Duvida aquisição pastor alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
OzPT
Mensagens: 3
Registado: terça fev 09, 2016 2:04 pm

terça fev 09, 2016 2:20 pm

Boa tarde,

Pretendo adquirir um pastor alemão, mas tenho algumas duvidas no que toca á displasia da anca, mais propriamente o exame e os comprovativos.

Alguns criadores dizem que o cachorro já vem com o exame de despiste, mas após fazer uma pesquisa no google vi que só pode ser feito a partir dos 5 meses. Eles entregam os cães com 3 meses e não vejo nenhum a venda com mais de 3 meses. Terei visto mal? Quando é que afinal pode ser feito o exame?

Há também criadores que os pais dos cachorros tem o exame de despiste, mas os cachorros não. Significa que o cachorro não terá displasia da anca ou terei de fazer sempre o exame?

Por ultimo, qual é o valor do exame de despiste? Se o cão tiver de ser operado no futuro, qual é o valor da operação?

Desde já obrigado.
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça fev 09, 2016 7:15 pm

É como diz, o despiste da displasia, pelo método Pen Hip, só pode ser feito a partir dos 4 meses. O exame oficial aceite pelo Clube, só a partir dos 12 meses. Logo um cachorro com 8 a 12 semanas não pode ter o despiste feito.

O que certamente lhe referiram foi que os pais da ninhada tinham o despiste feito o que, sendo positivo, não lhe garante a 100% que o cachorro não venha a ser displásico. O que pode fazer é pedir uma garantia ao criador em que, caso se o cachorro venha a ter displasia, o reembolse ou lhe dê outro cachorro à sua escolha, mantendo você, se assim o entender, a posse do primeiro.

Dependendo do tipo de cirurgia adoptada e do facto de a displasia ser ou não bi-lateral, conte sempre com umas centenas de euros, uma recuperação chata e nem sempre satisfatória.

Já agora, eu pediria também garantias para a displasia do cotovelo, evidentemente por escrito, tal como a da anca.

Sorte.
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta fev 10, 2016 9:23 am

Bom Dia...

Tudo explicadinho pelo zeca2... Abraço ao José Carlos!

Acrescento só, que... De um cão displásico, saem cachorros não displásicos... De um cão não displásico podem sair cachorros displásicos, portanto, é uma questão de probabilidades e de sorte...

Muita atenção ao "ambiente" do cachorro(piso escorregadio, excesso de peso, excesso de exercício)...

Comprar em criadores certificados pelo PACP é a melhor opção... suponho que estes criadores, hoje já despistam também o cotovêlo...

Muita sorte e parabéns, vai adquirir "o melhor cão do Mundo"... Dê notícias!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta fev 10, 2016 4:04 pm

Uma pequena achega ao post do fontedasbicas (abraço, António)

(
De um cão displásico, saem cachorros não displásicos... De um cão não displásico podem sair cachorros displásicos
Sendo isto verdade, há, à partida, mais possibilidades de sair um cachorro displásico de pais displásicos doque de não displásicos. Por essa razão é que é que na WUSV a oartir de a3 não podem reproduzir.
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta fev 11, 2016 9:36 am

zeca2 Escreveu: Sendo isto verdade, há, à partida, mais possibilidades de sair um cachorro displásico de pais displásicos doque de não displásicos. Por essa razão é que é que na WUSV a oartir de a3 não podem reproduzir.
Bom Dia...

Claro que sim... Daí eu tenha escrito probabilidades...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
OzPT
Mensagens: 3
Registado: terça fev 09, 2016 2:04 pm

quinta fev 11, 2016 11:47 am

Bom dia,

Obrigado pelas vossas resposta.
E também se eu fizer o exame aos 4 meses e der negativo, não significa que o cão possa vir no futuro a ter displasia da anca.
O exame mais concreto é a partir dos 12 meses, certo?
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta fev 11, 2016 2:55 pm

OzPT Escreveu:Bom dia,

Obrigado pelas vossas resposta.
E também se eu fizer o exame aos 4 meses e der negativo, não significa que o cão possa vir no futuro a ter displasia da anca.
O exame mais concreto é a partir dos 12 meses, certo?
O método Pen Hip é feito por volta dessa idade e dizem que é bastante fiável. Com os meus cães tenho feito o despiste radiológico tradicional, faço.o normalmente entre os 15 e os 18 meses. Na OFA a idade mínima é aos 24 meses (penso que ainda é...) e penso que tem alguma justificação, uma vez que um cão de 12 meses pode não apresentar desgaste ou artroses na articulação e, se houver incongruência articular, aos 24 meses já as apresentar.

De qualquer modo, se um cão estiver livre de displasia muito dificilmente a apresentará no futuro, a não ser que, em vez de genética, seja de origem traumática. Daí os cuidados que o Fontedasbicas referiu quanto a manter o cachorro em pisos aderentes e estáveis, sem peso excessivo e sem exercício em excesso.
OzPT
Mensagens: 3
Registado: terça fev 09, 2016 2:04 pm

sexta fev 12, 2016 5:29 pm

Obrigado pela info
Responder

Voltar para “Cães”