Como 'castigar' o meu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

domingo dez 20, 2015 11:50 am

Ruivt, poupe-nos! Não leio qualquer insinuação de que é violento para com a cachorra. Pessoalmente, pelos post que tem feito, depreendo que está a tentar fazer o melhor que pode por ela, por isso tenho expost a minha experiência. Pode crer que se estivesse convencida que se estava a marimbar para ela, nào me dava ao trabalho de responder, por um tlm que nem me deixa ler o que escrevo! Adiante! Quando você disse que a castigava com uma nalgada no máximo uma vez por semana, pensei: ela faz uma maldade das grossas e ele castiga-a com a tal nalgada. Ou seja, a nalgada é a consequência após a conclusão do procedimento errado. Isto foi o que eu percebi que disse, ok? Pessoalmente, até posso utilizar a nalgada, mas excecionalmente, quando não estou a conseguir com o modo normal antecipar o comportamento indesejado. Ou seja esse comportamento ou ainda não ocorreu ou está tão no início que pode ser travado! Percebeu agora o que eu quis dizer?

Retomando o exemplo que deu mas transpondo para uma das minhas cadelas porque não sei o que normalmente usa com a sua. Juma a passear à solta mas pertinho de mim. Vejo-a a fixar-se em algo e o desejo crescente em ir ter até lá! Eu digo Junto para que venha até mim. A partir daqui 2 hipóteses de desobediência:
1ª Ela hesita porque sabe que está a desobedecer, dando-me oportunidade de chegar a ela. Nalgada para se fixar em mim e ouvir melhor Junto. Chega-se, senta-se e eu recompenso-a. A intensidade da nalgada é apenas a necessária para ela se fixar em mim
2ª Ela ignora o comando, não me dá hipótese de a alcançar, a concentração dela está toda e só focada para o que lhe chamou a atenção e sai disparada. Entretanto lá a consigo alcançar. Em silencio mas firmemente, seguro-lhe a coleira, ponho-lhe a trela, vamos de imediato para casa onde fica num local sem acesso a companhia por um bocado! Assim que retomo a sua companhia, mais um pouco de treino incluindo várias situações de Junto onde a recompenso exageradamente.
Na minha opinião, dar-lhe a nalgada na 2ª não serve de nada porque ela não a vai associar ao facto de ter fugido.
Maria João
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

domingo dez 20, 2015 11:52 am

mjoaomarques Escreveu:Olá zeca2, que gosto em revê-lo! :)

Acho que não me soube explicar. Mesmo antes da minha SE, foram raríssimas as vezes que lhes cheguei as mãos ao pelo e aconteceram em ocasiões em que obrigatoriamente tinha que impedir o comportamento que estavam a ter. Logo foi com a intensidade certa para que tal acontecesse,2 no ato! Admito esse tipo de castigo excecionalmente. O ruivt disse que dava nalgadas regularmente, uma vez por semana. A cachorra dele tem 5-6 meses e não sei há quanto tempo ele o faz. Se as nalgadas forem fortes o suficiente, não me parece que seja método a utilizar nesta idade, de certeza que vai quebrar a segurança do cão perante pessoas porque associa o castigo à sua presença e não ao comportamento indesejado, não concorda?
Gosto em revê-la por aqui também, Maria João (embora a minha assiduidade no forum já não seja muita, também). Um abraço e felicidades com a sua nova amiga.
mandinho
Mensagens: 4
Registado: domingo dez 20, 2015 8:07 pm

domingo dez 20, 2015 8:46 pm

Olá a todos! sou novo aqui no fórum e já estou gostando da discussão.

Como muitos já falaram aqui, bater nunca. Outra coisa importante lembrar é que o cachorro não é humano e os meios de comunicação também são diferentes. Se seu cachorro fez algo errado (ou certo) você tem apenas 3 segundos para corrigir. Cães de 3 meses já são capazes de aprender noves truque.

Corrigir as vezes basta um barulho, como um não. Ou caso esteja brincando com ele, no momento que fazer algo errado, diga "não" de as costas e para de brincar imediatamente. Com o tempo seu cão irá parar de repeti esse comportamento.

Outra coisa importante, 90% dos problemas de comportamento destrutivos é devido ao excesso de energia do cão. Dálmatas são brincalhões e têm energia de sobra. Certifique-se que seu cão tenha bastante exercício físico.
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

segunda dez 21, 2015 9:55 am

Como sempre neste forum faz-se interpretações extremadas do que os outros escrevem.

Bater nunca?!

Então se o cão ferrar alguem ou outro animal digo-lhe que não?!

Ainda gostava de ver um cão com a mandibula fechada em torno da perna de alguem e o dono a gritar "NÃO" hehehe desde que a perna não seja minha, senão vai porrada mesmo.

