Engordar a cachorra

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Venturavnt
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça abr 23, 2013 10:24 am

sexta ago 26, 2016 2:16 pm

Boas tardes, queria algumas dicas e opiniões aqui da comunidade, pesquisei um pouco no forum para ver se havia algo igual e pelo que vi (n vi tudo claro) não encontrei nada.

Então é o seguinte, tenho uma cachorra filha de pastores, mãe alemã e pai belga, fui busca-la com quase dois meses, veio com cerca de 3kg e 700gr e a mãe já esta um bocado chupadita...
está comigo a 1 mês e uma semana sensivelmente e tem agora 6 kg e meio..

mas na minha opinião ela esta um bocado magra, e uns dias come melhor outros pior..

a nível de desgaste físico ela vai todos os dias a rua pelo menos 3 vezes e a tarde vai para a quinta onde corre brinca e anda a vontade pois é isolado e costumo ir com ela umas duas vezes por semana as vezes mais outras menos dar uma volta pela mata e eco pista de 1 hora e pouco..

Não sei se estou a desgastar de mais o cão ou se precisa de um bocado a mais de gordura na ração a que estou a dar e proplan puppy large athletic, supostamente indicada para ela mas vejo a cadela um bocado abaixo do peso em relação a raça tanto alemã como belga..

vacinas falta só a contra a raiva, e tem desparasitação ext e int, hoje dei um quarto de comprimido para desparasitar internamente pois também pode ser por ter um contacto grande com o exterior e ganhar parasitas rapidamente, tenho feito a interna e externa 1 vez por mes agra e que dei uma dose a mais de interna.

queria opiniões do que acham q se pode passar e formas d a engordar, ela brinca e não aparenta estar mal d saúde, e como e óbvio nesta fase visita regularmente o vet

Atenciosamente, Ricardo
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

sexta ago 26, 2016 2:56 pm

Não sendo nenhuma expert, posso deixar a opinião que tenho, fruto de ter um cão médio/grande, e da pesquisa que fiz.

Pelas contas do que descreveu a cadela tem 3 meses, correcto? Já pesquisou acerca do desenvolvimento ósseo respeitantes às raças dos pais? Irá constatar que principalmente a parte pastora alemã é propensa a inúmeros problemas.

E é uma regra universal que em raças grandes o exercício deve ser moderado quando são cachorros para evitar questões ósseas ou articulares.

Pelo que descreve parece-me estar aí a haver uma sobrecarga desnecessária. Pode e deve estar com ela, passear várias vezes ao dia (duração curta) apresentá-la a vários ambientes... Mas nada de cair em exageros que mais tarde se pagam caros (esta conversa até podia ir na direcção da ração que lhe está a dar, da quantidade de condroitina e glucosamina presentes, mas isso são outras missas).

Tudo isto se torna mais preocupante quando estamos em Agosto :twisted:. Atenção redobrada.

Exercício e socialização sim. Excessos não.
Venturavnt
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça abr 23, 2013 10:24 am

sexta ago 26, 2016 4:40 pm

Inesrsoares Escreveu:Não sendo nenhuma expert, posso deixar a opinião que tenho, fruto de ter um cão médio/grande, e da pesquisa que fiz.

Pelas contas do que descreveu a cadela tem 3 meses, correcto? Já pesquisou acerca do desenvolvimento ósseo respeitantes às raças dos pais? Irá constatar que principalmente a parte pastora alemã é propensa a inúmeros problemas.

E é uma regra universal que em raças grandes o exercício deve ser moderado quando são cachorros para evitar questões ósseas ou articulares.

Pelo que descreve parece-me estar aí a haver uma sobrecarga desnecessária. Pode e deve estar com ela, passear várias vezes ao dia (duração curta) apresentá-la a vários ambientes... Mas nada de cair em exageros que mais tarde se pagam caros (esta conversa até podia ir na direcção da ração que lhe está a dar, da quantidade de presentes, mas isso são outras missas).

Tudo isto se torna mais preocupante quando estamos em Agosto :twisted:. Atenção redobrada.

Exercício e socialização sim. Excessos não.

Boas tardes, sim coreto, ela tem 3 meses...


Sim, sei que a raça pastor alemão tem propensão a múltiplos problemas muitos dos quais ósseos e articulares devido ao cruze sem critério

Também sei que o exercício deva ser moderado, mas se calhar fiz-me entender mal, eu não vou para esses sítios para que ela faça exercício obrigando-a ou puxando por ela simplesmente deixo-a a vontade na quinta ela corre morde faz tudo e mais alguma coisa inclusive dormir, quando vamos passear na mata ou eco pista é sempre ao fim do dia levo muita agua e é a caminhar nunca a correr..

