Duvida sobre cio de cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RomeuJulieta
Mensagens: 3
Registado: sexta fev 12, 2016 9:44 am

sexta fev 12, 2016 9:46 am

A Julieta decidiu agora entrar no cio pela primeira vez, e como ainda tem apenas 9 meses deixou-nos um pouco preocupados por causa do macho cá de casa, o Romeu.
6ªfeira, 29 de Janeiro: começou com alguma secreções vaginais, muito longe ainda de ser sangue (A partir desta altura começamos a ter atenção ao comportamento do macho de forma a evitar qualquer tipo de relação sexual).
5ªfeira, 4 Fevereiro: começou com o período menstrual, em que as secreções já eram propriamente sangue (A partir desta altura separamo-los fisicamente).
Hoje, 12 Fevereiro: o fluxo é bem menor (obviamente continuam separados fisicamente).

Questões:
1) O período fértil da Julieta, só começa após o fim do fluxo, certo?
2) Durante quanto tempo se prolonga? Há algum sinal para o seu fim?
3) Quando poderemos juntar novamente sem haver perigo do Romeu molestar a Julieta (mesmo sabendo que já não há o perigo de engravidar)?

Obrigado!
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta fev 12, 2016 3:45 pm

Agora é que há perigo de engravidar!
Mas molestar como? A cadela só o deixa saltar se estiver a aceitar, se não estiver não deixa.
Castre o cão ou esterilize a cadela senão vai ter o mesmo problema em todos os cios.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
RomeuJulieta
Mensagens: 3
Registado: sexta fev 12, 2016 9:44 am

domingo fev 14, 2016 11:58 am

Cara Kitten, com efeito não tenho interesse em castrar ou esterilizar os meus bichos. Apenas pretendia perceber as fases dos cios. Já sei que agora é o perigo de engravidar. Pode ajudar respondendo às 3 questões. Peço desculpa pela minha ignorancia mas é a primeira vez que tenho uma femea.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo fev 14, 2016 2:09 pm

Devia ter escolhido animais do mesmo sexo.
Vai ter muito trabalho, no cio basta uma distracção e é o já foste.
Responder às suas perguntas não é simples pois cada fêmea tem o seu ciclo, e a sua ainda é imberbe, portanto, de momento nem estamos a falar de um ciclo regular, pois o "relógio", as fases, ainda estão a acertar.Os primeiros cios são irregulares terá que ser você a conhecer a "máquina" dessa pequena.

Mas para responder às suas perguntas, e seguindo um exemplo de uma cadela madura e regulada.
Do 7º ao 11º dia depois de parar de sangrar, é o periodo da "morte do artista". Isto varia de cadela para cadela.
O cio dura 3 semanas a 1 mês com duas fases, a fase da rejeição e a fase da aceitação.
Não faço a mínima ideia, mesmo para a minha.
O que eu customo fazer, são os cães aqui da zona que me avisam e certos cães avisam-me com dois ou três dias de antecedência que está prestes a começar, nunca falha.
Para o fim já não há sangue, portanto o que eu faço, espero que a "couve flor" volte ao tamanho normal e toda aquela região fique menos vermelha, espero uns dias 2 ou 3 e volto a apresentar a cadela aos cães para ver o que me "dissem".
Se ainda mostrarem interesse naquilo, ela volta para o covento por mais uns dias, se não mostrarem mais interesse naquilo volta para a vida normal.
Nesta fase ou ligeiramente mais à frente, aconselho também, retirar tudo o que ela possa encontrar para fazer ninho , se ela começar certos comportamentos, a lamber e a tratar com carinho os briquedos que traça p. ex. veja gravidez psicológica, é uma grande chatice, pois pode ocorrer lactação, leite ou uma aguadilha, e depois como não há nada que o tire de lá pode acabar no vet.
É saber indentificar e acabar com isso na fase inicial se isso ocorrer.
As cadelas normalmente tem dois cios por ano mas o exercício físico moderado e regular além de ser um supressor de cios, pode acabar por espaçar a ocorrencia dessa incoviniência. Veja exercício físico adequado ao porte idade e altura do ano. Pode também em conjugação com o que lhe disse anteriormente, faze-la esqueçer aquela treta da gravidez psicológica.
É importante saber muito bem o ciclo da nossa cadela em particular, as fases e como se desenrola, assim que detectar um padrão fidedigno antes durante e depois, aliado a testes regulares, p.ex. eco uma vez por ano no mínimo. É uma importante malha a manter, pois uma interferencia significativa desse padrão pode significar problemas, piómetras, quistos.
Apesar de lhe disser que ser dono de uma vagina (vulgo, couve flor) requer muito mais atenção que um aríete Digo-lhe de caras que passei a preferir cadelas a cães. (para desanuviar)
RomeuJulieta
Mensagens: 3
Registado: sexta fev 12, 2016 9:44 am

segunda fev 15, 2016 9:07 am

Obrigado botas96!
BenjiCanela
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 15, 2016 5:53 pm
Localização: Lavradio

terça fev 16, 2016 8:47 am

O meu Benji já está castrado, a Canela será agora em março e Tou a rezar a todos os santinhos para que não tenha o cio antes! Com a minha experiência e do que leio, a esterilização e castração aumenta a estimativa de vida deles até 2/3 anos cada um! Aconselho vivamente a esterilização para reduzir vários problemas de saúde para eles e monetários para o dono.

