Alguém já passou pelo mesmo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

quarta jun 01, 2016 2:48 pm

Boa tarde e agradeço desde já estarem a ler o tópico,

Começo já por adiantar que o caso abaixo já está a ser acompanhado pela Veterinária (a mesma que o acompanha desde o início), com este post pretendo apenas partilhar a minha experiência, desabafar, aprender e saber de casos semelhantes.

Ora adotei dia 22 de Abril um lindo cachorrão de +/- 7 meses que se presume ser arraçado de castro laboreiro.

Estava abandonado numa bomba de gasolina, extremamente magro, repleto de carraças e pulgas, e muito meigo, submisso e assustado.

Desde o primeiro dia começou a ser seguido pelo Vet e se seguiram muitas idas ao consultório (desparasitações, chip, todas a vacinas... tudo :D ).

Detectamos que a ração TOTW de salmão resultava em fezes frequentes e abundantes, com uma má consistência. Optamos por fazer uma transição de 5 dias com um probiótico para a Nutrivet Instinct Growth & Nutrients que resultou numa diarreia no primeiro dia de 100% nova ração.

A Vet após analisar todo o caso clínico, determinou que seria giardia (foi explícita ao referir que apenas um exame fecal de 70€ seria conclusivo, mas que na opinião dela seria desnecessário e deveríamos partir para a medicação) mencionou também que poderia ser uma alergia, um problema gastrointestinal... Mas que os primeiros passos seriam estes: medicamento 3 dias + probiótico, a par de apenas arroz cozido com frango .

Ao fim do tratamento notamos melhorias, fezes mais consistentes, se apenas defecar 1x por dia no entanto se for 2x ao dia o segundo é mais mole (mas sempre possível de apanhar).

Falando com a Vet ela descarta por enquanto os exames mais extensivos e pediu-nos que tentássemos outro medicamento por mais 8 dias.

Hoje é o dia 4 desse medicamento. Fezes normais, mas ao segundo dia reparamos que no peito e axilas a pele está vermelha, sem feridas ou sangue, e que em zonas muito pequenas das axilas o pêlo parece estar em falta (um caiu ou foi arrancado, e outro foi cortado rente...). Temos a sorte de trabalhar a partir de casa e podemos afirmar que durante o dia não se coça, já durante a noite por motivos óbvios não o podemos garantir, mas dorme ao lado da cama e não temos acordado com barulho).Para juntar a festa aprendeu que o arroz tinha comprimidos e recusa-se a comer a quantidade habitual e em vez de devorar o arroz, mastiga tudo, separa a comida... Oferecendo TOTW vem a correr. Resultado comprimidos garganta abaixo 2x ao dia :( está também mais apático, que não sabemos ser da medicação ou de comer pouco desde ontem (metade da quantidade normal).

Em todo este trajecto o nosso bebé grande engordou uns kilos mas com tanta vacina/medicação/alteração de dieta ainda está um pouco magro (com 26kg).

Estamos neste momento a marcar nova consulta . Alguém ja passou por isto? Ou parecido?

P.S. Quanto à Leishmaniose que iremos fazer o teste quando tudo isto passar (ou antes se formos aconselhados), usa apenas a Scalibor, ainda não o vacinamos porque nos pediram para esperar "que a situação normalizasse", e o mesmo em relação à esterilização.
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

quarta jun 01, 2016 3:41 pm

Olá,

Bem haja ao regaste do cachorro e tudo o que estão a fazer por ele.

Tenho um caso muito semelhante, um cachorro boiadeiro de berna que tinha giárdias.

Análise ás fezes nunca foi assim tão cara (pagamos cerca de 20 ou 30€) por cada análise. Fizemos no total umas 3 ou 4 análises para confirmar a existência. O Problema é que dentro das giárdias há inúmeros tipos e não há nenhum medicamento que seja 100% eficaz (não lhe sei dizer o que resultou com ele, porque não me lembro do nome). Mas eu conto a história.

Ele começou a desenvolver as fezes moles logo de inicio +- cerca de 4 meses ou algo parecido. Como era muito pequeno e apesar de ter peso suficiente, a Vet não quis arriscar em tratamento mais agressivos. Então o que resultava bastante bem era: dois pacotes para revestir o estômago (não me lembro do nome), ultralvur e bactrim. Por cada tratamento de 15 dias ficava bom durante 1mês, ao fim desse tempo voltava novamente à diarreia.

