Olá boa tarde
Adotei à cerca de 2 anos um cão (na altura tinha 1 ano) arraçado de Labrador lindo.
Era vitima de maus tratos por parte do antigo dono (o mesmo batia-lhe violentamente para o "educar"), e foi abandonado quando decidiu defender-se.
Ele é super doce, tem 40 kg e só quer colo, beijinhos e brincadeira.
Acontece que devido a este passado e devido também a um ataque que sofreu por parte de outro cão o ano passado tornou-se extremamente reativo/desconfiado a outros cães e agora a estranhos.
Noto que esta reatividade é por medo do "desconhecido" e portanto ladra muito, recusa-se a ser cheirado por outros cães, e não pára de ladrar.
Este comportamento tem evoluído e agora ladra também a adultos, contudo com as pessoas e cães que conhece é uma doçura e só quer brincadeira.
Também noto que cá em casa tem se tornado agressivo pois por vezes quando faz alguma asneira (pegar num chinelo por exemplo) e o mando para o castigo rosna-me e o que tenho feito é não mostrar medo e obrigo - o a ir para onde lhe mandei e ele acaba por desistir e vai.
Sei que esta situação tem piorado devido ao facto de eu não saber como lidar e não ter procurado ajuda profissional mas de momento a nível financeiro não me é de todo possível pois estou desempregada.
Dito isto, queria saber se têm alguns conselhos que me possam dar que não comprometam nem a minha nem a segurança do meu cão e alguns nomes de treinadores na zona de Lisboa que funcionem com o reforço positivo para mais tarde poder contactar.
Peço desculpa pelo longo texto e obrigada desde já.
Ajuda - Cão reativo/agressivo com estranhos e outros cães
Moderador: mcerqueira
Nota-se, que não sabe como lidar com este tipo de situações.
Desenvolva mais o compartamentos em casa e dê mais exemplos. s.f.f.
Desenvolva mais o compartamentos em casa e dê mais exemplos. s.f.f.