:D
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça fev 16, 2016 9:29 am

BenjiCanela Escreveu:O meu Benji já está castrado, a Canela será agora em março e Tou a rezar a todos os santinhos para que não tenha o cio antes! Com a minha experiência e do que leio, a esterilização e castração aumenta a estimativa de vida deles até 2/3 anos cada um! Aconselho vivamente a esterilização para reduzir vários problemas de saúde para eles e monetários para o dono.

:D
:roll: :roll: :roll:
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
jdhome
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 11, 2008 11:23 pm
Localização: Laika.....(1992 /2008)
Bobby...(17-09-1998 / 17-03-2015)
Lady.....(27-03-2015)

terça fev 16, 2016 10:05 am

BenjiCanela Escreveu:Com a minha experiência e do que leio, a esterilização e castração aumenta a estimativa de vida deles até 2/3 anos cada um! Aconselho vivamente a esterilização para reduzir vários problemas de saúde para eles e monetários para o dono.

:D
:| Será!!?? :o
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça fev 16, 2016 10:18 am

jdhome Escreveu:
BenjiCanela Escreveu:Com a minha experiência e do que leio, a esterilização e castração aumenta a estimativa de vida deles até 2/3 anos cada um! Aconselho vivamente a esterilização para reduzir vários problemas de saúde para eles e monetários para o dono.

:D
:| Será!!?? :o
Pois ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça fev 16, 2016 10:35 am

Ponha-se a pau com isso, leia mais, está tão desejosa de chegar primeiro que o cio que não está a ponderar o outro lado da moeda, como por exemplo.
Vagina infantil que é uma vagina não totalmente formada e mais atreita a infecções urinárias, que podem a vir a ser recorrentes.
A possibilidade da sua cadela vir mais tarde a desenvolver incontinência urinária e isso pode acontecer até aos dois anos.
E pode vir a aumentar a possibilidade de certos quistos e cancros.
Aqui, este assunto já foi amplamente discutido, várias vezes, demais.
Onde eu quero chegar com isso é que tem que cavar bem para encontrar os dois lados da moeda.
Os primeiros cios são mais que a emanicipação da nossa pequena, pois ocorrem ainda na fase imatura da cadela, é como se fosse um autodiagnóstico do organismo para ver se está tudo operacional e preparar caminho para as hormonas próprias e fundamentais para as fases posteriores de desenvolvimento, físico e mental
O 1ª cio pode ocorrer entre o 7º e o 16º mês de vida, sendo mais comum o intervalo mínimo. ( de 7 a 10).
Informe-se melhor, uma decisão informada é melhor que o porque sim ou o porque não.
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

terça fev 16, 2016 12:02 pm

BenjiCanela Escreveu:O meu Benji já está castrado, a Canela será agora em março e Tou a rezar a todos os santinhos para que não tenha o cio antes! Com a minha experiência e do que leio, a esterilização e castração aumenta a estimativa de vida deles até 2/3 anos cada um! Aconselho vivamente a esterilização para reduzir vários problemas de saúde para eles e monetários para o dono.

:D
Bom Dia...

E que tal não induzir foristas menos experientes nestas coisas, em erro...

Conte a suas ideias sem generalizar e sem querer que se façam lei...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça fev 16, 2016 12:52 pm

https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/ ... e=572CAC3F

Talvez seja bom, para os defensores acérrimos das castrações quase à saída da barriga da mãe, lerem o que está acima.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça fev 16, 2016 1:05 pm

Eu sou das defensoras da esterilização.
Se a pessoa realmente consegue separar os cães das cadelas com segurança, então poderá ser vantajoso esperar pelo menos 1 ano sobretudo em cães de grande porte:
"Nas cadelas e gatas, a idade geralmente aconselhada para a esterilização é a partir dos 5-6 meses, de preferência antes do primeiro cio. Contudo, no caso de cadelas de raças mais propensas a desenvolverem osteossarcoma, poderá ser mais recomendável aguardar que a cadela atinja a maturidade (mais de 1 ano de idade).": http://www.esteriliza-me.org/questoes_frequentes#4

Para quem leia bem emn inglês este artigo pode ser interessante: http://blogs.scientificamerican.com/dog ... ore-often/
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça fev 16, 2016 2:36 pm

Pois eu não, apesar de ter aqui um gatito que vai ser castrado em breve, não por ter medo de problemas de saúde, mas porque não quero a casa toda marcada com urina de gato, ou seja por minha comodidade.
Só tive em toda a minha vida 1 cadela castrada e por motivos médicos, de resto (e tive sempre cadelas) morreram todas de velhas e inteiras.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
jdhome
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 11, 2008 11:23 pm
Localização: Laika.....(1992 /2008)
Bobby...(17-09-1998 / 17-03-2015)
Lady.....(27-03-2015)

terça fev 16, 2016 8:32 pm

Duvido muito que um animal esterilizado viva até 17 anos como o meu ultimo Bobby, ou 16 como minha 1ª Laika
Para mim esterilizar um animal só mesmo por questões de saúde.
Laika foi esterilizada aos 15.5 anos

Uma vez disseram-me : " para que transformar uma solução em prevenção se o que o seu animal tem não é um risco para sua saúde"

muita gente esteriliza logo as suas cadelas antes do 1º cio e outras antes do 2º (por medo) porque o animal ficou com as mamas com alguns caroços.
Claro que isso deve ser visto pelo Vet, mas ha vets e ha outros que só querem ganhar mais algumas coroas.

E que tal pedirem sempre 2ª opinião?
Responder

Voltar para “Cães”