Bater não é a forma correcta de educar, deve-se educar o cão pela positiva e nunca pela negativa conforme foi dito em antes.

No entanto como tb já foi dito uma simples pancada que não cause qualquer dor no animal tem o mesmo efeito de uma chamada de atenção.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda dez 21, 2015 10:45 am

icecosta Escreveu: No entanto como tb já foi dito uma simples pancada que não cause qualquer dor no animal tem o mesmo efeito de uma chamada de atenção.
Então, mais vale chamar à atenção de outra forma.

Uma vez por outra aparecem-me clientes com cães que eu chamo de "malhadiços". São cães que vão levando umas palmadas desde cedo, com alguma frequência e que aumentam de intensidade mediante a proporção da desobediência. Quando chegam a mim, já estão fartos de levar. Se eu quiser fazer uma correção especifica física, já não dá, porque o cão já nem liga.
Para ensinar comportamentos, acho completamente desnecessário. Não estamos a falar de "luta" de posição, em que a minha opinião aí é outra.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
icecosta
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am
Localização: Faisca

terça dez 22, 2015 8:55 am

Concordo x2
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT


"Malcom X"
Jessica96
Mensagens: 8
Registado: quinta fev 05, 2015 10:33 pm

sexta dez 25, 2015 1:56 am

Boa noite,
Eu não sou apreciadora de esse tipo de repreensão (palmadas), até porque acho que ainda é muito novinho, e que é certo que faça alguma malandrice. Tenho uma Yorkshire com 5 anos, recebi com 14 anos ! Ao inicio era o meu pai que a repreendia das coisas que ela fazia mal, e lá lhe dava uma dessas palmadas de vez em quando, com o tempo fui começando a ensinar-lhe algumas coisas sem esse tipo de métodos, e a postura que ela tem com o meu pai é completamente diferente da que tem comigo... Quando vê o meu pai ela baixa-se toda e nem olha para ele, acho que ganhou essa insegurança que falaram... Por isso não quero seguir esse tipo de educação, até porque acho que se um cão for bem ensinado nunca precisará dessas palmadas...
Pesquisei mais e tenho optado pelo 'não' num tom severo, o que ás vezes parece resultar, outras vezes não resulta tão bem, mas acho com o tempo ele vai aprendendo o que pode e não pode fazer. Acho que estou a fazer bem xD
Comecei a ensiná-lo a obedecer ao 'Senta' e bastaram meia duzia de vezes para que já não precisasse que lhe metesse a mão para sentar. Estou a ensinar-lhe não só a responder á minha voz mas também aos meus gestos, assim como ensinei á minha Yorkshire (:
Obrigado a todos ! :D :D
Raca17
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta nov 11, 2015 6:00 pm

sábado dez 26, 2015 2:57 pm

Boa tarde, existem enumeras formas de treinar o comportamento dos cães dependendo da sua idade, raça e claro temperamento. Muito exercício muitos brinquedos televisão ou rádio ligados quando ficam sozinhos, tom de voz forte para certas correcções, paciência e acima de tudo na hora certa e da forma correta para que o cão entenda que errou. Em casos extremos e de total falta de obediência acho que uma palmada, não faz mal ao cão desde que se tenha a noção que a situação assim o pediu. Se o cão tiver plena confiança em nós e for equilibrado não é uma palmada... E quando digo palmada é mais uma chamada de atenção mais vincada e não para magoar fisicamente o cão.As mães dos cachorros tb lhes dão dentadinhas e abanos no pescoço para os ensinar e não é por isso que eles ficam com medo ou deixam de confiar nelas.Que isto seja visto como uma situação rara e em último recurso. Sempre treinei assim os meus cães e hoje em casa tenho um PA e dois cane corsos e nunca tive o mínimo problemas com treinos nem com o equilíbrio dos meus cães. São muito dóceis , equilibrados e tranquilos, seguros de si é muito brincalhões. Acho que a maior dificuldade no treino de cães, especialmente quando ainda são muito novos é o timing que muitas vezes por falta de informação as pessoas erram, e aí surgem os cachorros inseguros e com falta de confiança e auto-estima.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda dez 28, 2015 2:32 pm

Antigamente as professoras também davam reguadas aos miúdos na escola quando não liam corretamente e não é por isso que todos esses miúdos resultaram em adultos desequilibrados. Mas hoje em dia, sabemos mais e temos obrigação de fazer melhor.
As mães dos cachorros dão-lhes dentadas e abanam as crias para os meterem na ordem, não é para lhes ensinarem comportamentos (social).
Uma palmada é uma coisa. Um toque é outra. Uma estalada no focinho é outra coisa. Todas estas chamadas de atenção físicas (digamos assim) são mensagens diferentes.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”