Adoptamos uma cadela há alguns meses e temos tentado que ela faça as necessidades na rua. A questão é que nem sempre faz. Em termos de passeios costuma ir de manha, ao final da tarde e mais para a noite. Costuma fazer quando vai passear mas faz na mesma em casa. Alguma sugestão?
Já agora, ela passa algumas horas sozinha em casa, normalmente das 13 às 19 e pelo que um dos vizinhos diz costuma ladrar nessas horas. Ela fica com brinquedos, comida e água, pelo que percebo não deve é gostar de ficar sozinha. Como podermos evitar que ela ladre tanto e possivelmente incomode os vizinhos do prédio?
Desde já obrigada.
Ajuda com cadela de 6 meses
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jul 28, 2005 11:38 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Faz xixi em casa na vossa presença ou na vossa ausência? A Flash só fazia quando não víamos. Sou um bocado para o inexperiente para poder dar muitas dicas a esse respeito. Em relação à Flash o que fizemos foi sempre limpar muito bem com 1 detergente de enzimas os locais em que ela tinha feito xixi. Limitámos o acesso dela à casa de banho e quartos pois, não sabemos porquê tinha sempre tendência para fazer lá xixi. Em relação à noite, quando ela realmente ficava muitas horas sem poder ir à rua fazer xixi, limitava-a ao espaço da cozinha inicialmente deixava um resguardo no chão para ela fazer xixi (e ela realmente fazia lá). Mas ela a certa altura começou a brincar com o resguardo e a fazer aquilo em fanicos e deixei de por. Fazia uns 2 xixis por noite no chão da cozinha. Até que passei a sair com ela ao quintal imediatamente antes de irmos dormir para um último xixi e a abrir a porta para ela ir ao quintal logo que me levanto e ela deixou de fazer xixi em casa a partir dessa altura. Partiu um bocado dela, parece que compreendeu. Não me deixo de espantar com a inteligência dela. Também costumava fazer cocó no cimento das traseiras e eu nunca lhe disse nada por isso, apenas varria e punha nas plantas do fundo do jardim (é grande o suficiente para os decompositores darem cabo daquilo sem o cheiro chegar a incomodar alguém da casa). Ela por si própria então deixou de fazer no cimento e passou a ir fazer junto das plantas mais afastadas. Assim, sem mais nem menos, percebeu a dica.martinha85 Escreveu:Adoptamos uma cadela há alguns meses e temos tentado que ela faça as necessidades na rua. A questão é que nem sempre faz. Em termos de passeios costuma ir de manha, ao final da tarde e mais para a noite. Costuma fazer quando vai passear mas faz na mesma em casa. Alguma sugestão?
Talvez se puderem criar um local adequado para a cadela fazer xixi em casa (tapete absorvente, por exemplo), caso vocês não consigam ir à rua com ela com a regularidade que ela precisaria possa ajudar?
Pois o não querer ficar sozinho é normal para um cão, são animais muito sociais. O que eu fiz foi a cena do César Milan, não sei se efetivamente resultou ou se é a cadela que é inteligente e resolveu deixar-se disso. Então o que fizemos foi, depois de ela já saber bem o comando senta, ela sentar quando íamos ter com ela. Se ela não acalmasse e se sentasse não abríamos a porta. E depois só damos atenção no reencontro se ela não saltar e se sentar ou estiver sem agitação. A seguir a termos conseguido mais ou menos esta parte, passou também a ter de estar calma quando a deixamos. E quando nos acordava à noite das últimas vezes não abria a porta mas apenas dizia senta olhando-a através do vidro da porta. Esperava que ela acalmasse, dizia fica e boa noite e ia embora. E ela deixou de ladrar, ganir e arranhar a porta durante a noite (e penso que durante o dia também já não o faz muito). Ao que parece ajuda-os a gerir a ansiedade de separação essa coisa de estarem calmos quando os deixamos e quando os voltamos a encontrar. De resto para se entreterem na nossa ausência, realmente o joelho de vaca congelado é das coisas mais apreciadas e duradouras para a Flash. Falaram-me recentemente em congelar comida de lata e cão e dar assim que tb os manteria entretidos, mas ainda não experimentei.martinha85 Escreveu: Já agora, ela passa algumas horas sozinha em casa, normalmente das 13 às 19 e pelo que um dos vizinhos diz costuma ladrar nessas horas. Ela fica com brinquedos, comida e água, pelo que percebo não deve é gostar de ficar sozinha. Como podermos evitar que ela ladre tanto e possivelmente incomode os vizinhos do prédio?
Desde já obrigada.
Este site tem várias ideias giras: http://barkpost.com/3-dog-toys-you-can- ... the-house/