Dessensibilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

sexta ago 26, 2016 2:11 am

Boa noite,

Bem quem é regular no fórum já deve de estar farto de me ouvir e ajudar 8)

Adotei um cão em Abril que terá cerca de 1 ano. Veio da rua e tinha e tem problemas comportamentais que já aqui descrevi.

Ora é meigo e dócil com outros animais e só quer brincar. Corre feito doido quando se apanha num sítio como uma mata p.e...Porém, por falta de uma dessensibilização correcta ou completa... é impossível que um passeio aqui na cidade corra bem. O animal fica aterrorizado com qualquer barulho, cauda entre as pernas, orelhas para trás, treme... Cola-se ao chão e fica congelado... ao início tinha medo dos caixotes verdes parados na rua, motas... esses foram resolvidos, porém outros surgiram e não sentimos estar no bom caminho. Nem um passeio às 3h da manhã corre normalmente.

Ora nós já investimos em treinos particulares que julgávamos virem a ser proveitosos... mas, apesar de ter aprendido um ou outro comando (eu já tinha ensinado 3) esta questão comportamental permanece. E como entretanto nos apercebemos que a abordagem e plano de treinos são iguais para todos em conversa com outros donos com o mesmo treinador (quem tinha questões mais complexas já desistiu dele)... Não estamos confiantes e francamente os treinos não estão a correr bem. (Destaco que trabalhamos remotamente e felizmente temos paciência, tempo e amor de sobra, e sabemos que sem MUITO empenho nada vai progredir).

Estamos a pensar que o próximo passo será uma escola (CIC Benfica) e alguém com uma abordagem diferente, uma segunda opinião...

Alguém tem experiência com estas questões? Muito obrigada desde já :D
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

sexta ago 26, 2016 7:41 am

Bom dia,

Tenho uma cadela, que veio para mim em condições semelhantes ao seu. Ou seja, eu nem a conseguia arrancar de casa, tudo a ela lhe fazia confusão desde barulhos a presenças. Enfim, não era fácil arranca-la de casa e sim arrancar é o termo certo, acho que dentistas já arrancaram ciso a frio mais facilmente.

Foi a primeira cadela que ensinei e tive aos meus cuidados, portanto experiência 0, mas muita vontade.

Não tenho, nem apliquei uma solução milagrosa. Não houve paninhos quentes mas também não existiu violência nem nada semelhante. Não foi algo que aconteceu da noite para o dia, mas do que me lembro demorou cerca de 3 meses a conseguir que ela saísse à rua pelas suas patas e talvez 6 a 8 meses para andar com mais confiança na rua.

Possivelmente a diferença, é que eu não tinha escolha ou ela não tinha escolha a não ser sair para rua da cidade. Não tenho matas nem muito menos a possibilidade de a levar para uma mata ou o que for longe da cidade. Só Jardins citadinos e isso implica ela cruzar passeios, estradas, movimento de carros e tudo o mais.

O inicio foi chato, muito chato. Basicamente o que fazia era ficar com a porta aberta para ela se habituar a chegar ao pé. Brincava com ela até ela vir para porta, chegava a brincar com ela e sair a correr de casa e ela vinha a correr comigo. Assim que se apercebia voltava para dentro. Era tipo engraçado é um comportamento, que em cães, se espera o contrario. Voltava a repetir o processo varias vezes.

A parte menos boa da minha abordagem, claro que a falta de experiência e sem o devido acompanhamento quando a paciência era menor, empurrava para fora de casa e fechava a porta. Ela ficava toda colada a querer entrar e assustada com o barulho dos carros. Nesse estado não forçava nada deixava a estar. Também não a confortava, deixava a estar e afastava, se ela quisesse vinha ter comigo. No limite sentava uma ou duas portas abaixo, se ela quisesse mais conforto vinha ter comigo, não o negava claro.

Ao longo do tempo, foi o que ela foi fazendo, saindo da porta e indo para perto de mim e a partir daí começou andar e deixar de ter receio da rua. Depois levava para os sítios mais movimentados, com businas de carros, autocarros arrancar, estação de comboios, estação de metro etc. Quanto mais caótico melhor.

Claro que tinha tempo, estamos a falar em ficar por volta de 1h à porta da rua, talvez mais e várias vezes ao dia.