Pelo que sei a proplan não têm nenhum desses componentes, embora já soube-se da existência e do beneficio para cães com propensão a doenças articulares ou cães com actividade física média alta..

Sim nestes meses se até nós nos resguardamos mais no pico de calor não vamos submeter os cães a esse esforço

note que a cadelita tendo linhagem belga também vem cheia de energia, e o que eu faço é simplesmente não a condicionar se ela quer correr ou brincar ou seja la o que ela quiser fazer desde que n faça asneiras, a única preocupação que tenho nestes momentos acima citados são ela ter sempre em qualquer local que vá agua fresca disponível e uma sombra para descansar
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

sexta ago 26, 2016 4:54 pm

Ok se tem tudo isso em atenção... enquanto donos, apesar de todas as opiniões, o poder de decisão está do nosso lado.

Quanto ao peso apenas o Vet lhe pode avaliar. Mais ninguém.

Uma nota: muita gente julga que mais ração ajuda a ganhar peso. Porém em cachorros com um sistema gastrointestinal débil e inconstante isso muitas vezes traduz-se em aumento de volume de fezes e diminuição na assimilação.
Venturavnt
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça abr 23, 2013 10:24 am

sexta ago 26, 2016 5:03 pm

Inesrsoares Escreveu:Ok se tem tudo isso em atenção... enquanto donos, apesar de todas as opiniões, o poder de decisão está do nosso lado.

Quanto ao peso apenas o Vet lhe pode avaliar. Mais ninguém.

Uma nota: muita gente julga que mais ração ajuda a ganhar peso. Porém em cachorros com um sistema gastrointestinal débil e inconstante isso muitas vezes traduz-se em aumento de volume de fezes e diminuição na assimilação.
Eu aceito a sua opinião e vou certamente tela em conta...
mas como disse penso me ter explicado um pouco mal, ou incompletamente..

está a falar nisso das fezes o por acaso as vezes noto que ela faz uma quantidade a meu ver um bocado grande de fezes para o tamanho dela mas não sei se é normal ou não, quando anda a comer mais, n sei se isso é sinal que o intestino trabalha bem ou sinal de pouca assimilação da comida
e a cadela nunca passa da dose recomendada pela proplan n por eu racionar mas sim por vontade do apetite dela
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

sexta ago 26, 2016 7:46 pm

Faz bem em estar atento às fezes. Com o nosso cão passámos por tudo. Suspeitas de giárdia, exames coprológicos, má assimilação, rações Veterinárias, levas de probióticos, medicação atrás de medicação ...

Fazia 6 cocós por dia, de um volume exagerado, mau cheiro anormal e quanto à textura... bem do pior. Não estou a dizer que é o seu caso, mas tudo isto resultou numa dificuldade extrema de ganhar peso.

Passamos por várias fases mas agora está resolvido. Acabou ontem a transição para a ração definitiva, saiu-nos um peso enorme de cima.

Mais uma vez, Vet. Pode ser muita coisa e pode não ser nada de grave. Sem avaliar o animal... nada do que lhe possam dizer aqui vai poder ser mais útil.

Se está na dúvida em relação às fezes pode fazer o que a minha Vet me pediu: meia dúzia de fotos. A textura, quantidade de muco, cor etc são bioindicadores do melhor que há.
Venturavnt
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça abr 23, 2013 10:24 am

sexta ago 26, 2016 7:58 pm

Inesrsoares Escreveu:Faz bem em estar atento às fezes. Com o nosso cão passámos por tudo. Suspeitas de giárdia, exames coprológicos, má assimilação, rações Veterinárias, levas de probióticos, medicação atrás de medicação ...

Fazia 6 cocós por dia, de um volume exagerado, mau cheiro anormal e quanto à textura... bem do pior. Não estou a dizer que é o seu caso, mas tudo isto resultou numa dificuldade extrema de ganhar peso.

Passamos por várias fases mas agora está resolvido. Acabou ontem a transição para a ração definitiva, saiu-nos um peso enorme de cima.

Mais uma vez, Vet. Pode ser muita coisa e pode não ser nada de grave. Sem avaliar o animal... nada do que lhe possam dizer aqui vai poder ser mais útil.

Se está na dúvida em relação às fezes pode fazer o que a minha Vet me pediu: meia dúzia de fotos. A textura, quantidade de muco, cor etc são bioindicadores do melhor que há.

