, os cães só existem nos dias de hoje porque fazem trabalho por nós. Directa ou directamente, quer queiram ou quer não .. Quando se fazem provas de beleza, se levem os cães como seriam se fossem cães de trabalho.
Esta proibição não resolveu nada, rigorosamente nada e não faz sentido nenhum de existir. Então dentro do CPC ... é o reflexo de quanto esta entidade é fraca nas rédeas da canicultura.

Mas isto era no tempo em que os animais eram animais, as pessoas eram pessoas, trabalho era trabalho e conhaque era conhaque.
Agora vivemos numa selva de betão onde nos esquecemos que nós próprios somos animais de um ecossistema de natureza e não de betão, onde só descansaremos quando exterminarmos todos os animais que vagueiam por esta selva fora, mas sempre com a bandeira hasteada de: "vamos ajudar", "vamos melhorar", 2é um problema que se tem que resolver"

Não se resolve nada a proibir .......
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo dez 13, 2015 4:29 pm

Nem vou discutir os cortes. Sempre disse e repito, é-me absolutamente indiferente.

Mas sobre os "amigos dos animais" que tanto choramingam pela maldade do apuramento de raças, assim que aparece um cão de raça para adopção é vê-los a comerem-se vivos uns aos outros a ver quem é que fica com ele. :lol: :lol: :lol:

Bleeding hearts :roll:
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

domingo dez 13, 2015 10:50 pm

Eu acho que a legislação deve ser PREVENTIVA. O que se tem verificado é que anda a reboque dos milhares de milhares de cães que de alguma forma foram vítimas...

A ideia que dá é que só se começa a fazer alguma coisa, quando existem demasiados casos gritantes, impossíveis de esconder.

Ninguém tem nada contra raças e exposições e etc... todo esse mundo.... Têm de ser tratados da mesma forma que tudo o resto - o que importa são os animais....


Infelizmente a mensagem que às vezes se quer passar é que esse mundo - dos clubes de raça tratam muito bem os seus cães, por isso não têm de ser fiscalizados, não se têm de fazer exigências, etc etc etc.... Pura mentira.... Como se sabe em determinadas raças foi precisamente o contrário e nas que estão constantemente a surgir, logo se verá.... :? :? :?

Não podemos é andar a proteger um determinado grupo, porque entendemos que são melhores, quando os factos não dizem exactamente isso :o :o

respondendo ao botas: Por mim, o que é válido em termos de reprodução nos humanos, deve passar EXACTAMENTE IGUAL para os cães, em termos éticos!
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda dez 14, 2015 9:17 am

Pois, mas propostas de leis como esta que seguem uma lógica Estalinista não servem.
" O homem é a fonte de todos os problemas, acaba-se com o homem, acaba-se com o problema", neste caso os cães.

O lado jurídico não funciona, então vamos fazer novas leis e mais extremas que também não vão funcionar, leis draconianas que só vão atingir quem practica e quem reproduz como deve ser e em vez de mitigar os problemas que fala e outros, só vão agravar. Fiscalização? Para quê? Já que ninguém está realmente interessado em resolver a sério os problemas.
Querem todos ficar com a "taça", ganhar o título do melhor amigo do animal, mas não querem fazer o "campeonato".
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

segunda dez 14, 2015 10:07 am

WaterMonitor Escreveu:
Mas sobre os "amigos dos animais" que tanto choramingam pela maldade do apuramento de raças, assim que aparece um cão de raça para adopção é vê-los a comerem-se vivos uns aos outros a ver quem é que fica com ele. :lol: :lol: :lol:

Bleeding hearts :roll:
Bom Dia...

Fazem-me lembrar "as beatas" nas nossas igrejas... Batem com a mão no peito, excomungam e o diabo a sete, e depois... cá fora, no mundo real... mentem, "encornam" roubam... etc... etc... tudo em nome de uma boa causa...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda dez 14, 2015 1:57 pm

Sem tirar, nem pôr António.

Já assisti a diálogos no facebook por causa de adopções de cães de raça que são de ir às lágrimas de tanto rir. Insultam-se, discutem, barafustam, uma festa.

Até hoje tenho resistido a escrever o óbvio: "E comprarem, não?" porque ainda lhes dava uma coisa má.

Mas isto tem um lado assustador que é pensar que um animal vai parar às mãos destas doidas. :o
Responder

Voltar para “Cães”