Cadela residente não deixa comer o novo membro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Inferi
Registado: terça fev 23, 2016 10:16 am

terça fev 23, 2016 11:20 am

Bom dia.
Tenho uma braco alemão que vive aqui em casa à 7 anos. E no domingo deram-me um weimaraner com 1 ano e meio. A primeira iteração foi boa, apenas alguns pequenos atritos ao inicio com ambos a conhecer os espaço de cada um. Depois começaram a dar-se bastante bem, andam sempre na brincadeira e a abraçarem-se, até é ela que puxa por ele!!
Mas quando é altura de dar de comer ela não o deixa comer. E morde-lhe muito mesmo. Já fiz de tudo, tirei-a a ela para fora e fui dar uma volta e deixei-o sozinho, mas ele nem assim come, fica sempre apreensivo e a olhar a ver se ela volta, nota-se que está sentido com as dentadas que levou. E quando o tiro a ele para fora para comer, se for junto ao canil só quer interagir connosco e com ela e só quer brincadeira não liga nada ao comer, se o levar para longe do olhar pouco ou nada liga à ração também.
Existe algum truque secreto tipo encantador de cães para resolver este conflito? Precisava só mesmo de um conselho ou de alguma técnica, porque não tenho espaço para fazer dois canis separados. Já vou aumentar o existente para terem mais espaço.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça fev 23, 2016 12:25 pm

Ela está a fazer proteção de recurso, é normal, está a defender o que é dela de um cão que ela mal conhece perante um dono a quem ela não reconhece essa capacidade. Se ela sentisse que o dono a defenderia, não teria esse comportamento.
O cão não está sentido, o cão reage à memória que criou enquanto se alimentava: eu como – a outra morde-me. Então, é natural que esteja meio desconfiado.
Não há nenhum truque secreto, treinar cães não é uma ciência exata muito menos magia.
Considerações: a cadela já não é nova, não sabemos até que ponto ultrapassa a situação convivendo com o cão ou se é um comportamento já dela (teve outros cães? está socializada? Etc);
Pode testar, fazer um treino lado a lado simples com os 2 tipo “senta” e recompensar com biscoito à boca; a ideia é habitua-los à presença do recurso estando perto um do outro e analisar se mesmo assim ela reage negativamente.
Mas, se o seu único problema é esse e sabendo que os cães comem a horas certas, nada como os separar na hora da refeição. Ele com fome acaba por comer, se não come, tira o prato e tenta novamente na refeição seguinte.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Inferi

terça fev 23, 2016 12:35 pm

Ela nunca teve contacto regular com outros cães, mas quando tinha nunca era de intrigas.
Sinceramente até pensei que fosse bem pior. Mas agradou-lhe esta companhia nova, com excepção da alimentação
Já com pessoas ela só lida com algumas, por exemplo vai um senhor regularmente a casa e ela nem o pode ver, até já lhe deu comer. Mas quando a minha namorada a viu a primeira vez a cadela ficou encantada e deu-lhe um ataque de beijos.
Esses comandos básicos ela sabe-os, mas apenas dentro do canil.
Quando a solto é praticamente impossível de a controlar, infelizmente devido a problemas pessoais teve de ficar alguns meses sem poder ir passear e agora só vem para casa se lhe deixar um chinelo na rua e ela entra para me entregar. Nem com comer na mão ela vem. Velha e sabida :D
Pode ser que a companhia do cão eu a consiga controlar melhor, o facto de nunca ter sido mãe também ajuda a ser menos controlada.
Agora preciso de resolver o problema da comida, porque adoro o físico do weimaraner e não quero que o perca. Este fim de semana vou dar um grande passeio com eles os dois. Não o fiz antes porque quero que ele se habitue mesmo à casa, antes que me fuja e não lhe consiga pôr mais a mão...
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça fev 23, 2016 1:11 pm