Mas enquanto estava com o tratamento, fezes fantásticas. O que comprovava que o problema era da flora intestinal, porque com aquela idade também podia ser outro problema como parvovirose.

Durante esse período comia Royal cannin giant puppy.

Aos 6 meses +-, como ele já era mais velho, resolveu fazer um novo tratamento em que consistiu, se não estou em erro, no bactrim e um desparasitante de caixa azul que não me recordo do nome, dar 2 comprimidos por dia, durante 5 dias (basicamente uma bomba). Nessa mesma altura ou pouco depois no mesmo mês mudei a ração para taste of the wild high prairie puppy bisonte e veado. Até hoje não voltou mais acontecer (está com 9 meses).

O que acho, ainda não falei com a vet, é quando lhe dou comida com mais cereal (até mesmo biscoitos) ele faz logo fezes moles, poderá haver uma relação.

Durante este tempo, nunca esteve apático sem apetite. Sempre brincalhão, desperto e com fome.

Nunca lhe dei arroz nem nada semelhante, a vet não nos informou para ter essa abordagem, mas pessoalmente também preferia não o fazer para ele se habituar a ração.

Perda de apetite e apático nunca é bom sinal num cachorro, pelo que deve de informar o seu vet.

Dar o comprimido pode optar por esconder em comidas mais apetecíveis como patê, mas é muito difícil dar na boca? No meu caso não tinha problema, dava o comprimido normalmente ele comia como fosse biscoito (se calhar o bactrim era saboroso para ele, não sei).
Tenho outra cadela que o comprido tem de ser mesmo posto na goela se não, vem fora.

O importante é saber se é só giárdia e se não tem mais surpresas, se for só isso, não é mau de todo porque, pelo que entendi, mais tarde ou mais cedo são eliminadas com medicação. O problema de mais tarde é o dinheiro que se gasta.

Boa sorte e as melhoras para o patudo.
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

quarta jun 01, 2016 4:50 pm

Obrigada pelo testemunho!

Pois infelizmente cheguei a tirar o centro duma salsicha, por lá dentro 1,5 comprimidos bem pequenos e sem cheiro e sabor, fazer uma "tampinha" e fechar, e ele desmontou aquilo e nem a salsicha comeu :lol: . Agora até está meio amuado connosco... mas vai ter de ser 2x ao dia até ao final desta semana.

Só conseguimos consulta para 6f de manhã, mas a reacção que tem no peito e barriga parece estar a alastrar. Se piorar amanhã de manhã vamos a outro Vet de urgência (ele também não iria ser visto pela mesma médica, pois está a fazer substituição de uma colega noutra clínica).

Queríamos evitar ir a outra clínica pois sempre foram 5 estrelas e conhecem todo o historial.

A giardia não é fácil infelizmente... E no nosso caso, nem exames foram feitos (na altura mostrámos à Vet que mais valia exames primeiro, no entanto ela estava segura destes serem os primeiros passos).

Inicialmente tomou Caniquantel, 3 dias + Florentero 5 dias e agora Flagyl durante 8 dias.

Isto das rações serem ultra Premium ou Super Premium xpto... É analisar rótulos e ver a reacção do animal. Escolhi sem cereais sempre pois na minha opinião não serão benéficos.

Estou a tentar fugir à RC pois, mais uma vez na minha opinião, investem demasiado dinheiro em Marketing / Patrocínios / e oferendas avultadas aos Médicos e equipas Veterinárias do que na investigação. Enquanto bióloga assusta-me ver rótulos com 60 ingredientes diferentes :roll: Mas se em algum ponto me for aconselhada e resultar, mudarei a minha opinião.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta jun 01, 2016 6:13 pm

Inesrsoares Escreveu: Estou a tentar fugir à RC pois, mais uma vez na minha opinião, investem demasiado dinheiro em Marketing / Patrocínios / e oferendas avultadas aos Médicos e equipas Veterinárias do que na investigação.
Sério? E que investigação faz a TOTW e outras que tais?
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jun 01, 2016 8:48 pm

Isto sou só eu a pôr uma hipótese que talvez não tenha sido contemplada.

Por acaso sabe o que ele comia antes de o adoptar?

