Brigas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
apires123
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 20, 2014 8:45 am

quarta jun 08, 2016 10:25 am

Bom dia

Tenho 4 cães ( 1 RA, 2 rafeiros irmãos -um deles femea- e um PA); O PA que tem 1 ano sempre se deu bem com todos; no entanto agora e só quando eu chego a casa do emprego ou quando ando no quintal ele vai procurar briga com 1 dos rafeiros, que por sinal é o melhor amigo ele e que sempre o defendeu, desde pequeno.

Quando chego do emprego e abro o portão e naquela excitação toda da minha chegada, por vezes ocorrem brigas entre aqueles 2 amigos.... :( Parece-me uma atitude tipica de ciumes, mas qual o comportamento que devo adotar?? E já agora quando eles se pegam , como devo separá-los??

A título de informação, devo dizer que este comportamento do mais novo torna-se mais forte quando é a época em que haveria de ser do cio da cadela ( que não acontece, pois a mesma está castrada). O mais curioso é que ele não embirra com o RA, ...é só com aquele que, supostamente é amigo dele ( e que não liga nenhuma à cadela , que por sinal é irmã)

Obrigado
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta jun 08, 2016 5:12 pm

Eu arriscava a dizer para não dar atenção a nenhum. Ignora todos. E só quando se sentarem e acalmarem então dá mimos. Não há mimos e festas para meninos "mal comportados".
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jun 08, 2016 8:09 pm

Pode ser tanta coisa.
Que tipo de experiência tem com cães?
Que tipo de esterilização fez à cadela?
RA, depreendo que seja o rafeiro alentejano, certo?
A excitação é geral? Ou é mais prenunciada num do que outro?

Bem, mesmo não sendo. O PA, com 12 meses já deve estar a fixar o temperamento, ou seja, está a deixar de ser um puto para passar a ser um adulto.
Poderá estar a querer subir na hierarquia. Ao RA não faz nada, porque o RA deve ter a sua posição bem cimentada. E provavelmente nunca deve ter dado muitas confianças, para o outro se esticar. Ou porque o outro por qualquer motivo é simplesmente um "alvo" mais fácil.
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

quinta jun 09, 2016 8:11 am

Botas96,

Concordo consigo, o PA ao chegar aos 12 meses está atingir a maturidade e por isso quer afirmar a sua posição dentro da matilha.

A questão é mesmo sendo esse o caso, na sua opinião, qual seria a melhor maneira de lidar?

O facto de haver brigas à chegada é sinal de tentativa de posição para ser o primeiro a ser premiado (diria eu), mas seria melhor ignorar o comportamento, seria melhor separar e "castigar" apenas o PA Ou separar e "castigar" os dois..

Quando digo "castigar" não estou a dizer para ser usada força física, estou apenas a dizer o que o dono costuma de fazer para o efeito. Não firme, colocar de parte, não dar festas ou mimos, o que for.
apires123
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 20, 2014 8:45 am

quinta jun 09, 2016 10:10 am

Sim... o RA nunca lhe deu muita confiança... Basta um mostrar de dentes e o PA fica logo em sentido...até se deita de barriga para o ar para tentar subornar o RA, mas ele não lhe dá confiança :)

A excitação toda quando eu chego não tem como obetivo os mimos, pois eu não lhe dou nada quando chego... já para não haver chatice.... A mim, o que me parece é que o mimo que eles querem é a minha atenção...possivelmente será melhor ignora-los a todos...

Aquele que (em teoria) é o melhor amigo do PA, e depois de algumas brigas, até já deixou de me vir receber ao portão, penso eu que com medo do PA... espera por mim lá em cima à entrada de casa... ;)

O melhor será mesmo ignora-los e deixa-los criar as respetivas hierarquias, não acham ? Ou acham que deverei ralhar com o PA, para ele não ter aquele tipo de comportamentos?? Porque a situação só se passa com a minha presença no quintal.... Quando eu não estou , ou com outros elementos da casa, esta situação não se dá ....
apires123
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 20, 2014 8:45 am

quinta jun 09, 2016 10:19 am

Botas 96

Não sou expert nem profissional do ramo, mas toda a vida tive cães...

A cadela ( dos 2 rafeiritos irmãos) foi resgatada da rua com 2 meses e foi esterilizada no canil...por isso não sei qual o tipo de esterilização.. A única coisa que sei é que ela não tem o fluxo sanguineo do cio, mas deve emitir quaisquer outros sinais ( talvez o odor), pois o meu RA não a larga nesta altura.. altura esta que o PA , embora não mostre sinais de acasalamento, se torna mais excitado contra o amigo na altura da minha chegada. Poderá, ou não ter influência ?