É só "red flags".
O facto de nunca ter sido mãe é inconsequente e não tem nada a haver com falta de controlo.
O treino a que se refere é um treino deixado incompleto na fase inicial.
Dentro de casa e fora de casa são duas coisas completamentes diferentes, basicamente tem que fazer o que fez dentro de casa, fora de casa e fazer de princípio, com a agravante de haver mais estímulos e haver distâncias para trabalhar. A idade do cão é de pouca importância.
Falta de rotina e de exercício adequado e provavelmente uma fraca ligação.
Pesquise o que é o seu animal e é fácil de perceber porque fica "fora de controlo".
O que a lfgomes diz, é bem, mas o problema da comida não é um problema, é um sintoma.
Basicamente, tem que dar corda aos sapatos, livrar-se de conceitos falsos e saber aplicar uma práctica assente em teoria válida.
Depois é guia de trabalho, recompensas, boa disposição e disponibilidade
Inferi

terça fev 23, 2016 1:38 pm

e qual seria essa prática?
deve existir alguma forma de deixar a cadela comer o companheiro em paz.
LFGomes
Membro Veterano

terça fev 23, 2016 2:21 pm

Botas, a cadela tem 7 anos…..é muito mais difícil de ensinar que um cão de 7 meses porque já tem os comportamentos enraizados.
À parte das red flags que também as vi e já não comento para não dizerem que a malta da arca é isto e aquilo, separe os cães na hora da refeição. Face à ausência de conhecimento do dono, idade da cadela, red flags e afins, é o melhor.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Inferi

terça fev 23, 2016 2:41 pm

Sou aberto a todo o tipo de críticas.
Porque estou bastante focado em ensinar este cão que fui buscar agora.
Tenho mais tempo que o que tinha, embora para já não consiga dar "aulas" diárias, quero perder grande parte do fim de semana com ele a dar-lhe umas aulitas.
Com 1 ano e meio ensina-se bem ainda e os weimaraner pelo que li interiorizam bem as mensagens do dono.
botas96
Membro Veterano

terça fev 23, 2016 3:50 pm

Eu não estou a falar de comportamentos... ainda, estou a falar de regras, comandos, diciplina. O básico.

Não me leve a mal o user, e é para o seu bem (seu, dos cães). Portanto encaixe mais umas tantas.

1º Não vai ensinar nada a eles enquanto não aprender primeiro como deve ser, o básico dos básicos.
Como treinar os 5 comandos básicos, dentro e fora de casa.
Quais as necessidades da raça que tem.(exercício)

2º Ser disciplinado, como quer dar disciplina aos cães se você próprio não tem? (independentemente das razões que apresentou) e quando digo disciplina, refiro-me a uma rotina diária e outra de fim de semana, refiro-me a uma estrutura sã no seio familiar (matilha) e no exterior. Enfim a um acto contínuado.

3º Proporcionar exercício físico/actividades lúdicas (treino é uma actividade lúdica) adequadas para a idade, clima, não só vai fortalecer a ligação entre si e os cães, como vai esvaziá-los de energias em excesso= frustrações.

Para sua informação as aulinhas que pretende dar podem não ser diárias, as aulas tem é que ser ligeiras, com disponibilidade mental e horária.
Para sua informação há diversos métodos e teorias válidas como treinar um cão, a práctica a que me refiro é pegar nessa teoria e personaliza-la ao seu cão e cadela em particular.
Só assim vai ganhar o controlo, e não vai ser num fim de semana ou dois.
Não é nenhum bicho de sete cabeças e é mais fácil do que julga.
Diz que aceita críticas, agora vamos ver se tem a vontade para efectuar as correcções necessárias.
Depois iremos falar de comportamentos.
Mas olhe que esse "condicionamento" indesejado já está a ir para o cão novo, ele já não está a associar a comida a mordidas?
E por amor de Deus, quando for com eles a dar grandes voltas, não os solte, só os solte quando esses comandos estiverem bem pipis, senão é um castelo de cartas no chão.