Às vezes uma transição não é o suficiente.
Uma ração por muito boa que seja, pode-se demonstrar pesada demais para o organismo de um determinado cão.
Caso não tenha sido contemplada ainda.
Eu cá suspendia os medicamentos, e dava-lhe uma ração de manutenção mais tradicional e via o que acontecia.
Pois essa vermelhão que descreve bem pode ser uma reacção alérgica ao que anda a tomar e se calhar sem necessidade.
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

quarta jun 01, 2016 9:32 pm

St0pAF Escreveu:
Inesrsoares Escreveu: Estou a tentar fugir à RC pois, mais uma vez na minha opinião, investem demasiado dinheiro em Marketing / Patrocínios / e oferendas avultadas aos Médicos e equipas Veterinárias do que na investigação.
Sério? E que investigação faz a TOTW e outras que tais?
Não pretendo com este tópico iniciar o tema "a minha ração é melhor que a tua". Mas obrigada pelo comentário.
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

quarta jun 01, 2016 10:13 pm

botas96 Escreveu:Isto sou só eu a pôr uma hipótese que talvez não tenha sido contemplada.

Por acaso sabe o que ele comia antes de o adoptar?

Às vezes uma transição não é o suficiente.
Uma ração por muito boa que seja, pode-se demonstrar pesada demais para o organismo de um determinado cão.
Caso não tenha sido contemplada ainda.
Eu cá suspendia os medicamentos, e dava-lhe uma ração de manutenção mais tradicional e via o que acontecia.
Pois essa vermelhão que descreve bem pode ser uma reacção alérgica ao que anda a tomar e se calhar sem necessidade.

Agradeço a opinião, era mesmo isto que pretendia. Outra opinião e ponto de vista :)

Ora ele foi resgatado da rua (sem coleira, chip, ninguém o conhecia) por uma Sra. (A quem agradeço do fundo do coração) e de seguida levado ao Vet e começou logo a comer TOTW.
A pessoa que o encontrou ( que tem outro cão) considerava as fezes normais. Nós mantivemos a TOTW, mas desde início achamos que eram muito abundantes, frequentes, volumosas, e com cheiro nauseabundo, apesar de ele ter se adaptado a nós e a casa lindamente.

Pois nós ficamos muito reticentes ao medicar sem exames (já vai em 50 € mais idas frequentes ao Consultório que fica a 20m de carro), quando um exame fecal de 70 € seria conclusivo. Se mais à frente me for sugerido aceito sugestões de exames coprológicos mais em conta em Lisboa.

Enfim a Vet por telefone garante não ser do Flagyl, mas não estamos convencidos a 100 %. E recomendou continuar a medicá-lo e leva-lo lá 6f de manhã.

A este ponto já temos medo de introduzir uma 3a ração, e perder mais uma semana (andamos nisto faz um mês). Mas a Vet o decidirá (amanhã se piorar vamos apanhar uma urgência noutro Vet, e certamente pedir 2a opinião desta confusão toda)

Ele foi resgatado há 1 mês e meio e desde então já foi vacinado (quiça pela 2a vez, não conhecemos o seu historial), medicamentos, probióticos, 2 rações diferentes, arroz com frango... temos urgência em ver isto tratado, pois tem 8 meses, é de porte grande mas está ainda algo magro
:|
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jun 01, 2016 11:53 pm

Fezes abundantes, moles, e fétidas pode significar fraca assimilação, excesso de carga no sistema digestivo, logo a ração não é a mais indicada.
Eu só acho que falharam aí um passo nesse processo de exclusão.
O que sei da giárdia é genérico, que é um fungo chato pela sua resiliência que se manifesta sempre que o sistema imunitário esteja mais debilitado. Não deixar o cão "pastar" muito, também para evitar problemas de gastro.
Sei de cães tratados com flagyl cujo tratamento foi mais rápido que isso (1 mês) e com menos confusões e actualmente nem merecem ser tópico de conversa nas voltas habituais, caso a giárdia esteja a fazer das suas.
No processo de ambientação também a parte intestinal se poderá manifestar quando a transição não é bem feita e ou é utilizada uma ração menos indicada, mas também existe um processo de conhecimento do nosso cão, qual a ração a dar faz parte.
De qualquer das maneiras boa sorte e as melhoras.
É extremamente importante é manter o bicho muito bem hidratado.
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