Isto é uma partilha não há nada fundamentado e nem após isto fui pesquisar se agi bem ou mal. O que me interessa é que a cadela é saudável e assim que venceu o medo de sair de casa, conseguiu frequentar jardins onde adora correr, saltar, pular as cercas e fazer tudo o que pode naquele espaço.

O que acho que ajudou mais foi por ser bruto que nem uma porta. Notava mais melhorias quando a forçava a fazer algo que ela não queria e a deixava estar para se habituar, do que quando andava com rodeios de brincadeiras e tudo mais. Nunca achei que o certo fosse confortar, que normalmente é o instinto: Está assustado, vou sentar ao lado fazer festas e num tom paternal dizer que está tudo bem. Esta acção foi a que evitei logo de muito cedo por considerar que o animal assustado não pode ser confortado mas sim quando sair desse estado e para isso dei muito espaço para ela vencer os demónios.
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

sexta ago 26, 2016 7:46 am

ahhh, by the way.

Reacções aos caixotes do lixo verdes, eco pontos amarelos, azuis, verdes e motas estacionadas, não houve um cão até agora que tive que não tivesse tido medo, ladrado, eriçado, curioso, rosnado, colado ao chão na presença de um desses objectos.
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

sexta ago 26, 2016 11:07 am

Obrigada pelo testemunho :)

Pois em relação aos caixotes a única coisa estranha foi ter passado o medo e terem vindo outros.

O nosso sai de casa pela própria pata, o verdadeiro problema começa prédio fora. Moro numa zona péssima ainda por cima. Nunca houve nenhum passeio em que não me tenha cruzado com alguém, camiões do lixo, autocarros (que passam constantemente dia e noite)...

Nós também sempre fomos aconselhados a não alimentar o medo e apenas o recompensar com afecto/biscoitos quando se focava em nós e ignorava algo. No entanto a metodologia deste treinador, fez com que o cão execute comandos em casa, porém na rua com estímulos... estamos na mesma. Não é fácil que se foque em nós... aí estamos na estaca zero.


Por mais simples que estas questões possam parecer, tornam-se massacrantes para todos. Muito mesmo. Ele sai à rua de madrugada e mesmo no completo silêncio nos primeiros minutos, fica congelado à espera de algum barulho para se poder comportar daquela forma. Lógico que numa zona como a minha mais tarde ou mais cedo ele tem o que procura. Grande parte das vezes nós nem sabemos o que se está a passar.


Nós não o conseguimos fazer queimar energias nos passeios. E grande parte dos relvados e jardins em Lisboa ele recusou-se gradualmente a lá ir. Restou-nos a Belavista e as matas e afins :|

Enfim, embora eu estivesse mais inclinada para um novo treinador, o meu namorado acha que uma escola seria uma boa tentativa por ser uma abordagem completamente nova.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 26, 2016 11:45 am

Treinar obediência e socializar não é a mesma coisa que resolver problemas comportamentais.

Uma coisa é uma pessoa que ensina a dar a pata, a andar à trela etc.
Outra é alguém que vai a sua casa, diagnosticar uma patologia e apresentar-lhe o relatório com todas as fases\metas do tratamento e expetativas de resultados.

A escola é boa para socializar, mas não é indicada para já.
1º contrata o que nós chamamos de comportamentalista (note que não é treinador), resolve a situação e depois mete o cão na escola (ou a meio do tratamento mediante a sugestão do profissional).

Boa sorte.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
yc0ne
Membro
Mensagens: 98
Registado: terça nov 10, 2015 9:57 am

sexta ago 26, 2016 1:16 pm

Normal que passe o medo, isso não é estranho, é normal. Inicio não conhece tem receio / curiosidade, rosna e ladra, cheira deixar ali explorar e pronto passou. Vem outros porque há outras curiosidades...

Quando saem à rua, ficam à espera que ele ande e vão atrás dele? Ou tomam as rédeas andam e ele é que vos segue? Se ele está à espera, também espera com ele?

Recusou-se a ir ao parque, porque? Ou seja, como é que ele recusa? Mas aconteceu algum episódio marcante que se recorde? Ou acha que possa ter sido marcante?

Se também fica a olhar para o vazio com as orelhas para cima é porque deve estar em estado de alerta, é possível que seja normal, é só à noite que ele tem esse comportamento?

