Passear com Labrador (Duvidas/preocupações)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Guulit
Registado: segunda nov 30, 2015 12:06 am

segunda jan 11, 2016 8:18 pm

Boas pessoal, como escrevi num post a 1 mes e pouco atrás tenho um labrador (o meu primeiro cão) n altura eram duvidas sobre rações etc... tem sido uma aprendizagem constante tanto para mim como para ele já que eu pouco ou nada percebia sobre cães neste momento está com 3 meses e meio, está com 17 kilos (parece-me bem para a idade pelo brilhante etc...)

As minhas duvidas de momento são porque esta semana finalmente já levou todas as vacinas e já o posso levar a passear, levei-o a passear todos os dias desta semana desde que a veterinária autorizou durante 1 hora por dia normalmente a noite ou ao fim da tarde que é quando o trabalho o permite.

Pois bem tenho algumas duvidas/preocupações : 70% do passeio ele porta-se bem vai farejando aqui e ali não faz pressão na trela e vai ao meu lado a maior parte do tempo, o problema são os restantes 30% em que quando alguem vai a fazer desporto a correr, ou passa algum amigo de quatro patas ele cega completamente e só quer é "brincar" e ir atraz das pessoas e fica demasiado exitado com outros cães (o que pode vir a causar problemas se o outro cão nao gostar dessas brincadeiras) ainda hoje conheci uma pessoa que tinha um rottweiler da mesma idade 3 meses e meio, tivemos cerca de 10 minutos a falar e parecia quase impossivel acalmar o meu em 10 minutos houve uns 3 a 4 minutos calmos em que o obriguei a sentar e tentar ficar quieto mas durava pouco, ele não tinha uma postura dominante tanto que até se deitava por baixo do outro cão uma vez ou outra metia as patas na cara do outro mas maioritariamente mostrava uma postura submissa (acho eu).

Deste modo venho pedir ajuda a pessoas que comentam por aqui mais experientes nessas andanças de que forma posso melhorar estes comportamentos.
Nunotex
Membro Júnior
Registado: terça abr 22, 2014 7:55 am

terça jan 12, 2016 9:47 am

Boas,
Também tenho um labrador, agora com 11 meses, mas está comigo desde que tinha quase 3 meses. Identifico-me completamente com o seu testemunho. No inicio os passeios eram complicados. Parava para cumprimentar qualquer pessoa ou cão, mesmo que ainda estivessem longe, ao ponto de ficar parado à espera que viessem ter com ele. Nem puxando a trela ele andava.
Tem paixão por qualquer cão. Não tem medo absolutamente nenhum, nem qualquer reação agressiva ou de dominância (até agora, e pelo andar da carruagem, não creio que mude), apesar dessa simpatia excessiva já lhe ter saído cara.
São cães muito fáceis de ensinar. Com o tempo vai melhorando um pouco, mas a alegria ao ver outros cães será dificil de alterar, apenas atenuar um pouco, muito pouco :lol:
Hoje em dia, após a alegria/curiosidade inicial ao ver outro cão, já muda de direção se eu lhe digo para vir.
yc0ne
Membro
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

terça jan 12, 2016 2:29 pm

É um cachorro é normal que assim seja, tudo é festa e brincadeira. Com idade vão maturar e acalmar.

Mas tem de ser ensinado, se não gosta do comportamento, tente recompensar quando ele está calmo ou sossegado. Leve biscoitos, tente distrair e se ele se focar em si, recompense.

Use um clicker, pode simplificar os treinos, pelo menos fica com os timmings mais certos.

se ele puxar, não vá. Não é preciso bater, puxar nem nada, simplesmente paciência, quando a trela frouxar avance. Assim ele percebe que só há andamento quando está mais calmo / junto ao dono / sem puxar.

É bom que ele vá cheirando outros cães, mesmo cães que não gostem. Não está a proteger se evitar o contacto, está apenas a piorar ao evitar. Ele deve de aprender a ler outros cães e entender o que pode ou não fazer é um processo natural para eles também.

Acho que posso adiantar com isto, mas julgo que outros utilizadores podem dar outras sugestões também.
Responder

Voltar para “Cães”