Como 'castigar' o meu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Jessica96
Mensagens: 8
Registado: quinta fev 05, 2015 10:33 pm

quinta dez 17, 2015 3:10 pm

Boa tarde,
Tenho um Dalmata á meia duzia de dias, com 3 meses, que é muito brincalhão e destrói algumas coisas, o que é normal nesta altura.
Gostaria que me dessem umas luzes de como agir quando ele se porta mal, de maneira a que ele perceba que fez algo de errado. Ou acham que é cedo de mais ? Algumas dicas ? :D
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta dez 17, 2015 3:26 pm

Boas...

Se acha que consegue fazê-la perceber o que está mal e o que está bem... se não acha, esteja quieto e só brinque muito com ela...

Eduque pela positiva, sempre!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

quinta dez 17, 2015 10:40 pm

fontedasbicas Escreveu:Boas...

Se acha que consegue fazê-la perceber o que está mal e o que está bem... se não acha, esteja quieto e só brinque muito com ela...

Eduque pela positiva, sempre!
educar pela positiva concordo plenamente.
mas como castigar "pela positiva"? umas nalgadas as vezes não fazem mal nenhum. Isso é ir contra ensinar pela positiva?
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sexta dez 18, 2015 12:27 am

ruivt Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:Boas...

Se acha que consegue fazê-la perceber o que está mal e o que está bem... se não acha, esteja quieto e só brinque muito com ela...

Eduque pela positiva, sempre!
educar pela positiva concordo plenamente.
mas como castigar "pela positiva"? umas nalgadas as vezes não fazem mal nenhum. Isso é ir contra ensinar pela positiva?
Boa Noite...

Estamos a falar de uma cachorra de 3 meses...!

Bater, nunca!

Defina... "nalgadas"...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

sexta dez 18, 2015 9:20 am

fontedasbicas Escreveu:
ruivt Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:Boas...

Se acha que consegue fazê-la perceber o que está mal e o que está bem... se não acha, esteja quieto e só brinque muito com ela...

Eduque pela positiva, sempre!
educar pela positiva concordo plenamente.
mas como castigar "pela positiva"? umas nalgadas as vezes não fazem mal nenhum. Isso é ir contra ensinar pela positiva?
Boa Noite...

Estamos a falar de uma cachorra de 3 meses...!

Bater, nunca!

Defina... "nalgadas"...
Refiro-me a uma palmada no rabo quando se porta mal propositadamente.
Por exemplo a minha sabe que não pode roer nem subir a mesa ou bancadas e nunca o faz a minha frente. Mas mal viro costas aproveita logo. Que fazer?
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta dez 18, 2015 11:49 am

No meu ponto de vista a punição não deve ser associada à pessoa, mas ao acontecimento. :? Sou completamente contra bater nos animais... Se não é, deveria ser considerado maus tratos. Puna introduzindo algo desagradável, como por exemplo barulhos...
:o
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

sexta dez 18, 2015 12:34 pm

surprisedog Escreveu:No meu ponto de vista a punição não deve ser associada à pessoa, mas ao acontecimento. :? Sou completamente contra bater nos animais... Se não é, deveria ser considerado maus tratos. Puna introduzindo algo desagradável, como por exemplo barulhos...
:o
Eu se der uma palmada no rabo dela uma vez por semana deve ser muito. E é só para mostrar que estou mesmo chateado quando ela desobedece deliberadamente.
Geralmente quando se porta mal ralho e é suficiente.
Mas treinos claro que faço pela positiva.
Agora uma coisa é o treino outra coisa é repreender quando fazem mal.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta dez 18, 2015 1:04 pm

Para a Jessica: se tem o cão há meia dúzia de dias preocupe-se em conhecerem-se, brincarem muito e criarem uma ligação de afeto.
Pode no entanto, demonstrar que não aprova determinados comportamentos, através do seu tom de voz ou parando a brincadeira, ou saindo da divisão e “obrigando-o” a segui-la.
Não o reprove demasiado. Você quer que o cão a associe a algo de muito positivo primeiro, para que depois o treine com mais facilidade.

