Banho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Melgato
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: domingo fev 21, 2016 12:07 pm

quinta mai 19, 2016 3:57 pm

Boas pessoal,

Aos quantos meses poderei banho ao meu cachorro e que já ouvi aos 6meses só que tenho me esquecido de perguntar a veterinária,ele só tem 2meses e tenho o limpado com toalhitas próprias para ele.
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quinta mai 19, 2016 6:26 pm

Acho que pode ser antes dos 6 meses, havendo muita necessidade.
thaysemota
Mensagens: 10
Registado: terça jul 05, 2016 11:52 pm

quinta jul 07, 2016 11:25 am

Olá!

Também acredito que seja após os 6 meses. Mas você tem que tomar muito cuidado se for dar banho em casa, porque ele não pode pegar friagem de jeito nenhum!

Você já tem prática em dar banho em casa?

Qualquer coisa dá uma lidinha nesse artigo do blog Saúde do Meu Pet.
Ele tem várias dicas legais, pra facilitar o banho.

http://saudedomeupet.com.br/index.php/2 ... -cachorro/

;)
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta jul 08, 2016 2:16 pm

Um cachorro pode tomar banho sempre que necessitar dele. Tem é que ter o cuidado de usar shampoos apropriados, secar muito bem após o banho (com secador) e não o deixar apanhar correntes de ar a seguir.

Essa dos 6 meses ... então se o animal cheirar mal ou se se deitar em cima de porcaria com 4 meses, fica mais 2 a cheirar mal??
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta jul 08, 2016 4:09 pm

kitttten Escreveu: Essa dos 6 meses ... então se o animal cheirar mal ou se se deitar em cima de porcaria com 4 meses, fica mais 2 a cheirar mal??

Fica, obviamente... é só perguntas parvas... 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
thaysemota
Mensagens: 10
Registado: terça jul 05, 2016 11:52 pm

sexta jul 08, 2016 4:41 pm

Bom, em nenhum momento eu entendi a pergunta em relação a dar banho por necessidade em filhotes! mas sim, durante o dia-a-dia.

Até onde eu sei, se o seu filhote tiver entre 2 a 6 meses, você pode dar banho tomando muito cuidado apenas quando houver real necessidade.
Você pode dar um banhinho apenas com algodão umedecido em água morna.

Os filhotes tem a imunidade baixa. Algumas raças de cachorros possuem mais propensão a terem doenças do que outras. Então o veterinário poderá informar melhor a respeito de cada caso.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sexta jul 08, 2016 4:47 pm

Gostava de saber que doenças é que vêm na água do banho para ser tão perigoso dar banho a cachorros ...
thaysemota
Mensagens: 10
Registado: terça jul 05, 2016 11:52 pm

sexta jul 08, 2016 5:03 pm

St0pAF Escreveu:Gostava de saber que doenças é que vêm na água do banho para ser tão perigoso dar banho a cachorros ...
Perigoso não é o banho, mas sim se a pessoa não tomar os cuidados necessários. O cachorro pode ter otite (inflamação no ouvido) se deixar cair água lá dentro. Pode ter traqueobronquite (gripe canina), se pegar friagem.
Se a pessoa der muito banho, pode acabar tirando a proteção natural da pele do cachorro e vai deixá-la mais exposta a alergias ou doenças causadas por fungos, por exemplo.

Então sim, se as pessoas não entenderem que as necessidades higiênicas dos cães são muito diferentes das nossas, podem acabar causando mais dano a ele do que benefício..
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sexta jul 08, 2016 6:12 pm

thaysemota Escreveu:
St0pAF Escreveu:Gostava de saber que doenças é que vêm na água do banho para ser tão perigoso dar banho a cachorros ...
Perigoso não é o banho, mas sim se a pessoa não tomar os cuidados necessários.
Ora aí está. Se calhar era melhor explicar isso às pessoas em vez de andar com teorias medievais de não dar banho antes dos 6 meses ou antes de acabar as vacinas (isto de acabar as vacinas parece-se com aqueles ritos tribais de passagem a adulto, antes não se pode fazer nada e depois pode-se fazer tudo, desde ir à rua a tomar banho ...).

