Apesar de ir dar início à vacinação amanhã, gostaria de ouvir outros testemunhos e opiniões deste protocolo que apesar de já estar disponível há uns anos em Portugal, está longe de reunir consenso na comunidade Veterinária.
Ora tenho um rafeiro que foi resgatado na rua, agora com +/- 10 meses, de grande porte, e conhecendo a doença, quando o teste veio negativo suspirámos de alívio!
O Vet que nos ajudou nos últimos 3 meses a curar as maleitas com que vinha (que não eram poucas) disse-nos que era uma boa altura. Lá na clínica devido a reacções adversas não vacinam cães com menos de 10kg. Afirmaram também que após terem iniciado as vacinações a taxa de novos animais infectados na zona baixou substancialmente.
Ele sempre usou a Scalibor, mas nós queriamos mesmo ter a certeza que estamos a fazer o máximo para o proteger... Apesar da taxa de protecção estar longe dos 100%.
Quando falo com outros donos, 90% foi aconselhado a não vacinar, pois o Vet não é apologista. Falando com uma amiga que centrou a tese de mestrado na Leish, a opinião dela é que a vacina foi posta no mercado sem grandes provas prestadas pois o proprietário das patentes, várias vezes tentou publicar os resultados sem sucesso, até que um dia pegou... No entanto por descargo de consciência a cadelinha dela foi vacinada. Falou-me também de outra vacina (dos laboratórios LETI que já foi aprovada para comercialização na Europa, que no papel parecia estupenda, mas nada se sabe em relação a datas).
Já o meu vizinho de baixo iniciou faz mais de 3 anos as vacinações e há umas semanas ficou a saber que o seu cão foi infectado entretanto.
Vou confiar no meu Vet e vou vacinar. Quais as vossas opiniões aqui no forum?