Vacina Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

segunda jul 25, 2016 7:04 pm

Boa tarde :)

Apesar de ir dar início à vacinação amanhã, gostaria de ouvir outros testemunhos e opiniões deste protocolo que apesar de já estar disponível há uns anos em Portugal, está longe de reunir consenso na comunidade Veterinária.

Ora tenho um rafeiro que foi resgatado na rua, agora com +/- 10 meses, de grande porte, e conhecendo a doença, quando o teste veio negativo suspirámos de alívio!

O Vet que nos ajudou nos últimos 3 meses a curar as maleitas com que vinha (que não eram poucas) disse-nos que era uma boa altura. Lá na clínica devido a reacções adversas não vacinam cães com menos de 10kg. Afirmaram também que após terem iniciado as vacinações a taxa de novos animais infectados na zona baixou substancialmente.

Ele sempre usou a Scalibor, mas nós queriamos mesmo ter a certeza que estamos a fazer o máximo para o proteger... Apesar da taxa de protecção estar longe dos 100%.

Quando falo com outros donos, 90% foi aconselhado a não vacinar, pois o Vet não é apologista. Falando com uma amiga que centrou a tese de mestrado na Leish, a opinião dela é que a vacina foi posta no mercado sem grandes provas prestadas pois o proprietário das patentes, várias vezes tentou publicar os resultados sem sucesso, até que um dia pegou... No entanto por descargo de consciência a cadelinha dela foi vacinada. Falou-me também de outra vacina (dos laboratórios LETI que já foi aprovada para comercialização na Europa, que no papel parecia estupenda, mas nada se sabe em relação a datas).

Já o meu vizinho de baixo iniciou faz mais de 3 anos as vacinações e há umas semanas ficou a saber que o seu cão foi infectado entretanto.

Vou confiar no meu Vet e vou vacinar. Quais as vossas opiniões aqui no forum?
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça jul 26, 2016 1:23 pm

Pelo que sei e apesar de nenhuma das minhas estar vacinada, desde que continue a usar os desparasitantes externos (advantix ou outro que afaste o mosquito) e a coleira (scalibor), a protecção é eficaz.
Pode acontecer é o seu cão fazer reacção à vacina, o cão duma familiar próxima faz alergia severa à vacina.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

terça jul 26, 2016 1:49 pm

kitttten Escreveu:Pelo que sei e apesar de nenhuma das minhas estar vacinada, desde que continue a usar os desparasitantes externos (advantix ou outro que afaste o mosquito) e a coleira (scalibor), a protecção é eficaz.
Pode acontecer é o seu cão fazer reacção à vacina, o cão duma familiar próxima faz alergia severa à vacina.
Obrigada pelo depoimento :) porque decidiu não vacinar?

Já foi vacinado faz 2h e parece estar tudo bem, mas vamos estar extra atentos hoje para garantir que está tudo ok. Paguei 45€ só pela vacina (desde que o adotamos vamos à mesma clínica, e nunca nos cobraram consulta) e o Vet ainda lhe detectou uma otite muito inicial que vai ter de levar umas gotas durante 7 dias. Levou uma injecção de Metacam para a inflamação e dor (para aliviar eventuais reacções à vacina da leish e para ajudar o ouvido).
maryysmith
Mensagens: 1
Registado: terça jul 26, 2016 2:42 pm

terça jul 26, 2016 2:52 pm

1: O mosquito da leish existe na sua area de residência ? Se sim, poderá fazer sentido a vacina. Caso contrário basta a coleira e cuidados de higiene!
2: A vacina tem imensos efeitos secundários e tem uma taxa de sucesso de 90%
3: Se o cão tiver infetado a vacina desperta a doença
Por fim, vacinar sim com alguns cuidados e se a zona for afetada pelo mosquito ou se for viajar para areas afetadas pelo mosquito. :wink:
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

terça jul 26, 2016 3:46 pm

maryysmith Escreveu:1: O mosquito da leish existe na sua area de residência ? Se sim, poderá fazer sentido a vacina. Caso contrário basta a coleira e cuidados de higiene!
2: A vacina tem imensos efeitos secundários e tem uma taxa de sucesso de 90%
3: Se o cão tiver infetado a vacina desperta a doença
Por fim, vacinar sim com alguns cuidados e se a zona for afetada pelo mosquito ou se for viajar para areas afetadas pelo mosquito. :wink:
Obrigada pela opinião :)

Segundo o Observatório Nacional das Leishmanioses: "Em Portugal Continental, e com base em estudos de seroprevalência já realizados, podem ser consideradas endémicas a região Lisboa. " entre muitas outras. Até tem um mapa, e claramente que a zona onde vivemos é das mais afectadas :( para ajudar com frequência passeamos em matas nos arredores de Lisboa e ele vem sempre connosco para todo o lado se nos parecer que não impacta o seu bem-estar.