Quanto ao que é muito ou pouco também é muito relativo e depende dos produtos que se usam. Posso-lhe dizer que há muitos cães de exposição que tomam banho 2 vezes por semana e não têm problemas de alergias ou fungos, obviamente é que não são lavados com sabão azul e branco ...
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

sexta jul 08, 2016 6:40 pm

Há cães que adoram água. Outros nem por isso. Coitados dos meus cães se fossem parar às mãos de gente com complexos de higiene e os obrigasse a tomar banho semana sim semana não...

Cada cão é um cão. Cães escovados, passados com um pano húmido, não precisam de banho nenhum! 8)
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta jul 08, 2016 8:33 pm

Sim, sim, não precisam de banho, é que deve sair um caldo jeitoso. 8)
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta jul 08, 2016 8:35 pm

thaysemota Escreveu:Bom, em nenhum momento eu entendi a pergunta em relação a dar banho por necessidade em filhotes! mas sim, durante o dia-a-dia.

Até onde eu sei, se o seu filhote tiver entre 2 a 6 meses, você pode dar banho tomando muito cuidado apenas quando houver real necessidade.
Você pode dar um banhinho apenas com algodão umedecido em água morna.

Os filhotes tem a imunidade baixa. Algumas raças de cachorros possuem mais propensão a terem doenças do que outras. Então o veterinário poderá informar melhor a respeito de cada caso.
algodão embebido em água morna é banho?

Usem produtos de qualidade e SEQUEM BEM a seguir ao banho e podem dar todos os banhos que ele necessitar.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
thaysemota
Mensagens: 10
Registado: terça jul 05, 2016 11:52 pm

sábado jul 09, 2016 1:11 am

Melgato Escreveu:Boas pessoal,

Aos quantos meses poderei banho ao meu cachorro e que já ouvi aos 6meses só que tenho me esquecido de perguntar a veterinária,ele só tem 2meses e tenho o limpado com toalhitas próprias para ele.

Melgato,

Focando na sua pergunta..
Sendo teoria medieval ou não, acredito que você esteja fazendo certo! Seu filhote tem 2 meses, é muito novinho e não precisa ficar correndo riscos de adoecer desnecessariamente!
Como eu escrevi la embaixo, se der banho nele muito bebê, além de estressa-lo, o banho pode ser mais dificil pq é mais facil cair agua nas orelhinhas, ou shampoo bos olhinhos, causando irritação!
Entao, espere ele crescer um pouco mais antes de dar banho com água! É sempre melhor prevenir!
Enquanto isso, continue com as toalhinhas proprias pra ele! Algodão em agua morna é uma forma sim de limpar os caezinhos, mas somente os muito bebês, com semanas de vida!

Sei que você não perguntou sobre as vacinas, mas fica aqui uma explicação: o fato de você nao dar banho até terminar as vacinas tem a ver com os caes que vao aos pets shops para banhar. Sendo assim, estarão em contato com outros cachorros e nunca se sabe se ele pode pegar alguma doença la! Por isso recomenda-se esperar eles estarem totalmente vacinados para irem ao petahop! Mas se vc for dar banho em casa, isso não se aplica!

Boa sorte com seu caozinho!
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sábado jul 09, 2016 8:46 am

Os cachorros só têm é que ser stressados enquanto cachorros porque hão-de stressar muito mais mais tarde quando confrontados com coisas com que nunca tiveram de lidar enquanto cachorros.

Cá em casa, as toalhitas uso para tirar gordura (nos interruptores funciona 5 estrelas) e limpar pincéis usados para aplicar tinta de esmalte. Nem quero imaginar o que farão ao pêlo dos cães ...
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado jul 09, 2016 12:21 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”