Insuficiência Renal Crónica - dieta, medicação, suplementos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Syh7
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 01, 2009 9:17 am

domingo fev 28, 2016 12:50 pm

Tenho uma cadela com 12 anos que tem insuficiência renal crónica, mas piorou nas últimas semanas. Tenho pesquisado na internet por guidelines para um melhor maneio da doença e pedi a um médico veterinário para lhe fazer uma dieta caseira específica para a situação. Gostaria de saber a vossa opinião e conselhos se tiverem animais na mesma situação!

1) Resultado das últimas análises bioquímicas (22/02):
– Creatinina 3.92 mg/dl (0,62-1,64)
– Ureia 156,8 mg/dl (12-56)
– Fósforo 7,9 mg/dl (2,1-6,3)

Ela fez fluidoterapia endovenosa na semana passada durante 3 dias e tem feito subcutânea há 6 dias. Vai continuar por mais 7 dias e repetir as análises.

2) Medicação:
– Hydróxido de alúminio;
– Amlodipina.

3) Nova dieta prescrita (26/2):
– Carne – perú;
– Vegetais/fruta– cenoura, brócolos, courgete, pêra, maçã, batata doce, abóbora (estes dois últimos usar com mais moderação);
– Ervas- salsa;
– Arroz branco;
– Uma colher de chá de vinagre de cidra.

Dose diária (ela tem 16kg): 200g carne + 200g arroz + 200g vegetais e fruta.

200g não é demasiada quantidade de carne para um cão com 16kg com IRC?

4) Suplementos:
– Óleo de salmão: 5ml/dia.

Li sobre os possíveis benefícios da utilização de:
- Probióticos (Streptococcus thermophilus, Lactobacillus acidophilus, e espécies de Bifidobacterium) - apenas encontrei um específico para cães e gatos, Azodyl, mas apenas é comercializado nos EUA, têm conhecimento de outro? Ou de algum que seja de uso humano que se possa adaptar as doses para os cães?
- Fibra de acácia
- Coenzima Q10
- Ipakitine

Todos à volta do objectivo de reduzir a progressão das lesões, diminuir a creatinina e ureia no sangue e quelar o fósforo.

Que tipo de suplementos usam? Há muita pouca escolha em termos de suplementos específicos para cães e gatos com IRC em Portugal!

Muito obrigada desde já! A Kiara é um membro da família, estamos muito preocupados com ela :(
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda fev 29, 2016 10:56 am

Só conheço esta doença em gatos, logo não posso ajudar muito. Em relação à comida tem de ver que o peso em fresco inclui muita água, não se pode comparar com o peso em ração.

Em relação ao próbioticos já pesquisou na internet ou pegou nesses nomes e mostrou a um farmacêutico? Penso que é possível que haja algo semelhante por cá. Mas penso que é sempre melhor consultar o veterinário antes de dar,
lidialima
Membro Veterano
Mensagens: 379
Registado: quinta ago 06, 2009 11:34 am

terça mar 01, 2016 1:36 pm

No seu caso, só lhe posso desejar muita sorte! não vai ser fácil mas, se ela continua a comer, já é um bom sinal.
Em Julho passado perdi a minha menina também com 12 anos com essa maldita IR, até diálise experimentamos mas não resultou porque ela simplesmente se recusava a comer. Inicialmente comia algo com entusiasmo e na refeição seguinte já não queria, virava o focinho. Até que após vários internamentos, fluidoterapia e várias sessões de diálise em conjunto com a veterinária que a seguiu desde sempre optamos por deixá-la descansar. Doeu muito e ainda dói mas cada caso é um caso. Muita sorte e que a sua menina possa ainda durar mais alguns anos com qualidade de vida.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

sexta mar 04, 2016 4:01 pm

Lamento imenso que a sua menina tenha IR. :cry:

Também tive um patudo (Martim) que, para além de insuficiência renal também tinha leish.

Foi muito, muito complicado e, passados quase 5 anos desde que partiu ainda é uma dor muito grande.

Tal como a Lidialima diz e bem, enquanto a sua menina comer é bom sinal pois, quando a doença evolui é um desespero pois recusam-se a tal. Cheguei a ter 4 "ementas" diferentes para o Martim para ver em qual é que ele pegava.

Não sei de cor qual a dieta caseira que o vet nos indicou, a qual ainda consegui que ele comesse algumas vezes mas, tenho-a guardada em casa e, posso colocá-la aqui para experimentar se assim quiser.

Desejo do fundo do coração que a sua menina ainda se mantenha durante muito tempo com qualidade de vida.
Syh7
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 01, 2009 9:17 am

quinta mar 24, 2016 11:21 am

Muito obrigada pelas palavras de conforto! =)

Ela entretanto recuperou muito o apetite e está sempre com vontade de comer! Continua a fazer fluidoterapia subcutânea em casa 2x por semana. As últimas análises bioquímicas do dia 3 de março estão muito melhores!
– Creatinina 2.17 mg/dl (0,62-1,64)
– Ureia 114.2 mg/dl (12-56)
– Fósforo 3.7 mg/dl (2,1-6,3)

Para a semana vai repetir novamente.

Pesquisei por probióticos, fui inclusivamente ao celeiro, mas as formulações para uso humano têm muitas outras bactérias para além das 3 que vêm descritas nos artigos científicos, e também não encontrei nenhum que tivesse as 3 em conjunto.

Muito obrigada uma vez mais! Vou fazer de tudo para que ela tenha uma qualidade de vida o melhor possível, ela merece <3
PT_Azodyl
Mensagens: 1
Registado: sexta out 25, 2019 6:20 pm

sexta out 25, 2019 6:25 pm

Boa noite a minha PET teve excelentes resultados desde que começou a tomar este produto infelizmente a idade trouxe outras complicações e acabei por perdê-la. 😢
quem estiver interessado em adquirir o Azodyl ou em obter mais informações sobre este produto posso partilhar contactos.
Mais informações, [email protected]
🐾🐾🐾
Responder

Voltar para “Cães”