Torção de lobo pulmonar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
basofiaa
Membro Júnior
Registado: segunda jul 04, 2016 6:03 pm

sexta jul 22, 2016 4:15 pm

Boa tarde a todos :)
Venho escrever-vos neste tópico em sequência do "o meu melhor amigo está doente" que quem acompanhou ou leu sabe que estava em angustia porque os veternários não sabiam qual o verdadeiro diagnóstico do meu cão... Foi horrivel os dias que passei, posso-vos dizer que estive em hospitais, clinicas, veternários de todo o género e que o meu cão passou por todo o tipo de exames conseguindo fechar o diagnostico no Hospital Veternario Montenegro no Porto. torção do lobo pulmonar.
Por este motivo achei por bem criar um tópico para conseguir passar o meu testemunho a todas as pessoas que adoram os seus patudos e que podem vir a passar por algo semelhante. A torção do lobo pulmonar é muito rara e daí deixar o meu alerta, os próprios veternários consideram uma situação muito pouco comum e pouco considerada por isso peço-vos que ao menos a minha história fique e que possam fazer o que podem o mais cedo possivel, se o vosso amigo demonstrar dispneia, pouco apetite, mucosas desidratadas e se notarem que não se encontra confortavel a dormir em qualquer posição estejam alerta!
No meu caso o meu cão apresentou falta de ar, e como é um cão braquicefalo suspeitou-se que pudesse ser da raça, depois foi feito um raio x que acusou uma massa muito perto do coração no pulmão direito e o diagnostico foi dado como tumor! Foi feita uma analise ao liquido em que tiveram que retirar amostra e apesar de o resultado não ser conclusivo era liquido hemorragico que normalmente existe em tumores ou em torções num dos lobos pulmonares...
Fizemos muitos exames, ele acusava ligeira anemia, a urina era ensanguentada e previa-se o pior ou seja um tumor pulmonar associado a tumor prostatico. Depois de ter aceite fazer o exame completo à prostata e de o resultado ser benigno fiquei cheia de esperança e não desisti, levamos o cãozinho ao porto e lá fizemos um tac que nos deu pormenorizadamente a torção do lobo cranial direito.
Felizmente e embora tenha perdido muito tempo agradeço a Deus a equipa que acompanhou o meu Gordo, que foram incansaveis tal como nós donos que fizemos quilometros e quilometros e fazer tudo ao nosso alcance, porque afinal ele é um membro da familia!!
Peço-vos especialemente atenção a quem tenha cães raça pug, atenção no vosso cão, a torção pulmonar atinge em maioria pug's e cães de peito profundo, peço ainda mais atenção a quem tenha tido cães com doenças respiratorias como pneumonias, cães que tenham acidentalmente levado um pancada na zona do peito, acidentes com impacto, todos esse motivos são propensos a esta situação e depois como o meu caso, foi espontaneamente o que ainda é mais raro. em cães de raças pequenas, o lobo afetado é normalmente o cranial esquerdo mas comigo foi o direito portanto tudo é relativo mas quanto mais cedo mais probabilidade de correr bem.
O meu patudo foi operado no hospital veternario de tras os montes, aconselhado por veternarios que seguiram o caso dele, o Gordo teve uma operação muito positiva, a cirurgia é feita de toráx aberto, com ventilação artificial e é muito delicada... antes da cirurgia nenhum médico conseguia dizer-me que tudo ia ficar ou correr bem é um risco muito grande e pode haver complicações. Neste momento ele tem um dreno para tirar o liquido e o ar que ficou durante a cirurgia mas está a recuperar muito bem.
A minha história é apenas uma história de sofrimento no meio de tantas, porque todos sofremos muito com os nossos amigos a sofrer mas fiz tudo para o ver bem, fui a todos os médicos que me indicaram e tive sempre lá para ele e só peço a Deus que recupere...
Tenham atenção aos sinais que os patudos nos vão dando, eles não falam, e por vezes nem demonstram sentir-se doentes, mas sei que quem gosta como nós comunidade temos a maior atenção neles. Foi um alerta, é um diagnostico que aos poucos vai sendo conhecido e transmitido, espero ter feito a minha parte e desejo-vos a maior sorte com os vossos!!!!
obrigada pela atenção e carinho para com o meu Gordo.

Imagem
Imagem
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta jul 22, 2016 11:46 pm

Ainda bem que correu tudo bem e obrigada pelo seu testemunho!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Isabelcina
Registado: quinta out 01, 2009 11:08 pm

sábado jul 23, 2016 3:47 pm

Ainda bem que correu tudo bem! Faço ideia a aflição. Obrigada por dar a conhecer o seu caso.
Responder

Voltar para “Cães”