p.s.- Reserve o "bem bom" para você e a namorada :)
Inferi

terça fev 23, 2016 4:38 pm

Não se preocupe que eu não leve nada a mal desde que não seja insultado nem maltratado. Se nem na minha área consigo ser "perfeito" quanto mais nos cães. Por isso é que preciso de ouvir e ler ensinamentos e críticas, sejam elas positivas ou negativas. E com elas ir aperfeiçoando a "arte". Não quero ser nenhum domador nem encantador de cães, só quero ter um cão disciplinado.
Quando falo casa refiro-me ao canil, lá em casa é cada macaco no seu galho por isso evita-se levar animais para dentro de casa. Não é que não goste, porque por mim ADORAVA, mas isso são outros assuntos.
Sei perfeitamente que ambas as raças que tenho precisam de tempo/espaço para gastar todas as energias que têm.
Quanto
Quando os dias ficarem maiores conseguirei mais tempo para além do fim de semana.
A rotina que tenho à semana é sair de casa às 8:30 da manhã e chegar as 19:00. De manha faço-lhes umas festas e despeço-me deles e quando chego alimento-os.
Ao fim de semana, sim aí tenho disponibilidade total. Até me vai fazer bem estar ocupado com eles.
Quanto ao condicionamento das mordidas... Só tenho uma solução, que é dar-lhe comer em separado, passear um enquanto o outro come se calhar vai ser a solução.
Muito Obrigado @botas96 e @LFGomes
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta fev 25, 2016 3:49 pm

Nós ainda vamos no básico nos básicos, mas sofro do mesmo problema: falta de tempo. Partilho o que tenho feito pois talvez possa ajudar. Uso o tempo que estou em casa para ir reforçando os comandos já adquiridos. A cadela usualmente fica comigo na cozinha enquanto vou fazendo tarefas domésticas, tem de se sentar e acalmar antes de estar connosco, tem de se sentar antes de comer, vir quando a chamo, etc. E tento dar sempre um passeio com ela antes de me ir deitar, por mais diminuto que seja, mesmo que sejam só 5 min. E no passeio vamos treinando também. Acho que sempre ajuda a ir mantendo o que vai aprendendo, pelo menos desempenha aquilo todos os dias. Quando temos mais tempo então treinamos mais demoradamente e vamos introduzindo novas coisas.
Inferi

quinta fev 25, 2016 4:16 pm

Ambos os cães já se sentam e mantém-em-se quietos quando os mando. Já nem preciso de ter ração na mão.
Este fim de semana vou comprar uma coleira estranguladora para o educar a andar a meu lado que para mim é muito importante.
botas96
Membro Veterano

quinta fev 25, 2016 4:22 pm

Uma estranguladora? Para?

Não invente, homem.
LFGomes
Membro Veterano

quinta fev 25, 2016 4:53 pm

Inferi Escreveu:Ambos os cães já se sentam e mantém-em-se quietos quando os mando. Já nem preciso de ter ração na mão.
Este fim de semana vou comprar uma coleira estranguladora para o educar a andar a meu lado que para mim é muito importante.
Não deixe totalmente de os recompensar, senão a dada altura deixam de fazer..vá recompensando ocasionalmente.

Esqueça a estranguladora.
Inferi

quinta fev 25, 2016 6:02 pm

O cão faz uma força doida e em 5 minutos mata-me o braço.
Não vejo o problema de usar a estranguladora. Até é aconselhada (se for bem usada) pelos treinadores.
Se não conseguir de outra forma que remédio tenho eu.
botas96
Membro Veterano

sexta fev 26, 2016 3:33 am

Duas coisas.

1º Deixe de ser piegas, você não controla os bichos, porque não os trabalhou, e se os trabalhar vai ver a sua vida facilitada e quando digo trabalhar é o básico, não é nada xpto.

2º Há uma expressão que é "chacing the rabbit" ou como cá em portugal, ter palas como o cavalo, ou seja, está com a visão afunilada, para resolver um problema. Tudo o que precisa é de ferramentas adequadas, já agora, que tipo de trela tem?, consistência, disciplina e conhecimento.

Outra coisa, ou não leu o suficiente, ou tirou do contexto isso da estranguladora, ou se realmente conversou com um treinador sobre isso e lhe "receitou" isso, muito bem, compre uma e ponha-a no pescoço do treinador.
Olhe para ter em termos de comparação, a minha cadela puxa e dá uns valentes esticões ocasionais, mas a maior parte das vezes nem se nota que está lá.
Responder

Voltar para “Cães”