Cachorro Bouvier Bernois - ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LauBarreto
Mensagens: 3
Registado: sexta jun 21, 2013 2:14 pm

quinta jun 16, 2016 10:53 am

Olá a todos!

Sou a Láu e sou nova por aqui! Tenho duas gatas com 3 anos de idade e um cachorrinho da raça Bouvier Bernois com 3 semanas de idade. Já li imenso sobre o desmame do cachorro, alimentação, vacinas, desparasitação e já contactei a veterinária das minhas gatinhas a dizer que vai ter mais um utente! :D
Só que agora comecei a pensar como vou habituar o cão a fazer as necessidades onde deve ser...Tive uma ideia louca e pensei: Bem, se o cachorro começar a imitar as gatas se calhar habitua-se a fazer na caixinha de areia como elas. Mas não, isto não é assim tão linear... Então, como trabalho, tenho apenas 4 horários para o ir passear: de manhã cedo por volta das 8 horas, à hora do almoço por volta das 13h30min e à noite, quando chego a casa por volta das 19h30 e antes de ir dormir, por volta das 23 horas. Será que esta é uma boa rotina para o habituar a fazer as necessidades na rua? Com este horário a que horas devo alimentá-lo? E se ele fizer em casa, o que devo fazer para ele perceber que fez mal?
E agora em relação à adaptação à casa e às gatas, acham que elas vão ser agressivas com ele? Há uns dias tive lá em casa uma cadelinha da raça Pequinês e uma das gatas tentou atacar a cadela e depois fugiu e a outra ficou deitada a olhar para ela, sem mais qualquer tipo de reacção. Já ouvi dizer que sendo o cão pequeno os gatos adultos acabam por ser adaptar a ele, e ficam grandes amigos. Para o cão perceber que o gato é amigo temos incentivado os gatos da casa onde ele ainda vive a cheirá-lo e conhecê-lo. Será que estamos a fazer bem?
Ajudem-me por favor, agradecida! :|
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta jun 16, 2016 9:37 pm

Eu não sei se se explicou bem.

O cão tem 3 semanas de total absoluto ou 3 semanas em sua casa?!?!

Supondo que tem 3 semanas em sua casa e que saiu da mãe com 2 meses, as 4 vezes de ida à rua são correctas, mas ele vai fazer bastantes mais...

Quanto à alimentação, para ter sucesso na ida à rua e porque eles devem ir lá fora logo que acordam, deve leva-lo logo e pode alimenta-lo depois qd chega.

Não deve repreender. Se apanhar em pleno acto, de seguida coloca-o no sítio que destinou para o efeito. Se não apanhar, limpe discretamente porque ele não vai perceber porque lhe está a ralhar.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta jun 17, 2016 9:14 pm

3 semanas tem, o pobre cachorro, mas bouvier bernois?!?!?!?!?!?!

Imagem
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta jun 17, 2016 11:33 pm

Só uma nota, the one.
Neste tópico, só tem isso a disser?
Francamente. Para isso mais vale não escrever nada, se é que me está a entender.

Ouça Lau, Eu até fui ao seu perfil ver a sua idade, há muita coisa má aqui.

clarifique de novo, se me fizer o favor, a idade do pastor de berna.
Pesquise por imprinting canino.

Se a gataria lhe vai fazer mal ao cão?
E eu é que sei? As gatas estão socializadas com cães? Sabe como iniciar um processo de socialização?

Necessidades à rua? Só pode estar a brincar. Só depois do plano de vacinas feito, só poderá ir à rua com ele depois do vet lhe dar a luz verde (se ele tiver as 3 semanas, só dos 3 meses para a frente).
A minha só começou a sair aos 5 meses.
Eles recebem as defesas através do leite materno, depois do desmame há um período de depressão das mesmas até o próprio organismo consiga ser autosuficiente neste aspecto.(um cão só deve ser separado da ninhada aos 2 meses mínimo).
Nesta altura do campeonato ele nem sabe nem sonha em ter o controlo da bexiga e do intestino, muito provavelmente até terá que o incentivar fisicamente a cagar (massagando o abdómen várias vezes ao dia até ele fazer em cada uma delas).
Se ele fizer mesmo assim? Limpar.
Estas e as restantes questões não deveriam de ser questões. No dia em que foi buscar o cão já deveria saber estas respostas todas.
LauBarreto
Mensagens: 3
Registado: sexta jun 21, 2013 2:14 pm

sábado jun 18, 2016 10:24 am

Obrigado pelas respostas.
O cão nasceu a 22 de Maio.
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jun 18, 2016 6:03 pm

