Alergia a cães e gatos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
idalinam
Registado: segunda fev 29, 2016 2:05 pm

sexta mar 18, 2016 9:23 am

Olá a todos! O meu filho é alérgico a cães e gatos (comprovado pelos testes do alergologista). Já tínhamos desistido da ideia de ter um bichinho quando me disseram que o Yorkshire terrier é uma raça hipoalergénica (ideal para um apartamento como é o nosso caso). Será que alguém me pode esclarecer? Agradeço toda a ajuda possível.
Kuroko
Membro Júnior
Registado: quinta mar 17, 2016 6:41 pm

sexta mar 18, 2016 10:29 am

Já ouvi falar também de raças em que os cães têm cabelo e não pêlo e penso que serão essas as indicadas para pessoas com alergias. Penso que o Yorkshire é uma dessas raças, bem como poodles e certamente mais umas poucas.

Escolha uma raça pequena (até fica melhor em um apartamento), que largue o mínimo de pêlo possível e que não tenha camada de sub-pêlo.

Se o seu filho foi diagnosticado com alergias certamente irá fazer uns tratamentos que existem para melhorar isso e com o tempo vai embora ficando mais resistente. Eu também sou (era) alérgico a pêlo de cão e gato bem como ácaros. Hoje em dia não tenho reacções alérgicas independentemente da interacção que tenha com qualquer cão ou gato. Por isso, se é o vosso desejo ter um bichinho, não desistam já :wink:
idalinam

sexta mar 18, 2016 11:06 am

Obrigada Kuroko. Temos tanto receio de arranjarmos um bichinho ao qual nos possamos afeiçoar e, devido à alergia do meu filho, termos de o dar, que tenho-me fartado de pesquisar sobre este assunto. Custa-me muito ver o meu filho com tanta vontade de ter um bichinho porque sempre tivemos gatos até o meu filho nascer. Nessa altura tivemos de arranjar uma família para a nossa gata porque ela era muito ciumenta e atirava-se a quem se aproximasse de mim. Imaginei logo o que faria a um bebé..
Em relação ao Yorkshire terrier, penso que o maior problema será arranjar um de raça pura (por causa da alergia) porque, por aquilo que li por aqui, há muita gente desonesta a vender gato por lebre. O melhor, talvez seja esperar pelas exposições de animais. De qualquer forma, muito obrigada. Pode ser a luz a fundo do túnel. :D
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta mar 18, 2016 12:11 pm

Mas o seu filho tem tipo rinite alérgica ou é mesmo asma?
idalinam

sexta mar 18, 2016 7:55 pm

É alergia com asma. A rinite ainda dá para controlar mas fez testes e dá positivo. Infelizmente não são só espirros. É tosse asmática, os famosos "gatinhos", espirros, manchas vermelhas. Há uns anos, recolhemos uma gatinha perdida no meio na estrada para que não fosse atropelada. Procuramos a mãe mas nem sinal dela. Acabamos por "adotar" a bichinha (sofia). E os sintomas começaram aos poucos até à infeção pulmonar. Acabamos por ter de dar a gatinha e o meu filho melhorou. A saúde dele nunca mais foi a mesma desde então. Daí todo este trabalho de pesquisa. O alergologista disse-nos que no gato a alergia deve-se à pele morta, saliva e pelo. E que no cão não é igual. Daí toda esta pesquisa.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sábado mar 19, 2016 6:50 pm

Nesse caso acho sinceramente que não deviam adotar um animal (ou comprar). É muito duro do ponto de vista do animal (e provavelmente também do seu filho) se tiverem de o dar porque ele piorou da asma. Sugiro, em vez disso, que com o seu filho façam voluntariado num canil. Assim, nas alturas em que ele estiver pior da asma pode simplesmente interromper as visitas ao canil, quando estiver numa boa fase ajuda os animais que precisam (pode ajudar a tratar, levar a passear, etc.).
Ou então se quiserem mesmo ter uma animal apesar do problemas de saúde do seu filho (eu tenho alergia e o meu filho também mas os animais estão para ficar, assim como os antihistaminicos sempre que necessário :lol: ), planeiem como vão ter o animal, com qualidade de vida para ele e restante família humana. Não sendo dar o animal uma hipótese, como conciliar as coisas? Por exemplo: cá em casa os animais não entram nos quartos e escritório, há uma parte da casa "descontaminada".
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado mar 19, 2016 8:00 pm

Subscrevo na totalidade o que o utilizador hecep escreveu.

Três boas razões para não adoptar ou comprar.

1º uma pessoa quando vai adiante com uma decisão destas já vai decidido se é cão ou gato ou os dois, não é o que calha ou o que encaixa.

2º Uma pessoa quando adopta ou compra um cão fá-lo (ou deveria fazer) na expectativa de ver preenchidas certos requisitos, nível de energia, temperamento, porte, etc,etc. Nunca, mas nunca, deve arranjar um bichinho porque dá em apartamento, é mimoso, etc.
Ou escolhe uma raça ou srd com o que procura num cão ou não deve ficar-se por segundas escolhas, isso é muito mau.

3º A situação alérgica se não for compatível com outros mamíferos, tem p.ex. peixes. Se quiser um aquário todo pipi, requer muita manutenção e atenção, tanto como um cão e pode ter um aquário comunitário cheio de cor, p.ex.sempre achei mollys muito interactivas para peixes, mas há outros.
Pandola
Registado: quarta fev 24, 2016 12:54 am

sábado mar 19, 2016 9:11 pm

Concordo com o que está escrito acima.
E de qualquer maneira, as alergias muitas vezes não são dos pêlos dos animais, mas das caspas da pele. Não há cá cães hipoalergenicos, são seres vivos.
Responder

Voltar para “Cães”