Ideologias ao extremo ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

segunda nov 30, 2015 10:00 pm

PROJECTO DE LEI DO PAN, EM DISCUSSÃO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NO DIA 11 DE DEZEMBRO, VISA EXTINGUIR TODAS AS RAÇAS PURAS, ACABAR COM A CAÇA, PROIBIR O APURAMENTO DE RAÇAS PARA FINS DE DESPORTO E UTILIDADE, E NUM CURTO ESPAÇO DE TEMPO AS SUAS PROPOSTAS ACABAM COM TODOS OS CÃES E GATOS EM PORTUGAL.

ILC DO PAN "Fim dos Canis de Abate":
Anexo VIII
Requisitos comuns para criação e comércio de animais
1 – São proibidas as seguintes práticas de reprodução, criação, manutenção e venda de animais:
a) A implementação de processos de reprodução por métodos violentos ou não naturais, considerando-se integrada neste âmbito designadamente a reprodução por métodos artificiais, incluindo inseminação artificial, bem como a reprodução mediante o confinamento ou imposição às fêmeas de relações com machos;
b) A criação de animais manipulados geneticamente;
c) A realização de cruzamentos tendo em vista o apuramento de raça ou a obtenção de características não naturais pretendidas por tutor ou terceiro ou que possam afetar a saúde e o bem-estar do animal;
O fim dos Canis de Abate é importante, deve ser um objectivo a alcançar, mas não desta forma, com projectos de lei com políticas dissimuladas, pretendendo chegar aos seus objectivos retirando liberdades à maioria da população Portuguesa.

.....