quinta jun 02, 2016 12:36 am

botas96 Escreveu:Fezes abundantes, moles, e fétidas pode significar fraca assimilação, excesso de carga no sistema digestivo, logo a ração não é a mais indicada.
Eu só acho que falharam aí um passo nesse processo de exclusão.
O que sei da giárdia é genérico, que é um fungo chato pela sua resiliência que se manifesta sempre que o sistema imunitário esteja mais debilitado. Não deixar o cão "pastar" muito, também para evitar problemas de gastro.
Sei de cães tratados com flagyl cujo tratamento foi mais rápido que isso (1 mês) e com menos confusões e actualmente nem merecem ser tópico de conversa nas voltas habituais, caso a giárdia esteja a fazer das suas.
No processo de ambientação também a parte intestinal se poderá manifestar quando a transição não é bem feita e ou é utilizada uma ração menos indicada, mas também existe um processo de conhecimento do nosso cão, qual a ração a dar faz parte.
De qualquer das maneiras boa sorte e as melhoras.
É extremamente importante é manter o bicho muito bem hidratado.
Obrigada :)

Quanto ao Flagyl aconselharam 8 dias e nós vamos no 4o. Antes tomou caniquantel por 3 dias para a Giardia.

Pois o estranho é que a reacção a duas rações completamente diferentes em constituição e teores proteicos é a mesma. Mas esperamos acertar em breve!

Agora a par do problema digestivo, apareceu a tal reacção no peito axilas e barriga, mas bebe muita água e na rua continua bem ativo e brincalhão. Já em casa, um nadinha mais paradito. Mas aposto que tem a ver com os comprimidos forçados, estarmos sempre a chatear para monitorizar a alergia e afins :roll:
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

quinta jun 02, 2016 8:13 am

O botas96 tem razão, essa vermidão pode apontar para uma questão alérgica.

Mas também se lhe dá arroz com frango, não está a cair no cereal e por aí acabar com lógica de não dar qualquer cereal ao animal?

Em relação ao seu comentário da RC, sim concordo e pensei o mesmo daí ter alterado, apesar de também ser positivo ser um alimento variado, mas 60 ingredientes, bom.. o que é demais é demais.

Flagyl o meu também tomou, quando era mais pequeno e não podia ir para bactrim. Flagyl controlou mas não curou, bactrim resultou muito melhor, mesmo o xarope.

Julgo que podia aproveitar a opinião e questionar o Vet sobre a solução do Botas em recuar para uma ração mais leve de manutenção a ver se estabiliza melhor. Apesar de não ser positivo fazer muitas trocas seguidas ainda por cima estando ele mais fragilizado, mas eles são fortes e por vezes adaptam-se melhor do que nós achamos.

Se está activo e brincalhão na rua e quer/ tem vontade de ir à rua isso é óptimo sinal.
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

quinta jun 02, 2016 11:28 am

yc0ne Escreveu:O botas96 tem razão, essa vermidão pode apontar para uma questão alérgica.

Mas também se lhe dá arroz com frango, não está a cair no cereal e por aí acabar com lógica de não dar qualquer cereal ao animal?

Em relação ao seu comentário da RC, sim concordo e pensei o mesmo daí ter alterado, apesar de também ser positivo ser um alimento variado, mas 60 ingredientes, bom.. o que é demais é demais.

Flagyl o meu também tomou, quando era mais pequeno e não podia ir para bactrim. Flagyl controlou mas não curou, bactrim resultou muito melhor, mesmo o xarope.

Julgo que podia aproveitar a opinião e questionar o Vet sobre a solução do Botas em recuar para uma ração mais leve de manutenção a ver se estabiliza melhor. Apesar de não ser positivo fazer muitas trocas seguidas ainda por cima estando ele mais fragilizado, mas eles são fortes e por vezes adaptam-se melhor do que nós achamos.

Se está activo e brincalhão na rua e quer/ tem vontade de ir à rua isso é óptimo sinal.

Hoje acordamos e fomos ver a reacção alérgica, tem vindo a cair algum pêlo mas nada de grave. Sem feridas ou sangue, apenas pele avermelhada/rosa, e o pelo em falta/cortado.

Iremos esperar por amanhã de manhã para a consulta. E desta vez vamos debater com a Vet várias opções, rações a dar, exames... Não voltamos a cair na conversa do "deve ser isto"... Estamos muito arrependidos pelo caminho que seguimos.