Por exemplo, eu estou dentro de casa; eles estão todos muito calmos... eu venho ao quintal, a 1ª atitude do PA é logo ir a correr rosnar para o outro...e o outro enfia-se na casota...Aí eu ralho-lhe e ele acalma... Mas... será esta minha atitude correta ? Ou devo ignorar? Assim como à chegada...

A minha dúvida é saber qual o comportamento correto que hei-de adotar...
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jun 09, 2016 11:43 am

Quando lhe fiz essa pergunta, vi logo que me dava essa resposta, muito ambígua, diga-se de passagem.
Como se descreve como pessoa? ( só qualidades e defeitos relevantes para o caso)
Até que ponto conhece os seus cães?

Se hesitar a responder ou a pensar até que ponto, então é melhor recorrer a um treinador. Pois poderá aleijar-se .

Quanto à cadela...
Então pode haver uma hipótese de não ter feito uma ovariohisterectomia (esterilização completa), ou seja, a sua cadela pode estar a fazer cios em seco (ainda pode haver o ciclo hormonal mas mesmo que um cão a cubra não resulta nada).
O melhor é tirar isso a limpo, ou com o canil ou com um vet. Pois esse poderá ser mais um factor só para destabilizar, de que não precisa.
(digo eu, que não sou médico,na pior das hipóteses uma ecografia deve resolver a questão).
o outro ponto. (falando muito genericamente)
Se esse, for de facto, a raiz do problema. Está a ter a atitude correcta pela metade, pois é você quem manda aí.
A outra metade, é deixar as coisas evoluírem de maneira sempre muito bem controlada e assim que tiver estabelecido a nova hierárquia, respeitar essa hierárquia. Alimento e mimos, por esta ordem.
RA, PA, rafeiro 1, rafeiro 2.
Alimentá-los separados por uma boa distância e sempre supervisionados.
Ou à vez e supervisionados.
Também pode suportar a velha hierárquia, mas é preciso mais conhecimento e experiência, lutas mais frequentes, etc.
A dinâmica de uma matilha é muito diferente de quando se tem um cão ou dois e quanto maior a matilha mais complexa é.
Sinceramente, sou muito parcial, mas esse PA está aí a mais.
Quando se forma uma matilha, mesmo uma heterogénica deve-se procurar, o melhor possível cães que se complementem, temperamentos compatíveis com níveis de energia semelhantes.
Para puxarem uns pelo outros e para não acontecer isto
"a 1ª atitude do PA é logo ir a correr rosnar para o outro...e o outro enfia-se na casota".

Agora veja lá o que faz, não se atire para fora de pé.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta jun 09, 2016 4:12 pm

O PA atingindo agora a maturidade há um ajustamento essencial na hierarquia.
Se for um PA com o caracter que é suposto para a raça, para além de ser um cão mega inteligente, vai querer estar no topo e é normal que tenha a matilha desequilibrada.
Há algumas questões a considerar: cães de personalidade mais vincada; tamanhos idênticos; fêmea não inteira; dona insegura = isto é uma combinação diria complicada.
Acho que deve continuar a ignorar e se as coisas não assumirem a ordem natural, então considere contratar ajuda.
Se eles se pegarem, nunca gritar, nem mandar agua nem nada dessas parvoíces. Se for rápida e sem medos, agarre nos tintins e eles param.

Boa sorte.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
dragablue
Membro Veterano
Mensagens: 898
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
Localização: dobermann

domingo jun 12, 2016 5:38 pm

tenho 2 e as brigas mais feias e as unicas com sangue foram sempre na presença dos donos! pode ser para chamar a sua atençao ou questao de ciumes mas se o problema for dominancia é como diz o treinador essas coisas sao naturais acontecer para estabelecer a hierarquia muitas vezes a intervençao humana só aumenta e intensifica os problemas que ficam por resolver entre eles... por exemplo a minha cadela é extremamente dominante é "gladiadora" luta ate exaustao se necessario e o cao ja percebeu isso... sabe que nao vale a pena comprar guerras que nao vai ganhar...quando estao os donos em casa la acontece uns arrufos com diputas de brinquedos ou algo do genero... quando sao do mesmo sexo por vezes a soluçao é mesmo os manter separados
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
apires123
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 20, 2014 8:45 am

terça jun 14, 2016 9:01 am

Botas 96

Obrigado pela resposta! Efetivamente a cadela tem o cio seco !! Vou continuar a ignorar e a manter a hierarquia que me recomendou e que também penso que é a mais acertada..