A Plataforma Sociedade e Animais vê com grande preocupação a inclusão no programa do Governo de medidas extraídas do Programa Eleitoral do PAN, partido animalista que elegeu um único Deputado e que representa uns escassos 0,6% da Sociedade Portuguesa. São seis as medidas que o Governo vai buscar ao programa eleitoral do partido animalista, o partido com assento parlamentar menos votado nas eleições de 4 de Outubro.
Para além da preocupação, pelas consequências gravíssimas que tais medidas irão acarretar para um conjunto vasto de actividades amplamente enraizadas na Sociedade Portuguesa, é com grande surpresa que vemos este Governo do PS adoptar medidas sobre temas «fracturantes» para a Sociedade, quando nem uma linha sobre os mesmos dedica no seu Programa Eleitoral.
Salta à cabeça uma medida que visa alterar o estatuto jurídico do animal, visando que estes passem a ser considerados «pessoas não humanas», o que constituí uma alteração «fracturante» relativamente à forma como os animais são entendidos pelos Portugueses e a forma como a nossa Sociedade Humana se relaciona com estes. Importa perceber que esta alteração se baseia em ideologias animalistas extremistas, segundo as quais os animais não podem ter qualquer fim utilitário para o Homem, sendo defendida por grupos que defendem e querem impor o veganismo à Sociedade em geral.
Alterações tão profundas e radicais como essa iriam levar a que os animais deixem de poder ser usados e vendidos pelo Homem (pois dar um fim utilitário e vender «pessoas não humanas» deixaria de ser algo normal, para constituir uma forma de escravatura) bem como um furto ou roubo de um animal passaria a ser um crime de rapto, equiparando animais a Humanos. Importa aqui lembrar que tal deriva de uma ideologia que pretende, entre outras coisas, que os animais façam parte do agregado das famílias humanas, como já defendido pelo PAN na Assembleia da República, pelo que no futuro poderemos ter que vir a atribuir também número de contribuinte e de segurança social para os nossos animais.
Acreditamos que a grande maioria dos Deputados dos Partidos que conferem suporte Parlamentar a este Governo, desde logo a maioria dos Deputados do PS bem como os Deputados do Partido Comunista Português, não se revêem neste tipo de medidas, uma vez que são ambos partidos com forte implantação na Sociedade e Portuguesa e, por conseguinte, conhecedores da matriz e identidade cultural, social e económica Nacional.
Consideramos por fim que o Governo irá adoptar uma posição sensata e que corresponda ao interesse e sensibilidade da maioria dos cidadãos Nacionais e que temas «fracturantes» como alterar o estatuto jurídico dos animais não irá ocorrer, sem que o assunto seja sujeito a um referendo Nacional.
Numa altura em que ainda não se conhecia esta inclusão de medidas do PAN no Programa de Governo, a Plataforma Sociedade e Animais havia já requerido audiências a todos os Grupos Parlamentares, sendo essas audiências agora ainda mais relevantes e os temas acrescidos.
Os nossos pedidos de audiência visavam expressar aos Deputados a nossa contestação e as nossas fundadas preocupações em relação à proposta de Projecto de Lei do PAN relativo ao «abate de animais em canis», tema que agora também consta do Programa de Governo do PS. A nossa contestação a esta proposta não se deve ao tema «abate de animais em canis» directamente, mas sim em relação à forma «encapotada» como o PAN visa, de forma deliberada e enganosa, atacar um conjunto vasto de actividades por nós representadas, pretendendo criar um conjunto de disposições que visam aniquilar actividades legais que estão vincadamente arreigadas na Sociedade Portuguesa.
Assim, a Plataforma Sociedade e Animais, composta por 15 organizações que têm interesses comuns na promoção de actividades que contribuam para o desenvolvimento e sustentabilidade do meio rural, conservação e protecção da natureza, bem como na defesa da tradição e do património cultural e natural português, mormente no que diz respeito ao Animal, enquanto meio de produção e como elemento fulcral em actividades desportivas e de lazer, contesta fortemente esse «primeiro» projecto de Lei que, a ser aprovado na Assembleia da República, terá um conjunto de graves consequências para a Sociedade Portuguesa em geral, a qual não se revê nestas propostas, nomeadamente consequências como:
• A exterminação das raças selectas e raças autóctones, de qualquer tipo de animal detido pelo homem, aniquilando raças que são Património genético Nacional e Internacional, por via da proibição do cruzamento planeado dos animais, defendendo algo equiparável ao «amor livre» entre os animais;
• O fim de raças (pelo menos em Portugal) com especial importância para actividades fundamentais para a Sociedade Portuguesa, como são raças com aptidão especial para servirem de cães-guia para deficientes visuais, cães para operações de busca e salvamento ou de cães para detecção de drogas e explosivos e para o combate ao narcotráfico e ao terrorismo;
• O fim da Actividade Cinegética, que é praticada por cerca de 200.000 Cidadãos Nacionais que, como a própria designação indica, depende do cão como elemento fulcral, nomeadamente cães de raças com aptidão para a caça;
• O fim do comércio dos animais de companhia, querendo o PAN equiparar estes animais aos membros das nossas famílias, defendendo que, sendo elementos da família, não devem poder ser «vendidos», com clara violação dos direitos, liberdades e garantias dos detentores de animais;
• Transformar a actividade de criação de animais praticamente impossível, pela criação de regras «especialmente exigentes», quando já existe extensa legislação sobre a matéria;
• Criar condições que irão potenciar os riscos para a segurança e saúde pública dos cidadãos;
• Impor ao detentor de um animal de estimação os mesmos requisitos e burocracia impostos às empresas que fazem criação com fins lucrativos, independente do número de animais em causa.
• A destruição de todo o trabalho desenvolvido pela comunidade científica e académica no âmbito das matérias de melhoria genética, nomeadamente no que concerne à saúde e bem-estar animal.
Paradigmaticamente, este projecto de Lei e as suas disposições, pouco iria contribuir para o fim a que alegadamente se destina, nomeadamente resolver a questão do excesso de animais nos canis e o consequente recurso ao abate, tema essa que também nos preocupa e sobre o qual temos propostas para o debelar.
Manuescrito
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Localização: Eu e mais 2 ou 3...!