Tinha mesmo 3 semanas...
Deve preocupar-se mais com a alimentação nesta fase do que propriamente com ir à rua... deve andar com diarreias e sei lá mais o quê... além do que o cão tem uma maior probabilidade de ter problemas comportamentais porque não aprendeu os mínimos com a mãe e com os irmãos... só deveria ter saído da mãe aos 2 meses...
E no mínimo antes dos 6 meses a questão de "fazer na rua" não fica resolvida!
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sábado jun 18, 2016 9:32 pm

LauBarreto Escreveu: temos incentivado os gatos da casa onde ele ainda vive a cheirá-lo e conhecê-lo. Será que estamos a fazer bem?
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado jun 18, 2016 10:30 pm

Ainda que mal pergunte porque tem um cachorro com 3 semanas?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo jun 19, 2016 7:21 am

3 semanas é cedo demais, pelas mais variadas razões, já lhe dissemos algumas, espero que já tenha ido ver a importância das outras.
O mínimo dos mínimos são 8 semanas e alguns criadores vão às 12 semanas.
O melhor que tem a fazer é ir ao vet, expor a situação e perguntar o que fazer e como o fazer. Ele não lhe vai fazer nada ao cão, vacinas, desparasitantes, é cedo demais.
Uma nota.
Com o desenvolvimento vai aparecer um temperamento, a partir dos 12, 16, ou 24 meses (falando muito no geral e dependendo do porte do animal) vai ocorrer a fixação desse temperamento (passagem de puto para adulto), a importância do dono é muita, pois terá um impacto ao suavizar ou melhorar ou piorar certos aspectos dentro desse temperamento.
Há que ter uma boa base, o que você não tem).
Ora, quando se vai escolher um cachorro, pode-se aplicar uns testes para tentar vizlumbrar que "cabeça" tem o cão, mas nem isso pode fazer ainda, pois a idade mínima são +- 49 dias a 55 dias.
Teste de campbell, é um deles.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

domingo jun 19, 2016 9:06 am

Estão a pregar para os peixes, o perfil foi apagado
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo jun 19, 2016 10:48 am

O bom de pregar aos peixes, é que pode haver sempre alguém que aproveite.
Fraca, muito fraca, esta gente.
Percebe agora, the one.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo jun 19, 2016 7:20 pm

botas96 Escreveu:Só uma nota, the one.
Neste tópico, só tem isso a disser?
Francamente. Para isso mais vale não escrever nada, se é que me está a entender.

(...)
Tinha muito, mas mesmo muito a dizer, mas quando vejo em pleno ano de 2016, pessoas a levar para casa cães com 3 SEMANAS e a tirar dúvidas num fórum da internet, não me dou sequer ao trabalho de escrever rigorosamente nada, se escrevesse alguma coisa seria do tipo: Desapareça da porcaria do fórum e leve o seu cão ao VETERINÁRIO JÁ e aconselhe-se com quem sabe.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo jun 19, 2016 7:21 pm

botas96 Escreveu: Percebe agora, the one.
Percebo perfeitamente que era só mais um idiota com um cão em casa sem perceber um cu de rigorosamente nada. Agora apagou o perfil e a culpa é minha??? :lol: :lol: :lol: É a minha veia de bruxa!!! 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda jun 20, 2016 8:00 pm

ah, ah, ah.
ninguém disse que a culpa era sua, se é de alguém, é minha. Eu é que dei uns abanões na "árvore" para ver,para testar.
Não é que fiquei com ela na mão.

Agora a sério.
Se o cachorro não tivesse 3 semanitas eu nem me pronunciava.
Quando é tudo feito em cima do joelho, sem gostar do que se tem além de ser fofinho ou sem mostrar interesse e falta de bom senso. Não tenho pachorra.
Responder

Voltar para “Cães”