Boxer mordeu a minha sobrinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jimmyboy
Mensagens: 2
Registado: sábado abr 16, 2016 4:43 pm

sábado abr 16, 2016 4:58 pm

Boa tarde precisava da vossa ajuda tenho um boxer com 7 anos o jimmy,
ele sempre foi um cão muito meigo, mas um pouco stressado por exemplo quando alguém toca a campainha ele não para de ladrar, se vem visitas ca a casa ele fica a ladrar e a rosnar ate se habituar a presença de novas pessoas.
com a minha sobrinha de 2 anos ele fica bastante agitado, ela não pode se aproximar do saco de ração dele pois ele começa logo a rosnar, se ela andar com comida na mao ele não para de andar atras dela para lhe tirar a comida seja ela qual for,
Hoje a minha sobrinha andava com uma carcaça na mao e ele mordeu-lhe na mao,
o que me deixa muito assustado pois tenho um bebe de 10 meses em casa,
ele com o bebe ate a data nada de estranho comportamento normal, o bebe quando esta no chão vai ter com o jimmy faz-lhe festas puxa-lhe as orelhas e as bochechas e ele nada.
por isso fiquei bastante surpreendido com o comportamento dele.
precisava que me dessem alguns concelhos

obrigado
Kuroko
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: quinta mar 17, 2016 6:41 pm

sábado abr 16, 2016 6:46 pm

Boa tarde,

Antes de mais faça uma distinção na sua cabeça, o seu cão mordeu a mão da sua sobrinha ou tentou-lhe tirar a comida que ela tinha na mão e na sequência disso acabou por a morder acidentalmente? São dois comportamentos bastante diferentes.

Descrições de situações sem a possibilidade de se ver o cão na situação são sempre complicadas de julgar, contudo, parece-me ter um cão pouco socializado com pessoas e possessivo em relação à comida (pelo facto de rosnar a estranhos que tocam na ração).

Comece a fazê-lo perder esses hábitos que enumera bem como a ensiná-lo que ele não é o dono da comida, você é.
Corrija os comportamentos assim que eles começam e não os deixe escalar. Mostre-lhe que é errado ladrar à campainha bem como rosnar aos estranhos que você deixa entrar em casa.

Pode ter um trabalho extra por ele já ter 7 anos e já ter esses hábitos há mais tempo, mas nada que não reverta com um pouco de treino.

Se o "obrigar" a estar sempre calmo na presença de pessoas que não as de casa vai ver que não tem grandes problemas com ele :)
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo abr 17, 2016 1:17 am

"Mostre-lhe que é errado ladrar à campainha bem como rosnar aos estranhos que você deixa entrar em casa."


hei?

não concordo.

Isso é o minimo dos minímos de um cão que se preze. É para isso que lhe "pagam".

"se vem visitas ca a casa ele fica a ladrar e a rosnar ate se habituar a presença de novas pessoas."

Normal e é assim é que tem que ser. À vontade, mas não à vontadinha.

E não tem relação ao que aconteceu.

Supervisão sempre, quando não há, não há misturas.

É de pequeno que se torce o pepino, agora o jimmy está na idade da reforma, deve querer sopas e descanso e além de ser cioso da comida é invejoso da comida alheia.
Como nunca detectou (ou dectetou mas não trabalhou isso) até ser tarde demais...
Olhe, ponha a ração fora do alcance dos miúdos e do cão.
ensine os miúdos a não mexerem no cão e manter uma distância quando ele está a comer.
Não permita que o cão ande à volta das crianças quando eles estão a comer.
Como não foi explicito quanto à mordedura fico-me por aqui.
há cães com uma "boca" mais "dura" e outros com uma "boca" mais "suave".
há quem os treine para ter uma "boca" mais "suave" para não trazerem presas com furos ou marcadas.
Está bem que o seu cão não é de cobro ou de parar, mas a mão da sua sobrinha também não é uma presa.
Isto para o caso de ter sido mais um susto ou choque que outra coisa.
Mas sem mais detalhes é especulação.

É verdade.
"faz-lhe festas puxa-lhe as orelhas e as bochechas e ele nada.
por isso fiquei bastante surpreendido com o comportamento dele."

Isto é que está muito mau. Mude isso muito rápidamente, tipo A.S.A.P. (as soon as possible).
Ensine a criança como deve ser ou corre o risco de se surpreender muito mais vezes pela negativa.
Kuroko
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: quinta mar 17, 2016 6:41 pm

domingo abr 17, 2016 7:31 am

botas96 Escreveu:"Mostre-lhe que é errado ladrar à campainha bem como rosnar aos estranhos que você deixa entrar em casa."


hei?

não concordo.

