Viva, obrigada pelas respostas.
O facto de eles levarem varios meses para aprenderem a controlar-se e a fazerem xixis so na rua não me assusta. O nosso Pixel levou praticamente um ano tambem para aprender.
O que eu não sei se concordo é que ele deva ser ensinado e tratado como um cao normal. Ele tem um problema, ele é verdadeiramente incontinente e ele pode não saber que tem esse problema mas ele sabe que fazer em casa esta mal, por isso é que ele fica nervoso e com medo.
Ele nao é um cachorro imaturo que faz voluntariamente porque ainda nao aprendeu que nao se faz ou porque não se consegue aguentar. Nao, ele sabe perfeitamente que xixi é so na rua e que em casa está mal e é repreendido... O que se passa com ele é:
Estimulo (por a trela/chegada de visitas/biscoito, etc) = excitaçao = sabe que vai perder o controlo e fazer xixi involuntariamente = fugir e tremer de medo e de excitaçao = total perda de controlo e acaba por se baixar como as cadelas e faz xixi cabisbaixo e aterrorizado. Ele sabe que esta a fazer mal, so nao consegue controlar-se.
Acho que aqueles metodos de afocinhar o cao no xixi, repreender e po-lo na rua para fazer la fora e recompensa-lo, podem ser muito uteis e eficazes em cachorros, pequenos, em fase de aprendizagem de que o xixi é na rua. Agora o Poka ja sabe perfeitamente disso, tanto que ele sai de casa e faz logo, mas por isso é que fica com medo de apanhar... E o medo, como toda a gente sabe, nao ajuda a controlar a bexiga.
Ou seja na cabecinha dele deve ser mais ou menos assim:
(Estimulo) = "oh boy, oh boy...!" (excitaçao que dura muito pouco tempo) + "oh oh, vou fazer xixi e o dono vai zangar-se comigo!"(começa com medo e a fugir) + "nao te zangues comigo dono va la va la va la!" (treme de medo e excitaçao) = "Bolas, nao aguento dono... Pronto, ja sei que vais bater-me..." (baixa-se e faz xixi no chao com ar de culpado)
Isto parte-me o coraçao e acho que o melhor seria nao ralhar nem bater-lhe, ignorar, nao fazer drama e no maximo reforçar o que ele ja sabe, com calma dizer-lhe que no chao não, que xixi é na rua.
No fundo fazer de tudo para que ele perca aquele medo para que depois seja so preciso corrigir o problema comportamental da exvitaçao excessiva.
O problema é que o meu marido pensa o contrario. Ele acredita que ele deve ser repreendido cada vez que faz xixi em casa seja em que situaçao for!

Se nao chegamos a um consenso nao vamos conseguir corrigir os problemas do nosso Poka. E eu nao quero desistir dele... Ele é uma energia louca, bruto e desconcentrado mas com o treinl certo ele aprende e um enorme potencial e pode tornar-se um excelente cão, tal como o nosso Pixel.
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel, mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te, passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na saúde e na doença, até que a morte nos separe!" =)
Adoptar é um compromisso sério. Seja responsável, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>