Um duvida de um criador novo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado ago 20, 2016 7:03 pm

Estou a ver que está tudo cheio de pica, para o Sol da caparica.

Fiem-se na virgem, fiem-se.

Este artigo fala no geral, e num mundo idílico, mas nós vivemos num mundo real.
Já para não falar que nem todo o cão serve para socializar com o nosso cão, de haver mais "marés que marinheiros", se uma socialização correr mal durante este período, é onde a "coisa" (problemas de comportamento) enraíza-se mais fundo e basta um, nesta fase, nem podemos contemplar a "cabecinha" do cão (solidez de temperamento) pois ainda está tudo muito tenrinho, até a maneira como um cão se aproxima pode deixar uma impressão para mais tarde recordar. Portanto e sobretudo nesta fase, socialização, sim senhora, mas pré selecionada por nós (donos), a conta gotas e com certezas a 200% que vai correr bem.
Então vamos lá, seus porcos, nomeadamente, os porcos de óculos de sol.
Vamos começar.
O artigo fala numa "janela" primária para a socialização e desensibilização (não fala que é a única, que não há outras) e chama a atenção para o impacto das más experiências, as inapropriadas, incompletas, tudo que causará impacto negativo para mais tarde recordar (há n factores que contribuirão para isso).
A seguir falam do sistema imunitário dos cachorrinhos, qual sistema imunitário? Pergunto eu. Deve ser para rir. Se aquilo caí a pique a seguir ao desmame e ainda demora, mas demora a pegar por ele, e ainda demora até ficar autosuficiente e eficaz contra as ameaças externas, também não falam aqui nos surtos sasonais, o que eu já apanhei? nestes 4 anos? Assim de repente a tosse do canil e outra mais grave, leptoespirose, ainda por cima de uma estirpe (do oeste) cuja vacina não era muito eficaz, cães fortes e vacinados a "marcharem" numa semana, era o já foste, e chegou aqui, em plena Lisboa.
Depois acabam a falar em fazer isto em ambiente seguro ou em oportunidades seguras, seja em escolas ou no simples jardim ou parque, a pergunta é, Pensam que estão seguros? Quanta segurança têm, as vezes basta olhar directamente para cima para ver uma nuvem de flebotomos e às vezes nem é preciso estar ao pé de cursos de água, mas normalmente morcegos e pequenas aves "avisam".
Destacado a verde, está lá, a socialização às 7-8 semanas deve ser feita com as 1ªas vacinas e desparatização feita com uma semana de antecedência.
A pergunta agora é, É o suficiente para vocês? Sentem-se fortes e confiantes?
Bem, agora, enquanto uns estão a torrar no sol da caparica eu vou passear a minha maluca, se fosse Inverno eu não perderia este tempo todo e parte da minha paciência com esta vara de subestimadores.

Descartes.

Ouça, neste País, neste clima miserável e sobretudo nesta época (Verão) eu nunca saio de casa seja para a Serra, seja para o parque/jardim sem a vacina Polivalente, vacina da lesh dada no mínimo com a tal semana de antecedência, sem a coleira repelente e sem a pipeta posta com dois dias de antecedência.
E aconselho veemente a fazer o mesmo.
Um plano de vacinas incompleto é defesas incompletas, incipientes (para os cachorros).
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

domingo ago 21, 2016 6:23 am

Eu de facto peço muita desculpa. Esqueço-me sempre que a Arca já lá vai e que hoje em dia a probabilidade de do outro lado estar alguém da geração que não sabe qual a diferença entre "come-se" e "comesse" e que anda a caçar Pokémons é muito elevada.

