Dúvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
belirocky
Mensagens: 2
Registado: terça jun 28, 2016 6:07 pm

terça jun 28, 2016 7:01 pm

Olá, o meu nome é Silvia, temos um gatinho de 6 aninhos muito doce, calmo e pacífico, nada dado a grandes aventuras, gosta do seu sossego e dormir todo o dia e noite, e adotámos recentemente, um cachorrinho bébé na que está a fazer agora 3 meses, é muito reguila e brincalhão que cresce a olhos vistos e que já conquistou o nosso coração....mas preciso de muitaaa ajuda :

- eu sei que é normal os cachorrinhos mordiscarem, mas não sei como fazer para que ele pare de morder tudo e todos e principalmente o gato, na zona do pescoço... por agora é mordidas que raramente magoam, pois o gato a maioria delas permite, só revida em algumas situações, mas o meu receio é que com o tempo piore.
Eu já tentei faze-lo parar a brincadeira, mas o que noto é que quando eu intervenho o cachorro fica mais excitado e fica mais dificil pará-lo e é pior .... eu não sei como fazer isto da maneira certa e tenho medo de estar a piorar em vez de melhorar. Alguém me pode ajudar ?

- outra situação é com a comida, noto que cada vez mais o cachorro é sõfrego com a ração dele, já tentei dar de comer na minha mão, mas ele fica doido e não se acalma de maneira nenhuma, nem com o som do sshhhhhhhtt, o senta ás vezes ele faz, mas não se mantem quieto o tempo suficiente para eu baixar sequer a gamela, assim que me ve fazer um pequeno movimento, fica doido outra vez
marcelooo
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: quinta jun 16, 2016 9:58 am

terça jun 28, 2016 9:52 pm

belirocky Escreveu:Olá, o meu nome é Silvia, temos um gatinho de 6 aninhos muito doce, calmo e pacífico, nada dado a grandes aventuras, gosta do seu sossego e dormir todo o dia e noite, e adotámos recentemente, um cachorrinho bébé na que está a fazer agora 3 meses, é muito reguila e brincalhão que cresce a olhos vistos e que já conquistou o nosso coração....mas preciso de muitaaa ajuda :

- eu sei que é normal os cachorrinhos mordiscarem, mas não sei como fazer para que ele pare de morder tudo e todos e principalmente o gato, na zona do pescoço... por agora é mordidas que raramente magoam, pois o gato a maioria delas permite, só revida em algumas situações, mas o meu receio é que com o tempo piore.
Eu já tentei faze-lo parar a brincadeira, mas o que noto é que quando eu intervenho o cachorro fica mais excitado e fica mais dificil pará-lo e é pior .... eu não sei como fazer isto da maneira certa e tenho medo de estar a piorar em vez de melhorar. Alguém me pode ajudar ?

- outra situação é com a comida, noto que cada vez mais o cachorro é sõfrego com a ração dele, já tentei dar de comer na minha mão, mas ele fica doido e não se acalma de maneira nenhuma, nem com o som do sshhhhhhhtt, o senta ás vezes ele faz, mas não se mantem quieto o tempo suficiente para eu baixar sequer a gamela, assim que me ve fazer um pequeno movimento, fica doido outra vez
em relação as mordidas é algo completamente normal num cachorro, mas convém controlar, tente em primeiro comprar algo duradouro para ele roer, pode ser que deixe o gato em paz, caso continue o problema tente lhe dar umas leves palmadas no lombo e diga não para ele entender com o tempo que não deve fazer isso, em relação a comida é simples, voce pega na ração, ele vai ficar ansioso e vai andar irrequieto, enquanto ele nao parar simplesmente nao lhe dê, pois vai chegar a altura que se vai cansar e com o tempo vai perceber que voce não lhe da enquanto nao tiver quieto
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

quarta jun 29, 2016 2:09 pm

Pacieeenncciaaa toneladas de paciência.

Pode brincar um pouco com ele antes da refeição, por exemplo ir correr ou deixar correr um pouco até ver que eles está cansado. E depois fazer exactamente como marcelo disse. Segurar a gamela e esperar que ele se acalme.

Fazer sons para distrair principalmente se ele é muito apegado a comida, não tem grande efeito. Pedir para sentar sem ainda estar dominado o acto ou o comando também não vai ter grande efeito. Porque até mesmo que ele se sente está a controlar o físico mas não o mental e por dentro ele está aos pulos.

Ele tem de entender que só come quando estiver calmo. (claro que tem de dar de comer ao pobre animal) mas cada refeição que passe em que dá porque "oh meu Deus ele não se acalma" apenas está a incentivar a excitação. Porque na cabeça dele o que acontece é "Fogo a dona só me dá de comer quando estou a pular com toda a minha força e energia".

Pode também tentar com biscoitos, mostra o biscoito e só quando ele parar sossegado é que dá. Depois é transitar para o prato de comida.

Como ele já deve ter associado o prato à comida. Pode colocar o prato com um biscoito durante o treino e repetir.

Em relação ás dentadas, é forma que o cachorro brinca e percepciona o mundo. Portanto, quando ele abusar a gata à partida não vai deixar e só deixa agora porque é cachorro. Mas eu não tenho grande experiência nesta área estou só a dar uns tostões... podem é ser furados :).

Eu diria que ele não entende a sua intervenção, ou seja, o que estiver a fazer ele não está a interpretar como um "Não!" mas sim "vamos lá brincar também".

Se não gosta do comportamento, ainda que sejam dentadinhas, ou pelo tempo, ou qualquer coisa. Tem de ser assertiva. Se ele começar a brincar consigo, ignore. Se voltar para gata, dar um não assertivo novamente.

Depois há mil coisas para fazer, pode esperar que ele sossegue e depois ir brincar com ele. Pode dizer não assertivamente e ir buscar um brinquedo dele e começar a brincar com ele. Como ele é novinho, deve de aproveitar o que pode para brincar, festinhas, apertar, deixar ou não deixar morder (as opiniões divergem), brincar com a mão ou não (opiniões divergem novamente).

Divirta-se, tenha paciência, treine bem sem medos. Leia mais que poder e tente entender a perspectiva do cão, normalmente ajuda a gerir expectativas e acalmar frustrações.
silver13
Membro
Mensagens: 51
Registado: sábado jun 06, 2015 3:00 pm

sexta jul 01, 2016 10:42 am

Mordidas:
Morder é uma forma natural do cachorro brincar e explorar o mundo. Se o incomoda pode treiná-lo para não morder e redireccionar o comportamento para os brinquedos (pode ler mais aqui http://omeuanimal.com/como-ensinar-um-cao-nao-morder/). Quanto ao morder o gatinho não deve haver problema. Se o gatinho se sentir magoado, vai miar, ripostar e depois fugir do cachorro. Isto vai ensinando o cachorro a morder mais levemente para não aleijar.

Comida:
Alguns cães/gatos são mais gulosos e querem engolir tudo de uma vez. Podem comprar-se taças que pela sua forma os obrigam a comer mais devagar (ex. https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/56 ... 977956.jpg). Isto porque não podem por lá o focinho todo e engolir a ração de uma vez.
Responder

Voltar para “Cães”