terça dez 01, 2015 12:48 am

Mas quem são esses senhores!?! PAN?!?! LOL
É coisa que não me preocupa mínimamente. Na minha opinião não vai acontecer rigorosamente nada...e ainda bem!
Na comunidade onde estão inseridos, nem capacidade têm para serem ouvidos tão pouco.
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça dez 01, 2015 9:41 am

Mau. para não os chamar de piores.
Não acredito que vá por diante, apesar de pertencerem à "convergência" de esquerda (palavra cara esquerdista para uma pseudo-coligação) acredito que a sua influência seja inconsequente.
Se isso for verdade, ao menos dá para ver as verdadeiras cores destas bestas (não tem outro nome).
E aqui está mais outro exemplo para juntar a outros tantos.

Lembrem-se, no momento de aperto, não caiam em populismos do espectro político português, até porque, pelos vistos, até os partidos mais pequenos também não servem.
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

terça dez 01, 2015 12:06 pm

Concordo totalmente com a proposta do partido PAN. Partido PELOS animais e pela natureza. :?

Os verdadeiros defensores dos animais legislam a pensar nos animais (no que é melhor para eles) e não nas aberrações de muitos donos.

A caça desportiva já devia ter sido proíbida há séculos. :?
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça dez 01, 2015 1:02 pm

"A realização de cruzamentos tendo em vista o apuramento de raça "

Quando se acabarem os cães de pastoreio, vão para lá estes gajos correr atras das ovelhas, cabras e afins...

Quando lhes desaparecer uma filha, ou um pai no meio da serra e não existirem cães para pistar, vão fazer promessas à nossa Sra. porque não há nenhuma forma de tecnologia que substitua um cão neste trabalho;

No meu caso, como tenho as cadelas a trabalharem para mim quando vou a um cliente, se calhar ainda tenho que lhes pagar segurança social ou coisa do género...
:o :lol: :lol:
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

terça dez 01, 2015 2:04 pm

Quem reproduz cães como meio de subsistência ou com a intenção de criar "coisas" que obedecem a parâmetros absurdos definidos por clubes de cães deveria ser impedida de o fazer! :o

PS: Apetece-me dizer sobre os milhares de cães que foram sacrificados ao longo do séc XX .... Um verdadeiro massacre!
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

terça dez 01, 2015 9:22 pm

Milhares de pessoas iludidas, que ainda não perceberam as verdadeiras intenções destes extremistas
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

terça dez 01, 2015 10:30 pm

Enfim... é a PeTA em forma de partido....

O que vale é que isto é tudo paleio de encher o saco...

Pedro
wwjj
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: quinta nov 19, 2015 2:56 pm

quarta dez 02, 2015 6:34 am

[Editado pela moderação]

Aqui em Curitiba os vereadores já sancionaram lei semelhante, há algum tempo, proibindo a criação, venda e etc de cães. Os criadores tiveram que ir para a região metropolitana, o que só gerou transtorno. O caso está em juízo para tentar ser revertido, mais vamos ver o que acontece. No meu ponto de vista os criadores tem o direito de trabalharem com respeito e dignidade...assim como a pessoa que vão adquirir um cãozinho tem todo o direito de escolher se vai comprar de um criador ou criadeiro.
Última edição por wwjj em quarta dez 02, 2015 6:40 am, editado 1 vez no total.
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

quarta dez 02, 2015 1:37 pm

surprisedog,

Julgo que pode ter um ponto de vista interessante, mas não está a expressar em condições.