Nós fizemos o teste por Elisa e não o teste rápido. Mas infelizmente o período de incubação pode chegar aos 13 meses. E ainda nunca ter sintomas que se manifestem.

Enfim tudo são probabilidades
:oops:
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça jul 26, 2016 10:57 pm

Inesrsoares Escreveu:
kitttten Escreveu:Pelo que sei e apesar de nenhuma das minhas estar vacinada, desde que continue a usar os desparasitantes externos (advantix ou outro que afaste o mosquito) e a coleira (scalibor), a protecção é eficaz.
Pode acontecer é o seu cão fazer reacção à vacina, o cão duma familiar próxima faz alergia severa à vacina.
Obrigada pelo depoimento :) porque decidiu não vacinar?

Já foi vacinado faz 2h e parece estar tudo bem, mas vamos estar extra atentos hoje para garantir que está tudo ok. Paguei 45€ só pela vacina (desde que o adotamos vamos à mesma clínica, e nunca nos cobraram consulta) e o Vet ainda lhe detectou uma otite muito inicial que vai ter de levar umas gotas durante 7 dias. Levou uma injecção de Metacam para a inflamação e dor (para aliviar eventuais reacções à vacina da leish e para ajudar o ouvido).
Decidi não vacinar porque a vacina não tem a eficácia das outras e além do mais são 4 cadelas.
O cão de que eu falei também não fez reacção à 1ª. toma da vacina, fez ao 3º. reforço (não muito grave, inicialmente até se pensou que tivesse feito alergia à Seresto) e fez alergia muito grave ao reforço no ano seguinte.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

terça jul 26, 2016 11:04 pm

kitttten Escreveu:
Inesrsoares Escreveu:
kitttten Escreveu:Pelo que sei e apesar de nenhuma das minhas estar vacinada, desde que continue a usar os desparasitantes externos (advantix ou outro que afaste o mosquito) e a coleira (scalibor), a protecção é eficaz.
Pode acontecer é o seu cão fazer reacção à vacina, o cão duma familiar próxima faz alergia severa à vacina.
Obrigada pelo depoimento :) porque decidiu não vacinar?

Já foi vacinado faz 2h e parece estar tudo bem, mas vamos estar extra atentos hoje para garantir que está tudo ok. Paguei 45€ só pela vacina (desde que o adotamos vamos à mesma clínica, e nunca nos cobraram consulta) e o Vet ainda lhe detectou uma otite muito inicial que vai ter de levar umas gotas durante 7 dias. Levou uma injecção de Metacam para a inflamação e dor (para aliviar eventuais reacções à vacina da leish e para ajudar o ouvido).
Decidi não vacinar porque a vacina não tem a eficácia das outras e além do mais são 4 cadelas.
O cão de que eu falei também não fez reacção à 1ª. toma da vacina, fez ao 3º. reforço (não muito grave, inicialmente até se pensou que tivesse feito alergia à Seresto) e fez alergia muito grave ao reforço no ano seguinte.

Coitado :? Nunca tinha ouvido um relato desses! Vou torcer para que nada aconteça... Lá no consultório apenas os cães pequenos tiveram reacções, e felizmente nenhuma foi realmente grave!
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça jul 26, 2016 11:10 pm

Pois, mas este não é pequeno, é um SRD do tamanho dum labrador
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

terça jul 26, 2016 11:27 pm

kitttten Escreveu:Pois, mas este não é pequeno, é um SRD do tamanho dum labrador
Pois infelizmente nenhuma vacina é inócua, seja humana ou animal. Quem decide vacinar, seja a da Leish ou da raiva, é rezar para que tudo corra bem.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta jul 27, 2016 8:46 pm

Eu vacinava.
Vacinei e vou continuar a vacinar.
Não há nenhuma vacina ou desparasitante que seja à prova de tudo.
O melhor é uma defesa combinada sobretudo em certas alturas do ano.
Se eu bem me lembro, aquando do plano de vacinas, testei a cadela para duas coisas antes de levar com a "cura".
Lesh e microfilária.
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

quarta jul 27, 2016 9:02 pm

botas96 Escreveu:Eu vacinava.
Vacinei e vou continuar a vacinar.
Não há nenhuma vacina ou desparasitante que seja à prova de tudo.
O melhor é uma defesa combinada sobretudo em certas alturas do ano.
Se eu bem me lembro, aquando do plano de vacinas, testei a cadela para duas coisas antes de levar com a "cura".
Lesh e microfilária.
Nem mais! Curiosamente é algo que poucos donos conhecem. Ouvi falar sempre disso nos Estados Unidos... é considerado um teste básico obrigatório, principalmente quando animais errantes são recolhidos da rua. Aqui tive de ser eu a pedir, pois lembrei-me disso quando lhe tiraram sangue a primeira vez...
Responder

Voltar para “Cães”