Quando não se tem conhecimentos (bem patente no "Se aquilo caí a pique a seguir ao desmame e ainda demora" etc), e em cima disso há muita falta de bom senso (tb bem patente no tipo de perguntas que por aqui têm sido colocadas nos últimos tempos) o melhor mesmo é seguir a receita "by the book". Nem vale a pena tentar explicar que "sair de casa" não é andar por todo o lado (mas lá está, a chamada "avaliação de risco" exige o tal mínimo de conhecimentos e de bom senso, as tais coisas que começam a ser tão raras quanto acertar na chave do Euromilhões), assim como uma "puppy class" não é meter um grupo de cães quaisquer à molhada sem supervisão. Nem vou dizer que muitos cachorros responderão às vacinas e ficarão protegidos muito antes de acabar o plano de vacinas porque vocês iam ficar com os miolos derretidos. Por isso, meninos, não tragam os vossos patudinhos à rua sem acabarem o plano de vacinas, OK? Mantenham o vosso patudinho bem encafuadinho em casa até aos 4.5 - 5 meses. Assim até têm mais tempo para procurar uma boa escola para ele frequentar assim que lhe derem autorização para respirar ar fresco para resolver os problemas que lhe criaram pelo isolamento a que o forçaram durante mais de 2 meses. Não se preocupem, se o botas diz que tudo se resolve é porque se resolve mesmo.

Ao autor do tópico - olhe, é aguentar e cara alegre, como se costuma dizer aqui deste lado do oceano. É só mais um mês até ele poder ir à rua, o que é isso comparado com tantos anos de alegria que o patudinho lhe vai dar?
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda ago 22, 2016 11:17 am

Subscrevo o que a St0pAF disse.

E sim, recomendar feromonas é treinar de bancada, sei do que falo.

É chato não é? Limpar os cocos, ter paciência para ensinar? Passear? Cuidar….mais fácil é encher os cães de merd** ou então pagar a um comportamentalista para passar relatório a dizer que os cães não são recuperáveis. É o prato do dia, virou moda tá visto.

A quem abriu o tópico, tem que ter paciência e voltar a ensinar tudo de novo se for o caso. Apesar dos cães lidarem bem com a mudança de território, lidam mal com a ausência do dono, principalmente nesta fase de aprendizagem. Não falamos em ansiedade aos 3 meses, falamos em ausência de aprendizagem, essas patologias num cão com 3 meses ainda não se verificam.

Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda ago 22, 2016 2:08 pm

É preciso perceber os riscos e as vantagens das coisas e aí tomar opções.

Na primeira cadela de casa, na minha casa, segui tudo à risca, plano de vacinas completo e... só houve necessidades na rua aos 9 meses. E fiz de tudo, desde voltar a entrar e sair, levantar mesmo muito cedo em pleno inverno... bem, tudo o que sabia na altura.

Na que se seguiu, minha e que ficou para mim, conhecendo os riscos e em sítios calculados onde, ao que eu saiba, não excessivamente frequentado por cães e sem cães vadios na zona, comecei a levar após a primeira vacina. E a adaptação às necessidades na rua foi muito mais fácil e mais rápida, com uma tentativa de x em x horas, com muita disciplina. E naturalmente que estive hiper vigilante a qualquer sintoma que pudesse ocorrer. Coisa que não aconteceu.

1 ano depois desta última, assim que começam a andar e a aproveitar das brincadeiras lá fora, consegui estar uma temporada com jardim privado. Que faz as minhas delicias. Vão voltar a não ter jardim antes que eu liberalize saídas cuidadosas, mas já não vão estranhar o impacto.

É preciso conhecer os riscos de ambas as opções, calcula-los e pondera-los.

Para finalizar,
acompanho algumas coisas lá fora e há "puppy class" com os devidos cuidados para os cachorros, em salas devidamente higienizadas (nomeadamente por causa dos outros cães q frequentam a escola), com recomendações que as pessoas não os misturem à toa.

Ter cachorros isolados do mundo até muito tarde pode dar origem a problemas muito complicados de resolver. É o novo mundo das crianças e animais mantidos em redomas... cada um deve tomar as suas decisões e responsabilizar-se por elas.
Responder

Voltar para “Cães”