Não sou uma dona insegura e bem pelo contrário !! o PA já entendeu que sou eu que mando na matilha, pois quando me vê sair para o quintal... faz que vai a correr para o outro, mas.... agora já para a meio e olha para mim...e eu ralho-lhe e ele arrepia caminho...... mas ainda tenta amedrontar o outro.. :x

Curiosamente..... no respeitante à comida não há chatices.... ( vamos lá compreender os cães...) ... é sempre e só com a presença dos donos... De qualquer forma vou seguir o seu conselho de alimenta-los com supervisão...


Agora.. e uma vez que já entendi o motivo principal do inicio da briga.. e os sinais.... assim que eles começam a mostra-los... tento sempre evitar que a mesma começe... Quando chego a casa, ignoro a excitação de todos e quando vejo qualquer sinal, por minimo que seja ... utilizo o velho truque de chamar o "iniciador de brigas" ( o PA) , com a frase ... "Dark - o PA - anda cá, anda cá... toma, toma... " e ele vem....

(Será um bom truque Botas 96 ;) ?? )

LFGomes


Para a próxima que eles se pegarem vou seguir o seu conselho...(até porque é num sitio longe dos dentes :lol: :lol: :lol: :lol: )
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jun 14, 2016 11:46 am

Não.
Toma , toma, o quê? atenção, biscoitos, festinhas?
Se sim, só está a recompensar esse comportamento.

Primeiro não deve repetir os comandos com tanta frequência. Com menos frequência e com mais firmeza (sem berrar).

Segundo, quando chegar a casa ou ir ao quintal e se vir o PA a crescer para cima dou outro, pare de ignorar imediatamente, ponha-o logo de castigo (5 a 10 minutos +-)
entretanto se os outros acalmarem entretanto faça o habitual sem o PA.
Ele há-de chegar lá. A bem ou a mal. Vamos começar a bem.
Pouco depois desse castigo é amigos como dantes.

Um dos factores que contribuiem para uma matilha destabilizada, são os sinais confusos que os donos emitem aos cães e que só perpetuam as lutas pelo poder.Há que ser claro, estabelecer uma ordem hierárquica de mimos e alimentação rígida assim como toda uma estrutura disciplinar é uma boa base para ter harmonia.
Não se iluda, vai ter arrufos (lutas) esporádicas ou não, mas a frequência e gravidade vai depender muito dos cães e sobretudo de si, das suas qualidades. Portanto, olho de falcão em todos eles para o caso de haver sonsinhos.
Ignorar é até certo ponto. É mais fingir que ignora.
Você diz que já consegue ler os sinais iniciais, isso é óptimo, vai-lhe evitar muita chatice.
Quanto a alimentação, é sempre supervisionada.

Pondere a hipótese de ter que voltar a abrir o "capôt" à sua cadela.
apires123
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 20, 2014 8:45 am

terça jun 14, 2016 11:55 am

Muito obrigado Botas 96...

Sim... a experiência de 30 anos com cães já me ensinou a reconhecer os sinais iniciais ( rabo levantado, pelo eriçado e olhar fixo, etc).... E.. por acaso tb já utilizei a tática do castigo e parece que estou a ter algum sucesso... vamos ver....

Mas... curiosamente com o RA... ele já não tem essa postura... exatamente como disse no post anterior: ele nunca lhe deu muita confiança, nem sequer quando ele era cachorrinho..... Os "desgraçados" dos outros que eram os mais amigos e defensores dele... agora é que estão a "pagar as favas" das parvoices de adolescente :) :) .. mas... penso que agora com um ano e com uma boa firmeza de educação ainda vou a tempo de o "dobrar".... embora tenha a noção perfeita que com uma matilha é preciso estar sempre a lembra-lhes que quem manda ali sou EU !!
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça jun 14, 2016 6:03 pm

A cadela tem cio seco? então mas não foi esterilizada?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
apires123
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta fev 20, 2014 8:45 am

quarta jun 15, 2016 10:19 am

Kitten

A cadela foi resgatada em cachorrinha pois estava abandonada num terreno baldio.. Quando a fui entregar ao canil pois não desejava ter fêmeas, o mesmo informou-me de que a esterilizaria gratuitamente para que eu pudesse ficar com ela.. E assim foi !

A cadela não tem fluxo sanguineo, mas de vez em quando, deve ter qualquer coisa hormonal,( talvez o odor ou outra coisa qualquer) pois o meu RA anda de volta dela.... passado uns dias ele deixa de andar atrás dela ....quando o Botas 96 referiu aquela situação, eu pensei que talvez fosse isso.....A cadela tem 5 anos.. Por isso eu pensei que fosse o cio seco
Responder

Voltar para “Cães”