O pior dia das nossas vidas - conselhos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Osso1996
Mensagens: 1
Registado: sexta out 07, 2016 9:39 am

sexta out 07, 2016 9:54 am

Olá a todos,
ontem viveu-se, cá em casa, o pior dia de sempre.

Ao chegar a casa já de noite, a nossa cadela, a Diva (Yorkshire Terrier com 6 anos) estava prostrada no chão do jardim, com a língua de fora, a espumar da boca e a vomitar líquido branco. Em segundos metemo-la no carro connosco e voámos para a nossa veterinária (que NÃO ATENDEU O NÚMERO DAS URGÊNCIAS...), e nesse percurso de carro que durou uns 10 minutos, mais o percurso seguinte em busca de um outro veterinário (e o tempo de espera por ele) foram os minutos mais longos, desesperantes e horríveis da minha vida.

Levava-a ao meu colo, massajava-lhe o peito, chamava por ela. Ela estava de olhos abertos mas completamente inconsciente e, a certo momento, começou a ter convulsões e eu fui-me abaixo, gritei e chorei como nunca. Do outro veterinário, atenderam das urgências e em 8 minutos o Dr. chegou e, com toda a calma do mundo, tratou da nossa Diva.
Disse-nos que ela tinha poucas hipóteses - e isso destruiu a nossa família, a noite foi angustiante - mas hoje de manhã, mal a clínica abriu, corremos para lá e a Diva sobreviveu e está a recuperar. Quase perdi as forças nas pernas quando ela abanou a cauda quando me ouviu e cheirou, pôs-se de pé no seu compartimento, lambeu-me... Não há palavras que possam descrever o que senti!

O estado da Diva está a estabilizar, embora o médico ache que ela ainda não tem a visão recuperada.

O problema coloca-se agora... E é por isso que preciso de conselhos e ajuda...

Ele não consegue fazer um diagnóstico 100% fiável do que sucedeu. Afastou desde logo a hipótese de envenenamento, pois alguns dos sintomas não coincidiam com o quadro de envenenamento, e manteve-se a hipótese de ela ter tido algum aneurisma cerebral ou um ataque de coração (peço desculpa por esta explicação leiga, ele usou muitos termos e encadeou a explicação de forma que agora não consigo reproduzir).

Como a recuperação foi mais rápida que ele esperava, ele inclina-se muito para a hipótese de a Diva ter caído (ela quando vem ao jardim fazer as necessidades e brincar, farta-se de correr, de saltar, a uma velocidade estonteante) e ter batido com a cabeça (Obs: a Diva é um Yorkshire mas está muito fora do estalão, tem 5kg), até porque nos momentos que antecederam a nossa chegada a casa, quem estava cá em casa com ela era a minha mãe, que a tinha posto na rua há 10 minutos para ela ir fazer as necessidades, e que relatou que ela estava completamente normal.

Mas eu tenho medo. Muito medo. Que isto se repita, que ela não recupere, que a situação volte. Tenho um medo que não sei explicar.
O veterinário diz que se ela continuar assim estável, em recuperação, lhe dá alta hoje ao final do dia. Mas eu não quero, quero que ela se mantenha por mais uma ou duas noites.

A minha questão é: mesmo que ele desvalorize, acham que devia levá-la a um hospital veterinário para ela fazer exames pormenorizados, e conseguirmos perceber a causa real? Mesmo que o veterinário assegure que ela está bem e que pode não haver necessidade? Eu acho que o devo fazer, mas por outro lado foi ele que a salvou de uma morte certa, e devia confiar.

Já alguém passou por uma situação semelhante?

Sinto-me aliviada e feliz, mas com muito medo e pouco segura.
Eu amo este animal com todo o meu coração e nunca havia sentido nada parecido.

Obrigada,
M.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta out 07, 2016 11:54 am

Tendo em conta a gravidade da situação eu procuraria um hospital veterinário a fim de perceber as causas.
Pode ter sido uma situação pontual? Pode, mas se não for? Se tem essa hipótese faça o melhor que puder pela cadelinha.

As melhoras
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

sexta out 07, 2016 12:01 pm

Esse tipo de susto é das coisas mais temidas por todos os donos.

Vamos por partes: apesar de ter salvo a Diva, parece-me que o Vet está a apressar um pouco as coisas. PARECE-ME. Manter um animal em quarentena nos Vets tem os seus downsides, tanto a nível psicológico como de potenciais infecções hospitalares é certo, mas já tão cedo vir para casa ainda tendo a visão comprometida e sem qualquer diagnóstico.... algo não bate certo.

Que exames lhe fizeram?

Disseram-lhe a que sinais estar atenta? O que esperar nos próximos dias ou semanas? Sugeriram algum tipo de terapia?

Já conhecia o Vet ou só lá foi por este episódio?
Responder

Voltar para “Cães”