Isso é o minimo dos minímos de um cão que se preze. É para isso que lhe "pagam".

"se vem visitas ca a casa ele fica a ladrar e a rosnar ate se habituar a presença de novas pessoas."

Normal e é assim é que tem que ser. À vontade, mas não à vontadinha.

E não tem relação ao que aconteceu.
Se o jimmyboy quer que o cão reaja dessa forma então tem razão, não há ai nada para corrigir. Pareceu-me que ele fala disso como algo negativo, e se é algo que não gosta pode sim mudar esse comportamento.

Talvez os seus cães sejam "pagos" para ladrarem a todas as pessoas que entram em sua casa, o meu é "pago" para ladrar apenas a quem não é convidado a entrar.

Não é tarde demais para o Jimmy. Existem poucos comportamentos que não sejam alteráveis em um cão, mesmo que ele já seja mais velho. Vai exigir mais trabalho, mais tempo e mais dedicação mas se houver vontade chega lá.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo abr 17, 2016 10:30 am

O boxer é um cão de guarda por definição, com raízes em caça grossa portanto é mais que normal esse comportamento.
Como é o normal para qualquer cão dar o alarme sem descriminação.
Não sou apologista de trabalhar um cão contra a sua quintessência, ainda para mais quando esse comportamento nada tem a haver com o relatado.
Também não sabemos nada nem do dono, nem do cão.
Daquilo que li depreendo que o cão não foi muito trabalhado, mas nada aparece assim de repente.
Agora as crianças poderão ter posto em evidência certas coisas que deveriam ter sido corrigidas ou poderão ter revelado uma faceta nunca observada. (mas que estava lá se vissem com atenção).
E kuroko
O seu canídeo já não ladra, porque se habitou a essas pessoas próximas e por você já lhe deu sinais que deve reajir de outra maneira quando esses estímulos lhe aparecem no radar ou porque esses mesmos estímulos se diferenciam de outros porque já os associa a mimos ou biscoitos.
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

segunda abr 18, 2016 8:18 am

Botas96, tem toda a razão naquilo que disse e realmente é possível que seja o melhor concelho. Tentar o mais rapidamente habituar / ensinar a criança que não deve de correr a puxar as orelhas.

Claro que não é fácil, é difícil, mas tentar privar o cão de ser cão também não é fácil. Escolha e trabalhe o comportamento que mais deseja.

Fazer o cão parar de ladrar digo já que é extremamente difícil, primeiro é o trabalho do cão e segundo quando eles estão ladrar o cérebro deles está a recompensa-los (possivelmente por estar relacionado com a função dele). É mais fácil o cão ficar mais à vontade em que lhe toquem na comida do que propriamente parar de ladrar.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda abr 18, 2016 10:00 am

Olá,

Em relação ao que já foi dito, não é verdade que com um pouco de treino ensine o cão porque ele já tem 7 anos e os comportamentos estão verdadeiramente enraizados.

Também não é a mostrar que não se quer que o cão ladre à campainha (?!), se for o caso, deve iniciar um processo de dessensibilização.
Penso que o cão não deverá ter feito uma correta inibição da mordida, porque um boxer se realmente tivesse mordido a mão à miúda teria causado estragos. Naturalmente ele queria agarrar o pão e acabou por o fazer com excesso de força.
Claramente é um cão indisciplinado, sem ou poucas regras e agora é mais complicado.

O cão até aceita bem o seu bebé, mas para os cães, bebés e crianças são “raças” diferentes, portanto, sempre a supervisionar.
Sobretudo tem que ensinar desde já ao bebé que não pode puxar orelhas, bochechas etc. Isso também não é aceitável.

Eu também daria sopas e descanso ao cão. Não deixe os miúdos andarem a mexer na ração, nem com comida de um lado para o outro. Se eliminar os fatores de risco, a probabilidade de acontecerem acidentes é bem mais reduzida.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

sábado abr 23, 2016 11:06 am

Conselho com S...se acha que é normal deixar o seu filho puxar as orelhas e as bochechas...está no caminho para daqui a pouco tempo aparecer no correio da manhã por o seu cão desfigurar o seu filho...



Bom senso...
jimmyboy Escreveu: o que me deixa muito assustado pois tenho um bebe de 10 meses em casa,
ele com o bebe ate a data nada de estranho comportamento normal, o bebe quando esta no chão vai ter com o jimmy faz-lhe festas puxa-lhe as orelhas e as bochechas e ele nada.
por isso fiquei bastante surpreendido com o comportamento dele.
precisava que me dessem alguns concelhos

obrigado
Responder

Voltar para “Cães”