Obrigado pelas dicas, certamente ajudarão, vou fazer uma pesquisa sobre fezes quantidade aspecto textura etc pois e um ponto onde não sei nada d especial só reparei por ela ser cachorra e fazer fezes numa proporção que eu acho grande para o tamanho dela, mas a senhora disse que a sua fazia muitas fezes a minha esse problema não parece ter hoje por exemplo so fez de manha, e deve fazer ainda mais uma vez no maximo acho q faz 3 vezes ao dia.

mas na proxima consulta será mais um assunto a debater com o vet

muito obrigada
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado ago 27, 2016 1:02 am

Poderá ser dos dentes?
Numa fase inicial os dentinhos ainda não ajudam muito e por vezes até comem menos do que o suposto. Ou então não trincam.
Verifique se mastiga bem, se ouve trincar, porque podem ser os grãos muito grandes ainda (e terá q os partir mais) ou então amolecer mesmo a ração com água por mais um tempo.
Venturavnt
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça abr 23, 2013 10:24 am

sábado ago 27, 2016 12:28 pm

srYuki Escreveu:Poderá ser dos dentes?
Numa fase inicial os dentinhos ainda não ajudam muito e por vezes até comem menos do que o suposto. Ou então não trincam.
Verifique se mastiga bem, se ouve trincar, porque podem ser os grãos muito grandes ainda (e terá q os partir mais) ou então amolecer mesmo a ração com água por mais um tempo.
Ela está a mudar agora os dentes, numa primeira fase quando ela veio para mim humedecia a ração agora não, mas vou exprimentar
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado ago 27, 2016 8:41 pm

Venturavnt Escreveu:
srYuki Escreveu:Poderá ser dos dentes?
Numa fase inicial os dentinhos ainda não ajudam muito e por vezes até comem menos do que o suposto. Ou então não trincam.
Verifique se mastiga bem, se ouve trincar, porque podem ser os grãos muito grandes ainda (e terá q os partir mais) ou então amolecer mesmo a ração com água por mais um tempo.
Ela está a mudar agora os dentes, numa primeira fase quando ela veio para mim humedecia a ração agora não, mas vou exprimentar
Experimente. Porque a muda dos dentes é terrivel. E lá andam os donos a experimentar 25 rações porque o cão não come! Acontece sempre nessa altura. e é efectivamente necessário amolecer durante uns tempos.

Para que troque também bem os dentes, forneça coisas onde possa enterrar os dentes, tipo cenoura ou mesmo maçã, sem as pevides. Alguns ficam agarrados e são menos um problema.

Com esta fase, vem também um hálito tremendo, que vem da boca ensanguentada. Também passa depois da muda dos dentes. :)
Descartes
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: domingo ago 07, 2016 6:21 pm

sábado ago 27, 2016 10:34 pm

O meu Francisco trocou tão rápido os dentes que eu nem dei por isso! Ate a veterinária nova, pensava que ele já tinha 2 anos! :lol: :lol:

Mas eu lembro-me quando eu era um chimfrimzinho, o Saide, nessa altura dos dentes, tivemos de amolecer a ração com agua, porque o bicho não a conseguia comer.

Depois diga se houve melhorias :)
"Estão proibidos de falar na terceira pessoa. A culpa nunca é o do cão, mas sim do dono."
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado ago 27, 2016 10:59 pm

Mau hálito num cachorro? Boca ensanguentada???
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Venturavnt
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça abr 23, 2013 10:24 am

domingo ago 28, 2016 9:19 am

Bom dia pessoal, srYuki muito obrigado pela sua dica simples e eficaz, pela primeira vez vejo-a entusiasmada pela ração fica a espera que eu lhe de ordem para comer toda empolgada coisa q nem acontecia quando não estava a mudar os dentes, o que faço é juntar 50gr de ração e mais 4 grãos de Luposan que ela gosta e um bocado de agua a cobrir os grãos quase todos misturo durante um minuto ou dois e dou-lhe a comer, parece estar o problema resolvido ontem em todas a refeições comeu tudo com muita satisfação e hoje na primeira do dia também assim dá gosto ver

frutas costumo lhe dar cenoura melancia e banana para lhe atrasar um bocado as fezes pois quero que engorde, mas assim certamente vai engordar, muito obrigado srYuki.

Descartes, parece-me que aqui a situação da Fella é a mesma que o seu Saide

Kitttten, boca ensanguentada não mas mau hálito não é nada anormal nesta fase
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

domingo ago 28, 2016 11:40 am

Venturavnt Escreveu: Kitttten, boca ensanguentada não mas mau hálito não é nada anormal nesta fase
Só se for por comerem cócó :lol:

Confirme aqui uma coisa, não sei se percebi bem, você dá-lhe 150 g de comida por dia? Já agora, que dentes é que ela está a trocar se tem 3 meses?
Venturavnt
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça abr 23, 2013 10:24 am

domingo ago 28, 2016 12:20 pm

Última edição por Venturavnt em domingo ago 28, 2016 12:24 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”