Andámos a disparar às cegas, dinheiro foi gasto, sacrificàmos o probre animal, tempo... e a cada dia que passa estamos mais preocupados e sem diagnóstico. Isto da reacção alérgica é mais uma na fogueira (felizmente que não se coça, nem se queixa).

Quanto a quebra de apetite, é fruto de ele rejeitar apenas o arroz, (come frango cozido, biscoitos de TOTW ), pois era onde nós sempre escondemos os comprimidos e quando apanhou a manha........ :evil:

Pois... o arroz com frango não era de todo o que pretendia, por convicção minha de não ser o ideal, correr o risco de depois ser dificil comer ração, mais que para um cachorro deste tamanho a confecção e logística não é de todo fácil. Mas a Vet aconselhou e nós seguimos :|

Enfim estamos para ver amanhã a conta do Vet... mas o certo é que vamos deixar de andar a mercê de diagnósticos sem exames. Aprendemos a lição.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jun 02, 2016 12:18 pm

Isto não é para o imediato, é para 2ª núpcias.
Normalmente e isso dito pela minha vet habitual e outra da especialidade.
Um caso típico (textbook) de um cão alérgico, manifesta-se por volta dos 3 anos.
Há alergias ambientais ( certas ervas, picada da pulga, polén, ácaros, etc) e alergias alimentares.
alergias atípicas. (basicamente ambientais e alimentares combinadas ou ainda não indentificadas)
Cuidado também é se vir muita vegetação queimada (amarela e seca) pois quer disser que andaram a pôr produto, são obrigados a afixar avisos mas muita vez só somos avisados quando já está tudo queimado.
Dizem que é seguro passadas 6/7 horas, mas escusado será disser, nunca fiando.
Pode até ser uma reacção aos medicamentos já que o organismo está sobrecarregado.
Até a situação estar estabilizada ou indentificada, o que eu faria, era voltas higiénicas estritamente em ambiente urbano.
Pela minha experiência, mudando de ração de chapão são uns 3 ou 4 dias até estabilizar.
Desparasitantes internos e vacinas podem provocar uma pequena diarreia ou uma quebra de consistência das fezes.
Talvez se tivessem esperado mais uns dias antes de ir ao vet e uma ração de manutenção mais leve talvez já tinha o cachorro melhor, ou pelo menos, menos dúvidas do caminho a seguir, mas não sei, é especulação.
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

quinta jun 02, 2016 2:48 pm

Pois eu vou de encontro a essa opinião, foi muita coisa em pouco tempo. E a reacção ter aparecido no dia a seguir ao início do flagyl........... É muita coincidência apesar de nos terem garantido que não tinha nada a ver. Tomamos sempre as decisões com a Vet, mas não nos estamos a sentir seguros com o curso que as coisas estão a tomar.

Amanhã vamos reavaliar tudo. Vamos ao mesmo consultório mas com outra Vet que está a par do caso.

Por mim cessava tudo e tentava uma hipoalergénica. A ver vamos :|

Amanhã ja terei novas notícias :)
surprisedog
Membro Veterano
Mensagens: 407
Registado: quinta fev 19, 2015 12:28 pm

quinta jun 02, 2016 4:23 pm

Qual é mesmo o problema de fezes frequentes e abundantes e com consistência média ou reduzida?
:? :? :?

Muitos cães com mudanças de habitos alimentares ou que comem rações de fraca qualidade têm isso.
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

quinta jun 02, 2016 5:18 pm

surprisedog Escreveu:Qual é mesmo o problema de fezes frequentes e abundantes e com consistência média ou reduzida?
:? :? :?

Muitos cães com mudanças de habitos alimentares ou que comem rações de fraca qualidade têm isso.
Bem, quando o cão fazia 6 cocós por dia, todos muito volumosos e pesados (grande teor de água) e com cheiro nauseabundo e sem forma... Não era normal. Todas as transições duraram 5 dias com probióticos a ajudar.

A nosso ver nunca comeu rações de fraca qualidade (já mostrei mais acima que o objectivo não era debater rações).

Mudando para arroz e frango, 2 cocós por dia, firmes, com pouco cheiro. Portanto a reacção que teve a 2 rações... Não nos podia passar ao lado como donos conscientes.

Saliento tambem o facto de ter sido resgatado há quase 2 meses e continuar magro. Come em boas quantidades, tem apetite, no entanto não assimilava a ração pois excretava quase tudo o que ingeria...
Responder

Voltar para “Cães”