Para o ruivt: procure por condicionamento operante. Existe castigo ativo e é o último ao qual recorremos. O primeiro é sempre reforço positivo. Só quando não conseguimos educar desta forma é que se seguem as outras alternativas. Um cão não é uma criança para levar uma palmada no rabo, não vai ter o mesmo efeito. O grande desafio é comunicar de forma a que nos entendam e não pelo medo.
Acrescento ainda que o cão não se porta mal propositadamente, como você afirmou. Os cães não têm esses sentimentos que são intrínsecos ao ser humano. Você tem que perceber porque será que ele faz isso e escolher a forma de o corrigir. Não é você que tem um PA? Os PA´s não se educam com mão pesada, pelo contrário….São cães com uma grande ligação afetiva aos donos, use isso para o educar.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sábado dez 19, 2015 9:33 am

Repetida
Última edição por mjoaomarques em sábado dez 19, 2015 6:57 pm, editado 1 vez no total.
Maria Jo&atilde;o
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sábado dez 19, 2015 9:42 am

ruivt Escreveu: Refiro-me a uma palmada no rabo quando se porta mal propositadamente.
Por exemplo a minha sabe que não pode roer nem subir a mesa ou bancadas e nunca o faz a minha frente. Mas mal viro costas aproveita logo. Que fazer?
Os PA são os cães mais fáceis de ensinar do mundo (talvez com um bocadinho de exagero, :D ) e eu, que sempre os tive, nunca me interessei pelo método positivo. Foi necessário adquirir um serra da estrela, teimoso e independente para perceber que ou ficava rouca de tanto ralhar e de mãos inchadas de tanto nalgar ou tinha que mudar de método. E que boa hora em que tive essa consciência! Hoje em dia tenho um serra tão educado e que sabe fazer tantas ou mais coisa quanto os meus adorados PA. E que pena tenho de nunca mais poder ter um cão dessa raça! Por isso aproveite a sua cadela, pesquise e ponha em prática pois os proveitos e ligação que vai obter serão muito mais profundos do que imagina!

Finda a lamechice 8) vamos a conselhos práticos.
As nalgadas. Se são tão fortes que magoem ou assustem, iniba-as completamente. Só estará a consolidar a insegurança em relação a si o que irá reforçar medos futuramente pois se ela não se sentir segura em relação ao dono como irá confiar nas restantes pessoas? Se as nalgadas são fracas, ou não servem de nada ou servirão para ela quebrar a atenção/fixação de algo que você não deseje! Mas e se ela tiver o comportamento indesejado a uma distancia superior ao seu alcance? Não terá de usar outra coisa (palavra, barulho, interjeição, o que for) para o quebrar e ela dirigir a sua atenção para si e para o que pretende? Então não use as nalgadas a não ser em casos extremamente excecionais em que é peremptório quebrar a atenção fela e não o esteja a conseguir através do usual. É que se as nalgadas são regulares, ela vai deixar de lhes ligar e pide haver um dia em que acontece um "desastre " porque não conseguiu inibir o comportamento indesejado!

Roer coisas. Com a idade dela, provavelmente é sinal que tem energia para gastar e /ou está entediada. Estando junto a ela é fácil! Chame-a e dê-lhe o osso de joelho de vitela de que já lhe falei! Se ela roi na sua ausencia, então antes de sair, já sabe que tem de a deixar estafada e deixar-lhe à disposição um kong cheio de coisas de tamanho, texturas e cheiros diferentes que lhe dê trabalho e bastante tempo de ocupação.

Subir para a mesa e bancada da cozinha. Primeiro tem que perceber porque ela o faz.
Com a mesa em princípio é fácil! É só a deixar completamente vazia e limpa e ela perde o interesse e deixa de subir. A minha Minorca 10kg de cão rasteiro e comprido) também subia mas verifiquei que era para ver o pátio. Quando coloquei um arranhador de gatos, com várias prateleiras, ela começou a fazer companhia aos gatos e deixou a mesa em paz. Agora que já está mais velha, raramente sobe para o arranhador. Prefere cheirar por debaixo da porta!
Com a bancada, ou tem algo que lhe chame a atenção e terá de ver o que é ou se a mantiver limpa e arrumada ela deixará de subir. Mas observe-a e depois diga alguma coisa!
Maria Jo&atilde;o
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sábado dez 19, 2015 11:05 am

Ensinar comportamentos a um cão que ainda não os domina à base de "nalgadas" é, do meu ponto de vista, incorrecto. O cão ainda não percebeu o que tem de fazer. Mais adequado nesta fase de aprendizagem é recompensar os comportamentos correctos e ignorar ou castigar "negativamente" os comportamentos incorrectos.