Dá os biscoitos quando se foca em si? Poderá estar a errar o timing? Já experimentou usar um clicker para treino? Habitua-lo em casa e depois usar na rua? Pergunto isto devido à sua afirmação de ele estar à espera do barulho, julgo que isso pode estar envolvido com o timing do biscoito.

Se acha que o "problema" está na distracção, já experimentou fazer o treino progressivo de 5 tentativas? Ou seja, se ele acertar 5 em 5, complexar se acertar 3 em 5 manter se acertar menos de 3 recuar a complexidade?

Complexidade pode ser: Tempo, Distancia, distracção. É uma questão de treinar por exemplo o senta ou até mesmo o dá a pata em casa. muitooooo beeemmmmm, tipo perfeito, até dar a pata do outro lado da casa. Quando isso estiver tipo perfeito, pode reduzir a distancia e o tempo, levar o cachorro à rua, carregado de distracção e treinar o dar a pata.

Como LFGomes disse, não vai ajudar porque é mais obediência do que comportamento. Mas pode ajudar a controlar o comportamento, quando vê que ele está a stressar por algum motivo. No limite quando ele stressar foca-se em si e dá a pata....

Como lhe disse, por desconhecimento e ignorância, literalmente, caguei e andei para psicologia canina, fiz o que achei melhor para ela. Ou seja, questões de biscoitos, recompensas, confortos e blás. Puramente, andar com ela e deixar ela vencer por si mesma. Deixa-la ser a cadela que deve ser, explorar o ambiente à maneira dela. A verdade é que funcionou, pode ter sido sorte, ou então, eles são fortes e ultrapassam os seus medos naturalmente.
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

sexta ago 26, 2016 1:18 pm

LFGomes Escreveu:Treinar obediência e socializar não é a mesma coisa que resolver problemas comportamentais.

Uma coisa é uma pessoa que ensina a dar a pata, a andar à trela etc.
Outra é alguém que vai a sua casa, diagnosticar uma patologia e apresentar-lhe o relatório com todas as fases\metas do tratamento e expetativas de resultados.

A escola é boa para socializar, mas não é indicada para já.
1º contrata o que nós chamamos de comportamentalista (note que não é treinador), resolve a situação e depois mete o cão na escola (ou a meio do tratamento mediante a sugestão do profissional).

Boa sorte.
boa tarde :)


Concordo com tudo o que disse. Infelizmente não partimos para essa solução por não conhecermos ninguém que nos sugira um nome, que esteja satisfeita e com resultados à vista. Googlando existe muita oferta, mas acredito que a maioria não tenha conhecimentos para tal. Conheço alguns casos, em que as pessoas foram claramente enganadas por malta que via Cesar to the rescue a mais.

Fomos levados a crer que para ultrapassar estas questões teríamos de treinar obediência básica para que o cão se focasse em nós. Não resultou obviamente. Vamos procurar uma segunda opinião e não vamos desistir. E o que disse faz todo o sentido. Nem escola, por enquanto, nem treinador. Comportamentalista.

Alguém que possa indicar um nome? Que realmente conheça o seu trabalho?
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

segunda ago 29, 2016 12:10 am

Ninguém que conheça um bom comportamentalista em Lisboa?
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda ago 29, 2016 8:29 am

Você tem que procurar. Você deixar umas dicas:

O profissional deve deslocar-se a sua casa para analisar a situação;

Após a 1ª consulta de diagnóstico, deve receber um relatório detalhado com a indicação da patologia, plano de tratamento proposto e objetivos;

Aconselho a que escolha alguém que trabalhe com adestramento positivo.

Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

terça ago 30, 2016 9:26 pm

LFGomes Escreveu:Você tem que procurar. Você deixar umas dicas:

O profissional deve deslocar-se a sua casa para analisar a situação;

Após a 1ª consulta de diagnóstico, deve receber um relatório detalhado com a indicação da patologia, plano de tratamento proposto e objetivos;

Aconselho a que escolha alguém que trabalhe com adestramento positivo.

Boa sorte
Obrigada pelas dicas :) como expliquei acima, a net tem muita oferta, porém não conhecendo ninguém que tenha trabalhado com o profissional antes e possa dar uma boa referência, não me irei arriscar.

Indicaram-me dois nomes: Dr. Gonçalo Pereira ou a Alexandra Santos. Recomendação de um outro profissional na área canina. Neste momento estou de férias porém na próxima semana vamos tratar disto.
Responder

Voltar para “Cães”