As minhas conclusões por ponto:

a) A implementação de processos de reprodução por métodos violentos ou não naturais, considerando-se integrada neste âmbito designadamente a reprodução por métodos artificiais, incluindo inseminação artificial, bem como a reprodução mediante o confinamento ou imposição às fêmeas de relações com machos;

Julgo que isto não é prático, não é fácil entender se a relação foi "forçada", "artificial". Consigo entender se formos a uma quinta de criadores e fazer una busca à procura de instrumentos para forçar a relação ou possibilitar a inseminação.

b) A criação de animais manipulados geneticamente;

Isto é um reforço da primeira alínea, certo? Não podendo existir inseminação artificial, é difícil haver outro tipo de manipulação genética. Se a manipulação for positiva ou seja, remover problemas genéticos não o devemos fazer? Para garantir cachorros mais saudáveis?

c) A realização de cruzamentos tendo em vista o apuramento de raça ou a obtenção de características não naturais pretendidas por tutor ou terceiro ou que possam afectar a saúde e o bem-estar do animal;

Na primeira parte, cruzamento para apuramento da raça isto significa directamente o fim de criadores. A segunda parte não consigo entender "características não naturais", mas se isto for referente a um simples cruzamento entre raças e ainda que diga que só é possível se afectar a saúde e o bem estar, não sei como é que eles podem avaliar que o cruzamento é benigno ou maligno para o animal.

Posto isto, tenho apenas duas conclusões:
1- é uma lei que mesmo aprovada, falha porque a capacidade de investigação / fiscalização é impossível
2- Se a lei for aprovada e bem fiscalizada, é impossível continuar a existir cães.

Julgo que a minha segunda conclusão parece ser a maioritária nos vários posts, por favor surprisedog esclarece como é que achas que esta lei é positiva para os patudos e a todos os sobrevivem desta industria (vamos chamar industria porque temos inúmeros serviços montados em cima dos nossos companheiros de 4 patas)
zitapets

quarta dez 02, 2015 4:53 pm

Tópico editado pela moderação por infringir as regras de utilização do fórum.
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quarta dez 02, 2015 5:56 pm

Isto é uma proposta de Lei. A única frase que me causa alguma ambiguidade é "confinamento ou imposição às fêmeas de relações com machos". O resto parece-me bem.

Inseminação artificial é diferente de manipulação genética . Quanto à manipulação genética para criação sou TOTALMENTE CONTRA - em nenhum caso. Eu sou contra criar super-cães. Sou contra fecharem um cão e uma cadela num espaço mínimo para criarem à força. Sou contra utilizarem quaisquer meios que não sejam naturais de criação.

Também sou totalmente contra o cruzamento de cães para apurar raças.

Os cães já foram suficientemente massacrados durante todo o século XX. Para mim chega de experimentações, de massacres, de manipulações.

É a minha opinião.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

quarta dez 02, 2015 6:13 pm

À proposta do PAN pode-se aplicar uma frase muito usada na indústria cinematográfica: no papel, parecia muito boa ideia.

Isto aplica-se a todos os filmes ou séries que em script até pareciam ser fantásticos mas que depois são grandes merdolas.


Por mim os fundamentalistas Panzásticos (ui, dava para fazer altos trocadilhos) devem é ir a correr salvar caracóis.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta dez 02, 2015 9:06 pm

Pois, o mais preocupante é ter lá um gajo a mamar o nosso dinheiro (no parlamento) para ter idiotices destas sem ponta por onde se pegue.
E caso fique lá 8 anos tem direito a reforma.
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

quinta dez 03, 2015 8:40 am

nseminação artificial é diferente de manipulação genética
Certo que é diferente, estou apenas a questionar é como se faz manipulação sem inseminação.
Eu sou contra criar super-cães.
Ainda que sejam cães que são desenhados para salvar vidas, como por exemplo uma raça russa (não sei o nome) foi criado para farejar bombas nos aeroportos?
Também sou totalmente contra o cruzamento de cães para apurar raças.
Podia desenvolver melhor o motivo do qual é contra, para mim o apuramento da raça é basicamente a continuação ou em alguns casos o melhoramento de uma raça. Ou seja Pastor-Alemão a continuar a ser Pastor-Alemão.
Para mim chega de experimentações, de massacres, de manipulações.
Na realidade, se deixarmos de apurar raças (conforme eu descrevi, pois não sei a sua interpretação) e começarmos a usar meios naturais de criação sem podermos apurar raças, estamos a fazer constantes experimentações entre raças para ver o que sai.
Responder

Voltar para “Cães”