Quando o cão já sabe os comportamentos adequados e não os realiza poderá então, haver lugar a "castigo positivo", por exemplo, as tais nalgadas... embora eu não seja adepto. Neste caso, não concordo com o que a Maria João disse - ou o "castigo" é suficientemente forte para dissuadir o cão ràpidamente, ou corre-se o risco de torná-lo ineficaz... De qualquer modo, convém não esquecer que após uma "correcção" deve provocar-se o comportamento correcto e recompensá-lo, o que ajuda o cão a compreender o que dele se pretende.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sábado dez 19, 2015 7:40 pm

Olá zeca2, que gosto em revê-lo! :)

Acho que não me soube explicar. Mesmo antes da minha SE, foram raríssimas as vezes que lhes cheguei as mãos ao pelo e aconteceram em ocasiões em que obrigatoriamente tinha que impedir o comportamento que estavam a ter. Logo foi com a intensidade certa para que tal acontecesse,2 no ato! Admito esse tipo de castigo excecionalmente. O ruivt disse que dava nalgadas regularmente, uma vez por semana. A cachorra dele tem 5-6 meses e não sei há quanto tempo ele o faz. Se as nalgadas forem fortes o suficiente, não me parece que seja método a utilizar nesta idade, de certeza que vai quebrar a segurança do cão perante pessoas porque associa o castigo à sua presença e não ao comportamento indesejado, não concorda?
Maria Jo&atilde;o
ruivt
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: domingo mai 10, 2015 10:59 am

domingo dez 20, 2015 12:04 am

compreendo o que dizem.
parece que agora fico com a fama do gajo que bate no cão, quando ate a mim me dizem (treinadores de cães de trabalho) que sou ate bastante permissivo.
Não sei se dou uma por semana ou não. Não me lembro da ultima vez que o fiz. De repente dizem aqui que é regularmente!!
Mas quando o faço é em casos extremos, um deles por exemplo em que fugiu de mim deliberadamente na rua e ignorou todos os comandos que já bem sabe e conhece. Outros é mal viro costas subir a bancada ou mesa da cozinha. Basta esquecer lá qualquer coisa eu ou a minha mae, e já está. Mas fiz isto uma, duas vezes... e partir daí um não e salta logo de lá p'ra fora. Apenas digo que em casos extremos de desobediencia (e existem), não acho que seja critico. Por sistema sim, acho mal. Atençao que eu ando a ensinar comandos a minha cadela, ainda esta semana trabalhamos quase todos os dias o "aqui". Com quase 7 meses a cadela anda a solta na rua (longe dos carros, é certo), responde ao comando aqui facilmente, senta, deita, dá a pata, brinco com ela, dou-lhe atençao e carinho como ninguem (hoje a cadela saiu comigo de casa as 8 da manha e chegou agora a meia noite... todo o dia no passeio, carro, campo, casas de amigos, etc). Farta-se de socializar com caes e pessoas todos os dias e está neste momento habituada a tudo sem stressar (só ladra aos cães dentro do carro, provavelmente por não poder sair para os ir cheirar). De resto tem aprendido tudo bem.
Ensinei tambem esta semana a não sair de casa sem estar deitada ao pe da porta primeiro, esperar que eu saia, e que diga "vamos". Não há cá saltos para sair porta fora à minha frente. Ensinei tambem esta semana que só sai do carro pela porta de trás, depois de aberta, quando digo vamos (é uma euforia sempre que quer sair do carro). Tudo isto tem corrido bastante bem. Para a idade que tem, acho que tem aprendido muito.

A cadela não me larga, respeita-me sempre quando estou em casa, não rói, não sobe a mesas, não morde nada, só vai comer a ração ao meu comando depois de alguns minutos deitada à espera. Brincamos horas e horas, em casa e na rua.

Em varios jardins (queluz, jardim da paz em almada, outros aqui na minha zona), anda à solta, e não sinto qualquer insegurança neste momento.

Isto tudo exigiu bastante trabalho (embora, confesso, aprendeu bem mais depressa do que eu pensei), e lá pelo meio sim, algumas situaçoes em que claramente me quis testar e desobedecer, em que lhe levantei a mão. Mas falo em palmada no rabo devagar, com a ponta dos dedos, só mais para perceber que estou mesmo mesmo chateado em alguma situação. Não é por sistema, e todo o treino que referi ate agora foi sempre à base da recompensa (grãos de ração ou grandes festas)... nunca com imposição ou a ralhar e obrigar. Foi preciso muita paciencia.

Vários treinadores de escola (incluindo um de treino de cães policia) me aconselharam em situações extremas a dar uma "nalgada" só para ela perceber quem manda, mas nunca o fazer por sistema. Só para ela perceber que se passar dos limites do toleravel, é mau para ela.

Não defendo de todo a violencia. Mas sei que por vezes é preciso haver uma imposição mais "agressiva". Os cães testam-nos. É bem sabido nos cães de escola (cães de trabalho, incluindo policia, cães guia, etc), que em determinada fase do treino desobedecem deliberadamente, e essa é das fazes mais criticas em que o dono/treinador tem que mostrar bem como se faz e repreender faltas de obediencia.

Como digo, casos extremos, e não dar uma palmada só porque não sentou quando nós queriamos, ou quando não veio "aqui" logo quando o chamamos.
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo dez 20, 2015 11:40 am

Bom Dia...

Estamos a tentar ajudar um dono de um Dalmata de 3 meses, certo?

ruivt, ninguém falou da sua cadela de 6/7 meses...

Com 3 meses, será que a cachorra vai associar a "nalgada" a castigo?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

domingo dez 20, 2015 11:41 am

Ruivt, poupe-nos! Não leio qualquer insinuação de que é violento para com a cachorra. Pessoalmente, pelos post que tem feito, depreendo que está a tentar fazer o melhor que pode por ela, por isso tenho expost a minha experiência. Pode crer que se estivesse convencida que se estava a marimbar para ela, nào me dava ao trabalho de responder, por um tlm que nem me deixa ler o que escrevo! Adiante! Quando você disse que a castigava com uma nalgada no máximo uma vez por semana, pensei: ela faz uma maldade das grossas e ele castiga-a com a tal nalgada. Ou seja, a nalgada é a consequência após a conclusão do procedimento errado. Isto foi o que eu percebi que disse, ok? Pessoalmente, até posso utilizar a nalgada, mas excecionalmente, quando não estou a conseguir com o modo normal antecipar o comportamento indesejado. Ou seja esse comportamento ou ainda não ocorreu ou está tão no início que pode ser travado! Percebeu agora o que eu quis dizer?

Retomando o exemplo que deu mas transpondo para uma das minhas cadelas porque não sei o que normalmente usa com a sua. Juma a passear à solta mas pertinho de mim. Vejo-a a fixar-se em algo e o desejo crescente em ir ter até lá! Eu digo Junto para que venha até mim. A partir daqui 2 hipóteses de desobediência:
1ª Ela hesita porque sabe que está a desobedecer, dando-me oportunidade de chegar a ela. Nalgada para se fixar em mim e ouvir melhor Junto. Chega-se, senta-se e eu recompenso-a. A intensidade da nalgada é apenas a necessária para ela se fixar em mim
2ª Ela ignora o comando, não me dá hipótese de a alcançar, a concentração dela está toda e só focada para o que lhe chamou a atenção e sai disparada. Entretanto lá a consigo alcançar. Em silencio mas firmemente, seguro-lhe a coleira, ponho-lhe a trela, vamos de imediato para casa onde fica num local sem acesso a companhia por um bocado! Assim que retomo a sua companhia, mais um pouco de treino incluindo várias situações de Junto onde a recompenso exageradamente.
Na minha opinião, dar-lhe a nalgada na 2ª não serve de nada porque ela não a vai associar ao facto de ter fugido.
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”